Foto de 3 mulheres fazendo passo de dança em fundo roxo com detalhes neon. Elas usam roupa esportiva

17 benefícios da dança para a saúde do corpo e da mente

Pesquisas apontam que a dança possui benefícios como ganhos para o emocional e auxílio no processo de emagrecimento. Saiba mais!

Compartilhe

Considerado um dito popular brasileiro, a frase “quem canta seus males espanta” é bastante usada pelos amantes de música, mas também pode ser adaptada para enaltecer outra expressão artística: o ato de dançar. Segundo pesquisas, a dança pode trazer diversos benefícios para o corpo, incluindo para a saúde mental

Movimentar o corpo com cadência, em harmonia, independentemente do estilo musical, pode ajudar no processo de emagrecimento, melhorar a articulação e auxiliar no tratamento de ansiedade, depressão e outras doenças mentais. Confira tudo sobre os benefícios que você pode alcançar com a dança!

O que promove a dança?

A dança pode ser promovida por vários fatores, como a busca por expressão artística, a paixão pela música, a socialização, a melhoria da forma física, o alívio do estresse, entre outros. Afinal, a prática proporciona diversos benefícios, e nós reunimos 17 deles para você conhecer e descobrir porque começar a dançar já!

2 mulheres com os quadris encostados sorrindo e dançando em academia. Ao fundo, outras duas mulheres desfocadas sorrindo e dançando também
Fonte: Canva
  • Logo depois, leia Pistache faz bem para o coração! 5 benefícios da semente para a saúde

Quais são os principais benefícios da dança?

Quando toca aquela música favorita, é quase impossível ficar parado. Seja mexendo os ombros no ritmo da canção ou com coreografias mais complexas, dançar é uma atividade física capaz de promover benefícios para o corpo e proporcionar mais bem-estar. 

Grupo de 4 pessoas com as mãos unidas sorrindo em salão de dança
Fonte: Canva
  • Ao mesmo tempo, leia Folhas de amora: descubra os benefícios para a saúde e veja receitas para banhos energéticos

Segundo a pesquisa “Raio-x dos praticantes de dança no Brasil”, realizada em abril, mostrou os benefícios da atividade para quem a pratica.

Segundo 67,3% dos entrevistados, um dos maiores benefícios da dança é melhorar a saúde mental e emocional. Há estudos científicos que comprovam que dançar realmente pode ajudar nesse aspecto. 

Para 39,2% dos entrevistados, a prática é uma motivação para o aprimoramento das técnicas da dança. Outros 15,4% afirmaram que é uma forma de interação social. Para 15,4%, a dança contribui para melhorar a saúde. Há, ainda, aqueles que escolhem dançar para manter o corpo em movimento e praticar um exercício físico (12,1%). 

  • Logo após, leia Para que serve o chá-verde? Benefícios da bebida e como usar para perder peso
Casal dançando na sala de casa, com sofá e aparador decorado com objetos
Fonte: Canva

De acordo com informações do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), ao dançar, o corpo libera serotonina, um neurotransmissor conhecido como hormônio da felicidade. A liberação proporciona sensação de prazer e alegria, o que é benéfico para pessoas que sofrem de estresse, transtorno de ansiedade e depressão. 

Benefícios da dança para a saúde

Sendo assim, são 7 benefícios da dança para a saúde do corpo e da mente:

  • Melhoria da saúde mental e emocional;
  • Motivação para o aprimoramento das técnicas de dança;
  • Promoção da interação social;
  • Contribuição para melhoria da saúde;
  • Manutenção do corpo em movimento e prática de exercício físico;
  • Liberação de serotonina ao dançar, proporcionando sensação de prazer e alegria;
  • Benefícios para pessoas que sofrem de estresse, transtorno de ansiedade e depressão.
  • Em seguida, leia Vitamina D: entenda os benefícios e quando é preciso suplementar

Quais os benefícios da dança para a saúde mental?

A Uninassau aponta a dança como uma aliada no combate à baixa autoestima, uma vez que a prática da modalidade ajuda no desenvolvimento do autocontrole do próprio corpo, aumenta a sensação de bem-estar e, consequentemente, ajuda no ganho de autoconfiança. 

Mulher de cabelo ondulado e roupa fitness ao lado de outras mulheres dançando em academia com equipamentos de exercício no fundo
Fonte: Canva
  • Logo depois, leia Água de alecrim emagrece e traz benefícios para o cabelo. Saiba como fazer!

Os pontos positivos para o emocional também são reforçados pelo Ministério da Saúde que, inclusive, recomenda a dança como uma boa opção de atividade física para a manutenção da saúde. A prática possui movimentos com saltos, passos e giros que proporcionam um bom gasto calórico, podendo auxiliar no processo de emagrecimento. 

Para se ter ideia, foi destacado pelo órgão que em uma hora de aula de forró é possível queimar 300 calorias. Já com a zumba, uma dança popular nas academias, o potencial de perda é de 400 calorias por hora.

O Ministério da Saúde recomenda a modalidade para todas as faixas etárias, incluindo os idosos que podem se beneficiar com os passos de equilíbrio, que podem ajudar a evitar riscos de quedas no dia a dia. 

Grupo de pessoas idosas e alguns mais jovens fazendo aula de dança em salão
Fonte: Canva

Relacionadas

Artigo científico da Universidade Federal da Bahia (UFBA) também teve a dança como objeto de estudo. De acordo com a publicação, 100% dos entrevistados afirmaram que a prática promove maior qualidade de vida e informaram que, ao dançar, perceberam uma melhora no bem-estar. 

Além disso, também foi constatado que a dança contribuiu para a melhoria de doenças físicas com origem em causas emocionais, conforme informado por 79% dos participantes da pesquisa.  

Ainda de acordo com o estudo, os benefícios observados através da prática da dança foram tão expressivos que 100% dos entrevistados recomendam o ato de dançar para amigos e familiares.

Mulher com roupa de exercitar dançando ao ar livre em jardim com várias árvores
Fonte: Canva

Benefícios da dança para a saúde mental

Resumindo, são os outros 10 benefícios da dança para a saúde do corpo e mental:

  • Aumento da sensação de bem-estar;
  • Ganho de autoconfiança;
  • Combate à baixa autoestima;
  • Redução do estresse emocional;
  • Contribuição para a qualidade de vida;
  • Melhora no bem-estar emocional;
  • Alívio de doenças físicas com origem emocional.

Ademais, também é benéfico ao dançar:

  • Melhoria no equilíbrio;
  • Gasto calórico e auxílio no emagrecimento;
  • Prevenção de quedas, especialmente para idosos.

Qual é o conceito da dança?

Rapaz negro fazendo passo de dança com o corpo usando uma só mão no chão, em local com vista para uma lagoa, com prédios e casas ao fundo
Fonte: Canva
  • Logo depois, leia Efeito platô: o que é, como prevenir e o que fazer para continuar emagrecendo

A dança é uma forma universal de expressão artística que vai além de barreiras culturais e linguísticas. Desse modo, envolve o movimento do corpo, muitas vezes sincronizado com música, para transmitir emoções, contar histórias e celebrar tradições.

Além de ser uma atividade física, dançar é uma maneira criativa de se expressar individual e coletivamente. Com gestos envolventes e coreografias rítmicas, os dançarinos comunicam sentimentos de uma maneira única. Isso torna a prática uma experiência estética cativante para diferentes públicos.

  • Em seguida, leia Vinagre de maçã: 5 benefícios comprovados, como usar para emagrecer e os efeitos ao tomar em jejum
4 Meninas praticando passo de balé, levantando uma perna e se apoiando em uma barra
Fonte: Canva

Desde tradições culturais até formas contemporâneas de expressão, o ato de dançar continua a evoluir como uma arte dinâmica e acessível. Isso proporciona não apenas movimento, mas também uma conexão única entre pessoas de todo o mundo.

Conclusão

Agora que você já sabe 17 benefícios da dança, por que não começar a fazer essa prática? A modalidade pode ser encontrada em academias, estúdios de dança e clubes esportivos.

Para praticá-la não é necessário ter experiência, mas é recomendado optar por roupas fitness femininas e masculinas durante as aulas, pois são peças que permitem mais liberdade aos movimentos.

Enfim, você também pode conferir Água saborizada: 10 receitas fáceis de fazer, seus benefícios para a saúde e dicas para manter a hidratação. Ou então, ver mais conteúdos sobre saúde em nossa categoria especial!

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Alane, Davi, Isabelle ou Michel; quem vai para o Paredão?

Alane, Davi, Isa e Michel são os alvos do Líder Lucas Henrique, e no domingo, um deles vai ser colocado no Paredão. Qual dos brothers você acha que será indicado? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias