Aplicativo que tira medidas facilitará a compra de roupas à distância

Aplicativo que tira medidas facilitará a compra ou encomenda de roupas à distância

Comprar roupas pela internet tem muitas vantagens: não é necessário deixar o conforto da sua casa para renovar o armário. Além disso, você passa a ter acesso a uma variedade muito maior de lojas e marcas do que teria normalmente. Afinal, é possível até encomendar produtos de outros países.

Por outro lado, adquirir uma peça sem experimentá-la pode ser arriscado. Isso porque as fôrmas costumam variar de uma confecção para a outra e, mesmo que elas tenham o mesmo tamanho na etiqueta, podem apresentar caimentos diferentes.

Se você estiver comprando uma camiseta ou uma calça jeans, por exemplo, a variação na modelagem não é tão grande e não resulta em um problema tão grave. Mas, quando falamos de uma roupa mais formal, para uma festa ou outro evento, é essencial que a peça sirva com perfeição.

Então, o mundo da moda tem apostado no desenvolvimento de tecnologias para resolver esta questão. Continue lendo e fique por dentro do aplicativo que tira medidas precisas por meio do escaneamento corporal!

  • Leia ainda: A Moda do amanhã – 10 caminhos para pensar a trajetória da Moda de agora em diante e também, iniciativas de sustentabilidade na prática com Moda Conciente . Além da Natura e The Body Shop que lançaram programa de logística reversa que troca 5 embalagens usadas por 1 produto novo de graça.

Diga adeus à fita métrica!

Já existem, no mercado, aplicativos simples que substituem a fita métrica na hora de tirar medidas. Eles são perfeitos para quem não tem o instrumento em casa e precisa descobrir o tamanho de roupa que veste antes de finalizar uma compra on-line. Os melhores apps são:

  • Measure – é o aplicativo de fita métrica do Google. Funciona melhor para obter as dimensões de superfícies planas. Por isso, o ideal é utilizá-lo para medir uma roupa que você já possui, em vez de usá-lo para calcular os tamanhos de partes do seu corpo;
  • MeasureKit – o app utiliza a tecnologia de realidade aumentada para medir distâncias. Permite medir atributos da face, altura de pessoas, linhas retas e ângulo. Está disponível para iPhone e iPad;
  • Moasure – trata-se de um aplicativo que tira medidas por meio de movimento. Basta mover o seu smartphone de um ponto até o outro para que a ferramenta estime a medida ou o ângulo entre eles.
Foto: Pexels

Escaneie o seu corpo

No entanto, esses tipos de aplicativo que tira medidas funcionam com uma margem de erro e servem mais para dar uma estimativa do que para fornecer um valor preciso. E, com a finalidade de atender da melhor forma o consumidor do futuro, várias empresas estão desenvolvendo tecnologias conhecidas como body scanner.

Em resumo, tratam-se de apps que escaneiam o seu corpo, utilizando a câmera do smartphone, e criam um modelo em 3D de alta precisão com as suas dimensões. Dessa forma, as marcas podem disponibilizar as medidas de suas peças e você compra com a garantia de que não precisará fazer nenhum ajuste quando sua encomenda chegar.

Essa ferramenta pode, no futuro, ser utilizada até em shoppings e pontos físicos de venda, como alternativa aos provadores. Com toda a certeza, será muito cômodo chegar a uma loja e saber se as roupas oferecidas terão bom caimento em você.

Foto: Pexels

Saiba como funciona um aplicativo que tira medidas

 

Cada app tem suas particularidades e opera de maneira diferente. A loja Arthur Caliman, por exemplo, criou o primeiro scanner de corpo do Brasil e está aperfeiçoando uma ferramenta que requer o uso de um traje especial.

Em primeiro lugar, a pessoa deve vestir a roupa, de um tecido justo e quadriculado que evidencia todas as curvas. Em seguida, com o aplicativo instalado, é necessário utilizar a câmera do celular para tirar uma foto.

O app, por fim, cria um avatar das suas medidas e você pode compartilhá-lo com costureiras ou fazer a comparação com tabelas disponíveis em sites de venda. Assim, fica mais fácil tanto encomendar roupas feitas sob medida quanto comprar peças que já estão prontas.

Foto: YouTube
Foto: Reprodução / Pinterest

Gostou de conhecer um pouco a respeito do aplicativo que tira medidas? Para que você entenda como a tecnologia está transformando o mundo fashion, preparamos também um artigo sobre a Moda do futuro. Fique por dentro e saiba tudo sobre Sustentabilidade com diversidade, o próximo passo para o setor.

aplicativo que tira medidasAplicativosAplicativos de Modaappapp que tira medidasArthur Calimanbody scannerComercio virtualcompra on-linefita métricafuturo da modaLojas VirtuaisMedidasmodaModa e TecnologiaPensando o futuroRealidade Aumentada