Como criar um podcast de qualidade – Guia completo!

Os podcasts ganharam extrema relevância na esfera comunicação. Mas, como criar um podcast e obter retorno financeiro com o mesmo? Confira a seguir!

- Continue depois da Publicidade -

Você sabe como criar um podcast? Em 2021, vivemos em uma rotina extremamente acelerada. Por isso, nos resta pouco tempo para nos informarmos e acessarmos conteúdos relevantes. Como resultado, o podcast se tornou um ótimo veículo de comunicação para pessoas atarefadas.

E, a fim de driblar a falta de emprego ou aumentar a visibilidade digital das marcas, criar um podcast pode ser uma boa alternativa.

Pensando nisso, elaboramos esse guia completo com tudo que precisa saber sobre o assunto. Veremos dicas sobre aplicativos, gravação e conteúdo de qualidade. Confira, em seguida!

 

O que é um podcast?

 

Imagem da uma apresentadora de podcast.
Fonte: Canva

 

- Continue depois da Publicidade -

Muitas pessoas comparam o podcast a um rádio do século XXI. Ou seja, um modelo de conteúdo produzido em formato de áudio. Logo depois, ele é disponibilizado em plataformas de streaming na Internet.

O podcast no Spotify, por exemplo, é um dos veículos conhecidos. Aliás, podemos ouvir o conteúdo em dispositivos bastante diversificados. Como no smartphone e no computador, por exemplo.

- Continue depois da Publicidade -

Em resumo, o podcast é de fácil compartilhamento. Assim, esse é um dos motivos de sua popularização.

 

 

Tipos de podcast

 

- Continue depois da Publicidade -

Criar um podcast é investir em um canal com altíssima capacidade de comunicação. Afinal, ele pode levar desde entretenimento, até notícias e educação.

Ao considerar a pluridade do podcast, podemos separá-lo em algumas categorias,  por exemplo:

 

Entrevista

 

Imagem da uma entrevista em podcast.
Fonte: Canva

 

É o tipo de podcast em que, comumente, temos a figura de um anfitrião e de um entrevistado. Assim, a cada episódio, o anfitrião convida um especialista ou qualquer personalidade para debater determinado tema.

Só para ilustrar, o podcast pode ter um tema central, como o feminismo. Logo após, os assuntos são delimitados e os entrevistados são chamados a debater.

 

Informativo

 

Imagem da uma jornalista apresentando um podcast informativo.
Fonte: Canva

 

O podcast informativo é bastante focado em acontecimentos nacionais e internacionais. Só para ilustrar, temos podcasts de jornais, em que as notícias daquele dia ficam gravadas e você pode acessar quando quiser.

Além disso, o podcast informativo pode se especializar em determinado tema. Por exemplo, podcasts informativos focados em política e/ou economia.

 

  • Veja também Como investir no mercado de milhas aéreas para viajar e lucrar?

 

Painel

 

Imagem da uma entrevista em podcast.
Fonte: Canva

 

Nesta categoria, há diversos convidados para debater o tema central. Por consequência, seu formato lembra muito o estilo de uma mesa redonda.

No painel, deve-se ter boa organização e um excelente mediador. Desse modo, é possível coordenar as falas e o tempo.

 

Individual

 

Imagem da um gravação de um podcast individual.
Fonte: Canva

 

Como o próprio nome sugere, o podcast individual é apresentado por apenas uma pessoa.

Nesse sentido, a pessoa conduzirá todo o programa, responsável por dinamizar o conteúdo, não tornando o conteúdo em um monólogo enfadonho.

Em resumo, é um tipo de podcast mais simples, no sentido de não demandar organização de agendas. Também não é necessário muitos equipamentos para gravação.

Ademais, a edição desse podcast também costuma ser mais simples.

 

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Decoração e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

 

Duração dos episódios

 

Imagem da um relógio e uma agenda.
Fonte: Canva

 

Segundo uma pesquisa feita pela ABPOD, parte significativa dos ouvintes preferem que os episódios tenham, em média, 1 hora e 30 minutos. Contudo, vale destacar que não há um tempo fixo para todos os nichos.

Dessa maneira, o ideal é procurar por essas respostas baseado no tipo de podcast. Também tenha em mente o objetivo que pretende alcançar ao criar um podcast.

Por exemplo, podcasts informativos, em sua maioria, possuem em torno de 20 minutos. Do mesmo modo, há podcasts individuais com 10 minutos ou menos.

 

  • Confira também Lei de Pareto: Como trabalhar menos e aumentar sua produtividade

 

Qual é a frequência ideal para criar um podcast?

 

Imagem de uma montagem do Monark desorientado.
Fonte: Canva

 

Geralmente, podcasts informativos ocorrem diariamente. Alguns são apresentados semanalmente. Então, trazem os fatos mais relevantes ocorridos na semana anterior.

Ao definir o tempo e a frequência, é importante considerar o trabalho para mantê-lo. Em síntese, podcasts mais longos exigirão maiores edições. Além disso, podcasts do estilo painel devem ter pauta previamente definida devido à quantidade de convidados.

 

Por que é interessante criar um podcast?

 

Imagem de um gráfico em crescimento.
Fonte: Canva

 

Em primeiro lugar, o podcast é um mercado crescente no marketing digital. Apenas no Brasil, estima-se que cerca de 50 milhões de indivíduos escutam ou já escutaram podcasts. Assim sendo, para os produtores de conteúdo, vale muito a pena investir nesse mercado.

Além de ser uma ferramenta riquíssima para alimentar o marketing de conteúdo, leva informação, engaja o público e atrai parcerias para a empresa.

 

Podcast no Spotify

 

Imagem de um mini estúdio caseiro.
Fonte: Canva

 

Você sabia que um podcast no Spotify garante 100% da receita para o produtor? Esse foi um recurso que a plataforma criou para fomentar o mercado de podcasts e fidelizar os “clientes”. Isto é, os novos ouvintes de podcasts.

Ademais, o serviço de remuneração completa estará disponível tanto para empresas como para produtores de conteúdo até o ano de 2023.

 

Como criar um podcast do zero

 

A escolha de um tema

 

Imagem de um mini briefing semanal.
Fonte: Canva

 

Existem alguns cuidados essenciais ao criar um podcast. Primeiramente, a escolha do tema. Logo depois de definir o tema central, todos os episódios serão planejados e criados.

Por isso, recomendamos definir quais temas e em quais áreas o seu podcast irá atuar. Afinal, mesmo tendo conhecimento variado, não ter nicho de mercado pode tirar a qualidade do seu programa.

Muitas pessoas acreditam que, ao tratar de muitos assuntos, irá atrair públicos maiores e distintos. A princípio, isso pode até ocorrer. Mas, a longo prazo, seu podcast se tornará confuso e superficial.

 

Quem vai participar do podcast?

 

Imagem de uma reunião para escolher o convidado do podcast.
Fonte: Canva

 

A segunda etapa para criar um podcast é definir quem serão os participantes.

No caso de um podcast individual, o participante é apenas você. Mas, se deseja adotar o estilo painel ou entrevista, precisa definir se irá apresentá-lo sozinho ou acompanhado.

Caso seja acompanhado, deve escolher pessoas que atuem ou estudem nessa área. Se tiver condições, convide especialistas, consultores ou acadêmicos. Nesse caso, quanto maior for o grau de especialidade dos participantes, maior será a qualidade do podcast.

 

 

Crie planejamento para o conteúdo

 

Imagem de uma jornalista planejando conteúdo.
Fonte: Canva

 

Essa é a terceira etapa para aprender como gravar um podcast. Independente do programa, a equipe deve preparar o conteúdo antecipadamente.

Além disso, o roteiro deve ser bem elaborado, de modo que esteja condizente com o convidado e/ou a duração do episódio.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Nesse sentido, algumas pessoas fazem roteiros bastante detalhados, enquanto outras apenas anotam informações importantes. É o caso, por exemplo, de nomes e nicho de atuação.

 

 

Antecedência é fundamental ao criar um podcast

 

Imagem de um calendário editorial.
Fonte: Canva

 

Especialmente nos casos de podcasts que precisam de convidados. De acordo com o convidado, terá que entrar em contato e fazer o convite com meses de antecedência.

Portanto, a pauta também precisa ser planejada com antecedência. Principalmente nos casos de podcast informativo ou painel.

Ao mesmo tempo, preste atenção no público que acompanha o convidado. Assim, a linguagem utilizada no episódio não estará fora do utilizado pelo público.

 

Sua voz é muito importante ao criar um podcast

 

Imagem de uma apresentadora de podcast.
Fonte: Canva

 

Como o podcast é um conteúdo gravado em áudio, tudo que o ouvinte terá será a sua voz e dos demais participantes do programa. Isso quando o conteúdo não é reproduzido no YouTube.

Por isso, além de possuir uma boa dicção, é de extrema importância modular o tom da sua voz.

Som alto ou baixo demais irá prejudicar a compreensão da fala. É possível fazer edições no áudio. Mas, quanto melhor ficar a gravação original, menos trabalho terá para editá-lo,

Às vezes, é recomendável fazer alguns exercícios vocais antes de cada gravação. O treinamento é de grande relevância, especialmente para quem está começando agora.

 

A música não pode ficar de fora

 

Imagem de um empresário ouvindo música.
Fonte: Canva

 

A maioria dos podcasters tem dúvidas se podem ou não inserir músicas nos seus podcasts.

A princípio, a grande preocupação é com a possibilidade de ferir os direitos autorais, correndo o risco de ter o episódio removido das plataformas de streaming. Assim como em outras situações, você precisa de autorização para utilizar uma música em seu podcast.

Mas, desde o começo deste ano, os produtores de podcasts da Anchor estão liberados para inserir qualquer música presente no Spotify.

Deseja fugir dos direitos autorais e não participar de plataformas terceirizadas? Então, procure músicas de domínio público e acesso livre.

 

Invista em equipamentos de gravação para criar um podcast

 

Imagem de um podcast studio.
Fonte: Canva

 

A fim de gravar um podcast, você e sua equipe precisarão de alguns equipamentos.

Primeiramente, o item mais básico para criar um podcast é o microfone. Escolher um bom microfone é fundamental para o áudio ser bem captado, transmitindo a mensagem com clareza e qualidade.

Há dois grandes tipos de microfones disponíveis no mercado: os condensadores e os dinâmicos.

Você pode procurar em reviews sobre microfones quais são as melhores opções e pesquisá-los em grandes marketplaces digitais. É o caso, por exemplo, Amazon, Aliexpress ou Mercado Livre.

Além disso, escolha algum lugar silencioso e sem interferências externas. Afinal, a acústica da sala irá interferir  bastante na qualidade da gravação.

 

Publique e divulgue seu podcast

 

Imagem de um gráfico sonoro.
Fonte: Canva

 

Após gravar o episódio do podcast, será necessário editar, publicar e divulgar. Logo abaixo, você verá alguns aplicativos para te ajudar a criar um podcast.

Para fazer a publicação, você precisa, antes de mais nada, escolher a plataforma de lançamento. Há muitas disponíveis no mercado, sendo as mais famosas o Spotify e o Deezer.

Ao escolher a plataforma, entre no app, faça o seu cadastro e crie uma conta. Por meio dessa conta, você terá um perfil para publicar todos os podcasts gravados.

 

Como posso divulgar meu podcast sem gastar?

 

Imagem de uma tela de celular.
Fonte: Canva

 

Atualmente, concorrer com outros podcasts sem gastar é um tremendo desafio. Mas é etapa fundamental para atingir seu público.

Em suma, você pode divulgá-lo no YouTube, em blogs e nas redes sociais.

Para levar o conteúdo mais longe gratuitamente, crie títulos com as palavras-chave corretas e que instigarão a curiosidade do ouvinte.

Além disso, não se esqueça de criar um ótimo CTA, atraindo o ouvinte. Mostre por que aquele conteúdo será relevante e contribuirá para a vida dele.

 

4 aplicativos para criar um podcast

 

Anchor

 

Imagem da logo da Anchor.
Fonte: Canva

 

Se você está interessado em saber como criar podcast no celular, o Anchor é uma excelente alternativa.

Disponível para Android e iOS, a plataforma gratuita permite criar, editar, gravar e publicar o podcast.

O interessante do Anchor é que ele interage com outras plataformas, como o Spotify e Deezer. Assim, permite que o podcaster usufrua de ambos os aplicativos.

Atualmente, o Anchor está entre as melhores plataformas para hospedar seus podcasts.

Sobre a edição, pode utilizar os efeitos sonoros disponíveis, bem como fazer a edição desses efeitos e, como dito anteriormente, utilizar o banco de músicas disponíveis no Spotify.

 

Adobe Audition

 

Imagem da logo da Adobe Audition.
Fonte: Canva

 

O Adobe Audition está disponível para sistemas operacionais Windows, Linux e macOS. Em suma, trata-se do software completo para edição dos áudios da Adobe.

Nele, é possível gravar e mixar em uma estação de trabalho de áudio digital. Ao mesmo tempo, você pode exportar o conteúdo de áudio de alta qualidade diretamente para o público do podcast.

Além disso, também pode acrescentar as vozes e as refinar no software de gravação. E, finalmente, dar identidade ao seu podcast nas redes sociais com o plano de Todos os Aplicativos do Creative Cloud.

 

MP3 Skype Recorder

 

Imagem da logo do Skype.
Fonte: Canva

 

Outra excelente opção de aplicativos para fazer podcast, o MP3 Skype Recorder pode gravar chamadas realizadas pelo Skype. Então, salva no formato MP3.

O aplicativo tem uma versão gratuita, indicada para quem não quer gastar dinheiro com plataformas.

Simples e fácil de mexer, o MP3 Skype Recorder transforma todos os áudios da conversa em um único arquivo MP3. Para tanto, sempre que for fazer uma ligação e desejar gravá-la, não se esqueça de ativar o aplicativo. 

 

Audacity

 

Imagem da logo do Audacity.
Fonte: Canva

 

Disponível para Windows, Linux e macOS, o Audacity também é um bom software para fazer a edição do seu podcast.

Trata-se de um programa de gravação, edição, importação e exportação de arquivos de áudio nos mais diversos formatos.

Em suma, você poderá acessar funções profissionais para as edições. Ademais, ele está disponível todo em português, o que torna sua acessibilidade ainda maior.

 

 

Criar um podcast: conclusão

 

Neste artigo, vimos algumas dicas para criar um podcast. Afinal, o formato pode ser explorado em distintos ambientes, até mesmo em empresas.

Portanto, é muito importante que se atenha aos detalhes. Assim, você se certifica de que o seu conteúdo tenha qualidade.

Gostou de descobrir como criar um podcast? Então, veja também Quem são os consumidores do futuro? Saiba como preparar sua marca para conquistá-los. E economia afetiva, onde propósito é a chave dos negócios do futuro.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes