25 de janeiro: as datas comemorativas de hoje, terça

Hoje é o vigésimo quinto dia do primeiro mês do ano. Confira as celebrações de 25 de janeiro e cartões para compartilhar
25 de janeiro datas comemorativas

Montagem: Paulo Costa

Hoje é dia 25 de janeiro! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!


Quando é dia 25 de janeiro?


Nesse sentido, confira o cartão virtual de bom dia que você pode compartilhar nas suas rede sociais. Fonte: Canva (adaptado)

Em 2022, 25 de janeiro cai em uma terça-feira. Trata-se do 25º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 340 dias para 2023. Além disso, a fase da Lua é minguante e estamos na verão. Nascidos em 25 de janeiro são do signo de Aquário.

Assim sendo, estamos no final do primeiro mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de janeiro de 2022. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.


  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2022: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?


Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.



Qual o santo do dia 25 de janeiro?


No dia 25 de janeiro, a Igreja Católica celebra o dia de São Paulo.


Dia de São Paulo


Hoje, dia 25 de janeiro, a Igreja Católica comemora o Dia de São Paulo. Paulo foi um dos apóstolos de Cristo e também um dos maiores pregadores do Cristianismo.

Nascido como Saulo, em Tarso, na Turquia, entre os anos 15 a 5 a.C, Paulo, antes de se converter, era um perseguidor dos discípulos de Jesus.

Entretanto, Paulo teve uma visão de Jesus envolto em uma luz incandescente, que o cegou por três dias, e decidiu se converter ao Cristianismo. Então, foi batizado, recuperou sua visão e começou a pregar em nome de Jesus.

Sendo assim, a conversão de São Paulo é um dos momentos mais importantes para o catolicismo. Isso porque, representa a graça divina, que foi capaz de transformar um perseguidor de Jesus em um dos maiores evangelizadores.

Desse modo, São Paulo também foi perseguido por conta da sua fé e morreu decapitado no ano de 67, em Roma.

Related Post

Por fim, Paulo é considerado o padroeiro dos autores, editores e da imprensa, e sua representação é feita com uma espada e um livro.


Oração a São Paulo


Deus Eterno e Todo-Poderoso, pela intercessão de São Paulo Apóstolo, possamos obter de Vós as bênçãos e as graças que mais necessitamos para nossa vida e seremos colaboradores na evangelização dos povos. Convertei nossos corações à semelhança de São Paulo Apóstolo, para que, fortalecidos, possamos anunciar Jesus Cristo Vivo e Ressuscitado. Guardai a nossa fé e acolhei os nossos propósitos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém!”


Fonte: Canva (adaptado)


O que se comemora no dia 25 de janeiro?


Você não sabe o que é comemorado no dia 25 de janeiro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia dos Correios e Telégrafos, Dia do Carteiro, Dia Nacional da Bossa Nova e Aniversário de São Paulo.


Dia dos Correios e Telégrafos


No dia 25 de janeiro, celebra-se o Dia dos Correios e Telégrafos. A Empresa Brasileira Correios e Telégrafos (ECT), mais conhecida como Correios, é uma empresa pública federal que fornece um serviço de entrega e envio de correspondências no Brasil.

Sendo assim, a data é uma homenagem a criação do Correios-Mor, em 25 de janeiro de 1663, no Rio de Janeiro.

Dessa forma, neste dia, é preciso homenagear esta empresa que, além de chegar em todos os municípios brasileiros, também conecta o nosso país com o mundo.

Então, esta empresa merece ser modernizada e aperfeiçoada, para que assim, continue facilitando o dia a dia de muitas pessoas e empresas.


Fonte: Canva (adaptado)


Dia do Carteiro


O Dia do Carteiro é celebrado anualmente no dia 25 de janeiro. A data é uma homenagem a nomeação do alfares João Cavalheiro Cardozo para o cargo de Correio, durante o surgimento dos Correios-Mores, no Brasil.

Os mensageiros, primeiros carteiros, são fundamentais para história do nosso país, uma vez que, eles eram usados para a comunicação entre pessoas importantes que estavam distantes.

Inclusive, foi um mensageiro, Paulo Bregaro, que entregou as cartas que provocaram a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, por Dom Pedro I.

Então, a profissão carteiro, como conhecemos hoje, só surgiu em 1835, quando começaram a entregar as correspondências à domicílio.

Atualmente, nos Correios, existem cerca de 60 mil carteiros que distribuem mais de 35 milhões de objetos por dia.


Fonte: Canva (adaptado)

Em seguida, confira algumas mensagens em homenagem aos Carteiros.


Frases de Dia do Carteiro


  • Somos carteiros: temos a missão de caprichar na entrega, evitar que a carta chegue molhada e, principalmente, gostar do que fazemos.
  • Obrigado, Senhor Carteiro, por ser tão profissional. Sem saber você já levou meu coração em muitas cartas, e já trouxe muito amor dentro de muito envelopes.
  • Feliz Dia do Carteiro! Obrigado por todas as entregas e por permitir fazer o mundo girar e ajudar as pessoas a seguirem os caminhos.
  • Parabéns aos profissionais que são fundamentais para todo o mundo. Feliz Dia do Carteiro!

  • Além disso, veja Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Dia Nacional da Bossa Nova


No dia 25 de janeiro, se comemora o Dia Nacional da Bossa Nova. A data foi aprovada pelo Congresso em abril de 2009.

Dessa forma, o marco inicial do gênero musical, foi a música “Chega de Saudade”, de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, que foi gravada e imortalizada por João Gilberto.

A Bossa Nova, uma mistura de samba e jazz americano, garantiu seu lugar no mundo inteiro no final da década de 50 e nos anos 60.

Dessa forma, com mais de 60 anos de história, a Bossa Nova reúne inúmeras músicas marcantes, como Garota de Ipanema, Águas de março, Desafinado, Água de beber e Samba do avião.

Então, além de ser comemorado o Dia Nacional da Bossa Nova, no dia 25 de janeiro também se celebra o aniversário de Tom Jobim.



Fonte: Canva (adaptado)


Aniversário de São Paulo


No dia 25 de janeiro celebra-se anualmente o Aniversário de São Paulo. Dessa forma, em 2022, a cidade completa 468 anos.

A data é uma homenagem ao marco zero da cidade global brasileira, a fundação do Colégio dos Jesuítas. O Colégio foi fundado em 25 de janeiro de 1815 pelos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.

Sendo assim, tinha como objetivo catequizar e evangelizar os indígenas que viviam na região.

Então, este dia é considerado um feriado municipal da capital paulista. Entretanto, neste ano os paulistas não poderão aproveitar este dia, já que, o feriado foi antecipado para 2021, devido a pandemia do COVID-19.



Fonte: Canva (adaptado)

Em seguida, confira mensagens de homenagem a uma das maiores cidades do Brasil.


Frases de Aniversário de São Paulo


  • Parabéns, São Paulo! Uma cidade com tantos corações!
  • São Paulo, parabéns pelos seus anos! Essa cidade com muitos turistas, inclusive do Brasil todo, muitos em busca de melhores salários e oportunidades de trabalho.
  • Parabéns para essa cidade tão apaixonante, que dia 25/01 completa mais um ano! Feliz Aniversário São Paulo!

  • Então, para homenagear a cidade, preparamos um  super especial Aniversário de São Paulo com 30 frases para compartilhar, além de cartões para enviar no Whatsapp.

Próximas datas comemorativas do mês de janeiro


  • 26 de janeiro – Dia da Gula e Dia de São Timóteo;
  • 27 de janeiro – Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e Dia do Orador;
  • 28 de janeiro – Dia Internacional da Privacidade de Dados, Dia Internacional do Lego, Dia Nacional do Auditor-Fiscal do Trabalho, Dia do Portuário, Dia do Comércio Exterior, Dia de São Tomás de Aquino e Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo;
  • 29 de janeiro – Dia Nacional da Visibilidade Trans.
  • 30 de  janeiro – Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz, Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, Dia do Padrinho e Dia da Saudade;
  • 31 de janeiro – Dia do Mágico, Dia do Engenheiro Ambiental, Dia de São João Bosco e Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural.


25 de janeiro: conclusão


Embora 25 de janeiro não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Dia dos Correios e Telégrafos, Dia do Carteiro, Dia Nacional da Bossa Nova e Aniversário de São Paulo.


  • Por fim, confira também Feriados em 2022: Veja datas e dia da semana de todos!
Thamyres Barbosa: Estudante de Letras na UFRJ, apaixonada por literatura, por moda e pelo mundo.
Posts Relacionados