Hidratação de Mechas – Saiba como preservar a saúde e luminosidade dos fios

Aprenda a cuidar de suas mechas do jeito certo para recuperá-las do forte processo químico e garantir todo o brilho e luminosidade dos fios.

325

A hidratação de mechas é extremamente importante para preservar a beleza obtida pela técnica que ilumina os fios. Ainda que deixe seus cabelos mais bonitos, o processo químico das mechas é bastante forte. Logo, você precisará adotar cuidados extras se quiser garantir que as madeixas se mantenham fortes e brilhantes.

 

Por que a hidratação de mechas deve ser diferente?

 

A hidratação das mechas deve responder às características específicas do cabelo após esse tratamento. Existem muitos aspectos que devem ser observados nos fios para que possamos escolher os produtos certos para seu tratamento.

Além disso, os processos químicos são capazes de alterar profundamente essas características. Por exemplo, ao escolher a hidratação, levaremos em consideração se um cabelo é oleoso ou seco, mas também se ele já foi alisado ou colorido.

 

como hidratar mechas
Imagem: Reprodução / Instagram

 

No caso dos cabelos com mechas, é comum que seja necessário um processo de descoloração antes da aplicação da cor. Logo, os fios serão expostos a produtos químicos que causam intenso ressecamento.

Isso porque a descoloração eleva o pH dos fios de 5,5 para 10, fazendo com que as cutículas se abram por completo. Dessa forma, os fios perdem muito de sua umidade, ficando frágeis e quebradiços. Sendo assim, toda vez que as madeixas forem submetidas a procedimentos químicos que mudem suas cores, o cabelo sofrerá com o ressecamento e precisará de socorro.

 

Cuidados com as mechas

 

O aspecto de nossos fios dependerá, é claro, dos tratamentos que utilizamos para mantê-los macios e brilhantes. No entanto, nossos hábitos cotidianos também têm peso na saúde do cabelo e pequenas mudanças podem fazer muita diferença.

Logo, criar hábitos que colaborem para a beleza de suas madeixas pode ser muito mais efetivo do que investir em tratamentos feitos por um profissional. Veja nossas dicas para garantir a hidratação de mechas:

 

Proteja seus fios do sol

 

O processo de descoloração descrito acima torna os cabelos mais sensíveis à ação de fatores externos. Assim, é necessário ter mais cuidado com a radiação solar. Como sabemos, os raios UVA e UVB são prejudiciais à saúde da pele, mas os fios também sofrem com seus efeitos.

Os resultados da exposição solar dos cabelos incluem ressecamento, pontas duplas e, no caso das mechas, desbotamento da cor escolhida. Sendo assim, ao incluir na sua rotina de cuidados um produto leave-in com fator de proteção solar, você garante mechas saudáveis e cores vivas por mais tempo.

 

hidratação de mechas
Imagem: Reprodução / Instagram

 

Pegue leve na temperatura da água, na chapinha e no secador

 

Como o processo de descoloração já elimina boa parte da umidade do cabelo, tudo que puder ressecá-lo ainda mais se torna um problema. Dessa forma, as temperaturas elevadas devem ser evitadas sempre que possível.

Assim, procure não usar água excessivamente quente ao lavar as madeixas e busque formas alternativas de finalização que não usem calor. Porém, se a chapinha ou o secador forem realmente indispensáveis, um bom protetor térmico aplicado antes de seu uso já ameniza bastante o efeito nocivo à fibra capilar.

 

 

Escolha bem o shampoo

 

Você também pode gostar!

A maior delicadeza dos fios com mechas acaba por exigir shampoos específicos para os mesmos. Por exemplo, shampoos antirresíduos provavelmente serão agressivos demais, além de serem capazes de remover o tonalizante utilizado nas mechas.

Por isso, procure shampoos mais suaves e, se possível, já criados para cabelos coloridos. Hoje em dia, existem produtos desenvolvidos especificamente para cabelos clareados, que fazem um excelente trabalho evitando o amarelamento do tom e clareando as mechas levemente.

Além disso, um bom shampoo tonalizante ou matizante deve ser utilizado de 15 em 15 dias, evitando o desbotamento da cor e preservando o aspecto original das mechas. Lembrando que Morena iluminada é o tom da vez.

 

hidratação de mechas
Imagem: Reprodução / Instagram

 

 

Conheça os condicionadores ácidos

 

O pH do condicionador pode fazer toda a diferença na tarefa de manter a hidratação das mechas. Normalmente, o pH dos cabelos é levemente ácido, o que é alterado pelos processos químicos, que elevam o pH natural dos fios, como já foi mencionado.

Porém, os condicionadores ácidos são capazes de neutralizar o pH dos cabelos quimicamente tratados, restaurando-os a seu estado natural.

Além disso, o pH baixo deixa as fios com carga positiva e mais ligações de hidrogênio entre as escamas de queratina. Isso faz com que as cutículas selem corretamente, corrigindo a porosidade da estrutura. Isso colabora para as madeixas adquirem o aspecto de brilho e maciez almejado.

 

Atenção ao cloro

 

Talvez você adore uma piscina, mas seus cabelos mechados não compartilham dessa opinião. O uso do cloro para manutenção da higiene da água é um risco para as mechas, que ficam esverdeadas em contato com esse produto.

Infelizmente, ainda não existem tratamento para evitar esse efeito tão desagradável. Assim, mantenha os cabelos sempre bem presos ao entrar na água e, se necessário, use touca impermeável. Além disso, logo que sair da piscina lave bem os fios com shampoo neutro e capriche na hidratação com uma boa máscara.

 

hidratação de mechas 4
Imagem: Reprodução / Instagram @balancedles. Veja também:  Transição capilar das famosas – Com antes e depois, desafios, dicas e fotos!

 

Produtos para a hidratação de mechas

 

Como qualquer outro processo químico, as mechas deixarão seus cabelos não apenas ressecados, mas também mais finos e suscetíveis à quebra. Por isso, a hidratação de mechas não é tão simples quanto a de um cabelo em seu estado natural.

Logo, procure produtos de reconstrução capilar, que preenchem a estrutura dos fios e conferem volume às madeixas. A hidratação deverá ser feita com mais frequência também, de preferência toda semana. Você pode ter uma máscara de aplicação mais simples e breve para usar semanalmente e outra, mais forte e cuja aplicação toma mais tempo, para usar uma vez por mês.

Alguns cabeleireiros recomendam  a adoção de um cronograma capilar específico para cabelos quimicamente tratados, que alternará hidratação, nutrição e reconstrução. Cada etapa do cronograma utiliza um tipo de máscara de tratamento, para agir em diferentes frentes: repor água, repor lipídios e reconstruir as fibras capilares.

Além disso, os cuidados de hidratação podem ser complementados com o uso de um bom leave-in, que deverá ser alternado com o protetor térmico nos dias em que o secador e a chapinha forem indispensáveis.

Uma dica, é Óleo de Argan que garante aspecto saudável aos fios, com nutrição intensa e duradoura, trazendo assim, maciez, mechas disciplinadas e sem frizz. Ainda fecha as escamas do cabelo, formando uma película que segura a hidratação, além de proporcionar brilho.

Por fim veja: Botox capilar – Saiba tudo sobre o tratamento que rejuvenesce os fios.

você pode gostar também