Mulher fazendo chá de casca de manga.

Chá de casca de manga: para que serve e como fazer a infusão

Ajudar na perda de peso, prevenir o envelhecimento precoce e diminuir inflamações são alguns dos benefícios do chá de casca de manga

Compartilhe

O solo brasileiro é amplamente favorável para o crescimento do pé de manga, por isso, é bastante comum encontrarmos essas árvores frutíferas pelas estradas e em terrenos abandonados. Sendo assim, esta é uma das frutas mais consumidas no Brasil, porém, poucos sabem que é possível aproveitá-la de forma integral, como para fazer chá de casca de manga.

Além de ser uma alternativa para aproveitar o alimento como um todo, a infusão feita com a casca da manga oferece uma série de benefícios à saúde. Quer saber quais são? Então continue lendo!

Para que serve o chá de casca de manga?

É fato que todas as frutas fazem bem à saúde. Porém, a manga, em especial, possui componentes até mesmo em sua casca que ajudam a manter o corpo em pleno funcionamento.

Grande parte disso é que ao descascarmos a fruta acaba sobrando parte da polpa em sua casca que, na maioria das vezes, acaba sendo descartada.

Portanto, para acabar com esse problema, buscamos comprovações científicas sobre os benefícios do chá de casca de manga.

Manga com parte descascada.
Fonte: Canva

Previne contra doenças inflamatórias

A manga no geral é rica em antioxidantes, especialmente o tanino, que é um componente importante na ação anti-inflamatória.

Como resultado, o risco de inflamações e doenças causadas por ela diminuem e há um fortalecimento da imunidade.

Combate o envelhecimento precoce

O envelhecimento da pele é causado, especialmente, pelo estresse oxidativo que é capaz de aumentar as manchas, acnes, rugas, entre outros. Por isso, adicionar no cardápio uma bebida que ajude na diminuição desse estado é essencial para manter um skincare natural.

O chá de casca de manga atua nesta parte pois possui uma série de componentes favoráveis à pele como anti-inflamatórios, antibacterianos e antissépticos.

Além disso, a infusão possui alta taxa de vitamina A.

Manga descascada para fazer chá.
Fonte: Canva

Auxilia na perda de peso

Grande parte do excesso de peso é causado pela retenção de líquidos, ou seja, o famoso inchaço. Desta forma, nutricionistas e nutrólogos apontam que a melhor saída desse problema é ingerir o máximo de água possível durante o dia.

Porém, nem todo mundo gosta de tomar água o tempo todo. Por isso, uma excelente alternativa é o chá de casca de manga. Afinal, ele é altamente diurético, ou seja, faz com que as idas ao banheiro aumente e, consequentemente, maior número de toxinas sejam eliminadas.

Favorece a saúde do cabelo

Existem duas principais vitaminas que são capazes de dar brilho ao cabelo e favorecer a saúde dos fios: a vitamina A e a C.

Felizmente, a manga é uma fruta rica nas duas, o que faz dela uma ótima opção para melhorar o aspecto capilar de forma natural.

Melhora a digestão

Sabe quando você come um prato de feijoada e se sente pesado e indisposto logo em seguida? Isso acontece porque o corpo demora para fazer a digestão desse alimento. Portanto, nada melhor do que após a refeição você consumir um chá de casca de manga para auxiliar esse processo.

Graças a grande quantidade de fibras presente na polpa da fruta, os vestígios que ficam na casca soltam durante a infusão e oferece uma ajuda ao sistema digestivo.

Pote com cascas de manga.
Fonte: Canva

Como fazer chá de casca de manga?

Basicamente, existem duas formas de fazer essa bebida. Em primeiro lugar, há uma opção que o líquido fica bastante espesso, como se fosse uma água saborezada. Por outro lado, há também uma forma de deixá-lo com um pouco mais de textura, o que acaba aumentando a sensação de saciedade.

De qualquer forma, você aprenderá a fazer os dois tipos, confira!

Chá de casca de manga

Ingredientes

  • Casca de uma manga grande
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  1. Em uma leiteira, acresce a casca da fruta e a água e deixe ferver por 15 minutos.
  2. Após levantar fervura, desligue o fogo, cubra a leiteira com um pano e deixe por 5 minutos.
  3. Por fim, coe o chá de aproveite!

Chá de casca de manga de liquidificador

Ingredientes

  • Casca de uma manga grande
  • Água a desejar

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, lave bem a casca da manga;
  2. Na sequência, coloque-a no liquidificador, adicione a água e bata;
  3. Leve a mistura ao fogo até levantar ponto de fervura;
  4. Por fim, apenas coe e aproveite!

Conclusão

Apesar de a manga ser amplamente consumida no Brasil, os benefícios do chá com sua casca são pouco conhecidos. O favorecimento de diferentes parte do corpo faz da infusão uma solução simples que pode ser adicionada no cardápio do dia a dia a fim de melhorar a qualidade de vida.

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias