Como cultivar verduras e legumes: 20 vegetais para plantar em casa

Ter uma horta em casa faz bem para a saúde e para o bolso. Se você quer ingredientes frescos para suas receitas, veja como cultivar verduras e legumes!

Fonte: prostooleh/Freepik

Sem dúvida, aprender como cultivar verduras e legumes em casa traz várias vantagens. Acima de tudo, é uma forma de ter alimentos frescos e livres de agrotóxicos para preparar os seus pratos. Além disso, você economiza na compra do supermercado!

Ao mesmo tempo, existem estudos que indicam uma relação direta entre cuidar do jardim e a diminuição do estresse. Já te convencemos a plantar seus próprios vegetais? Então, confira nossas dicas para começar!

 

 

Como fazer um plantio de verduras?

 

 

Quem cuida de uma horta em casa precisa ter, acima de tudo, dedicação e paciência. Confira, em seguida, um passo a passo e aprenda como cultivar verduras e legumes:

  1. Escolha o local: a horta deve ficar em uma área do seu quintal que receba bastante luz solar. Além disso, precisa ter espaço suficiente para os vegetais se desenvolverem;
  2. Prepare o solo: use terra adubada para que as mudas tenham os nutrientes de que necessitam. Em lojas de produtos para jardinagem, é possível encontrar substrato próprio para hortaliças;
  3. Faça o plantio: escolha as espécies que quer cultivar. Você pode plantar ou sementes, que demoram um pouco para crescer, ou mudas, para acelerar o processo;
  4. Regue: use um regador ou uma mangueira com spray para manter o solo úmido por igual;
  5. Retire as ervas-daninhas: arranque pela raiz qualquer planta oportunista que surgir na sua horta;
  6. Adube frequentemente: utilize fertilizantes específicos para cada espécie. O ideal é adubar uma ou duas vezes ao mês.

 

 

Fonte: Kaboompics/Rawpixel

 

 

  • Enquanto isso, siga o Fashion Bubbles no Google News! Afinal, é a melhor maneira de acompanhar no seu smartphone todas as tendências de Decoração, as notícias sobre os Famosos e muito mais. É só clicar aqui e, em seguida, na estrelinha 🌟 lá no News.

 

 

Quais as hortaliças mais fáceis de cultivar?

 

 

Quer aprender como cultivar verduras e legumes, mas sem precisar esperar muito até a colheita? Então, você pode apostar em uma dessas 10 plantas que crescem rápido. Os tempos listados aqui consideram o plantio de sementes, mas com mudas o crescimento é ainda mais acelerado.

  • Abobrinha: 40 a 75 dias;
  • Alface: 60 a 70 dias;
  • Cenoura: 80 a 120 dias;
  • Couve: 90 dias;
  • Ervilha: 65 a 85 dias;
  • Ervilha-torta: 70 dias;
  • Espinafre: 60 a 90 dias;
  • Pepino: 50 dias;
  • Rabanete: 25 a 30 dias;
  • Tomate: 90 a 120 dias.

Continue lendo para conferir dicas de cuidados para cada uma dessas espécies!

 

 

Fonte: Markus Spiske/Unsplash

 

 

 

 

Como cultivar verduras em vasos?

 

 

Você não precisa de um quintal amplo para começar a plantar verduras e legumes. Isso porque algumas espécies crescem bem em espaços menores, como os vasos e as floreiras.

A fim de ter sucesso na horta em vasos, a dica é colocá-la no lugar da casa com maior incidência solar. O ideal é que as plantas recebam 4 horas de luz diárias, de preferência durante a manhã.

Use solo bem soltinho e adube com frequência usando matéria orgânica. Você pode cobrir a terra com palha ou casca de pinus para que os nutrientes não evaporem.

Tem uma varanda ou um quintal pequeno onde bate sol durante pelo menos 6 horas ao dia? Então, plante alface, espinafre, rúcula e tomate. Além disso, mudas de pepino e ervilha são boas opções. Mas essas espécies crescem muito é uma boa ideia investir em uma treliça.

Sua região tem um clima frio ou ameno? Então, aposte em batata, beterraba e rabanete. Por outro lado, quem mora em locais muito quentes pode plantar abobrinha e berinjela.

 

 

Fonte: Markus Spiske/Unsplash

 

 

  • Confira tudo sobre horta na cozinha e aprenda a decorar com temperos e hortaliças. Além disso, conheça os benefícios de ervas saudáveis ​​e deliciosas.

 

 

Como cultivar verduras e legumes?

 

 

Você já deu os primeiros passos para montar a sua horta. Assim, é hora de garantir as condições necessárias para que cada planta cresça saudável. Veja dicas para o plantio, a manutenção, a rega, a fertilização e a colheita de verduras e legumes!

 

 

Como plantar abóbora?

 

 

Além de fácil de cultivar, a abóbora ainda dá flores lindas e delicadas. É uma planta rasteira, então, a maioria das variedades requer bastante espaço para crescer.

O plantio pode ser feito cavando buracos entre 1 e 3 centímetros de profundidade. Logo após, deposite duas ou três sementes por buraco. Enfim, regue com abundância sempre que as chuvas forem escassas.

 

 

Fonte: Steffi Pereira/Unsplash

 

 

Como plantar abobrinha?

 

 

Anteriormente, vimos que a abobrinha cresce bem em climas quentes. Além disso, o legume deve ser cultivado em solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Plante 3 sementes por cova e mantenha a terra sempre úmida, mas nunca encharcada.

 

 

Fonte: Daniel Dan/Pexels

 

 

Como cultivar agrião?

 

 

O agrião é uma planta semiaquática. Então, pode ser cultivado em um vaso com terra posicionado dentro de um recipiente maior com água. Prefere sono fértil, com pH neutro ou levemente alcalino. O ideal é plantar mudas, pois a taxa de germinação das sementes é baixa.

 

 

Fonte: Rawpixel

 

 

Como plantar alface?

 

 

De rápido crescimento, a alface prefere solos úmidos e férteis. É uma planta delicada, então, se você mora em regiões onde chove muito ou faz sol forte, pode ser uma boa ideia cultivar em vasos. Assim, é possível movimentá-los para um local coberto sempre que necessário.

 

 

Fonte: suksao/Freepik

 

 

  • Leia também alface em 15 benefícios, conheça seus tipos e como consumir. Além disso, aprenda a fazer chá de alface para combater insônia.

 

 

Como plantar batata?

 

 

As batatas crescem melhor em climas amenos, com temperaturas entre 15 e 25ºC. Passando dos 27ºC, a produção é prejudicada. Cultive em solo bem drenado, sem detritos e rico em material orgânico. A irrigação deve ser esparsa, deixando o solo apenas levemente úmido.

 

 

Fonte: Markus Spiske/Unsplash

 

 

 

 

Como plantar berinjela?

 

 

Antes do plantio, deixe as sementes de molho em água por um dia. Isso facilita a germinação. As raízes da berinjela são extensas, então, o ideal é plantar direto na terra ou em vasos fundos. Além disso, a planta precisa de luz solar abundante e solo úmido de maneira uniforme.

 

 

Fonte: Dan Cristian Padure/Unsplash

 

 

Como cultivar beterraba?

 

 

As beterrabas crescem bem em temperaturas entre 10 e 25ºC. Em locais mais quentes, o ideal é regar com maior frequência a fim de manter a terra fresca. Ao mesmo tempo, a planta necessita de solo bem drenado e fértil. Enfim, prefira adubar com fertilizantes que contenham boro.

 

 

Fonte: Daniel Dan/Pexels

 

 

Como plantar brócolis?

 

 

Related Post

No Brasil, existem dois tipos mais comuns: o brócolis-de-cabeça, que cresce bem em temperaturas de até 23ºC, e o brócolis-ramoso, que suporta até 28ºC. Ambos precisam de alta luminosidade, solo drenado e adubação com boro.

 

 

Fonte: artverau/Pixabay

 

 

Como plantar cenoura?

 

 

Esse legume se desenvolve melhor em temperaturas amenas, mas sol direto. Plante ou em canteiros ou em vasos bem fundos. Além disso, garanta que a terra esteja livre de pedras e detritos. Assim, as raízes não crescem tortas.

 

 

Fonte: Markus Spiske/Unsplash

 

 

  • A cenoura é rica em vitamina A. Entenda a importância desse elemento para a beleza e a saúde!

 

 

Como plantar couve?

 

 

Típica de climas frios, a couve se desenvolve mais lentamente no verão. Então, em épocas quentes, o ideal é cultivar à meia sombra. Mantenha o solo úmido e com boa oferta de nitrogênio.

