Montagem com duas fotos de sala de diferentes estilos de decoração: uma clássica com poltrona vermelha robusta, lustre e moldura ornamental. A outra é de uma sala moderna, com parede azul, abajur alto e sofá branco

Estilos de decoração: conheça os 10 principais e escolha qual combina com a sua casa!

Está mudando de casa ou deseja repaginar o seu lar, mas não sabe o que fazer? Confira aqui 10 estilos de decoração para te inspirar!

Compartilhe

Na hora de se vestir, você é uma pessoa que prefere uma pegada mais clássica, moderna, rústica, minimalista ou retrô? Nesse sentido, essa é a sua forma de mostrar sua personalidade e gostos para os outros. Porém, a sua casa reflete quem você é? A seguir, confira alguns estilos de decoração que podem combinar com você e com o seu lar!

Seja romântico, boho, industrial, mediterrâneo ou escandinavo, certamente há um estilo que te agrada e dá um match perfeito com a sua casa! Pensando nisso, o Fashion Bubbles reuniu tudo sobre os 10 principais estilos de decoração, para te ajudar a decidir qual combina mais com o seu cantinho!

Quais são os estilos de decoração?

De modo geral, existem inúmeros estilos de decoração, que vão desde o inglês, até o provençal. Além disso, há também o country, oriental, vintage, glamour e muito mais.

Mulher de pele clara arrumando almofada de sofá bege em sala de estar com chão de madeira, TV e janelas grandes
Fonte: Canva

Por isso, a tarefa de escolher qual deles combina melhor com a sua casa pode ser muito complicada. Contudo, não se preocupe! Isso porque nós reunimos os 10 principais estilos de decoração para te ajudar nessa missão!

  • Você também pode gostar de Plantas do dinheiro: 7 espécies poderosas que atraem prosperidade

Clássico

Você já se questionou como é o estilo clássico de decoração? Sempre em alta, consiste em espaços grandes, com móveis robustos, tecidos de alta qualidade, além de materiais e objetos que esbanjam requinte.

Dessa forma, aposte em madeiras nobres, mármore e muito dourado. Isso porque essas são algumas das maiores marcas-registradas do estilo clássico na decoração!

Sala com decoração clássica, com lustres, móveis robustos e redondos e tons neutros
Fonte: Canva

Assim, opte por tecidos como o veludo, madeiras em tons escuros e médios, muitas curvas e fluidez, além de acessórios metálicos em bronze e dourado!

Para cozinha e banheiros, use o mármore. No geral, escolha peças com estruturas torneadas com design antigo e que tenham muitos detalhes! Ainda, para completar o estilo clássico na sua decoração, não deixe de apostar em cristais, porcelanas, livros, arranjos florais, lustres, candelabros e molduras ornamentadas.

Sala com decoração clássica, móveis robustos, ornamentos e mais
Fonte: Canva

Ademais, a iluminação também segue a pegada clássica, remetendo ao tipo de luz que as pessoas usavam no passado. Então, sabe aquela luz das lamparinas? Pois é, nesse estilo é preferível usar lâmpadas amarelas, que tornam a iluminação mais serena.

Estilo de decoração: moderno

Por outro lado, o estilo moderno de decoração é um contraponto à ornamentação dos séculos passados. Nele, a funcionalidade é um princípio essencial. Portanto, quase nunca há presença de móveis e itens decorativos em excesso.

Cozinha e sala de estar com decoração moderna, móveis embutidos e mesa e cadeiras de metal
Fonte: Canva

Pensando nisso, uma das principais características do estilo moderno de decoração é o uso de linhas retas, sejam elas paralelas ou perpendiculares. Além da harmonia e impressão de ordem geométrica, esse fator também ajuda na organização do local, posicionando os móveis e objetos em uma linha imaginária.

Para um projeto assim, o ideal é que os armários e prateleiras sejam embutidas na parede. Dessa forma, você terá mais espaço livre no ambiente. Em relação aos materiais, o aço inoxidável é o favorito dos designers modernos. Assim, mesas de jantar com pernas de aço inoxidável, cadeiras e poltronas com pés cromados são ótimas pedidas!

Sala dois ambientes moderna, com luminárias retas, móveis com metais, madeira e mais
Fonte: Canva

Ademais, complete a decoração moderna com móveis que apresentem couro, vidro e madeira laqueada. Sobre as cores, opte por preto, branco, cinza, marrom e bege. Esses tons neutros super combinam com o estilo moderno e permitem usos pontuais em contraponto com o amarelo, vermelho ou azul.

Rústico

Você já se incomodou com algum pequeno defeito do seu móvel, ou acha que ele está velho de mais? Saiba que não tem com o que se preocupar, as texturas e imperfeições fazem parte do estilo rústico, muito usado na decoração! Isso porque esses detalhes nos remetem a uma pegada vintage e acolhedoura.

Nesse sentido, as cores terrosas como marrom e laranja escuro, bem como tons neutros como bege e preto, se destacam no estilo rústico de decoração. Além deles, busque usar o vermelho e o rosa queimados, visto que são cores quentes e aconchegantes.

Sala dois ambientes com decoração rústica, parede de tijolos à vista, pedra, madeira, chão de madeira, mesa e bacos de madeira sem acabamento e cimento nas paredes
Fonte: Canva

Assim como em muitos estilos, a madeira também é protagonista nessa decoração. Isso porque esse material é quente e agradável à vista. Nessa pegada mais rústica, conte com a beleza natural da madeira, crua e sem acabamentos. Além disso, você pode aproveitá-la no piso, parede, móveis e objetos de decoração!

Para dar um toque de metal no seu ambiente, o cobre é o mais indicado, por sua cor mais quente, que orna muito bem com a madeira crua! Outros elementos que merecem a sua aposta são as pedras, tijolos à vista, linho, bambu e vime. Contudo, pense na harmonia e no contraste ao utilizar esses materiais com características rudimentares.

Sala de jantar com chão e móveis de madeira rústica
Fonte: Canva

Por fim, as plantas não podem faltar em um estilo rústico. Nesse sentido, a proximidade com a natureza confere mais vida e aconchego aos ambientes. Então, aposte na mistura de folhas em vasos marrons ou laranjas!

Estilo de decoração: minimalista

Todo mundo já ouviu a famosa frase “menos é mais”, não é mesmo? Assim, os amantes do estilo minimalista na decoração super concordam com essa afirmação! Isso porque essa pegada se caracteriza pela falta de elementos decorativos gritantes, bem como por mobiliário simples e valorização do conforto.

Sala com decoração minimalista: sofá branco, mesa de centro branca, abajur alto bege
Fonte: Canva

Por isso, a redução do número de móveis e objetos no ambiente é praticamente obrigatória. Por outro lado, há a valorização daquilo que é necessário no cotidiano. Dessa forma, é essencial que a decoração do espaço seja acolhedora, de modo que os cômodos sejam calmos e reconfortantes.

Então, as linhas retas e traçados geométricos são os principais elementos na busca por essa simplicidade. Além deles, as cores branco, preto e bege se destacam. Em relação à iluminação, a natural é fundamental, visto que cria um ambiente mais acolhedor.

Cozinha com ilha em cores neutras, luminárias retas e decoração minimalista
Fonte: Canva

Portanto, se você deseja aderir ao estilo minimalista na decoração do seu lar, desapegue da ideia de excesso de móveis e objetos, sempre pensando que menos é mais. Assim, opte por móveis mais básicos, práticos e fáceis de manter. Ainda, saiba apreciar aquele espaço vazio no cômodo, ele não precisa ser preenchido e sobrecarregado.

Retrô

O estilo retrô na decoração busca referências antigas para criar peças restauradas e mais modernas. Desse modo, ele remete às décadas de 50 e 60 por meio de móveis e acessórios que fazem uma releitura super diferente no espaço. Um exemplo disso é o uso de papel de parede com estampas marcantes dessa época.

Sala com papel de parede azul, quadros retrôs, sofá de couro marrom e mesa de centro
Fonte: Canva

Além disso, quadros decorativos com imagens e desenhos de ícones antigos também é uma característica desse estilo. Ainda, as cores vibrantes nos móveis e itens decorativos, bem como os pés de palito em sofás e poltronas também fazem parte dessa pegada mais retrô.

Sala com móvel com papel de parede laranja, sofá pé de palito com almofadas laranjas, tapete estampado, quadro de dico de vinil e luminária laranja
Fonte: Canva

Ademais, aposte na mistura de formas abstratas e geométricas, em estampas florais e xadrez, além de texturas como vinil, plástico e veludo!

  • Logo depois, leia Cantinho do café: 50 fotos com tudo que você precisa para arrasar na decoração

Relacionadas

Estilo de decoração: romântico

Naturalmente delicado e sereno, o estilo romântico de decoração não é necessariamente feminino. Apesar dos tons claros, essa tendência também aposta em cores mais marcantes e vivas nos ambientes, sem abandonar o conforto.

Assim, as cores características do estilo romântico são naturalmente mais pálidas, como as pastéis e o branco. Contudo, com essa paleta básica, nada te impede de adicionar pontos de cores mais fortes, como verde, amarelo, azul e lilás. Ainda, estampas listadas e florais também são bem-vindas em móveis, almofadas e até em papel de parede.

Quarto rosa claro com cama cheia de almofadas, móvel branco e abajur
Fonte: Canva

Além disso, opte por texturas como cetim, seda, rendas, laços e tricôs! Porém, esses detalhes devem se complementar sem perder a harmonia. Ou seja, não use cores e estampas em excesso se deseja investir nesse estilo na sua casa.

Outra peça chave, que deixa o ambiente ainda mais romântico e acolhedor, é o tapete! Ainda, aposte em materiais como madeira clara, peças pintadas de branco e ferro. Nos móveis, opte por pés arredondados e mais trabalhados, além de investir em mobiliários antigos e customizados.

Sala com sofá off white arredondado, almofada floral, quadros fofos, tapete branco redondo e planta
Fonte: Canva

Por fim, a iluminação natural faz toda a diferença na decoração romântica, que também contempla cortinas com tecidos semi transparentes para filtrar essa claridade sem perder a essência da ideia.

  • Você também pode gostar de Jardim: como fazer um espaço verde do zero + 66 ideias para criar o seu

Boho

Derivado da expressão Bohemian Chic, o estilo boho de decoração é um mix de referências, como a hippie, oriental, punk, vintage, romântica e até country! Desse modo, essa diversidade cria uma decoração exclusiva e cheia de personalidade.

Então, se você gosta de variedade de cores e de colocar a criatividade em prática sem deixar a elegância de lado, o estilo boho é para você! Apesar dessa mistura de tendências, o resultado não é uma bagunça, pelo contrário. Isso porque esse tipo de decoração encontra a harmonia.

Quarto estilo boho com macramê na parede, cama baixa, pufe de tricô, tapete colorido e planta
Fonte: Canva

Em relação ao mobiliário, opte por peças vintage de madeira, couro, crochê ou camurça. Dessa forma, aquelas com linhas rústicas e arredondadas, são as mais indicadas. Além disso, esqueça os sofás rígidos e aposte em grandes assentos confortáveis com formas dinâmicas.

Assim como em muitos estilos, a madeira é quase uma obrigação no boho, uma vez que trazem conforto térmico. Ainda. pufes, divãs, cadeiras de balanço e poltronas também são bem-vindos nesse tipo de decoração, principalmente contrastando com tecidos coloridos.

Hall e parte da sala em estilo boho, com macramê na parede, muita madeira, sofá baixo, plantas e tricô
Fonte: Canva

De modo geral, a combinação de móveis grandes e pequenos é unânime no estilo boho, bem como os elementos de mobília baixos. Além dos assentos, as mesas de centro e camas baixas também são perfeitas!

  • Em seguida, leia Piscina biológica: o que é, como funciona e quanto custa fazer essa tendência de decoração

Estilo de decoração: industrial

A mistura de materiais como madeira e ferro é uma grande característica do estilo industrial de decoração. Dessa maneira, modernas cadeiras de ferro quase sempre acompanham mesas de madeira envelhecida. Pois é, parece uma combinação inusitada, não é mesmo? Porém, provoca um efeito incrível!

De forma semelhante à estrutura dos grandes galpões industriais, os ambientes seguem essa pegada ampla e funcional, com espaços integrados e práticos. Isso porque essa ausência de divisão física entre os cômodos permite que o espaço seja ideal para receber amigos e familiares sem a limitação das paredes.

Banheiro com decoração industrial, com banheira de metal, janelas grandes, tubulações à vista e parede de cimento queimado
Fonte: Canva

Além disso, outra parte típica da estrutura de uma casa estilo industrial é o pé-direito alto e enormes janelas que proporcionam uma boa iluminação natural e circulação de ar. Outra característica marcante são as tubulações e fiações expostas, que criam uma atmosfera urbana.

Elas podem ter acabamentos metalizados, serem pintadas de um tom neutro para se camuflarem no cômodo ou até de uma cor chamativa para trazer um ponto de destaque. Ainda, como esse estilo valoriza a estrutura aparente, é bem comum ver o teto sem forro e com vigas à mostra.

Sala estilo industrial, com grandes janelas, tijolo à vista, decoração industrial, tapete colorido e poltronas vermelhas
Fonte: Canva

Isso porque a grande grande inspiração do industrial são as características primárias das construções, expostas e sem acabamento. Nesse sentido, o cimento queimado é uma ótima opção para pintar as paredes, assim como os tijolinhos à vista.

Em relação aos móveis, uma escolha assertiva são aqueles com acabamento em aço, ferro e madeira maciça, bem como sofás de couro e bancos de metal. Por fim, os tons sóbrios como preto, branco e cinza dominam um ambiente com estilo industrial. Contudo, você pode apostar em uma cor mais viva em detalhes pontuais do espaço.

Escandinavo

Basicamente, o estilo escandinavo na decoração consiste na mistura do moderno com o tradicional. Com raízes nórdicas, possui inspiração das próprias paisagens e artesanato locais, além de remeter aos tons do clima regional. Desse modo, os tons mais pálidos e neutros dominam esses ambientes.

Por ser um estilo originário de países que possuem noites longas e dias curtos, as cores internas deixam os espaços mais claros independente da iluminação externa. Então, o branco é a principal cor do estilo escandinavo, visto que reflete mais luz para dentro dos cômodos.

Espaço para relaxamento com planta bege, poltrona com manta e móvel  marrom com livros e vasos
Fonte: Canva

Contudo, para quebrar o protagonismo dessa cor, aposte em elementos decorativos em bege, cinza, nude e preto. Além disso, outro traço marcante é a natureza, com foco na simplicidade. Por isso, aposte na madeira clara para pisos e móveis, bem como no linho para estofados.

Ainda, tapetes de pêlo e outros materiais orgânicos, como o couro e o metal, também são ótimas pedidas, fazendo uma bela referência aos antigos povos nórdicos. Por outro lado, apesar desse estilo pregar a simplicidade e organização, aposte em alguns elementos propositalmente fora do lugar, como quadros no chão.

Decoração escandinava com cadeira de madeira, mesa redonda preta e quadros no chão
Fonte: Canva

Enfim, outra tendência escandinava é criar espaços que funcionem como refúgio, no intuito de que as pessoas se desconectem do mundo. Dessa forma, a ideia é apostar em pequenos locais intimistas e acolhedores para relaxar, meditar, ou simplesmente curtir o tédio.

Estilo de decoração: mediterrâneo

estilo mediterrâneo de decoração faz referência às casas de regiões costeiras da Espanha, Grécia, Itália, norte da África e Turquia. Com alusões ao mar mediterrâneo, esse estilo de decor traz todo o frescor e calor dessa região para os cômodos. Por isso, o branco, verde e azul são os grandes protagonistas!

Sala com parede metade azul e metade madeira clara, com sofá azul, almofadas branca e cinza, planta e tapete de forma geométrica
Fonte: Canva

Além dessas cores, refletidas em móveis, objetos decorativos e revestimentos, a madeira, vime e pedra também completam essa pegada mediterrânea. Então, as paredes podem ser lisas, mas também com acabamentos em gesso ou pedra. O piso do cômodo pode ser em tons terrosos, de madeira ou até de azulejos.

Sala com grande janela, parede azul, tapete com estampa semelhante a azulejo, chão de madeira e sofá azul
Fonte: Canva

Sempre na cartela de tons do mar, os tons mais usados na decoração estilo mediterrâneo são as variações de azul, verde, cinza e off-white. Assim, elas podem se fazer presentes em diversos acessórios, como abajures, almofadas, quadros e azulejos.

  • Ao mesmo tempo, leia Planta jiboia: por que é bom ter em casa + dicas de cuidado e fotos de inspiração

Conclusão

Portanto, agora que você já conhece os principais estilos de decoração, escolha o que mais combina com você e com os ambientes da sua casa e mãos à obra! Assim, seja uma pegada mais moderna, clássica, minimalista ou retrô, deixe seu lar lindo e do jeito que você sempre sonhou.

Então, se você deseja saber mais dicas e tendências de decoração, não deixe de conferir nossa categoria sobre o assunto. Lá você pode ler matérias sobre decoração temática, melhores plantas para ter em casa, como fazer um espaço verde do zero e muito mais!

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias