Dolomita – Descubra o poder da máscara de porcelana para a pele

Extraída de rochas calcárias, essa máscara é rica em minerais que deixam a pele lisinha, iluminada e cheia de viço.

1.028

- Continue depois da Publicidade -

Você já ouviu falar na dolomita? Trata-se de um mineral, geralmente vendido em pó, composto por magnésio e carbonato de cálcio. Na rotina de beleza, é a famosa “máscara de porcelana“, que ajuda a firmar a pele, reduzir rugas e clarear manchas e olheiras. Descubra tudo sobre essa opção natural:

  • Depois, veja também Máscara de argila: qual a melhor para sua pele, benefícios e como preparar.

O que é e como usar a dolomita?

 

Assim como as máscaras de argila, a dolomita também pode ser aplicada no rosto. Famosa desde a Antiguidade, ela é extraída de rochas calcárias e é comumente encontrada em forma de um pó branco muito fino. Durante a extração, ocorre a purificação do mineral, a fim de eliminar qualquer vestígio de metais pesados ou contaminantes químicos e biológicos,

pó de dolomita
Dolomita em pó. Imagem: Reprodução

 

Graças à espessura micro, os componentes conseguem penetrar profundamente na pele, que absorve facilmente os minerais. Incrível, não é mesmo? Isso porque ela possui propriedades alcalinizantes, analgésicas, calmantes, remineralizantes e anti-inflamatórias. Por isso, faz sucesso como máscara facial, indicada para todos os tipos de pele.

Até mesmo no couro cabeludo a dolomita faz sucesso: ela ajuda a fortalecer o fio e reduz a caspa seborréica. Para isso, é interessante conversar com um profissional de confiança, pois o uso do mineral é interessante durante as fases da terapia capilar.

De modo geral, é muito fácil encontrar o pó de dolomita em lojas de produtos naturais. Contudo, assim como na compra de argilas, o ideal é preferir fornecedores certificados e de confiança. Ao optar por isso, você garante que o material é de qualidade e boa procedência, duas coisas indispensáveis na hora de comprar qualquer produto de skincare.

Uma das aplicações mais famosas é, de fato, a máscara de dolomita, mais famosa como “máscara de porcelana“. Para isso, basta adicionar água filtrada ou soro fisiológico ao pó e mexer até formar uma pasta. Você pode, ainda, combinar o mineral com alguma argila específica para o seu tipo de pele. A combinação com argila branca faz o maior sucesso!

Benefícios da máscara de porcelana

dolomita em pó para o rosto
Imagem: Reprodução / Daily Mail

 

Agora que você já desvendou a origem desse pó mágico, hora de conhecer as vantagens de usar o mineral na rotina de skincare. A lista, certamente, vai convencer. Vamos lá:

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

  • Penetra profundamente nos poros e neutraliza a acidez da pele;
  • Acalma, tonifica e devolve minerais essenciais para a saúde da derme;
  • Auxilia no tratamento de cravos e espinhas;
  • Com o uso contínuo, é possível reduzir linhas de expressão e rugas, pois a dolomita ajuda a firmar a pele;
  • Também clareia manchas e olheiras, sendo indicada como auxiliar no tratamento de melasma (consulte um médico de confiança antes de iniciar qualquer procedimento caseiro);
  • Ilumina e deixa um efeito “porcelana” na pele;
  • Melhora elasticidade e o tônus da pele

 

Além da aplicação na face, também é possível aplicar a máscara de dolomita no corpo. Em algumas clínicas estéticas, por exemplo, ela faz parte dos tratamentos detox e também para a melhora na aparência de estrias e celulites.

Como fazer máscara de porcelana?

benefícios da máscara de porcelana
Imagem: Kylie Jenner

 

Outra grande vantagem do uso da dolomita é a praticidade. Assim como a argila, você pode simplesmente diluir em líquido e aplicar. Ademais, vale combinar com outros ingredientes como óleo de jojoba e óleos essenciais para uma versão turbinada.

Tudo vai depender, é claro, do objetivo e da sua familiaridade com máscaras faciais caseiras.  Contudo, para facilitar, confira a receita básica:

Ingredientes:

  • 1 colher de dolomita (aumente caso a aplicação seja corporal)
  • O quanto baste de água ou soro fisiológico
  • Pincel
  • Utensílios de plástico ou cerâmica para preparar

 

Modo de preparo e aplicação:

  1. Em primeiro lugar, misture o pó de dolomita com água até atingir uma consistência homogênea;
  2. Na sequência, aplique no rosto limpo com auxílio de um pincel;
  3. Então aguarde 20 minutos enquanto a máscara age na pele;
  4. Por fim, remova com água fria e finalize aplicando seu hidratante favorito.
  5. Repita semanalmente ou a cada 15 dias.

 

 

 

No entanto, ainda que se trate de um ingrediente natural, é preciso tomar alguns cuidados.  Por isso, antes de iniciar o tratamento, a dica é certificar-se de que você não tem nenhuma alergia ao componente.

Sendo assim, é possível aplicar uma pequena quantidade no pulso, retirar após 20 minutos e aguardar 24 horas. Por fim, caso note qualquer alteração ou desconforto, não prossiga com a aplicação e consulte um médico. Grávidas, gestantes e lactantes devem ter cuidado redobrado com qualquer cosmético.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também