 

 

Fonte: Marta Reis/Unsplash

 

 

  • Sabia que couve e espinafre retardam o processo de envelhecimento do cérebro? Entenda como!

 

 

Como plantar couve-flor?

 

 

É mais uma planta que prefere temperaturas baixas. Afinal, cresce melhor entre 15 e 20ºC. Além disso, precisa de solo rico em boro para se desenvolver de forma plena. As sementes devem ser depositadas em buracos com 1cm de profundidade e regadas sempre que a terra secar.

 

 

Fonte: Eric Prouzet/Unsplash

 

 

Como plantar espinafre?

 

 

Esse vegetal rasteiro é muito apreciado por causa de seu alto teor nutritivo. Faça o plantio das sementes em solo fértil e com boa oferta de nitrogênio. Em seguida, mantenha a terra úmida. Assim que a planta tiver mais de 6 folhas, você já pode começar a colher.

 

 

Fonte: Rawpixel

 

 

Como plantar ervilha-torta?

 

 

A semeadura deve ser feita em covas profundas, de 2 a 5cm. O solo deve ser fértil e bem drenado. E atenção: evite não só o excesso, como também a falta de água.

 

 

Fonte: Tania Malrechauffe/Unsplash

 

 

Como cultivar pepino?

 

 

Esses vegetais crescem bem em locais iluminados, quentes e úmidos. Se preferir plantar em vasos, prefira os grandes e fundos, pois são capazes de reter melhor a umidade do solo. Podem ser cultivados como planta rasteira ou como trepadeira, usando treliça. A fim de colher pepinos mais suculentos, adube a terra a cada 15 dias.

 

 

Fonte: Kelly Neil/Unsplash

 

 

Como plantar pimenta?

 

 

A irrigação é o maior cuidado para quem quer cultivar pimentas. Isso porque tanto o solo muito seco quanto o muito encharcado podem matar a planta. São espécies tropicais, então crescem melhor em clima quente e com boa incidência solar.

 

 

Fonte: Eduardo Jaeger/Unsplash

 

 

Como plantar rabanete?

 

 

Plantar rabanetes tem vários benefícios. Afinal, eles crescem rápido, não precisam de muito espaço, são lindos e saborosos. Prefira plantar à meia sombra, principalmente se o lugar onde você mora for muito quente. Por fim, regue sempre que o solo estiver seco.

 

 

Fonte: Skitterphoto/Pexels

 

 

Como plantar repolho?

 

 

Característico de climas frios, o repolho deve ser cultivado com luz solar direta e terra bem adubada. Além disso, requer irrigação constante. Na hora de plantar, a dica é espaçar as sementes pelo menos 30cm uma da outra.

 

 

Fonte: wirestock/Freepik

 

 

Como cultivar rúcula?

 

 

Não só as folhas, como também as flores da rúcula são comestíveis. A planta é delicada e, apesar de precisar de 6 horas de luz por dia, não gosta de sol da tarde no verão. Então, a dica é plantar em vasos que possam ser movimentados. Mantenha seu solo sempre úmido, só que nunca encharcado.

 

 

Fonte: Hawksky/Pixabay

 

 

 

 

Como plantar tomate?

 

 

Quem quer aprender como cultivar verduras e legumes pode começar com os tomates. Afinal, a planta é fácil de cuidar e tem alta produtividade. Plante as sementes em uma profundidade de 1cm e regue com frequência, mas sem molhar demais. Apesar de ser difícil controlar a ansiedade, tente colher apenas quando os frutos estiverem maduros!

 

 

Fonte: Lewis Wilson/Unsplash

 

 

Como plantar vagem?

 

 

Deposite de 2 a 3 sementes por buraco, em uma profundidade de 2,5cm. Regue todos os dias, até a muda surgir. Log após, a irrigação pode ser mais espaçada. A planta prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica.

 

 

Fonte: Bob Bowie/Unsplash

 

 

  • Agora que você aprendeu como cultivar verduras e legumes, entenda o que é paisagismo funcional, uma união entre beleza e propósito. Ou ainda inspire-se com 85 ideias de jardim residencial.

 

 

Laís Rodrigues: Laís Rodrigues é jornalista e produtora de conteúdo. Já trabalhou como redatora e editora de revistas de Decoração, Beleza e Comportamento e agora é pós-graduada em marketing digital e se dedica a escrever para a Internet.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais