Hoje vamos falar sobre a máscara de argila! Os diferentes tipos de argila fazem parte da rotina de beleza de homens e mulheres há séculos. Afinal, elas são naturais e podem trazer inúmeros benefícios para a pele – isso é, quando usadas da forma correta.

O problema é que, apesar de elas serem muito populares, nem todo mundo sabe como utilizar as máscaras. Afinal, qual a quantidade de água que deve ser aplicada? Por quanto tempo devo deixar a máscara agir no rosto? Qual é a melhor argila para a minha pele?

Essas são apenas algumas das dúvidas que atingem os beauty lovers que querem incluir a argila na rotina. Por isso, separamos aqui os 7 erros mais comuns na hora de preparar e usar a sua máscara para você aproveitar ao máximo os benefícios da argila. Vamos conferir?

Como fazer máscara de argila?

Máscara de argila: como fazer
Fonte: Canva

A máscara de argila consiste na preparação com uma parte igual de água e de argila. Ou seja, se você vai utilizar uma colher de sopa da argila, a mesma quantidade de água pode ser utilizada para atingir a consistência ideal.

Porém, é importante ressaltar que as pessoas têm preferências diferentes quando o assunto é a preparação da máscara. Enquanto algumas preferem uma consistência mais grossa, outras preferem deixá-la mais líquida.

Esses dois métodos também podem ser seguidos, desde que você adapte os cuidados na hora de remover a máscara do rosto.

Além disso, você pode também potencializar a sua máscara adicionando gotas de séruns ou óleos faciais na preparação. Aproveite!

No vídeo abaixo, você confere mais dicas de como preparar corretamente a sua máscara:

Agora que você já sabe como misturar a argila, vamos aos erros mais comuns na hora da preparação e uso. Assim, você nunca mais vai errar!

7 erros comuns ao preparar e usar a máscara de argila

Como usar argila
Fonte: Canva

Não limpar a pele antes

O primeiro passo de toda rotina de beleza deve sempre ser limpar a pele. Afinal, tratamentos e cosméticos sempre funcionam melhor quando aplicados em uma pele higienizada.

Caso você não limpe o rosto antes de aplicar a máscara, ela pode não penetrar tão profundamente na pele. Consequentemente, os benefícios de seu uso são reduzidos.

Por isso, mesmo após um dia corrido, sempre invista no tempo para lavar bem o rosto. Aliás, vale até mesmo aplicar um tônico adstringente ou hidratante, dependendo do seu tipo de pele, antes de avançar para a máscara.

Aplicar pouco produto

Aplicar máscara de argila
Fonte: Canva

A máscara de argila deve sempre ser aplicada em abundância e no rosto todo. Caso você faça uma camada muito fina, ela vai secar muito rápido – e mais para a frente você vai descobrir que isso também é um problema.

Claro que não é necessário exagerar na aplicação, já que isso pode dificultar a remoção após o tempo de uso. Porém, o ideal é que você faça uma camada grossa e uniforme por todo o rosto, evitando a área dos olhos e a região muito próxima aos lábios.

Essas áreas são mais ressecadas que o resto do rosto e a argila pode prejudicar a pele sensível.

Utilizar a máscara de argila muitas vezes na semana

Frequência da máscara de argila
Fonte: Canva

Por mais que a argila, de fato, traga muitos benefícios para a pele, é preciso também utilizá-la com cuidado. Máscaras faciais produzidas em laboratórios são preparadas da forma ideal para serem utilizadas sem irritar a pele. Porém, como a argila é natural, sempre existe esse risco.

Utilizar um produto que não foi manipulado para o uso na pele muitas vezes na semana pode irritar principalmente as peles mais sensíveis. Sendo assim, o mais indicado por especialistas é que esse tipo de máscara seja utilizado, no máximo, uma vez por semana e com pelo menos três dias de intervalo entre um uso e outro.

Ao seguir essas recomendações, você vai aproveitar os benefícios do tratamento com muito mais segurança!

Deixar a máscara secar

Fonte: Canva

Esse é, provavelmente, o erro mais comum cometido por quem quer usar uma máscara de argila. Durante muitos anos, ouvimos que o ideal era esperar até que a máscara ficasse completamente seca para, então, removê-la.

Porém, especialistas já comprovaram que, quando a argila seca, ela começa a “sugar” a oleosidade natural e benéfica da pele, bem como os seus nutrientes e a água.

É fácil de entender por que quando comparamos a argila com o pó compacto e translúcido da maquiagem, por exemplo. A função destes produtos é justamente segurar essa oleosidade, então, a argila cumpre a mesma função, mas de uma forma mais agressiva.

Qual a forma correta de usar a máscara de argila?

Logo, para aproveitar os benefícios da argila, você tem duas opções: deixá-la agindo por menos tempo, cerca de 10 minutos e remover antes que ela seque completamente; ou você pode também umedecer a argila constantemente, usando uma água termal ou essência. Com isso, é possível deixá-la na pele por mais tempo.

Falar ou mexer muito o rosto durante o uso

Da mesma forma, outro ponto no qual você precisa prestar atenção ao usar a máscara de argila é manter o rosto o mais parado possível. Isso porque, conforme a argila seca, ela pode também endurecer e fazer com que você faça mais força do que o necessário para falar ou movimentar o rosto.

Com o tempo, esse esforço extra pode potencializar o surgimento de rugas e linhas de expressão. Portanto, o ideal é que você fique com o rosto o mais imóvel possível enquanto deixa a máscara agir, ok?

Fazer muita força para retirar a argila

Remover máscara de argila
Fonte: Canva

A remoção da sua máscara também é uma etapa importante e que pode potencializar ou prejudicar o uso da argila. Isso porque as argilas têm também a função de esfoliar a pele. Logo, é preciso ter muito cuidado para não exagerar nessa esfoliação e sensibilizar a pele.

Então, para tirar a argila, faça movimentos suaves e usando bastante água corrente ou lenços. Vale até tirar no banho – desde que a água não esteja quente, ok? Evite esfregar toalhas ou algodão.

Abaixo, você confere dicas de como remover a argila de forma segura:

Usar apenas um tipo de máscara de argila

Por último, por que não investir em diferentes tipos de argila para cuidar ainda melhor da sua pele?

Como cada uma delas tem os seus próprios benefícios (por exemplo, a argila verde é hidratante, enquanto a preta é purificadora, a amarela traz elasticidade e a branca age como iluminadora), variar a sua rotina entre as diferentes cores pode fazer toda a diferença!

E aí, gostou de saber mais sobre as melhores formas de usar a argila na rotina de skincare? Então, se você também é uma beauty lover e quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da maquiagem, cabelo, unhas e cuidados com a pele, acompanhe o canal de beleza do Fashion Bubbles!