Mulher tomando banho de sol vitamina D absorção
·

Vitamina D: para que serve e a importância de tomar sol diariamente

Saiba os sinais de falta de vitamina D e lista de 8 alimentos que a contêm. Veja tudo sobre a “vitamina do sol”

Compartilhe

A vitamina D é uma das principais aliadas do humor, uma vez que ela regula a função do sistema imunológica. Além disso, essa vitamina também atua na regulação e absorção de outras como o cálcio e o fósforo. Ademais, ela atua na saúde dos ossos, musculatura, imunidade, crescimento, metabolismo e em diversos sistemas do corpo.

Essa vitamina D é essencial para o organismo humano e deve ser mantida na quantidade adequada, visto que fornece diversos benefícios. Por isso, não basta apenas ingeri-la, uma vez que o sol é responsável por 90% da absorção da mesma no organismo. Assim, o Fashion Bubbles te conta tudo sobre a vitamina D.

O que é a vitamina D?

Vitamina D é um termo utilizado para referir-se a uma molécula de quatro anéis de colesterol. Apesar de ser conhecida dessa forma, esse nutriente orgânico é bem diferente das outras substâncias desse tipo. Isso porque é produzido pelo corpo e não obtido apenas através da alimentação. Portanto, pode ser considerada um hormônio.

Homem de pele negra e mulher de pele clara tomando sol na areia de uma praia.
Fonte: Freepik
  • Em seguida, leia Alopecia – o que é, causas e tratamento da queda de cabelo diagnosticada em Maiara, da dupla com Maraisa

Para que serve a vitamina D?

A vitamina D ou “vitamina do sol”, ela é essencial por várias razões, como a manutenção dos ossos. Isso porque ela atua no metabolismo do cálcio e na formação óssea. Assim, ela também é um importante modulador do nosso sistema imune. Além disso, pode proteger contra uma variedade de doenças e condições, como diabete tipo 1.

Infográfico cinza e rosa com informações sobre vitamina D e sol.
Fonte: Pinterest

Outros benefícios incluem:

  • Auxilia na absorção do cálcio, de modo a promover ossos e dentes saudáveis;
  • Apoio à saúde do sistema imunológico, cerebral e nervoso;
  • Ajuda a regular os níveis de insulina e, consequentemente, o gerenciamento do diabete e
  • Auxilia na função pulmonar e saúde cardiovascular.

Como citado anteriormente, apesar do nome, ela é um hormônio. As vitaminas são nutrientes que o corpo não pode criar e, portanto, uma pessoa deve consumi-las na dieta. No entanto, o corpo pode produzir vitamina D, mas precisa da exposição solar para a sua melhor absorção.

Quais são os sinais de falta de vitamina D?

De modo geral, os sintomas de uma deficiência de vitamina D em adultos incluem os seguintes sintomas:

  • Cansaço, dores nos ossos ou músculos, fadiga, fraqueza;
  • Dores de cabeça constantes;
  • Imunidade baixa e infecções constantes;
  • Sentimentos “depressivos”;
  • Fraturas por estresse, especialmente nas pernas, pélvis e quadris e
  • Queda de cabelo.
Infográfico colorido e repleto de informações sobre o sol, vitamina D, importância desse hormônio e efeitos da deficiência.
Fonte: International Osteoporosis Foundation e Adriano Basques
  • Confira também Cirurgia bariátrica – o que é, qual o valor, tipos que existem e quando é indicada

Como descobrir se tenho falta de vitamina D?

Os médicos podem diagnosticar uma deficiência de vitamina D realizando um simples exame de sangue. Se você tem uma deficiência severa, seu médico também pode solicitar radiografias para verificar a força dos seus ossos.

Em seguida, após diagnosticada a deficiência de vitamina D, cabe ao médico recomendar as doses de suplementação. Desse modo, caso você tenha uma deficiência grave, é possível recomendar suplementação com comprimidos ou líquidos de doses altas de vitamina D.

Relacionadas

Por fim, lembre-se sempre de que você também deve obter essa vitamina através da luz solar e dos alimentos.

Quais frutas são ricas em vitamina D?

Infelizmente, a resposta é nenhuma. Isso também vale para outros alimentos de origem, vegetal, como verduras, legumes e folhas. De modo geral, essa vitamina é encontrada em alimentos de origem animal, com exceção dos cogumelos.

Então, confira uma lista de alimentos ricos em vitamina D:

  • Peixes, como salmão, sardinha e atum;
  • Gema de ovo;
  • Cogumelos;
  • Leite fortificado;
  • Frutos-do-mar, como ostras;
  • Carnes vermelhas, como bovinas e suínas;
  • Manteiga e
  • Óleo de fígado de bacalhau.

Qual a melhor forma de tomar vitamina D?

A principal fonte de vitamina D é o sol, responsável por 90% da absorção no corpo humano. Por isso, é a melhor forma de ter essa vitamina.

Infográfico sobre de onde vem a vitamina D e os melhores horários para tomar sol.
Fonte: Pinterest

Assim, aproveite os horários com maior incidência do raio UVB, entre 10h e 16h, mas por pouco tempo diariamente. Além disso, recomenda-se no máximo 15 minutos para quem tem pele mais clara e, gradativamente, até meia hora para quem tem tom de pele mais escuro.

Mas lembre-se, muita exposição ao sol é prejudicial. Por isso, enquanto não estiver priorizando a vitamina D, use protetor solar e evite uma exposição exagerada. Lembre-se também de deixar o máximo possível de pele à mostra, uma vez que isso aumenta a eficiência da absorção da vitamina.

É válido salientar que, nos casos em que não é possível se expor aos raios solares, é necessário buscar um tratamento de suplementação regular e fazê-lo acompanhado por um médico.

Confira mais sobre vitamina D no vídeo a seguir!

  • Em seguida, leia Água saborizada – 10 receitas fáceis de fazer, seus benefícios para a saúde e dicas para manter a hidratação

Pode tomar sol todos os dias?

Sim, é indicado tomar banho de sol diariamente! Uma vez que falamos sobre a importância da exposição solar na produção e absorção dessa vitamina, a segurança do banho de sol também entra em questão.

Cantora Preta Gil tomando sol de biquíni azul, apoiada em sacada de vidro com o mar repleto de barcos ao fundo.
Fonte: Instagram @pretagil

No entanto, cabe aqui lembrar a falta de vitamina D pode prejudicar muito mais do que a exposição ao sol. Nesse caso, é indicado optar por uma exposição segura e nos horários recomendados.

  • Ao mesmo tempo, leia Efeito platô – o que é, como prevenir e o que fazer para continuar emagrecendo

É verdade que faz mal tomar sol através do vidro?

Não vale tomar sol através da janela fechada, pois a radiação UVB é absorvida pelo vidro. Os raios ultravioleta A (UVA) também entram através dos vidros, mas não são suficientes para absorver todo o cálcio que precisamos.

Mulher tomando banho de sol dentro da piscina, usando chapéu trabalhado em palha.
Fonte: IStock Photo

A radiação ultravioleta B (UVB) encarregada de nos dar as doses desta vitamina não é capaz de passar pelos vidros de casa. Assim, tomar sol através dos vidros, também aumenta os efeitos maléficos do sol, como envelhecimento precoce, entre outros.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre vitamina D, está preparado (a) para não sofrer com a baixa quantidade dela, certo? Assim, mantenha uma dieta rica em alimentos como peixes e frutos-do-mar, tome sol com os devidos cuidados e atente-se aos sintomas de deficiência. Por fim, veja mais sobre saúde em nossa categoria.

  • Veja também Dor lombar – como saber se é grave e o que é bom para aliviar

Atualizado e editado por Luiza Mazon.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias