Açafrão-da-terra ou Cúrcuma: Entenda os benefícios dessa super raiz para a sua saúde!

Também conhecida como turmérico e açafrão-da-terra, a cúrcuma é uma raiz de sabor marcante que pode fazer muito mais do que deixar seus pratos deliciosos. Saiba tudo!

431

- Continue depois da Publicidade -

A cúrcuma é uma planta da família do gengibre. É conhecida no mundo todo graças aos usos de sua raiz. Quando seca e moída, ela se transforma em um tempero de cor laranja bem viva. Dessa forma, pode ser utilizada para dar sabor e cor aos pratos.

No entanto, a especiaria vai muito além da cozinha e nos surpreende com seus possíveis usos medicinais. Entenda porque é uma ótima ideia incluí-la na sua dieta.

 

Benefícios da Cúrcuma

 

Os efeitos da cúrcuma em nosso organismo se dão graças aos curcuminóides presentes, especialmente a curcumina. Eles são são compostos bioativos que combatem a oxidação das células.

 

cúrcuma 2
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Combate as inflamações

 

As inflamações são processos naturais do corpo. Elas nos ajudam a combater invasores e reparar danos. No entanto, quando saem de controle, podemos desenvolver problemas de saúde.

Pesquisas e testes vem sendo realizados com a cúrcuma e com a curcumina isolada. Neles, podemos, desta forma,  observar seu potencial para controlar as inflamações.

De acordo com estudos da Universidade do Texas, a cúrcuma pode combater inflamações tão bem quanto medicamentos convencionais. Porém, sendo natural, não causa efeitos colaterais.

Logo, o açafrão-da-terra pode ser uma excelente aliado daqueles que possuem doenças crônicas. Já que essas doenças evoluem através de inflamações, e a curcumina pode atrasar esse desgaste.

Depois, veja o chá de orégano que também é antioxidante e anti-inflamatório. E ainda é capaz de promover o emagrecimento, além de oferecer outros benefícios à saúde. Enquanto os Probióticos cuidam da saúde do Intestino.

Tem ação anticancerígena

 

Por atacar inflamações, a curcumina também pode auxiliar no tratamento do câncer. Assim, estudos associam seu consumo principalmente à redução do crescimento de tumores.

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Temple, na Filadélfia, revisaram nada menos que 5.000 artigos sobre o assunto. O material abordava o uso da especiaria no tratamento da doença desde 1924.

O grupo concluiu que a cúrcuma é eficaz no tratamento de alguns tipos da doenças. Entre elas, o câncer de sangue e de medula. Ainda, de acordo com os pesquisadores, a raiz impede a nutrição do tumor. Assim, evita que produza proteínas nocivas.

 

Aumenta a capacidade antioxidante do corpo

 

Sabemos que o stress oxidativo é uma das causas do envelhecimento e desenvolvimento de doenças. Isso acontece quando nosso corpo não consegue controlar os níveis de radicais livres.

Assim, esses agentes em excesso atacam nossas células, causando seu envelhecimento e morte. Por isso, os alimentos antioxidantes são tão importantes para nossa saúde. Ao conter os radicais livres, evitam a morte celular e o envelhecimento.

A curcumina age aqui de duas formas. Além de ser um antioxidante em si, ela acelera a produção de antioxidantes. Logo, a especiaria defende nossas células e estimula nosso próprio corpo a se defender.

 

 

cúrcuma 3
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Colabora com a prevenção de doenças do cérebro

 

Recentemente, a crença de que nossos neurônios se formam apenas durante a infância foi derrubada. Logo, conclui-se que essas células podem aumentar em quantidade até mesmo na idade adulta.

Esse processo tem a ver com um hormônio do crescimento chamado BDNF. Por isso, a queda de seus níveis se relaciona ao surgimento de doenças como depressão e Alzheimer.

Estudos das Universidades Howard e de Pequim demonstraram que a cúrcuma pode aumentar seus níveis. Dessa forma, seu consumo ajudaria a atrasar a evolução de doenças do cérebro relacionadas à idade.

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Diminui o risco de doenças cardíacas

 

Entra e sai ano, as doenças do coração estão entre as maiores causas de morte no mundo. Elas se relacionam a diversos fatores, o que dificulta seu tratamento.

Em uma série de estudos, a cúrcuma foi comparada a medicamentos convencionais e atividades físicas. Em todos, se mostrou tão capaz de reverter o processo da doença quanto outros tratamentos.

Por exemplo, em 2012, pesquisadores dividiram 121 pacientes em dois grupos. Um grupo recebeu placebo e outro 4 gramas de curcumina por dia. O grupo da curcumina teve 65% de redução do risco de ataque cardíaco no hospital

 

Cúrcuma ou açafrão?

 

A cúrcuma é frequentemente confundida com o açafrão, mas essas são especiarias muito diferentes. Isso acontece porque o outro nome da raiz é açafrão-da-terra. No entanto, o açafrão, sem o segundo nome, é outro tempero.

Diferente da cúrcuma, um ingrediente bastante comum em nosso país, o açafrão verdadeiro é o tempero mais caro do mundo. Apelidado de ouro da culinária, encontramos ele em uma flor que cresce na Ásia. Logo, devido à sua raridade, 1 kg da especiaria pode custar mais de 70 mil reais.

Por outro lado, é possível encontrar a cúrcuma a preços bem mais acessíveis. Assim, você pode aproveitar seus benefícios pagando uma média de 20 a 30 reais a cada 100 gramas de tempero.

 

cúrcuma 4
Imagem: Reprodução / Pinterest

Cuidados ao consumir a cúrcuma

 

Infelizmente, nem toda a cúrcuma que encontramos no mercado é o que parece. Muitas empresas misturam farinha ao pó da raiz. Dessa forma, os fabricantes baixam os custos de produção.

Sendo assim, sempre preste atenção à cor da especiaria. Ela deve ter uma tonalidade laranja bem viva. Quando o açafrão-da-terra apresentar tom pálido e amarelado, desconfie. Outra forma de garantir a pureza do tempero é comprá-lo in natura e ralar a raiz fresca.

Outra preocupação seriam as contraindicações do consumo de cúrcuma. De acordo com o Dr. Victor Sorrentino, não há motivo para preocupação. O médico explica que os efeitos negativos da cúrcuma se apresentam quando consumimos mais de 8 gramas.

Cúrcuma com pimenta-do-reino

Além disso, o especialista recomenda seu consumo combinado com a pimenta-do-reino. Essa especiaria aumenta a absorção da curcumina pelo organismo. Assim, ao adicionar pimenta, aumentamos sua absorção em até 2000%.

Você pode utilizar os dois temperos na preparação de algum prato ou até seguir alguma das inúmeras receitas de shot de cúrcuma disponíveis na internet.

No entanto, sempre existe a possibilidade de termos alergias que ainda não descobrimos. Por isso, adicione a especiaria à sua dieta aos poucos e consulte o seu médico se sentir qualquer desconforto. Ele saberá lhe orientar da melhor forma.

Vídeos de receitas com Cúrcuma

Aqui, receita de chá de cúrcuma com gengibre.

Seguindo com vídeo com o benefícios da cúrcuma.

E por último, como usar cúrcuma todos os dias.

Por fim, confira outro super alimento, o alho! Além de desintoxicar o organimo e aumentar a imunidade, possui muitos outros benefícios.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também