Máscara de argila: qual a melhor para sua pele, benefícios e como preparar

As máscaras de argila vêm em diversas cores, oferecendo benefícios variados para a pele. Entenda as diferenças e escolha a sua!

468

- Continue depois da Publicidade -

A máscara de argila é um tratamento seguro e fácil de fazer que reduz a oleosidade, purifica e hidrata a pele. Seus excelentes resultados e versatilidade garantem um lugar na rotina de cuidados de pessoas com diversos tipos de pele.

No entanto, diferentes argilas atendem com mais eficácia diferentes necessidades. Assim, é fundamental conhecer cada tipo e entender sua ação na pele para escolher a melhor para si.

  • Depois, veja também Dolomita e descubra o poder da máscara de porcelana para a pele. Extraída de rochas calcárias, essa máscara é rica em minerais que deixam a pele lisinha, iluminada e cheia de viço.

 

máscara de argila 2
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Qual máscara de argila é melhor?

 

As máscaras de argila possuem diferentes cores de acordo com os metais presentes em sua composição química. Essa composição é o que determina o efeito da argila. Por isso, a cor da argila terá tudo a ver com os benefícios que ela oferece.

Para peles normais, isso não representa um grande motivo para preocupação. Mas no caso de peles sensíveis, com acne ou outras particularidades, escolher a variedade certa pode ter grande impacto. Saiba tudo:

 

Argila Branca

 

A máscara de argila branca é imbatível na redução das manchas de pele. Seu efeito clareador é visível a olho nu mesmo após as primeiras aplicações. Sendo assim, ela é um excelente complemento a tratamentos de melasmas.

Além disso, essa máscara regula a oleosidade e promove a cicatrização. Dessa forma, também pode colaborar para o tratamento da acne.

Conheça ainda a Niacinamida – A vitamina que clareia a pele, elimina manchas e reduz rugas.

máscara de argila 6
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Argila Preta

 

A máscara de argila preta se destaca pela sua ação purificante. Rica em alumínio e silício, tem  efeito desintoxicante, anti-inflamatório, absorvente, antiestresse e anti-artrósico.

Assim, é a mais indicada para peles oleosas, para pessoas que utilizam maquiagem diariamente e para quem reside em cidades grandes onde a exposição a poluição é maior.

Também graças as propriedades anti-inflamatórias, a argila preta é indicada para controlar a acne, reduzindo a inflamação das espinhas.

 

Argila Amarela

 

Rica em silício, a máscara de argila amarela é um rejuvenescedor natural, estimulando a produção de colágeno. Sendo assim, é muito eficiente no combate ao aparecimento de linhas de expressão.

Além do silício, o ferro e o potássio ajudam a manter a hidratação natural da pele, preservando seu tônus e elasticidade. Por tudo isso, a argila amarela é ideal para peles maduras.

Assim, confira também,  Alimentos anti-idade: pele jovem, cérebro afiado e prevenção de doenças.

máscara de argila 3
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Argila Vermelha

 

O óxido de ferro da argila vermelha é fundamental para a respiração celular. Por isso, essa máscara auxilia na renovação da estrutura das células da pele. Sendo assim, também é fortemente recomendada para peles maduras.

Além disso, a máscara de argila vermelha é bastante delicada e cicatrizante. Por isso, pode ser utilizada por pessoas com peles sensíveis e acneicas.

  •  Veja também Óleo de jojoba – Para que serve o melhor óleo vegetal para pele e cabelos.

Argila Verde

 

A máscara de argila verde é a queridinha das peles oleosas. Sua composição química lhe confere ação adstringente, tonificante, bactericida, analgésica e desobstruidora dos poros.

Essa argila é excelente na absorção de toxinas e também atua como um antioxidante e cicatrizante. Sendo assim, é possível observar melhora no aspecto da acne logo após a primeira aplicação.

Já uma outra opção que também ajuda no trato de peles oleosas é o Óleo essencial de melaleuca – Aliado da beleza da pele e cabelos, é uma opção natural para pele acneicas.

 

Argila Rosa

 

A máscara de argila rosa é excelente para peles sensíveis e delicadas. Sua ação antisséptica e cicatrizante é uma mistura as argilas vermelha e branca.

Além disso, seu efeito tensor e propriedades anti-inflamatórias a tornam ideal para tratamentos corporais para celulite e flacidez. Por outro lado, pode auxiliar em tratamentos de queda de cabelo, estimulando a circulação sanguínea e, dessa forma, o crescimento dos fios.

 

máscara de argila 4
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Como preparar uma máscara de argila?

 

A aplicação correta da máscara de argila é muito importante. Siga nosso passo a passo para não errar!

 

  1. Antes de mais nada, prenda os cabelos, remova a maquiagem e higienize o rosto com produtos suaves.
  2. Em uma vasilha, coloque 1 colher de sopa de argila e adicione uma colher de água mineral ou soro fisiológico.
  3. Misture bem  o líquido e vá adicionando mais até obter uma pasta (se ficar muito líquido, coloque mais argila).
  4. Em seguida, com o auxílio de uma espátula ou pincel largo de maquiagem. cubra o rosto com a mistura.
  5. Assim que começar a secar, remova completamente com água abundante

Você também pode usar chá de camomila e calêndula ao invés da água. Essas são ervas calmantes e cicatrizantes que potencializam os efeitos da máscara.

 

Cuidados ao fazer máscara de argila

 

Ao fazer a sua máscara, é fundamental removê-la antes da secagem total. Na fase seca, a argila retira a umidade da superfície da pele, deixando-a desidratada. Sendo assim, algumas pessoas se queixam de sensação de “rigidez” após usarem a máscara. Na verdade, o problema não é a máscara, mas a aplicação inadequada.

Se você quiser ficar mais tempo com sua máscara, não há problema: é só comprar um borrifador. Assim, você pode borrifar água em seu rosto de pouco em pouco, mantendo a argila umedecida. Dessa forma, é possível manter a máscara no rosto por até meia hora.

 

máscara de argila 7

    Imagem: Reprodução / Pexels

 

O que passar após a máscara de argila?

 

Após a aplicação da máscara de argila, é correto tonificar e hidratar a área. O primeiro passo pode ser feito com tônicos ou hidrolatos naturais. Em seguida, um sérum hidratante é o mais indicado para hidratar a pele sem obstruir os poros.

Por fim, veja também 9 benefícios da babosa e todo o poder da Aloe vera para saúde, pele e cabelos. Além de Chá de malva – Pele bonita, emagrecimento e boca saudável em uma xícara!

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também