Chá de alho: quais são os benefícios, contraindicações e receita

Fortalece o sistema imunológico, emagrece, melhora a saúde do coração e da pele, esses são alguns dos benefícios do chá de alho
Chá de alho.

Fonte: Pexels

Você já ouviu falar que chá de alho melhora os sintomas de gripe e resfriado? Certamente, você já ouviu e uma pessoa mais velha. Isso porque antigamente, o remédio utilizado para tratar de quase todo tipo de doença era feito por meio de chá.

Por isso, devido a suas grandes propriedade medicinais, o chá de alho ficou famoso por ajudar na imunidade e a tratar os sintomas. Portanto, antes de já torcer o nariz, conheça seus benefícios.

Pensando nisso, nesta matéria você verá:

  • O que é chá de acho?
  • Para que serve o chá de alho?
  • Quem não pode tomar chá de alho?
  • Receita e tutorial de como fazer chá de alho

Boa leitura!


O que é chá de alho?


O brasileiro ama colocar o alho como tempero na comida. Porém, poucas pessoas sabem o quão poderoso é o chá dessa planta.

Cientificamente chamada de Allium sativum, o Brasil, inclusive, a incluiu no Serviço Nacional de Saúde Pública como forma de ajudar na prevenção e tratamento de diversas doenças. Afinal, dentre seus benefícios, está a riqueza de antioxidantes.

Se você já provou alho cru, você já conhece o sabor forte que tem. Por isso, muitas pessoas rejeitam a bebida, com medo de desagradar novamente o paladar. Porém, uma forma animadora de começar a adaptar o paladar é conhecendo os diversos benefícios do chá de alho e sabendo para que ele serve.


Fonte: Unsplash

  • Veja também Óleo de alho: um aliado no combate à infecções virais respiratórias

Para que serve o chá de alho?


Mas, afinal, quais são os benefícios do chá de alho para a saúde? Além de auxiliar uma série de funcionamentos do organismo e melhorar o equilíbrio corporal, ele também oferece as seguintes vantagens:


Benefícios do alho


  1. Fortalece o sistema imunológico
  2. Diminui a tosse
  3. Melhora o aspecto da pele
  4. Ajuda a emagrecer
  5. Promove a saúde do coração

Veja mais afundo como cada um desses benefícios funciona.


Fonte: Pexels


1. Fortalece o sistema imunológico


Em época de pandemia, é essencial manter a imunidade fortalecida. Por isso, um dos principais benefícios do chá de alho, segundo estudos, é a vitamina C.

Essa vitamina é responsável pela produção de glóbulos brancos no sangue. Como resultado, fortalece o sistema imunológico e, de quebra, diminui os sintomas de resfriados ou gripes.

Related Post

Além disso, para quem possui acúmulo de muco na garganta, causada por inflamações, por exemplo, o chá de alho é bastante indicado. Isso porque a bebida quente atua como expectorante.


2. Diminui a tosse


Além da função expectorante que falamos acima e apontada por pesquisadores, o chá de alho também é anti-inflamatório. Desta forma, ele auxilia a diminuir inflamações pulmonares, que são grandes causadores da tosse.


3. Melhora o aspecto da pele


Se você é vaidosa e possui uma rotina de skincare regrada, vale ressaltar que a alimentação também é extremamente importante para rejuvenecer a aparência.

Sendo assim, o chá de alho é um grande indicado para a dieta. Afinal, ele possui antioxidantes em sua composição que promovem o combate aos radicais livres, que são os grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Portanto, tomar algumas xícaras deste chá durante a semana irá manter as células e tecidos jovens por mais tempo.


4. Ajuda a emagrecer


Embora ainda não existam pesquisas científicas que comprovem o consumo do chá de alho com a perda de peso, sabe-se que o alho é um forte termogênico, segundo estudo. Isso quer dizer que ele aumenta a temperatura corporal e, de quebra, facilita a queima de gordura.

Outro ponto que indica o potencial emagrecedor da bebida é que ela promove a sensação de saciedade. Como resultado, com menos fome, menos calorias são consumidas.

Por outro lado, vale destacar que o chá deve ser uma parte integrante e uma dieta balanceada associada à prática de atividade física. Caso contrário, ele não terá efeito na balança.



5. Promove a saúde do coração


Um dos principais compostos do alho é o chamado alicina. Basicamente, ele atua como um vasodilatador, que evita que os vasos sanguíneos que vão ao coração fiquem entupidos e causem doenças cardiovasculares e até ataques cardíacos e demência, aponta estudo.

Por isso, a bebida é indicada para quem possui pressão alta.



  • Você também pode gostar Alho poró – protege a saúde do coração e reduz o risco de catarata

Quem não pode tomar chá de alho?


Apesar de ser benéfico à saúde, o chá de alho é restrito a alguns grupos. Devido a ação na redução da pressão arterial, o chá de alho é contraindicado para pessoas que sofrem com pressão baixa. Além disso, pessoas recém-operadas ou que possui algum tipo de distúrbio hemorrágico não devem fazer a ingestão do chá.

Vale destacar também que, ingerido em grandes quantidade, o chá de alho pode provocar reações gástricas e hálito forte. Portanto, é importante maneirar na quantidade.

Além disso, se você faz parte de grupos contraindicados, converse com o seu médico sobre a ingestão da bebida.


  • Não perca Alho: o que acontece se você comer um dente de alho todos os dias

Receita de chá de alho


Devido ao sabor forte do chá de alho, há quem goste de adicionar algumas especiarias na receita para amenizar o sabor como o gengibre, limão e mel para adoçar. Além disso, esses ingredientes irão incrementar também os benefícios da bebida.

Porém, vamos passar a receita tradicional do chá de alho. E, caso você sinta necessidade, poderá adicionar outros ingredientes à gosto. Portanto, vamos ao simples passo a passo:

  1. Em primeiro lugar, descasque 2 dentes de alho;
  2. Em seguida, amasse-os e os coloque dentro da xícara;
  3. Ferva 250ml de água e adicione na xícara;
  4. Tampe com um pano e deixe descansar por 10 minutos;
  5. Se quiser, coe antes de beber.

Conclusão


O chá de alho é uma opção simples e barata para adicionar no cardápio. Afinal, além de ser natural também oferece uma série de benefícios à saúde.

Por fim, vale destacar que o chá de alho são substitui nenhum tipo de remédio. Portanto, siga sempre as orientações do seu médico.

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados