Folha de manga: benefícios que você não vai acreditar

A maioria das pessoas não faz ideia de como a folha de manga é benéfica para a saúde. O fruto da mangueira é muito mais apreciado e desejado.

A maioria das pessoas não faz ideia de como a folha de manga é benéfica para a saúde. Geralmente, o fruto da mangueira é muito mais apreciado e desejado.

Por mais que a manga em si seja uma fruta com aroma e sabor deliciosos, as folhas da árvore também podem ser ingeridas e possuem excelentes nutrientes.

Muitos compostos presentes nelas possuem efeitos farmacológicos importantes. As atividades antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana e antitumoral já são reconhecidas.

Por isso, os extratos vegetais são cada vez mais utilizados para a obtenção de chás, suplementos e outros produtos com efeitos positivos para a saúde.

Interessante, não é mesmo? Para saber mais sobre a folha de manga, continue a leitura desse texto.

 

 

Características da folha de manga

 

 

A mangueira é uma árvore de porte médio a alto, que chega a até 30 metros de altura. A folhagem está sempre bem verdinha.

Por ser tão grande, essa árvore fica carregada de frutos, rendendo ótimas colheitas com frequência.

E é justamente pela manga que a maioria das pessoas se lembra dessa espécie vegetal. No entanto, as folhas de manga também são comestíveis.

Mais do que isso, elas proporcionam benefícios excelentes para a saúde de maneira geral, graças aos vários nutrientes e também princípios ativos presentes nelas.

Inclusive, as folhas podem ser ainda mais benéficas do que os próprios frutos dessa árvore.

 

 

Folha de manga, mangueira. Fonte: healthfitmine

 

 

Quando as folhas da mangueira surgem, elas são avermelhadas ou purpúrea, mas com o passar do tempo adquirem uma aparência esverdeada, com a parte inferior um pouco mais clara.

As folhas possuem elevadas quantidades de vitaminas do complexo A, B e C, além de outros nutrientes.

Flavonóides e fenóis, por sua vez, são compostos que contribuem para o efeito antioxidante da espécie.

Elas possuem também taninos, alcalóides, glikosídeos, esteróides, triterpenoides, saponinas, magniferina, componentes fenólicos e flavonóides.

Graças à propriedade antimicrobiana, considera-se a folha de manga como um alimento funcional.

 

 

Aprenda a preparar o chá corretamente

 

 

A folha de manga é comestível e, por isso você pode comer ela misturada em saladas e outros preparos.

No entanto, a maneira mais comum de consumir é ingerindo o chá. Para isso, o ideal é que você deixe as folhas secarem ou já compre elas prontas para uso em casas de produtos naturais.

Com as folhas em mãos, separe os seguintes ingredientes para o preparo do chá:

  • 1 litro de água fervente;
  • 1 colher de soba bem cheia de folhas secas de manga;
  • Ingredientes opcionais: gengibre, limão, canela, hortelã e mais;

Para o preparo do chá, você deve colocar a água em uma panela e levar ao fogo até que ela comece a soltar bolhas.

Então adicione as folhas secas e os ingredientes que desejar, tampe a panela e aguarde mais 10 minutos. Depois disso coe e adoce se quiser.

 

 

folha de manga. Fonte: Pixabay

 

 

Para obter melhores resultados, recomenda-se o consumo do chá logo depois do preparo, visto que o contato com o ar pode degradar os princípios ativos.

Estudos sugerem que as propriedades da folha de manga são mantidas por até 24 horas. Mas depois disso ocorre degradação considerável.

Se você não quiser ingerir grandes quantidades de uma só vez, prepare uma xícara apenas e consuma assim que estiver pronto.

Então para obter todos os benefícios que a folha de manga pode te proporcionar, você deve também se certificar de que as folhas escolhidas sejam de boa qualidade.

Dê preferencia às folhas orgânicas e observe também a boa higiene antes de utilizar. Folhas com resquícios de produtos químicos são prejudiciais à saúde.

 

 

 

 

Contraindicações

 

 

O chá de folha de manga é relativamente seguro, mas mesmo assim possui princípios ativos que podem ser prejudiciais em grandes quantidades.

Por isso, o ideal é que o uso de qualquer chá seja indicado por um profissional de saúde, sobretudo para pessoas que tenham problemas de saúde, gestantes, idosos e crianças.

Você encontra também o pó para diluição em água, que pode ser ingerido ou aplicado externamente.

Essas são formas seguras de usar a folha de manga, mas para uso contínuo e em maiores quantidades, sempre consulte um médico.

 

 

  • Confira também: Cactínea: planta que reduz o inchaço e ajuda a emagrecer

 

 

Benefícios da folha de manga

 

 

Existem pelo menos 69 espécies de mangueiras já descritas e, a Mangifera indica possui muitas propriedades, sendo muito usada inclusive por indígenas.

Utiliza-se caule, cascas e raízes da mangueira para a extração dos princípios ativos, mas é nas folhas onde encontra-se em maiores quantidades.

A folha de manga é cheia de nutrientes e compostos ativos benéficos. Com isso, possui propriedade antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana e antitumoral. Veja mais detalhes sobre isso nos próximos tópicos:

Related Post

 

 

Compostos vegetais de grande importância

 

 

Folha de manga. Fonte: FoodPanda

 

 

Os benefícios do consumo da folha de manga se devem aos compostos vegetais, como os polifenóis e terpenoides, que possuem efeito protetor contra os radicais livres.

Além disso, as substancias são benéficas para a saúde ocular e bom funcionamento do sistema imunológico. Também ajuda a evitar doenças crônicas de maneira geral.

 

 

Tem atividade anti-inflamatória

 

 

As folhas de manga possuem propriedades anti-inflamatórias importantes, que se devem à alta concentração de um polifenol capaz de inibir o processo inflamatório.

Além disso funciona bem como analgésico, além de contribuir para o risco de doenças cardíacas e neurológicas.

 

 

  • Veja também: Calmante natural: opções para reduzir a ansiedade e o estresse

 

 

Pode auxiliar na perda de peso

 

 

Quando se fala em perda de peso, não existe milagre. É preciso diminuir a ingestão de calorias e aumentar a queima energética por meio de atividades físicas frequentes.

No entanto, alguns alimentos, bebidas e compostos são capazes de auxiliar de alguma maneira nesse processo.

E é justamente esse o caso da folha de manga. Isso porque alguns dos seus componentes atuam diretamente no metabolismo das gorduras.

Particularmente, a manga ajuda a diminuir a quantidade de gordura que se acumula nas células ao longo dos tecidos.

 

 

Pode ajudar a eliminar as toxinas

 

 

A folha de manga é benéfica como auxiliar no processo de desintoxicação do organismo, uma vez que diminui a quantidade de sódio e de líquidos acumulados. Os seus compostos auxiliam o fígado na eliminação de toxinas.

 

 

  • Veja também: Aranto: planta para decoração que ajuda no tratamento da rinite

 

 

Chá contra resfriado

 

 

O chá de folha de manga possui propriedade anti-histamínica, agindo diretamente sobre os sintomas do resfriado. Além disso funciona como anti-inflamatório.

 

 

Mais algumas propriedades importantes da folha de manga

 

 

Existem algumas propriedades secundárias da folha de manga para a saúde de modo geral. Veja a seguir quais são as principais:

  • Elimina pedras nos rins: graças ao efeito diurético, o chá auxilia na eliminação de pedras renais e cálculos biliares;
  • Combate parasitas: o consumo do chá ajuda a eliminar alguns vermes intestinais importantes;
  • Diminui a ansiedade: o consumo frequente do chá de folha de manga ajuda a diminuir a inquietação;
  • Dores de garganta: a propriedade anti-inflamatória da folha de manga é conhecida. Mas isso faz dela uma boa alternativa para quadros de dor de garganta;
  • Expectorante: o chá ajuda a eliminar o muco que fica aderido às vias respiratórias e pulmões;
  • Ótima fonte de vitaminas: a folha de manga é muito rica em vitamina A, B e C, no entanto,, não deve substituir suplementos em caso de carência;
  • Auxiliar no tratamento da diabetes: a planta tem a capacidade de atuar sobre o metabolismo, melhorando consideravelmente os níveis de açúcar no sangue;
  • Alivio de problemas respiratórios: o chá de folha de manga contribui positivamente para pessoas que sofrem com quadros de asma e bronquite;
  • Cura de queimaduras: aplicam-se as cinzas de folhas de manga sobre queimaduras, ajudando assim a amenizar o incomodo;
  • Regular a pressão arterial: o consumo constante do chá ajuda a controlar a pressão arterial, bem como diminuir a incidência de problemas cardiovasculares.
  • Previne a aterosclerose: compostos presentes na folha de manga ajudam a manter a boa dilatação dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças graves, como a aterosclerose;
  • Ajuda na imunidade: os antioxidantes presentes na folha de manga possuem ação anti-inflamatória. O tanino contribui para o aumento da imunidade e redução das infecções.

 

 

A folha de manga beneficia a saúde da pele e dos cabelos

 

 

Folha de manga. Fonte: FoodPanda

 

 

A folha de manga é rica em antioxidantes, que são essenciais para combater os radicais livres do organismo e, assim prevenir o envelhecimento precoce.

Existem também estudos que sugerem que o chá também protege o organismo contra a degradação do colágeno, bem como das ações nocivas dos raios ultravioletas do sol.

Mais um efeito benéfico da ingestão da folha de manga está associado ao efeito bactericida dos seus compostos. Assim, isso contribui para o combate de infecções de pele de vários tipos, inclusive por Staphylococcus aureus.

Ao ingerir as folhas ou tomar o chá feito a partir delas, você pode ver resultados positivos também nos seus cabelos.

Isso porque o estresse oxidativo contribui para a degradação dos fios. Sendo assim, os compostos antioxidantes ajudam a prevenir a queda e contribuem para o crescimento saudável dos fios.

 

 

Conclusão

 

 

A manga é uma fruta tropical muito consumida no Brasil, mas as suas folhas costumam ser descartadas.

Isso acontece porque a maioria das pessoas desconhece os seus benefícios e propriedades. Essas folhas são ricas em vitaminas e compostos ativos que agem como anti-inflamatório e antioxidante.

Assim, você pode optar por ingerir as folhas frescas em saladas ou consumir o chá com frequência para obter os seus benefícios. De qualquer forma, inclua a folha de manga no seu dia a dia.

Handreza Hayran: Handreza Hayran é pernambucana e adora descobrir os segredos do mundo, pois acredita na fonte inesgotável da sabedoria. Atualmente é redatora nos sites Mil Dicas de Mãe, Portal do Dog e editora do site Foco e Fama
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais