Vinhos para a primavera: 4 dicas para degustar na estação

Quem disse que vinho é uma bebida só para o frio? Veja opções de vinhos para a primavera ideais para brindar a chegada da estação das flores!

Compartilhe

A estação mais colorida do ano está próxima! Com esta inspiração em mente, o Fashion Bubbles preparou dicas de vinhos para a primavera para você vivenciar uma experiência enogastronômica que você mesmo pode preparar!

Em seguida, você confere bebidas perfeitas para um piquenique chique e para uma festa na piscina. Do mesmo modo, fica por dentro da tendência mundial que é o vinho em lata e conhece o vinho laranja. Tudo isso com opções de aperitivos para harmonizar. Continue lendo!

1. Piquenique chique

O clima descontraído de um piquenique combina com vinho rosé. Além disso, pesquisas apontam o crescimento do consumo deste tipo de vinho aqui no Brasil e em todo o mundo.

Nossa dica vai para o Miraval, que é um dos rosés mais prestigiados, fruto da parceria entre a família Perrin do Château de Beaucastel e os atores Brad Pitt e Angelina Jolie. Hoje, a dupla de atores está disputando o direito à propriedade. Mas, disputas à parte, aqui o que vale é desfrutar esse luxuoso vinho fresco e aromático.

garrafa de vinho rosé Miraval em superfície de pedra ao lado de duas taças de vidro
Fonte: Instagram @miraval

Os vinhedos têm certificação orgânica, ou seja, sem uso de produtos químicos como pesticidas. As uvas são colhidas manualmente e todo esse cuidado é entregue na taça para uma experiência muito especial.

O que esperar desse vinho para a primavera?

Cor rosa pálido, como uma pétala de rosa, frescor e delicadeza. Aromas de frutas vermelhas frescas como groselha e cerejas, além de um toque floral.

Produzido com as uvas Cinsault, Grenache, Rolle e Syrah, expressa o clima de Provence, onde os vinhedos estão localizados a 350 metros de altitude. Como resultado, os dias quentes e noites frias entregam ao vinho o equilíbrio perfeito.

  • Enquanto isso, nos siga no Google News e acompanhe tudo sobre vinhos direto do seu smartphone. Basta clicar aqui e depois na estrelinha lá no News

Como harmonizar vinho rosé?

Queijos macios, queijo minas, queijo feta, aperitivos a base de salmão defumado e saladas. Para decorar sua mesa de picnic chic abuse das frutas. Nas fotos abaixo algumas ideias para você desfrutar seu vinho Rosé com ideias que você pode preparar à sua maneira.

prato branco com salada de folhas, cebola, abacate e morango para harmonizar com vinhos para a primavera
Fonte: Instagram @miraval

Tábua redonda de madeira com queijos brie, cheddar, gouda e parmesão, torradas, frutas, pistaches, nozes, amêndoas e geleia
Uma tábua de aperitivos é irresistível e saudável. Fonte: los_angela/Getty Images

2. Festa na piscina

O Rosé piscine é um must have nos encontros mais animados. Criado pelo presidente da empresa Vinovalie Jacques Tranier, com inspiração em suas férias de verão em Saint-Tropez, esse vinho é para ser apreciado com gelo ou como ingrediente de coquetéis. O par perfeito para um dia de primavera brasileira!

foto do vinho Rosé Piscine com taça de vidro em fundo rosa com pedras de gelo
Fonte: Instagram @rosepiscineoficial

  • Em seguida, veja Vinho e Cinema – Dica de filmes que se passam no universo dos vinhos

O que esperar do Rosé Piscine?

Tem 11% de álcool produzido com 100% da uva Négrette, frutado com toque de pêssego e notas de flores brancas. É um vinho versátil par aguçar sua criatividade na hora preparar coquetéis incríveis.

foto de mulher na piscina preparando drink de vinhos para a primavera com gelo e frutas
Para fazer drink com Rosé Piscine, experimente adicionar gelo e frutas. Fonte: Instagram @rosepiscineoficial

Como harmonizar?

Aprecie com aperitivos da sua preferência, sushi e saladas. Não se esqueça de convidar os amigos!

Mulher com taça de vinho rosé em frente a dois pratos com sushis de sabores variados
Fonte: Instagram @rosepiscineoficial

3. Vinho em lata, tendência mundial

Tendência de consumo mundial, os vinhos em latas vieram para ficar! Acreditem, hoje existem opções ótimas e de qualidade no mercado. O produtor brasileiro Arya Wines, da Serra Gaúcha, produz um espumante à base da uva glera que é a cara da primavera.

espumante em lata preta sendo despejado em taça de vidro. Ao lado, temos prato com tomates e uvas
Espumante em lata: descomplicando o vinho. Fonte: Instagram @aryawines

O que esperar desse vinho para a primavera?

No paladar, frutas frescas como pera e maçã, além de um toque cítrico refrescante. Além de fresco, é cremoso e fácil de beber. Sem contar a surpresa e a praticidade da latinha!

bolso de calça jeans com lata de vinho rosé da marca Arya Wines, mostrando praticidade desse vinho para a primavera
Fonte: Instagram @aryawines

Como harmonizar?

Para este espumante em lata, prefira pratos leves, saladas, aperitivos e o que mais sua imaginação permitir.

tábua com pães, queijos, presunto cru e geleia ao lato de latas de vinho
Fonte: Instagram @aryawines

4. Vinho laranja. Já ouviu falar?

Se você é do tipo que gosta de provar pratos exóticos, experimente harmonizar com o vinho laranja. Trata-se de um vinho branco vinificado como um tinto.

garrafa de vinho laranja Macerao apoiada em galho de árvore
Fonte: Instagram @lfewinesofficial

Pois é, ele não é feito de laranjas! Ficou na dúvida? Nós explicamos: no processo de fermentação, as cascas das uvas brancas ficam em contato com o suco e, assim, elas conferem cor, complexidade e aromas especiais ao vinho. O nome “laranja” vem da tonalidade da bebida, que tende a ser alaranjada.

O que esperar do vinho laranja para a primavera?

Muito aromático, com notas de lichia, folhas de chá e um toque cítrico de limão. Produzido com 100% de uva Moscatel de Alexandria, o Macerao, produzido pela vinícola Luis Felipe Edwards, do Chile, é um vinho seco e muito equilibrado.

O incrível é que os vinhedos no Vale de Itata, 500 quilômetros ao sul da cidade de Santiago, datam de mais de 50 anos. Dessa forma, a produção é menor e as uvas concentrem mais sabor. Além disso, a colheita é manual e o vinho não é filtrado, e todo esse cuidado ajuda a concentrar aromas e sabor para proporcionar uma experiência única.

Como harmonizar este vinho para primavera?

Desfrute com comidas mais condimentadas, como ceviche e pratos da culinária tailandesa. Sem dúvida, harmonizar com aperitivos também será uma bela experiência.

garrafa de vinho laranja Macerao sobre mesa ao lado de tigelas de ceviche, taça, torrada, pimenta e fatia de limão
O vinho laranja é ótimo para acompanhar ceviche. Fonte: Instagram @lfewinesofficial

Para finalizar, você sabe como é feito o vinho Rosé?

São 3 métodos de produção, explicamos abaixo:

Descubra como o vinho Rosé é feito. Fonte: winefolly

No primeiro, a prensagem direta, o vinho rosé é produzido a partir de uvas tintas esmagadas e prensadas extraindo assim, bem delicadamente sua cor. Portanto este é o método utilizado para os vinhos da região de Provence na França. Já notou que estes vinhos são bem claros de cor pálida? Explico: o suco é retirado rapidamente do contato com as cascas e absorve pouca cor.

As diversas colorações que podemos encontrar no vinho Rosé. Fonte: winefolly

A segunda maneira é a maceração curta, ou seja, as uvas tintas são prensadas e esmagadas e o suco fica um curto período em contato com as cascas, desta forma o produtor pode ter vinhos com coloração rosé mais intensa.

A última e terceira maneira, menos comum é adicionar uma pequena quantidade de vinho tinto a um vinho branco. Porém na Europa este método não é permitido. Somente em alguns países do Novo Mundo este método é utilizado para produção de vinhos econômicos.

Interessante saber que o vinho Rosé pode ser produzido partir de diversas variedades de uvas, como a Pinot Noir, Grenache, Primitivo, Merlot, Cabernet Sauvignon e Malbec que são alguns exemplos. Por isso, arrisque-se e aprecie, sempre com moderação as opções de Rosés disponíveis perto de você.

Vinho Rosé um universo de opções de sabores, aromas e cores. Fonte: winefolly

Beba com moderação e fique ligado por aqui para mais dicas da nossa especialista em vinhos!

Sobre a colunista

Alessandra Janaudis é especialista em vinhos com certificação nível 3 avançado pela Wine Spirit Education Trust, renomada escola de Londres e pela Wine Scholar Guild em vinhos italianos. Hoje, divide sua atuação profissional entre os vinhos e a moda. Formada em publicidade pela FAAP, pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM e em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting na Domus Academy de Milão.

E-mail de contato [email protected]

Compartilhe

Stories

Matérias Similares