foto de piquenique com garrafa de vinho, flores, frutas e bruschetta

Vinhos para a primavera 2023: 4 tipos bons para degustação + como harmonizar

Quem disse que vinho é uma bebida só para o frio? Veja 4 dicas para degustar vinhos na primavera e brindar a chegada da estação das flores!

Compartilhe

A estação mais colorida do ano está próxima! Com esta inspiração em mente, o Fashion Bubbles preparou dicas de vinhos para a primavera para você vivenciar uma experiência gastronômica que você mesmo pode preparar!

Em seguida, você confere bebidas perfeitas para um piquenique chique e para uma festa na piscina. Do mesmo modo, fica por dentro da tendência mundial que é o vinho em lata e conhece o vinho laranja. Tudo isso com opções de aperitivos para harmonizar. Continue lendo!

1. Piquenique chique

O clima descontraído de um piquenique na primavera combina com vinho rosé. Além disso, pesquisas apontam o crescimento do consumo deste tipo de vinho aqui no Brasil e em todo o mundo.

garrafa de vinho rosé Miraval em superfície de pedra ao lado de duas taças de vidro
Fonte: Instagram @miraval

Nossa dica vai para o Miraval, que é um dos rosés mais prestigiados, fruto da parceria entre a família Perrin do Château de Beaucastel e os atores Brad Pitt e Angelina Jolie. Hoje, a dupla de atores está disputando o direito à propriedade. Mas, disputas à parte, aqui o que vale é desfrutar esse luxuoso vinho fresco e aromático.

Os vinhedos têm certificação orgânica, ou seja, sem uso de produtos químicos como pesticidas. As uvas são colhidas manualmente e todo esse cuidado é entregue na taça para uma experiência muito especial.

O que esperar desse vinho para a primavera?

Cor rosa pálido, como uma pétala de rosa, frescor e delicadeza. Aromas de frutas vermelhas frescas como groselha e cerejas, além de um toque floral.

Produzido com as uvas Cinsault, Grenache, Rolle e Syrah, expressa o clima de Provence, onde os vinhedos estão localizados a 350 metros de altitude. Como resultado, os dias quentes e noites frias entregam ao vinho o equilíbrio perfeito.

Como harmonizar vinho rosé para a primavera?

prato branco com salada de folhas, cebola, abacate e morango para harmonizar com vinhos para a primavera
Fonte: Instagram @miraval

Queijos macios, queijo minas, queijo feta, aperitivos a base de salmão defumado e saladas. Para decorar sua mesa de piquenique chic abuse das frutas. Nas fotos abaixo algumas ideias para você desfrutar seu vinho Rosé com opções que você pode preparar à sua maneira.

Tábua redonda de madeira com queijos brie, cheddar, gouda e parmesão, torradas, frutas, pistaches, nozes, amêndoas e geleia
Uma tábua de aperitivos é irresistível e saudável. Fonte: los_angela/Getty Images

2. Festa na piscina

O Rosé piscine é um must have nos encontros mais animados. Criado pelo presidente da empresa Vinovalie Jacques Tranier, com inspiração em suas férias de verão em Saint-Tropez, esse vinho é para apreciar com gelo ou como ingrediente de coquetéis. O par perfeito para um dia de primavera brasileira!

foto do vinho Rosé Piscine com taça de vidro em fundo rosa com pedras de gelo
Fonte: Instagram @rosepiscineoficial

  • Em seguida, veja Vinho e Cinema – Dica de filmes que se passam no universo dos vinhos

O que esperar do Rosé Piscine?

Tem 11% de álcool produzido com 100% da uva Négrette, frutado com toque de pêssego e notas de flores brancas. É um vinho versátil par aguçar sua criatividade na hora preparar coquetéis incríveis.

foto de mulher na piscina preparando drink de vinhos para a primavera com gelo e frutas
Para fazer drink com Rosé Piscine, experimente adicionar gelo e frutas. Fonte: Instagram @rosepiscineoficial

Como harmonizar?

Aprecie com aperitivos da sua preferência, sushi e saladas. Não se esqueça de convidar os amigos!

Mulher com taça de vinho rosé em frente a dois pratos com sushis de sabores variados
Fonte: Instagram @rosepiscineoficial

3. Vinho em lata, tendência mundial, ideal para a primavera

Tendência de consumo mundial, os vinhos em latas vieram para ficar! Acreditem, hoje existem opções ótimas e de qualidade no mercado. O produtor brasileiro Arya Wines, da Serra Gaúcha, produz um espumante à base da uva glera que é a cara da primavera.

espumante em lata preta sendo despejado em taça de vidro. Ao lado, temos prato com tomates e uvas
Espumante em lata: descomplicando o vinho. Fonte: Instagram @aryawines

O que esperar desse vinho para a primavera?

No paladar, frutas frescas como pera e maçã, além de um toque cítrico refrescante. Além de fresco, é cremoso e fácil de beber. Sem contar a surpresa e a praticidade da latinha!

bolso de calça jeans com lata de vinho rosé da marca Arya Wines, mostrando praticidade desse vinho para a primavera
Fonte: Instagram @aryawines

Como harmonizar?

Para este espumante em lata, prefira pratos leves, saladas, aperitivos e o que mais sua imaginação permitir.

tábua com pães, queijos, presunto cru e geleia ao lato de latas de vinho
Fonte: Instagram @aryawines

4. Vinho laranja. Já ouviu falar?

Se você é do tipo que gosta de provar pratos exóticos, experimente harmonizar com o vinho laranja. Trata-se de um vinho branco vinificado como um tinto.

garrafa de vinho laranja Macerao apoiada em galho de árvore
Fonte: Instagram @lfewinesofficial

Pois é, ele não é feito de laranjas! Ficou na dúvida? Nós explicamos: no processo de fermentação, as cascas das uvas-brancas ficam em contato com o suco e assim, elas conferem cor, complexidade e aromas especiais ao vinho. O nome “laranja” vem da tonalidade da bebida, que tende a ser alaranjada.

O que esperar do vinho laranja para a primavera?

Muito aromático, com notas de lichia, folhas de chá e um toque cítrico de limão. Produzido com 100% de uva Moscatel de Alexandria, o Macerao, produzido pela vinícola Luis Felipe Edwards, do Chile, é um vinho seco e muito equilibrado.

O incrível é que os vinhedos no Vale de Itata, 500 quilômetros ao sul da cidade de Santiago, datam de mais de 50 anos. Dessa forma, a produção é menor e as uvas concentrem mais sabor. Além disso, a colheita é manual e o vinho não é filtrado, todo esse cuidado ajuda a concentrar aromas e sabor para proporcionar uma experiência única.

Como harmonizar este vinho para primavera?

Desfrute com comidas mais condimentadas, como ceviche e pratos da culinária tailandesa. Sem dúvida, harmonizar com aperitivos de sua preferência também será uma bela experiência.

garrafa de vinho laranja Macerao sobre mesa ao lado de tigelas de ceviche, taça, torrada, pimenta e fatia de limão
O vinho laranja é ótimo para acompanhar ceviche. Fonte: Instagram @lfewinesofficial

Para finalizar, você sabe como é feito o vinho Rosé?

São 3 métodos de produção, explicamos abaixo:

Mulher com garrafa de vidro nos olhos
Descubra como o vinho Rosé é feito. Fonte: winefolly

No primeiro, a prensagem direta, o vinho rosé é produzido a partir de uvas tintas esmagadas e prensadas extraindo assim, bem delicadamente sua cor. Portanto este é o método utilizado para os vinhos da região de Provence na França. Já notou que estes vinhos são bem claros de cor pálida? Explicamos: o suco é retirado rapidamente do contato com as cascas assim absorve pouca cor.

Taças com tipos de vinhos rosé
As diversas colorações que podemos encontrar no vinho Rosé. Fonte: winefolly

A segunda maneira é a maceração curta, ou seja, as uvas tintas são prensadas e esmagadas e o suco fica um curto período em contato com as cascas, desta forma o produtor pode ter vinhos com coloração rosé mais intensa.

A última e terceira maneira, menos comum é adicionar uma pequena quantidade de vinho tinto a um vinho branco. Porém na Europa esse método não é permitido. Somente em alguns países do Novo Mundo este método é utilizado para produção de vinhos econômicos.

Interessante saber que o vinho Rosé pode ser produzido a partir de diversas variedades de uvas, como a Pinot Noir, Grenache, Primitivo, Merlot, Cinsault, Cabernet Sauvignon e Malbec para citarmos alguns exemplos. Por isso, arrisque-se e aprecie, sempre com moderação, as opções de rosés disponíveis perto de você.

Taças com bebidas álcoolicas de uva
Vinho rosé um universo de opções de sabores, aromas e cores. Fonte: winefolly

Beba com moderação e fique ligado por aqui para mais dicas da nossa especialista em vinhos!

Sobre a colunista

Alessandra Janaudis é especialista em vinhos com certificação nível 3 avançado pela Wset – Wine Spirit Education Trust, renomada escola de Londres e pela Wine Scholar Guild em vinhos italianos. Formada em publicidade pela FAAP, pós-graduada em ciências do consumo pela ESPM e em moda e criação pela Santa Marcelina, além de ter cursado Cool Hunting na Domus Academy de Milão.

E-mail de contato [email protected]

  • Por fim, leia também Rituais de Ostara: comemore o equinócio de primavera e realize desejos

Editado e atualizado por Laila Lopes

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias