25 de janeiro é Aniversário de São Paulo e Dia do Carteiro. As datas comemorativas de hoje, quarta

25 de janeiro também é Dia dos Correios e Telégrafos e Dia Nacional da Bossa Nova. Veja ideias de conteúdo para compartilhar nas redes sociais!

Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Hoje é dia 25 de janeiro! Embora não seja feriado é um dia com celebrações muito importantes. Em seguida, você aprende um pouco sobre a relevância e a origem de cada uma delas.

Ao mesmo tempo, o Fashion Bubbles preparou algumas dicas de conteúdo e frases que podem ser compartilhados nas redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 25 de janeiro?

Nesse sentido, confira o cartão virtual de bom dia que você pode compartilhar nas suas rede sociais. Fonte: Canva (adaptado)

Em 2023, 25 de janeiro cai em uma quarta-feira. Trata-se do 25º dia do ano. Dessa forma, agora faltam 340 dias para 2024. Além disso, a fase da lua é nova e estamos no verão.

Assim sendo, estamos no final do primeiro mês do ano! Aproveite para ficar ligadinho nas datas comemorativas e feriados do mês no calendário de janeiro de 2023. Por lá, você também encontra dicas de conteúdo para compartilhar nas suas redes sociais.

  • Ao mesmo tempo, veja Calendário 2023: feriados, datas comemorativas e ideias de posts

Qual o horóscopo de hoje?

Veja, no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 25 de janeiro?

Nascidos em 25 de janeiro são de Aquário. Sem dúvida, os aquarianos são conhecidos por seu desejo de inovar e por sua independência. Curiosos, se interessam pelas mais diversas áreas do conhecimento.

Fonte: Canva. Montagem: Laís Rodrigues

Além disso, pessoas desse signo são modernas, generosas, comunicativas e sinceras. São muito persistentes em suas opiniões e, às vezes, discordam de tudo só para se provarem como diferentes dos outros.

O que se comemora no dia 25 de janeiro?

Você não sabe o que é comemorado no dia 25 de janeiro? Então, confira mais a seguir sobre o Dia dos Correios e Telégrafos, Dia do Carteiro, Dia Nacional da Bossa Nova e Aniversário de São Paulo.

Dia dos Correios e Telégrafos

No dia 25 de janeiro, celebra-se o Dia dos Correios e Telégrafos. A Empresa Brasileira Correios e Telégrafos (ECT), mais conhecida como Correios, é uma empresa pública federal que fornece um serviço de entrega e envio de correspondências no Brasil.

Sendo assim, a data é uma homenagem a criação do Correios-Mor, em 25 de janeiro de 1663, no Rio de Janeiro.

Fonte: Canva (adaptado)

Dessa forma, neste dia, é preciso homenagear esta empresa que, além de chegar em todos os municípios brasileiros, também conecta o nosso país com o mundo.

Então, esta empresa merece ser modernizada e aperfeiçoada para que, assim, continue facilitando o dia a dia de muitas pessoas e empresas.

Dia do Carteiro

O Dia do Carteiro é celebrado anualmente no dia 25 de janeiro. A data é uma homenagem à nomeação de João Cavalheiro Cardozo para o cargo de Correio, durante o surgimento dos Correios-Mores, no Brasil.

Os mensageiros, primeiros carteiros, são fundamentais para história do nosso país, uma vez que eles eram usados para a comunicação entre pessoas importantes que estavam distantes.

Inclusive, foi um mensageiro, Paulo Bregaro, que entregou as cartas que provocaram a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, por Dom Pedro I.

Fonte: Canva (adaptado)

Então, a profissão carteiro, como conhecemos hoje, só surgiu em 1835, quando começaram a entregar as correspondências em domicílio.

Atualmente, nos Correios, existem cerca de 60 mil carteiros que distribuem mais de 35 milhões de objetos por dia.

Em seguida, confira algumas mensagens em homenagem aos Carteiros:

Frases de Dia do Carteiro

  • Somos carteiros: temos a missão de caprichar na entrega, evitar que a carta chegue molhada e, principalmente, gostar do que fazemos.
  • Obrigado, Senhor Carteiro, por ser tão profissional. Sem saber você já levou meu coração em muitas cartas, e já trouxe muito amor dentro de muito envelopes.
  • Feliz Dia do Carteiro! Obrigado por todas as entregas e por permitir fazer o mundo girar e ajudar as pessoas a seguirem os caminhos.
  • Parabéns aos profissionais que são fundamentais para todo o mundo. Feliz Dia do Carteiro!
  • Além disso, veja Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Dia Nacional da Bossa Nova

No dia 25 de janeiro, se comemora o Dia Nacional da Bossa Nova. A data foi aprovada pelo Congresso em abril de 2009.

Dessa forma, o marco inicial do gênero musical, foi a música “Chega de Saudade”, de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, que foi gravada e imortalizada por João Gilberto.

A Bossa Nova, uma mistura de samba e jazz americano, garantiu seu lugar no mundo inteiro no final da década de 50 e nos anos 60.

Related Post
Fonte: Canva (adaptado)

Dessa forma, com mais de 60 anos de história, a Bossa Nova reúne inúmeras músicas marcantes, como “Garota de Ipanema”, “Águas de Março”, “Desafinado”, “Água de Beber” e “Samba do Avião”.

