Benefícios do Alho – Dicas para desintoxicar e aumentar a imunidade

Além do perfume e sabor inconfundíveis, o alho também é um poderoso aliado da saúde e vitalidade. Aprenda como:

2.936

Os benefícios do alho fazem sucesso desde a Antiguidade. Hipócrates, considerado o pai da medicina ocidental, costumava prescrever o ingrediente para tratar uma variedade de condições médicas. Ao longo dos séculos, a ciência moderna foi confirmando esses efeitos.

 

Por que comer alho?

 

Há muito que os benefícios do alho chamam atenção da medicina. David Servan-Shreiber, premiado neurocientista francês, também aborda os poderes incríveis do ingrediente em seu livro: “Anticâncer: Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais“.

Após vender mais de 300 mil exemplares na França, a obra foi publicada em mais de 26 países e é hoje considerada uma referência de saúde através da alimentação.

Para o autor, o alho é capaz de reduzir as atividades das células do câncer e o consumo regular atua na prevenção e no fortalecimento do sistema imunológico.

Mas, afinal, porque o alho é considerado tão poderoso?

  • Veja também: Maca peruana fornece energia extra e pode aumentar a libido. Além do poder da Cúrcuma, que é conhecida como açafrão-da-terra. Entre suas muitas propriedades combate inflamações, é antioxidante e tem até ação anticancerígena.

Propriedades nutricionais do alho

Aqui os principais beneficios do alho
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Para começar, vale notar que o alho tem poucas calorias e é rico em vitamina C, vitamina B6 e manganês. Ele também contém traços de vários outros nutrientes. como Selênio, Potássio e Manganês. Cada dente de alho contém 4,5 calorias, 0,2 gramas de proteína e 1 grama de carboidratos.

Seu uso foi bem documentado por muitas civilizações importantes, incluindo os egípcios, babilônios, gregos, romanos e chineses.

Os cientistas agora sabem que a maioria de seus benefícios à saúde são causados por compostos de enxofre formados quando um dente de alho é picado, triturado ou mastigado. Aliás, são esses compostos que agem sobre o corpo, exercendo potentes efeitos biológicos.

 

Consumo de alho pode auxiliar na prevenção do câncer

 

De acordo com a pesquisa do neurocientista David Servan-Shreiber, os aliáceos presentes no alho servem para bloquear os receptores que desencadeiam a formação de novos vasos. Além disso, ainda auxiliam no controle da taxa de açúcar no sangue.

Ele aponta ainda sobre os potenciais efeitos do alho no “suicídio” das células de câncer, incluindo os de mama, pulmão, cólon e próstata.

Segundo estudo recente publicado na revista Nutrients, o extrato de alho inibiu o crescimento de várias células cancerosas diferentes in vitro, bem como o crescimento do câncer in vivo em um modelo de câncer de mama.

 

os benefícios e propriedades do alho
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

O ingrediente ainda foi capaz de aumentar as atividades dos quimioterápicos e afetar centenas de proteínas envolvidas na sinalização celular.

No entanto, os pesquisadores alertam que os os componentes anticancerígenos presentes no extrato de alho são voláteis e pesquisas posteriores precisam ser feitas.

Independentemente do resultado, é preciso pontuar que embora os alimentos sejam aliados da saúde, é fundamental consultar um profissional de confiança. Em hipótese alguma substitua o seu tratamento sem comunicar o seu médico antes.

 

Os principais benefícios do alho para a saúde

alho anticancer
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Você também pode gostar!

Além das propriedades potencialmente anticancerígenas, o alho ainda ajuda a turbinar a imunidade, desintoxicar o organismo e regular a pressão sanguínea. Confira a seguir os principais benefícios:

 

Ajuda a desintoxicar metais pesados no corpo

 

Em altas doses, os compostos de enxofre no alho mostraram proteger contra danos aos órgãos causados pela toxicidade de metais pesados.

Um estudo de quatro semanas com funcionários de uma fábrica de baterias de automóveis (exposição excessiva ao chumbo) descobriu que o alho reduziu os níveis de chumbo no sangue em 19%. Também reduziu muitos sinais clínicos de toxicidade, incluindo dores de cabeça e pressão arterial.

Segundo o site Health Line, os benefícios do alho são tão incríveis que 3 doses do ingrediente ao dia até superaram a droga D-penicilamina na redução dos sintomas.

 

Contém antioxidantes que podem ajudar a prevenir a doença de Alzheimer e a demência

 

Em segundo lugar, vale lembrar que o alho é rico em antioxidantes que apoiam os mecanismos de proteção do corpo contra danos oxidativos. Esses, por sua vez, contribuem para o processo de envelhecimento e doenças relacionadas à idade.

Também é de comum acordo na ciência que os benefícios do alho reduzem significativamente o estresse oxidativo em pessoas com pressão alta. Assim, pesquisadores descobriram que os efeitos combinados na redução do colesterol e da pressão arterial (bem como as propriedades antioxidantes) podem reduzir o risco de doenças cerebrais comuns, como a doença de Alzheimer e a demência.

Veja também nosso especial para saúde do Intestino sobre Probióticos. Com receitas fáceis de fazer em casa.

Poderoso aliado no combate à resfriados

 

Sabe aquela receita da vovô, do tônico de alho para combater a gripe? Parece que ela é muito mais acertada do que imaginávamos. Isso porque diversas pesquisas apontam que os ativos presentes nesse alimento ajudam a prevenir e reduzir a gravidade de doenças comuns como a gripe e o resfriado comum.

Um grande estudo de 12 semanas descobriu que um suplemento diário de alho reduziu o número de resfriados em 63% em comparação com um placebo. Já a duração média dos sintomas de resfriado também foi reduzida em 70%, de 5 dias no grupo do placebo para apenas 1,5 dias no grupo do alho.

Portanto, incluir esse ingrediente nas suas preparações adiciona muito mais do que sabor. Certamente o alho é um tônico da saúde e deve ser consumido diariamente.

Mas se você não é fã do sabor, não se preocupe. Hoje em dia é fácil encontrar cápsulas gelatinosas de óleo de alho. Elas podem ser consumidas com água e possuem ativos mais concentrados, similares aos utilizados em estudos.

Dito isso, cabe lembrar que todas as pesquisas são realizadas com extratos e doses de alta concentração. No dia a dia, geralmente utilizamos quantidades menores. Contudo, a longo prazo, levar uma vida saudável e apostar em alimentos curativos e antioxidantes, com certeza fará toda a diferença.

 

Veja 8 vídeos sobre os benefícios do alho

Na sequência, seguem vídeos de receitas e dicas de como consumir o alho e também alertas de quem não pode com esse alimento. Além dos seus muitos benefícios no organismo. Confira:

 

você pode gostar também