Amigurumi para iniciantes: o que é, receitas e passo a passo para fazer em casa

Os bonequinhos de tricô ou crochê viraram febres. Eles são fáceis de fazer e uma ótima opção para as artesãs que buscam uma renda extra

Pinterest

O amigurumi para iniciantes é mais fácil do que você imagina.  Para começar, o nome da técnica deriva de uma combinação das palavras japonesas ami (malha) e nigurumi (boneco de pelúcia). Assim já dá para ter uma ideia do que se trata.

Esses bonequinhos viraram febre no Brasil e são uma excelente fonte de renda extra para artesãs, como explicamos em nosso especial de crochê para vender. Podem ser ainda, presentes e lembrancinhas carinhosas e personalizadas para amigos. Assim,  aprenda tudo sobre como fazer amigurumi de um jeito fácil e divertido:

  • Veja também Máscara Infantil – Como fazer com passo a passo, moldes e diversos modelos divertidos

Qual a origem do amigurumi?

 

Fonte: Artesanato Ideia On-line

Esses bonequinhos de amigurumi são basicamente uma base de tricô / crochê com linha de algodão e recheio de acrílico para dar a forma característica. Além disso, ainda usam alguns complementos como olhos e boquinha, que você pode comprar pronto.

Segundo o site Artesanato Ideia On-line, um fato curioso é que o amigurumi já fazia parte da cultura japonesa, porém ganhou força na década de 80 com o surgimento da personagem Hello Kitty.

A personagem ganhou uma versão amigurumi e logo se tornou febre no Japão, o que deu muita popularidade para a técnica impulsionando o mercado com novos personagens e bichinhos fofos, que ganha agora força também por aqui, o que pode trazer muitas oportunidades de ganho.

É difícil fazer amigurumi?

Elo7

Em primeiro lugar, o amigurumi pode ser feito tanto com técnicas de crochê quanto com técnicas de tricô. Desse modo, basta escolher aquela que mais lhe agradar.

Se você ainda não sabe por onde começar, vale conferir nossos guias de Tricô para Iniciantes e  Crochê para Iniciantes.

Grão de Gente

O que é preciso para fazer amigurumi?

Blog Grão de Gente

Como explicamos anteriormente, os materiais básicos para amigurumi são linha de algodão, agulha e enchimento. Em geral, as linhas mais utilizadas são as de crochê e o tamanho vai depender, é claro, da técnica empregada para o ponto. Esses itens podem ser encontrados facilmente em armarinhos ou ainda pela internet.

Assim como as linhas e agulhas, você também consegue encontrar o enchimento de acrílico e os detalhes em plástico para olhos nas mesmas lojas.

Lisfestyle SAPO

Também é válido notar que outros materiais básicos de artesanato também farão parte da lista, bem como fita métrica, tesoura, cola, agulha de tapeçaria ou ainda feltro e tinta para tecido, sendo os últimos específicos para os detalhes finais.

Por fim, para quem está iniciando na técnica agora, vale investir em um kit pronto para testar. Marcas como círculo já oferecem a opção, que conta com todos os materiais necessários, instruções, gráficos e receitas de amigurumi para iniciantes.

Qual o tempo médio para fazer um amigurumi?

Lillelis

Isso depende da sua habilidade manual, tempo livre e intimidade com as agulhas. Em geral, é possível finalizar um amigurumi fácil em 1 ou 2 dias. No entanto, o período pode se estender no caso de iniciantes.

Por esse motivo, não se apegue ao tempo de fato. Aprenda o passo a passo mais simples e depois basta aprimorar a sua habilidade para criar amigurumis cada vez mais rápido.

Pontos básicos de amigurumi para iniciantes

Elo7

Materiais básicos

Fonte: Pinterest

Para começar, você vai aprender quais são os materiais básicos e a função de cada um deles na técnica.

Quem está iniciando agora e ainda não tem noções de crochê pode conferir nossos especiais aqui do site. Certamente eles irão auxiliar no aprendizado, uma vez que foram pensados para iniciantes.

Pontos básicos

Na segunda aula, Jessica Santos ensina os pontos básicos para quem quer começar nesse mundo dos bichinhos de crochê.

Por isso, é ideal que você já tenha os materiais do vídeo anterior em mãos.

 

Como ler gráficos de amigurumi?

Você iniciante pode certamente sentir dificuldades em ler e interpretar receitas de amigurumi. Por isso, para te ajudar nesse processo, antes você pode assistir a videoaula abaixo.

Sandra Brum explica como acompanhar as receitas e o que significa as siglas. Confira!

Como fazer a sua primeira bolinha amigurumi

Fonte: Pinterest

Agora que você já sabe quais são os materiais necessários e como fazer os pontos básicos, chegou a hora de crochetar a primeira bolinha.

Isso porque o formato esférico é base para outras receitas de amigurumi, por isso precisa ser dominado logo no começo. Mas não se preocupe: é mais fácil do que parece:

 

Amigurumi para iniciantes – Receitas passo a passo

Trabalhos artesanais e personalizados estão super em alta há alguns anos, como podemos perceber em Crochê – Tendências e permanecerão fortes. Aqui no Fashion Bubbles já fizemos especial de sapatos de crochêblusas de tricô, bolsas de crochê, vestido de crochê , saias de crochê , decoração de crochê e até máscara de crochê.

Agora chegou a vez de colocar a mão na massa e aprender os amigurumis, seja para vender ou presentear, esse novos amiguinhos vão encantar!

Reprodução

Amigurumi de unicórnio – Foto: Pinterest

Pintinho em amigurumi fácil

Fonte: Pinterest

Para começar, uma receita simples e fofa feita pelo Wagner Reis. Na sequência, ele ensina a fazer um pintinho super fofo com a técnica amigurumi, ideal para iniciantes. A designer e criadora da receita é Mariska Vos-Bolman, confira:

Polvo de crochê para iniciantes

Fonte: Pinterest

Em segundo lugar, um polvo cor-de-rosa super fofo, feito com linha e agulha de crochê. Ele é perfeito para vender, presentear ou ainda decorar a casa. Ele é bem pequeno e serve também como um chaveiro.

Related Post

Como fazer um urso amigurumi para iniciantes

Fonte: Pinterest

Um dos bichinhos de crochê mais famosos é, de fato, o urso. Isso porque ele agrada adultos e crianças, independentemente do sexo. Portanto, vale a pena colocar essa receita no seu arsenal de amigurumi.

Além da delicadeza, esse ursinho é bem fácil de fazer, desde que você já tenha uma boa base de crochê.

Elefantinho de crochê fácil

Fonte: Pinterest

Em 3 partes, o tutorial em seguida ensina como fazer um elefante de amigurumi do zero, super fácil para iniciantes. Ele é excelente para quartos infantis e por isso uma boa opção de aprendizado para quem pretende vender os bichinhos de crochê.

Cacto de crochê amigurumi

Fonte: Pinterest

Além dos bichinhos tradicionais, você ainda pode usar a técnica japonesa para dar vida a plantas, frutas e o que mais a imaginação permitir. No vídeo em seguida, você aprende a fazer um cacto divertido, perfeito para iniciantes e ideal para quem ama plantas.

Coração amigurumi do zero

Reprodução / Elo 7

Na sequência, você vai aprender uma receita com passo a passo muito fácil. Além do coração, a técnica também serve para fazer pernas de outros bichinhos amigurumi. Assim, você pode aprender a fazer a receita do vídeo e ainda evoluir o seu conhecimento.

Esse é um formato super fofo, que vale tanto na decor quanto em chaveiros. Dessa forma, quem pensa em vender também pode aproveitá-lo para datas especiais, como Dia dos Namorados, Dia das Mães ou Dia dos Pais.

Amigurumi passo a passo grátis

Em 25 passos, o tutorial em seguida ensina como fazer um mini morcego do zero, bem fácil para quem está iniciando. Ele funciona como chaveiro e é uma ótima opção para vender na época do Halloween, por exemplo.

  1. Corpo: use a linha na cor roxa

    1ª carreira: Anel mágico 4pb

  2. 2ª carreira: pb, aum triplo, [2pb, aum triplo] x3, pb (20)

  3. 3ª carreira: 2pb, aum triplo, [4pb, aum triplo] x3, 2pb (28)

  4. 4ª carreira: 3pb, aum triplo, [6pb, aum triplo] x3, 3pb (36)

  5. 5ª carreira: 4pb, aum triplo, [8pb, aum triplo] x3, 4pb (44)

  6. 6ª carreira: 5pb, dim, [9pb, dim] x3, 4pb (40)

  7. 7ª carreira: 40pb

  8. 8ª a 14ª carreira: 4pb, dim tripla, [7pb, dim tripla] x3, 3pb (32)

  9. 15ª carreira: 4pb, dim tripla, [7pb, dim tripla] x3, 3pb (32)

  10. 16ª carreira: 3pb, dim tripla, [5pb, dim tripla] x3, 2pb (24)

  11. 17ª carreira: 2pb, dim tripla, [3pb, dim tripla] x3, pb (16)

  12. 18ª carreira: [pb, dim tripla] x4 (8)

  13. Orelhas: use a linha na cor roxa e faça esse passo a passo 2 vezes

    1ª carreira: Anel mágico 5pb

  14. 2ª carreira: aum, pb, aum, pb, aum (8)

  15. 3ª carreira: [2pb, aum] em toda a volta (14)

  16. 4ª carreira: [2pb, aum] em toda a volta (16)

  17. 5ª carreira: [3pb, aum] em toda a volta (20)

  18. 6ª carreira: [3pb, dim] em toda a volta (16)

  19. 7ª carreira: [2pb, dim] em toda a volta (12)

  20. Asas: use a linha na cor roxa e faça esse passo a passo 2 vezes

    1ª carreira: 12corr, vire

  21. 2ª carreira: pbx, 4pb, dim, 4pbx, corr, vire

  22. 3ª carreira: aum, 8pb, corr, vire

  23. 4ª carreira: 3pb, dim, 5pb, corr, vire

  24. 5ª carreira: 3pb, dim, 4pb, corr, vire

  25. 6ª carreira: 5pbx, 2corr, pbx

Enfim, você confere mais detalhes e observações do artesão no site original em inglês acessando aqui.

Bichinhos amigurumi passo a passo

Que tal fazer um safári baby de amigurumi? Nesse sentido, o vídeo abaixo ensina a fazer uma única receita para todos os modelos de bichinhos. Será a mesma cabeça, corpo, pernas e braços, que podem ser girafa, leão, macaco, coala ou urso, por exemplo.

O canal Aprenda Nó de Crochê no YouTube ensina bem explicadinho para você iniciante conseguir fazer. Veja em seguida:

Boneca amigurumi para iniciantes

Além disso, com essa técnica japonesa você pode fazer boneca. No vídeo em seguida, aprenda como fazer uma boneca sem costuras, ideal para iniciantes e perfeito para decoração de quarto infantil.

Conclusão

Agora que você já sabe qual o material, pontos básicos e ler e interpretar receitas de amigurumi. É hora de aplicar seus conhecimentos sobre amigurumi para iniciantes.

Para isso, siga as recomendações e bons exemplos para iniciar com a técnica desta matéria e produzir lindas peças para vender ou presentear.

Enfim, aproveita também para conferir mais sobre artesanato na nossa categoria trabalhos artesanais.

Atualizado e editado por @lailalopes.

Francieli Hess: Francieli Hess é estilista, empresária e produtora de conteúdo especialista em SEO. Atualmente reside na Índia, onde dirige sua marca Hess e atua como consultora internacional de negócios de moda, com foco em inovação e sustentabilidade. Instagram: @francielihess Site: www.hessbyhess.com
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais