Síndrome de Ramsay Hunt: conheça a infecção de Justin Bieber

Conheça os sintomas, causas e tratamento da síndrome de Ramsay Hunt, doença que pode causar paralisia facial e prejudicar a audição

Fonte: Canva/Instagram @justinbieber

Na última sexta-feira, 10, o cantor Justin Bieber apareceu nas redes sociais para expor um problema de saúde causado por um vírus: a síndrome de Ramsay Hunt. No vídeo postado, Justin aparece com metade do rosto paralisado para explicar sobre o que se trata.

Embora seja uma síndrome rara, internautas começaram a pesquisar na Internet sobre o que é essa doença e como ela pode ser tratada. Por isso, fizemos esse especial sobre a síndrome de Ramsay Hunt.

O que é síndrome de RAM?

Fonte: Canva

A síndrome de RAM nada mais é do que uma abreviação do nome Ramsay Hunt.

Basicamente, trata-se de uma infecção rara do nervo que fica próximo ao ouvido interno. Por isso, alguns dos sintomas apresentados são problemas de audição e paralisia facial. Em casos ainda mais raros, também é possível o aparecimento de bolhas e/ou manchas vermelhas em uma das orelhas.

Sendo assim, após esse quadro, que é bastante comum em crianças, o vírus fica adormecido dentro do nosso corpo. Desta forma, em alguma fase da vida, ele pode ser reativado e causar a síndrome de Ramsay Hunt.

Ainda não há comprovações científicas sobre o porquê de esse vírus reativar e causar os sintomas da síndrome.

Related Post

Quais são os sintomas da síndrome de Ramsay Hunt?

Os principais sintomas da síndrome de RAM são:

  • Paralisia facial;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de ouvido;
  • Febre;
  • Vertigem (tontura);
  • Bolhas dentro ou fora do ouvido .

A paralisia facial, na maioria das vezes, é unilateral. Ou seja, acontece só de um lado do rosto. Então, a pessoa acometida pode ter dificuldade para fechar um olho ou comer.

Ao perceber algum sintoma, um médico deverá ser consultado para que se possa realizar o diagnóstico e tratamento corretos da doença.

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Quais são as causas da doença?

Fonte: Canva

A infecção é causada por um vírus que está escondido dentro de um gânglio do nervo facial. Por isso, aqueles que já tiveram catapora são mais propensos a ter a manifestação do varicela-zoster.

A síndrome de Ramsay Hunt deixa sequelas?

A existência de sequelas da síndrome de RAM dependerá do tamanho do dano facial. Na maioria dos casos, os sintomas desaparecem em poucas semanas.

  • Em seguida, leia também Derrame ocular: entenda o diagnóstico da ex-BBB Patrícia Leitte

Qual o tratamento para síndrome de RAM?

Fonte: Canva

O tratamento da infecção pode variar de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente. Em resumo, nos casos mais comuns, ele é feito com medicamentos antivirais. Por exemplo, o uso de corticoides, aciclovir, prednisona ou fanciclovir.

Existem ainda os tratamentos para aliviar os sintomas. Nestes casos, alguns médicos recomendam o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para as dores e colírio para diminuir o ressecamento dos olhos.

Já a fonoaudiologia é indicada para aliviar a paralisia facial e reduzir as sequelas da infecção no ouvido. No entanto, em casos de compressão grave de um nervo facial, a cirurgia também pode ser considerada como uma opção de tratamento contra a paralisia.

O caso de Justin Bieber

Justin Bieber (Reprodução)

Após o cancelamento de diversos shows, Bieber teve que ir à público explicar o que havia acontecido e tranquilizar os fãs.

“Quero atualizar vocês do que está acontecendo, obviamente como vocês podem ver pelo meu rosto. Eu tenho uma síndrome chamada Ramsay Hunt. Por causa desse vírus que ataca os nervos do meu ouvido e meus nervos faciais e faz meu rosto ficar paralisado”, explicou o cantor nas redes sociais.

“Para aqueles que estão frustrados pelo cancelamento dos meus próximos shows, eu não estou apto fisicamente a fazê-los. Isso é bastante sério, como vocês podem ver. Eu queria que não fosse o caso, mas é hora de cuidar do meu corpo e eu preciso pegar leve. Espero que vocês entendam”, completou.

Confira o vídeo na íntegra:

  • Além disso, você também pode gostar de Mau hálito: por que surge e como evitar

Conclusão – síndrome de Ramsay Hunt

Em conclusão, síndrome de Ramsay Hunt é uma doença causada por um vírus que pode causar prejuízos faciais e auditivos.

Embora haja vacina para a catapora, que reduz as chances da reinfecção, não há relatos de que ela protege o corpo contra a reativação do vírus já acometido.

  • Por fim, leia ainda Afasia: conheça o distúrbio que acometeu o astro do cinema Bruce Willis
Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados