Derrame ocular: entenda o diagnóstico da ex-BBB Patrícia Leitte

Saiba o que é derrame ocular, quais são as causas, sintomas e tratamento da doença. Veja também outros famosos que já foram diagnosticados

Fonte: Instagram/Canva

Na segunda-feira, 9, a ex-BBB Patrícia Leitte usou suas redes sociais para divulgar que foi diagnosticada com derrame ocular. Acompanhada da notícia, Patrícia postou ainda fotos de como seu olho teria ficado.

Com isso, internautas passaram a se perguntar sobre a doença. Por isso, reunimos as principais dúvidas acerca do derrame ocular, são elas:

  • O que é derrame ocular?
  • Quais são os sintomas da doença?
  • O que provoca derrame ocular?
  • O que fazer quando tem derrame nos olhos?
  • É perigoso derrame ocular?
  • Qual o melhor colírio para derrame no olho?

Portanto, se você quer saber isso e muito mais, continue lendo.

O que é derrame ocular?

Fonte: Canva

Basicamente, o derrame ocular é marcado por um sangramento embaixo da conjuntiva, que é um revestimento transparente do olho. Isso acontece quando pequenos vasos sanguíneos localizados nessa região se rompem.

No Brasil, estima-se que cerca de 150 mil pessoas convivem com a doença. Afinal, ela não tem cura, apenas tratamento que ajuda a aliviar os sintomas.

Além disso, é uma doença de curto prazo, no qual em 10 a 15 dias o olho voltará ao normal.

Related Post

Quais são os sintomas da doença?

Fonte: Canva

O principal sintoma da doença é uma mancha brilhante vermelha que aparece em um dos olhos. Em alguns casos ela pode começar pequena e se espalhar ao longo dos dias, o que é normal.

Já a coloração também poderá mudar conforme o ciclo do derrame, passando para os tons de verde ou amarelo. Esse caso se parece com hematomas corporais.

Outro sintoma comum do derrame ocular é a sensação de areia no olho afetado. Porém, ela costuma desaparecer dentro de poucos dias.

Além disso, se você está preocupado com uma possível dor, não se preocupe! Afinal, ela é completamente indolor. Porém, caso este sintoma apareça, é importante consultar um oftalmologista imediatamente.

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

O que provoca derrame ocular?

Fonte: Canva

Um derrame ocular pode ser causado por uma série de fatores. Normalmente, ele ocorre após os seguintes casos:

  • Tosse prolongada
  • Espirros intensos e súbitos
  • Vomitar
  • Levantar muito peso
  • Esfregar os olhos com força excessiva
  • Esforço

Além disso, outras possíveis causas de um derrame ocular são: ingestão de anticoagulantes e cirurgias intraoculares.

  • Não perca Afasia: conheça o distúrbio que acometeu o astro do cinema Bruce Willis

O que fazer quando tem derrame nos olhos?

Fonte: Canva

Normalmente, o paciente consegue realizar o autodiagnóstico antes mesmo de ir à um profissional.

Em seguida, é importante comparecer a um oftalmologista para confirmar o diagnóstico e dar as instruções indicadas para o caso em específico.

Para confirmar o derrame ocular não é necessário exames de imagem ou laboratoriais. Isso porque o profissional consegue avaliar através de técnicas simples de diagnóstico usando apenas uma pequena lanterna.

Além disso, nem sempre o há necessidade de tratamento. Porém, nos casos em que ele é indicado, envolve apenas o uso de colírios que ajudam com a vermelhidão. Por isso, é necessário fazer o acompanhamento do caso para que não haja qualquer tipo de efeito duradouro.

Uma dica para acelerar o processo de cura é fazer compressas de água fria sobre o olho prejudicado, 2 vezes ao dia.

É perigoso derrame ocular?

Na maioria dos casos, não. Isso porque o derrame ocular não atinge a parte interna do olho e, consequentemente, não afeta a visão.

Além disso, apesar de não ter cura, é uma doença passageira e dentro de poucos dias todos os sintomas desaparecerão.

  • Em seguida, leia ainda Alopecia: entenda a condição da esposa de Will Smith

Qual o melhor colírio para derrame no olho?

Fonte: Canva

Se você foi diagnosticado com um derrame ocular e não sabe qual o melhor colírio para aliviar os sintomas, a melhor dica é procurar um médico.

Assim, ele poderá avaliar o seu caso em específico e te receitar o melhor remédio. Além disso, existem colírios que são vendidos apenas com prescrição médica.

Patrícia Leitte tem derrame ocular

Recentemente, o assunto virou pauta por conta da divulgação do diagnóstico de Patrícia Leitte, ex-BBB no Instagram.

Entretanto, apesar de ser uma doença comum, a famosa tem exposto nas redes sociais o preconceito que vem sofrendo por conta da doença.

No caso da participante do BBB 16, a lesão apareceu de forma repentina e foi aumentando conformo os dias. Sendo assim, procurou por um especialista, no qual foi indicado o tratamento com o colírio.

Além disso, no Twitter, fãs tem declarado apoio à Patrícia.

“Melhoras, fique bem”, disse uma seguidora.

Conclusão – derrame ocular

Em conclusão, o derrame ocular é uma doença comum causada por um sangramento de vasos sanguíneos na área conjuntiva do olho. Na maioria dos casos, os únicos sintomas são vermelhidão e incômodo mas sem prejudicar a visão.

Sendo assim, dentro de uma ou duas semanas, o olho deverá voltar ao normal. Porém, caso isso não ocorra, é necessário consultar um médico oftalmologista.

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados