janeiro branco

Janeiro Branco reforça a importância da saúde emocional

Janeiro Branco é uma campanha que traz reflexão sobre a saúde mental e emocional. Veja o que diz a terapeuta Camila Custódio

Compartilhe

Você sabe o que significa Janeiro Branco? O primeiro mês do ano é inteiramente dedicado à saúde mental, e existem vários motivos para isso. Por essa razão, surge a campanha Janeiro Branco, que promove a reflexão sobre saúde mental e emocional.

Se você quer descobrir mais sobre a campanha, continue lendo para explorar a importância do Janeiro Branco, os temas a serem abordados e muito mais, com a especialista Camila Custódio.

O que é Janeiro Branco e sua importância?

Janeiro Branco é uma campanha que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental e emocional. O objetivo é fomentar o tema, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional.

Frase sobre Janeiro Branco escrito em foto de mãos de pessoas uma sobre as outras em fundo branco
Fonte: Canva

A campanha Janeiro Branco é similar ao Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul. Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Minas Gerais, chega ao seu décimo ano no Brasil.

Sua proposta é a de um mundo no qual as pessoas tenham mais responsabilidade consigo mesmas e com as outras, já que uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura de saúde mental no mundo. A especialista Camila Custódio ressalta a importância da campanha e do tema.

“A campanha Janeiro Branco desempenha um papel fundamental ao colocar a saúde mental em evidência. Depressão, ansiedade e outros transtornos emocionais devem ser discutidos mais abertamente para poderem ser prevenidos e devidamente tratados. Essas ações fortalecem o autocuidado entre as pessoas e, consequentemente, impulsiona a criação de políticas públicas para ajudar a população”.

Camila Custódio

Antes de tudo, com a virada do ano, é comum que as pessoas estabeleçam metas e objetivos para alcançar seus sonhos ou, de uma forma mais geral, melhorar sua qualidade de vida. Por isso, há também a simbologia do primeiro mês do ano em termos culturais de as pessoas estarem mais propensas a pensarem suas vidas, suas relações, suas condições de existência.

‘É como uma folha ou tela em branco, todos nós podemos nos inspirar a reescrever nossa história de vida”.

Camila Custódio

Qual a campanha do mês de Janeiro Branco?

O mês de janeiro foi escolhido para a campanha de promoção de saúde mental! Sendo assim, o Fashion Bubbles traz uma lista de 10 frases sobre o tema para compartilhar em janeiro:

1. A saúde mental é um direito de todos. Vamos lutar contra o estigma e promover um ambiente de apoio mútuo.

2. Que neste Janeiro Branco possamos quebrar o tabu e promover diálogos abertos sobre saúde mental. Vamos juntos construir uma sociedade mais acolhedora!

3. A saúde mental é tão importante quanto a física. Vamos cuidar de nós mesmos e uns dos outros.

Frase sobre Janeiro branco escrito em fundo branco com flores brancas Galhos verdes e sementes douradas
Fonte: Canva (adaptada)

4. Neste Janeiro Branco, vamos lembrar que todos enfrentamos desafios e que buscar ajuda é sinal de força, não de fraqueza.

5. A empatia é a chave para entender e apoiar quem está passando por dificuldades emocionais. Vamos construir pontes de compreensão.

6. Mente sã, corpo são. Vamos dedicar este mês a cuidar da nossa saúde mental, promovendo bem-estar e equilíbrio.

7. Janeiro Branco é um convite para ampliar a conversa sobre saúde mental. Juntos podemos criar um ambiente mais acolhedor e compreensivo.

8. Janeiro Branco: um mês para refletir, cuidar da mente e fortalecer a saúde mental.

Frases sobre Janeiro branco escrito em fundo cinza com desenho de cérebro e flor com Folhas Verdes
Fonte: Canva (adaptada)
  • Em seguida, leia Psicologia no tênis: desbloqueando o potencial mental para o sucesso nas quadras

9. Neste Janeiro Branco, vamos lembrar que o autocuidado não é egoísmo, mas sim uma necessidade para uma vida plena e equilibrada.

10. Cada mente importa. Vamos unir forças para quebrar o estigma e promover a compreensão sobre a importância da saúde mental.

Relacionadas

Quais temas abordar no Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é dedicado à saúde mental, então é importante abordar temas que promovam o bem-estar emocional. Pode-se falar sobre a importância de cuidar da mente tanto quanto do corpo, incentivando práticas de autocuidado, como tirar um tempo para atividades relaxantes.

Além disso, é crucial quebrar estigmas relacionados à saúde mental, promovendo uma compreensão mais ampla e acolhedora das dificuldades enfrentadas por quem lida com questões emocionais.

O diálogo aberto sobre saúde mental também é fundamental. Encoraje as pessoas a falarem sobre suas emoções e sentimentos, destacando que isso é saudável.

Divulgue informações sobre a busca de ajuda profissional, como terapia, e destaque a importância de ambientes de trabalho que apoiem o bem-estar emocional dos colaboradores. Além disso, ressalte a importância das relações saudáveis e conexões sociais para o bem-estar emocional.

Não esqueça de abordar temas relacionados ao acesso a tratamento e defender políticas públicas que facilitem esse acesso. Fale sobre prevenção, incluindo hábitos saudáveis e a gestão do estresse, e destaque que o cuidado com a saúde mental é um compromisso contínuo, não apenas algo limitado ao mês de janeiro.

O objetivo é promover uma abordagem holística da saúde mental, incentivando ações práticas que contribuam para o equilíbrio emocional ao longo do ano.

  • Logo depois, leia Mindfulness: os benefícios da prática para a saúde física e mental

Existe ressaca emocional?

Também é importante salientar que após a virada do ano muitas pessoas sofrem de uma espécie de ressaca emocional que acontece quando nos damos conta que o ano mudou, as festas passaram, precisamos lidar com o resultado do desequilíbrio financeiro dos presentes de Natal – como forma de compensação emocional.

janeiro branco
Foto: Freepik

Alguns lidam com a pressão de estar com os membros da família (e atender as expectativas de todos), as frustrações ocorridas ao longo do ano, e de repente, entende tardiamente que o ano mudou, mas continuamos os mesmos.

mulher triste
Foto: Freepik

A terapeuta reforça a necessidade de fomentar a prevenção com a saúde mental e emocional:

“Nesse momento tão atípico, mais do que nunca se faz necessário o diálogo sobre a saúde mental e emocional, que historicamente foi tratada como um tabu na maior parte do mundo”.

Camila Custódio
https://www.tiktok.com/@draanabeatriz11/video/7322218918599281925

A especialista Camila Custódio

Camila Custódio é idealizadora do Consultório Emocional – @consultorioemocional nas redes sociais. Além disso, Camila é Assistente Social, Terapeuta de Família e Casal, Terapeuta Relacional Sistêmica, Psicanalista e Coach. Especialista em Gestão da Emoção, Consultora em Desenvolvimento Humano.

Escreve sobre saúde emocional, relacionamento, empoderamento feminino para sites, revistas e blogs. Assim, atende pacientes online de todo o Brasil e do exterior. Enfim, agora que você já sabe tudo sobre Janeiro Branco, que tal conferir também 17 benefícios da dança para a saúde do corpo e da mente. Ou então, veja mais sobre saúde em nossa categoria.

Editado e atualizado por Laila Lopes.

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem vence o programa após a eliminação de Anny?

Anny foi a nona eliminada do Big Brother, e agora restam 16 pessoas na disputa pelo prêmio. Qual delas você acha que merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias