Você já ouviu falar sobre os benefícios do chá de amendoim? Embora o ingrediente seja bastante comum no Brasil, ele é geralmente utilizado na produção de doces. É o caso do pé de moleque e do pé de moça ou até mesmo os grãos in natura ou torrados. 

Porém, o que poucos sabem é que a bebida de amendoim pode oferecer diversos benefícios à saúde como a prevenção das diabetes, construção muscular e até perda de peso. 

Portanto, se você quer saber mais sobre a infusão. Leia até o final pois você verá também: 

  • Quais são os benefícios do chá de amendoim? 
  • Quantas calorias tem o chá de amendoim? 
  • Qual o mal que o amendoim faz? 
  • Receita do chá 

Quais são os benefícios do chá de amendoim? 

Pote com amendoim salgado.
Fonte: Canva

Antes de falarmos sobre as propriedades do chá de amendoim, é preciso levar em consideração os próprios benefícios do grão. Afinal, ele pode ser consumido de diversas formas. 

Para isso, é importante destacar que dentre sua composição, é encontrado os seguintes componentes: 

  • Ferro 
  • Potássio
  • Cobre
  • Manganês
  • Fósforo
  • Zinco
  • Magnésio

Além disso, existe uma quantidade significativa das vitaminas do complexo B e E. 

Portanto, a junção de todos esses componentes faz com que o chá de amendoim se torne um poderoso remédio natural. 

Sendo assim, separamos os principais benefícios oferecidos por essa infusão. 

1. Protege o sistema nervoso

Se você possui predisposição a qualquer tipo de doença degenerativa ou que afete o sistema nervoso, é melhor já começar a tomar o chá de amendoim. 

Isso porque a bebida é rica em vitamina B3, que ajuda a preservar a cognição com o avanço da idade. Portanto, doenças como o Alzheimer, por exemplo, serão mais difíceis de acontecer. 

2. Construção muscular 

Pasta do grão.
Fonte: Canva

Além disso, se você está frequentando regularmente a academia mas não está vendo o resultado esperado quanto ao ganho de massa muscular, o problema pode ser resolvido com o consumo de chá de amendoim. 

Isso porque o grão é rico em proteínas, que basicamente é constituída por aminoácidos e que são essenciais para o ganho de músculos. Ademais, a proteína é um nutriente extremamente importante para garantir o bom funcionamento do organismo. 

3. Perda de peso 

Por outro lado, se o seu objetivo for perder peso, saiba que, na medida certa, o chá de amendoim pode ser um grande aliado. 

O amendoim é considerado uma oleaginosa benéfica à saúde. Embora haja uma grande quantidade de gordura, ela é considerada como um colesterol bom. Portanto, basta moderar na quantidade do consumo. 

Quando incluída a uma dieta focada no emagrecimento, o chá de amendoim no formato mais grosso, ajuda na sensação de saciedade. 

Como resultado, a combinação entre proteína e gorduras boas, além de fazer bem ao corpo, também te ajudará a diminuir o peso na balança. 

4. Previne a diabetes

Chá de amendoim previne a diabetes.
Fonte: Canva

A diabetes é um problema de saúde que não possui cura, apenas tratamento. Portanto, ter um estilo de vida e uma alimentação saudável que ajude na prevenção dela, é essencial para garantir a qualidade de vida. 

Pensando nisso, um grupo de pesquisadores publicou um artigo no Journal of the American Medical Association no qual comprovaram que o consumo regular da pasta de amendoim pode reduzir em até 30% as chances de desenvolvimento da diabetes. 

Parte desta constatação tem a ver com a mistura entre os componentes do grão e dos ingredientes da receita, que são parecidos com o chá. Portanto, a infusão apresentará resultado parecido.

5. É antioxidante 

A grande quantidade de antioxidantes presente no chá de amendoim faz com que ele seja um importante combatente dos radicais livres. 

Como resultado, sem esses agentes nocivos no organismo, o corpo fica mais jovem e há uma prevenção do envelhecimento precoce. 

Além disso, a ausência de radicais livres também é benéfica ao coração e previne contra o câncer. 

  • Não perca Bruxismo: o que é, qual a causa e tratamentos da doença

Contraindicações do chá de amendoim 

Grãos com casca.
Fonte: Canva

Apesar de ser uma bebida natural, carregada por diversos benefícios à saúde, existem algumas contraindicações que são importantes ter conhecimento antes de incluir a bebida no cardápio do dia a dia. 

Em primeiro lugar, se você tiver colesterol alto, evite o chá de amendoim antes de consultar seu médico ou nutricionista. Isso porque a grande quantidade de gordura boa, quando consumida em excesso, pode elevar o colesterol.  

Além disso, pessoas com histórico de alergia a grãos, mesmo que sejam de espécies diferentes ao amendoim, é melhor evitar. Neste caso, é importante ter orientação médica antes de realizar o consumo. 

Afinal, a alergia é um problema de saúde que pode ser desenvolvido ao longo da vida. Portanto, mesmo que nunca tenha passado por isso, uma hora pode acontecer. 

Como resultado, ao sinal de qualquer sintoma após o consumo da infusão, procure um médico imediatamente. 

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Receita de chá de amendoim

Chá utiliza grãos torrados.
Fonte: Canva

Ingredientes: 

  • 1 litro de água
  • 200 gramas de amendoim torrado 

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, coloque os ingredientes no liquidificador e bata até virar uma mistura homogênea;
  2. Em seguida, coloque a solução em uma leiteira e leve ao fogo por 15 minutos;
  3. Depois de ferver, desligue o fogo, coe e espere chegar a uma temperatura agradável para beber. 

Lembre-se que para garantir todos os benefícios do chá de amendoim, é preciso ter uma alimentação equilibrada junto a um estilo de vida saudável. 

Conclusão

O chá de amendoim, apesar de pouco conhecido, oferece uma série de benefícios à saúde como prevenção da diabetes, envelhecimento precoce e ainda ajuda na perda de peso. 

Portanto, incluí-lo no dia a dia é uma excelente opção para melhorar a qualidade de vida.