Então, além de ser comemorado o Dia Nacional da Bossa Nova, no dia 25 de janeiro também se celebra o aniversário de Tom Jobim.

Aniversário de São Paulo

No dia 25 de janeiro celebra-se anualmente o Aniversário de São Paulo. Dessa forma, em 2023, a cidade completa 469 anos.

A data é uma homenagem ao marco zero da cidade global brasileira, a fundação do Colégio dos Jesuítas. O Colégio foi fundado em 25 de janeiro de 1815 pelos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.

Sendo assim, tinha como objetivo catequizar e evangelizar os indígenas que viviam na região.

Então, este dia é considerado um feriado municipal da capital paulista.

Em seguida, confira mensagens de homenagem a uma das maiores cidades do Brasil:

Frases de Aniversário de São Paulo

  • Parabéns, São Paulo! Uma cidade com tantos corações!
  • São Paulo, parabéns pelos seus anos! Essa cidade com muitos turistas, inclusive do Brasil todo, muitos em busca de melhores salários e oportunidades de trabalho.
  • Parabéns para essa cidade tão apaixonante, que dia 25/01 completa mais um ano! Feliz Aniversário São Paulo!
  • A fim de homenagear a cidade, preparamos um  super especial Aniversário de São Paulo com frases para compartilhar, além de cartões para enviar no Whatsapp

Próximas datas comemorativas do mês de janeiro

  • 26 de janeiro – Dia da Gula e Dia de São Timóteo;
  • 27 de janeiro – Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e Dia do Orador;
  • 28 de janeiro – Dia Internacional da Privacidade de Dados, Dia Internacional do Lego, Dia Nacional do Auditor-Fiscal do Trabalho, Dia do Portuário, Dia do Comércio Exterior, Dia de São Tomás de Aquino e Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo;
  • 29 de janeiro – Dia Nacional da Visibilidade Trans e Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase 2023;
  • 30 de  janeiro – Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz, Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, Dia do Padrinho e Dia da Saudade;
  • 31 de janeiro – Dia do Mágico, Dia do Engenheiro Ambiental, Dia de São João Bosco e Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

Quarta é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. A quarta-feira, por exemplo, é dia de três orixás: Iansã, Obá e Xangô. Logo depois, veja como homenagear cada um!

Quem é Iansã na Umbanda?

Iansã é a dona dos mortos, orixá dos ventos e das tempestades. Foi a terceira mulher de Xangô e, como resultado, o acompanhou à guerra. Com o objetivo de agradecê-la, acenda velas brancas, cor-de-rosa ou vermelhas. Iansã gosta de cabra, galo e acarajé, só que não come abóbora.

Oração para Iansã. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Obá?

Forte e protetora, ela foi a primeira esposa de Xangô. Suas velas podem ser cor-de-rosa, brancas, laranjas ou violetas. Obá come conquem, cabra, assim como pato.

Oração para Obá. Fonte: Canva (adaptada)

Quem é Xangô na Umbanda?

Um dos orixás mais poderosos, Xangô é o deus do raio e do trovão. Uma vez que suas cores são vermelho e branco, vale acender velas desses tons às quartas-feiras. Cágado e amalá (caruru) são suas comidas favoritas.

Oração para Xangô. Fonte: Canva (adaptada)

Qual o santo do dia 25 de janeiro?

No dia 25 de janeiro, a Igreja Católica celebra o dia de São Paulo.

Dia de São Paulo

Hoje, dia 25 de janeiro, a Igreja Católica comemora o Dia de São Paulo. Paulo foi um dos apóstolos de Cristo e também um dos maiores pregadores do Cristianismo.

Nascido como Saulo, em Tarso, na Turquia, entre os anos 15 a 5 a.C, Paulo, antes de se converter, era um perseguidor dos discípulos de Jesus.

Entretanto, Paulo teve uma visão de Jesus envolto em uma luz incandescente, que o cegou por três dias, e decidiu se converter ao Cristianismo. Então, foi batizado, recuperou sua visão e começou a pregar em nome de Jesus.

Sendo assim, a conversão de São Paulo é um dos momentos mais importantes para o catolicismo. Isso porque, representa a graça divina, que foi capaz de transformar um perseguidor de Jesus em um dos maiores evangelizadores.

Desse modo, São Paulo também foi perseguido por conta da sua fé e morreu decapitado no ano de 67, em Roma.

Por fim, Paulo é considerado o padroeiro dos autores, editores e da imprensa, e sua representação é feita com uma espada e um livro.

Oração a São Paulo

Deus Eterno e Todo-Poderoso, pela intercessão de São Paulo Apóstolo, possamos obter de Vós as bênçãos e as graças que mais necessitamos para nossa vida e seremos colaboradores na evangelização dos povos. Convertei nossos corações à semelhança de São Paulo Apóstolo, para que, fortalecidos, possamos anunciar Jesus Cristo Vivo e Ressuscitado. Guardai a nossa fé e acolhei os nossos propósitos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

Fonte: Canva (adaptado)

25 de janeiro: conclusão

Embora 25 de janeiro não seja um feriado a data celebra marcos importantíssimos para a sociedade.

Em resumo, é neste marco celebra-se o Dia dos Correios e Telégrafos, Dia do Carteiro, Dia Nacional da Bossa Nova e Aniversário de São Paulo.

Thamyres Barbosa: Estudante de Letras na UFRJ, apaixonada por literatura, por moda e pelo mundo.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais