óleos essências em fundo branco

Óleo no cabelo: como fazer hair oiling, tendência do TikTok que promete fortalecer os fios

Veja dicas de como passar óleo essencial e vegetal no cabelo e os benefícios da técnica de hair oiling para fios mais brilhosos

Compartilhe

A nova tendência capilar é passar óleo no cabelo! A técnica consiste na aplicação do produto principalmente no couro cabeludo, mas também no comprimento. Além disso, existem diferentes tipos de óleos para atender à necessidade de cada fio.

Assim, o hair oiling é indicado para todas as texturas de cabelo. Confira como fazer a trend do TikTok:

É bom colocar óleo no cabelo?

Na hora de passar óleo no cabelo, principalmente no couro cabeludo, surgem muitas dúvidas. Mas a técnica é benéfica para os fios e além de hidratar, fortalece.

Essa técnica é antiga e tem origem na medicina oriental Ayurveda, que busca da harmonia com as leis da natureza.

Ademais, o hair oiling remete a umectação capilar, que consiste em passa óleo em todo o cabelo também. Entretanto, a diferença está no tipo de óleo.

Na nova tendência o principal são os óleos essências, que são muito populares entre a aromaterapia, e são diluídos em vegetais para o processo. Já na umectação, os óleos vegetais são o destaque e não diluidores.

Qual é o melhor óleo para passar no cabelo?

O melhor óleo para o momento hair oiling depende da necessidade e tipo dos fios. Inclusive, pessoas de cabelo oleoso podem fazer parte da tendência. Confira o benefício de cada óleo essencial:

montagem ilustrações de tipos de óleo essencial para passar no cbelo
Fonte: Cava/Montagem Victória Abreu

Alecrim

O óleo de Alecrim é ideal para combater a queda capilar, pois fortalece o sistema circulatório e consequentemente o resulto são fios mais saudáveis.

Manjericão

Além de propriedades anti-inflamatórias, o óleo de manjericão age no sistema endócrino, induz ao relaxamento e alivia o estresse.

Lavanda

Passar esse tipo de óleo no cabelo é ideal para quem procura ação tônica. Entre os casos beneficiados pelo óleo de lavanda estão: inflamações, dermatites, eczema, psoríase e alopecia areata.

Bergamota

O óleo essencial de bergamota protege a pele do couro cabeludo contra rachaduras e fissuras

Melaleuca ou tea tree

Para quem tem o cabelo oleoso e tem medo da técnica de hair oiling é indicado testar o óleo de melaleuca. Ele trata de distúrbios de oleosidade, caspa, seborreia e dermatites. Ademais, atua na elinação de bactérias que podem causar infecções.

Hortelã-pimenta

Esse óleo essencial é conhecido por acelerar o metabolismo, assim combate o cansaço, tonifica, estimula a sensação de bem-estar e alivia coceiras da pele.

Laranja-doce

Na técnica de óleo no cabelo o de laranja-doce é conhecido por auxiliar a absorção da vitamina C, hidratar pele seca, rugas e dermatites.

Cedro

O óleo de cedro contribui para o crescimento dos fios e controla a queda capilar. Devido as propriedades antifúngicas e antibacterianas desse óleo essencial, ele é indicado para melhorar o controle da caspa e dermatite, pois controla a oleosidade também.

Patchouli

Na hora do hair oiling o óleo de patchouli é escolhido pelo potencial no combate a inflamações e infecções do couro cabeludo.

Argan

O óleo de argan já é, sem dúvida, muito popular no mundo de tratamentos capilar, e sua versão pura não é diferente.

Esse óleo carrega antioxidantes como vitamina E, que é essencial para saúde dos fios. Assim, ele é capaz de melhorar a estilicidada e hidratação tanto dos cabelos, quanto da pele. O resultado desse óleo no cabelo é uma aparência sedosa e brilhosa.

Como usar o óleo de cabelo no cabelo?

Para usar óleo no cabelo é necessário diluir o essencial em um vegetal, pois o primeiro é muito concentrado. Assim, para o blend é recomendado misturar 5ml de de óleo vegetal, como de abacate, uva ou azeite, com duas a cinco gotas do óleo essencial escolhido.

O tratamento pode ser feito uma vez por semana antes de lavar o cabelo. Separamos tutoriais para incluir na rotina:

Tutorial Hair Oiling

  1. Desembarace o cabelo

    Com o cabelo sujo, antes de lavar, penteie para que o óleo possa penetrar melhor nos fios.

  2. Separe um pote para a mistura

    Em um pote ou prato pequeno adicione o óleo vegetal. A proporção é 5ml para duas a cinco gotas de óleo essencial.

  3. Adicione o óleo essencial a mistura

    É importante tomar cuidado nesse passo para não colocar uma quantidade a mais

  4. Aplique a mistura na raiz do cabelo

    Após misturar os óleos aplique no couro cabeludo. Enquanto deixa agir é legal massagear para estimular a circulação sanguínea do local.

  5. Enxague o cabelo como de costume

    Depois de deixar o óleo agir no cabelo enxague e finalize como de costume.

Quanto tempo deixar o óleo capilar no cabelo?

Não há tempo exato para deixar o óleo no cabelo, entretanto, é importante deixar agir pelo menos de 30 minutos a duas horas.

Contudo, é possível fazer o processo durante a noite e lavar no dia seguinte.

Quando passar óleo no cabelo?

A técnica de hair oiling, que virou tendência no TikTok, é indicada para quem procura melhor a saúde do couro cabeludo e a aparência dos fios.

Na hora escolher o óleo é necessário levar em conta a condição e necessidades do seu cabelo, bem como ressecamento, quebra, queda, caspa, opacidade, entre outros.

O tratamento pode ser feito um dia por semana antes de lavar o cabelo. O resultado da prática continua são fios saudáveis, macios, fortes e brilhosos.

Em suma, passar óleo no cabelo é indicado para todos os tipos e texturas de cabelo, até mesmo oleosos. O ponto principal é, sem dúvida, saber escolher o óleo e aplica nas proporções corretas para não pesar os fios com uma forte concentração.

As possiblidades são várias e é possível ir fazendo trocas conforme o cabelo mudar ao longo do ano.

Ademais, não deixe de conferir o canal de Beleza e Cuidado Pessoal do Fashion Bubbles para ficar por dentro das tendências e dicas!

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias