Chá de gengibre – Tudo sobre o termogênico e aliado da saúde

De sabor marcante e versátil, o poderoso chá auxilia a perda de peso, alivia cólicas e afasta uma série de doenças. Saiba para que serve e como preparar essa bebida.

2.240

- Continue depois da Publicidade -

O chá de gengibre é uma bebida perfumada, de sabor levemente picante e rica em propriedades medicinais. A raiz, que veio de Java, Índia e China, se adaptou bem ao clima do nosso país e cresceu em abundância. Logo, é bastante acessível e pode ser encontrada em praticamente qualquer feira ou mercado.

Seus efeitos benéficos para o corpo são variados: prevenindo e tratando de gastrites à alergias, parece que não há muito que o gengibre não ajude a recuperar. Conheça suas propriedades e aprenda a preparar o delicioso chá da especiaria.

  • Veja também: O poder da Cúrcuma, que é conhecida como açafrão-da-terra. Entre suas muitas propriedades combate inflamações, é antioxidante e tem até, ação anticancerígena.

Benefícios do chá de gengibre

 

Alivia cólicas menstruais

 

De acordo com um estudo publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, o chá de gengibre pode ser um excelente aliado das mulheres. Através do acompanhamento de 150 voluntárias, pesquisadores observaram que o gengibre apresentava uma taxa de alívio das dores igual a de outros medicamentos.

Isso provavelmente têm a ver com as propriedades anti-inflamatórias da bebida. Mas também existe a possibilidade de seu caráter termogênico influenciar aqui, uma vez que o calor costuma aliviar as cólicas.

 

Combate o envelhecimento celular

 

chá de gengibre tem propriedades antioxidantes, ou seja, ele protege as células saudáveis do corpo da ação dos radicais livres. Os radicais livres são espécies químicas naturalmente presentes no nosso organismo. Porém, são tóxicas quando em alta quantidade, agredindo nossas células e podendo levá-las à morte.

Sendo assim, ao consumir a bebida, colaboramos para a boa saúde das células. Logo, reduzimos o risco de desenvolvimento de algumas doenças, especialmente as crônicas.  Por isso, também, o gengibre é capaz de inibir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como ficou comprovado em estudo publicado pela Associação Americana de Pesquisa de Câncer em 2009.

 

chá de gengibre 2
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Inibe o desenvolvimento de inflamações

 

A inflamação é um processo natural do organismo que pode afetar negativamente a saúde quando sai de controle. Suas consequências para o corpo são as mais variadas, causando de dores musculares a reações alérgicas.

Porém, de acordo com um estudo da Universidade da Georgia publicado em 2010, pessoas que consumem gengibre regularmente sofrem menos com dores musculares após a prática de exercícios.

Ao mesmo tempo, um estudo de 2010 demonstrou que o consumo regular da especiaria pode reduzir o potencial alérgico de alguns componentes no corpo. Assim, essa característica do chá de gengibre o torna um aliado para o tratamento de diferentes condições associadas a processos inflamatórias.

 

Auxilia nos processos digestivos

 

De acordo com a sabedoria popular, o chá de gengibre é um excelente digestivo. Infelizmente, os estudos clínicos a respeito dessa propriedade ainda são insuficientes para comprovar a tradição.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Contudo, ensina-se a usar o chá para tratamento de indigestão, náusea e vômitos. Além disso, é dito que a poderosa bebida é capaz de prevenir úlceras e gastrites.

Contudo, para saber mais sobre a saúde do Intestino veja artigo sobre Probióticos.

chá de gengibre 4
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Promove a perda de peso

 

O chá de gengibre atua em várias frentes para promover perda de peso. Por exemplo, a bebida aumenta a sensação de saciedade, acelera o metabolismo e regula os níveis de açúcar no sangue. Ainda por cima, estudos demonstram que pode ele beneficiar quem sofre com o outras formas de sobrepeso.

Outro alimento que também possui essas características, é a Banana Verde.

Um estudo de 2016 em parceria com a Universidade de Santa Maria comprovou que o gengibre é capaz de baixar os níveis de colesterol  no sangue. Ademais, outra pesquisa de 2005 demonstrou sua capacidade de reduzir os níveis de pressão arterial de pacientes hipertensos.

 

Como preparar o chá de gengibre

 

Cada chá deve ser preparado de um jeito para que aproveitemos suas propriedades ao máximo. Sendo assim, siga esses 4 passos para preparar o seu chá de gengibre da maneira certa:

  1. Lave muito bem um pedaço de mais ou menos 2 centímetros de gengibre.
  2. Pique em fatias finas
  3. Coloque as fatias em uma panela com 1 litro de água
  4. Aguarde levantar fervura e deixe ferver por 5 a 10 minutos

O chá de gengibre é muito versátil e pode ser bebido quente ou frio, puro ou com adições.  Como seu sabor é bastante marcante, algumas pessoas gostam de adoçá-lo ou misturá-lo a outras bebidas.

  • Veja também Chá de orégano – Descubra os benefícios e como fazer. Rico em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias também promove o emagrecimento.
  • Já o Chá de hibisco é diurético e redutor de medidas. Aprenda como preparar!
  • Enquanto o Chá de Carqueja é diurético, digestivo e emagrece.

 

chá de gengibre 3
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Chá de gengibre e imunidade

 

Muito tem se falado sobre como o chá de gengibre é capaz de potencializar a imunidade. Em função de suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, faz sentido dizer que o gengibre reforça o sistema imunológico.

Porém, isso é apenas um fator de tantos que influenciam a capacidade de seu organismo de combater vírus e bactérias. Assim, para que a imunidade esteja forte, é necessário que a bebida venha acompanhado de um estilo de vida saudável, com alimentos frescos, atividade física e orientação médica sempre que necessário.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

- Continue depois da Publicidade -