O salão de beleza é um lugar de transformação, renovação e relaxamento. Hoje em dia, com a ascenção do TikTok e o Reels no Instagram, fazer um vídeo ou foto do antes e depois da mudança do visual faz toda a diferença. Por isso, é importante que a decoração do local esteja à altura, não é mesmo?

Afinal, nada melhor do que tirar uma foto incrível com um fundo que condiz com espaço moderno e cheio de personalidade. Sendo assim, se você está construindo ou reformando um salão de beleza, deve estar procurando algumas referências de decoração.

Por ser um ambiente majoritariamente frequentado por mulheres, é importante que a feminilidade esteja presente em cada detalhe.

Como resultado, separamos algumas inspirações para os diferentes cômodos deste espaço. Portanto, você verá: recepção, lavatório, espaço do cabelo, área de manicure e pedicure, sala de massagem e maquiagem.

Recepção

O primeiro passo na hora de planejar a decoração de um ambiente é escolher a paleta de cores. No salão de beleza, quanto mais neutras elas forem, mais luxuosa será a decoração.

Recepção branca.
Fonte: Pinterest

Por outro lado, se o objetivo for criar um espaço descontraído e alegre, vale a pena apostar em detalhes coloridos. Porém, para não sobrecarregar a decoração, escolha somente um ponto para destacar. Na imagem a seguir, apenas uma das paredes ganhou cor, enquanto as outras brincam com formas.

Salão de beleza pequeno com parede rosa.
Fonte: Pinterest

Para criar um espaço receptivo e agradável às clientes, especialmente quando algum atendimento atrasar, é importante que haja algo a oferecer durante a espera. Por isso, um cantinho do café pode ser bastante útil.

Salão de beleza com máquina de café.
Fonte: Pinterest

Além disso, não podemos esquecer de um lugar para sentar. Para um salão de beleza pequeno, a melhor opção é investir em cadeiras ou pufes. Por outro lado, espaços maiores e mais luxuosos costumam oferecer um sofá.

Parede de madeira em salão de beleza.
Fonte: Pinterest

A recepção também é o ambiente onde as clientes pagam pelo serviço. Portanto, uma ótima estratégia de marketing é aproveitar o espaço para expor alguns itens de venda como produtos para o cabelo, unhas, entre outros.

Balcão preto e rosa.
Fonte: Pinterest

Salão de beleza com recepção luxuosa

A iluminação deste espaço também faz toda a diferença. Além de ser item fundamental para a recepcionista, o tipo de iluminação também ditará o estilo da decoração. Por exemplo, luzes de LED e spots de luz oferecem modernidade, já os lustres com luzes amarelas deixam o ambiente mais aconchegante e romântico.

Iluminação de LED no balcão.
Fonte: Pinterest

Outro item decorativo que faz toda diferença no salão de beleza é a planta. Seja uma pequena flor em cima do balcão ou um vaso grande no chão, elas oferecem vivacidade ao ambiente. Além disso, ajudam a purificar o ar e trazem renovação ao espaço, o que combina perfeitamente com o segmento.

Nome do salão na parede.
Fonte: Pinterest

Além disso, combinar revestimentos é uma excelente ideia para cômodos pequenos. Isso porque a combinação oferece a sensação de amplitude e dá harmonia ao espaço. Neste caso, por exemplo, o mesmo ripado usado no balcão foi adicionado na parede ao lado.

Bancada com moldura dourada.
Fonte: Pinterest

Ademais, aproveite a parede de fundo do balcão para expor o nome do seu negócio. Quando mais lugares ele estiver estampado, mais fácil o cliente fixará o nome. Isso reflete diretamente em como ele falará sobre salão para outras pessoas.

Decoração verde e rosa para salão de beleza.
Fonte: Pinterest

  • Veja também Golden Decor: inspirações para usar e abusar do dourado na casa

Lavatório

O lavatório é um local de higiene, por isso, o mais indicado é apostar em cores claras e neutras. Mas se você quer ousar na decoração, aposte em um revestimento amadeirado em uma das parede e um jardim vertical em outra.

Jardim vertical na parede do lavatório.
Fonte: Pinterest

Além disso, o espaço precisa ser funcional. Desta forma, quando mais livre a bancada estiver, mais fácil será apoiar um pente, shampoo ou condicionador. Porém, para manter a organização, é melhor colocar os itens em armários ou nichos.

Decoração para Salão de beleza em preto e branco.
Fonte: Pinterest

O posicionamento dos móveis também precisa ser analisado com cuidado. Uma dica é deixar o armário e a bancada o mais próximo possível do lavatório. Isso evita que você tenha que ir buscar uma toalha com as mãos pingando pelo chão.

Nichos com toalhas enroladas.
Fonte: Pinterest

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Espaço do cabelo

Este é o ponto principal do salão de beleza. Afinal, é aqui que toda a magia acontece. Portanto, pensar na decoração deste ambiente deve ser o ponto alto de todo o planejamento. Além de lindo, ele deve ser funcional e organizado.

Salão de beleza com decoração com plantas.
Fonte: Pinterest

O espelho iluminado é quase uma obrigação neste ambiente. Porém existem diversas variações de formatos de espelho e tipos de iluminação que permitem inovar na decoração. Para isso, é preciso ter bem definido o estilo do salão.

Parede ripada com espelho grande.
Fonte: Pinterest

Uma opção prática, simples e diferente é embutir o espelho em armários individuais. Assim, mesmo tenha várias cadeiras no mesmo espaço, cada profissional terá seu kit separado e guardado atrás do espelho. O diferencial deste modelo é que as portas são nas laterais, assim não há necessidade de atrapalhar a vista da cliente para pegar um item.

Espelho integrado com armário.
Fonte: Pinterest

É claro que também não podemos deixar de falar da importância da cadeira na decoração. Ela é o ponto chave do salão. Por isso, precisa ser bonita e confortável ao mesmo tempo. Afinal, parte dos procedimento envolvem horas de espera.

Espelhos redondos iluminados.
Fonte: Pinterest

A iluminação mais indicada tanto para o espaço de cabelo quanto de maquiagem são as luzes amareladas. Isso porque a cor se assemelha a luz do sol. Como resultado, ficará mais fácil achar o tom de cabelo ou base certo.

Espelhos grande e poltronas de veludo.
Fonte: Pinterest

  • Você também pode gostar Luminária: 30 modelos com as maiores tendências de decoração

Manicure

Por outro lado, quando se trata de unhas, quanto mais branca for a luz, melhor. Assim, a manicure poderá ver cada pele ou cutícula indesejada.

Manicure e pedicure.
Fonte: Pinterest

Neste espaço é muito importante ter os esmaltes bem apresentados. Portanto, invista em prateleiras ou nichos em formatos diferenciados para chamar atenção. Além disso, eles precisam estar um pouco acima do nível dos olhos da cliente quando ela estiver sentada.

Mesa e cadeira de manicure.
Fonte: Pinterest

Por outro lado, se houver um espaço no salão de beleza exclusivo para o alongamento de unhas, a limpeza precisará estar impecável e quanto mais clean for a decoração, melhor. Isso porque uma sujeira na unha poderá acarretar a sérios problemas.

Cadeiras almofadadas.
Fonte: Pinterest

Em seguida você verá mais um modelo de prateleiras para expor os esmaltes. Desta vez, as formas geométricas ajudam a oferecer modernidade ao espaço e combinam com as cadeiras minimalistas.

Salão de beleza com prateleiras de esmalte em triângulo.
Fonte: Pinterest

Pedicure

Fazer as unhas do pé costuma ser relaxante para muitas pessoas. Por isso, a cadeira precisa ser confortável para auxiliar nesse relaxamento. Além disso, para que a pedicure não precise abaixar tanto, aposte em um pequeno deck para a cadeira das clientes.

Prateleiras rose gold.
Fonte: Pinterest

Um acessório moderno e pra lá de luxuoso que alguns salões oferecem é uma bacia elétrica que pode fazer massagem e aquecer a água enquanto os pés estão de molho.

Salão de beleza com massageador para os pés.
Fonte: Pinterest

Além disso, para evitar ter que levantar e buscar água quente toda hora para encher a bacia, que tal colocar um encanamento próprio dentro de uma cuba? Ao final, basta abrir o ralo para descartar a água.

Salão de beleza com decoração rosa.
Fonte: Pinterest

Sala de massagem/maquiagem

Por fim, trouxemos exemplos de outras salas que também fazem parte do salão de beleza como massagem, maquiagem, extensão de cílios, preenchimento labial, entre outros.

Salão de beleza com sala de maquiagem.
Fonte: Pinterest

Por ser um espaço criativo, especialmente o de maquiagem, não há problemas em adicionar cor na decoração. Porém, será necessário um ponto de luz focal para garantir praticidade e funcionalidade ao ambiente.

Espaço para extensão de cílios.
Fonte: Pinterest

Se você quiser dar um pouco de privacidade para a cliente, mas sem perder espaço, vale a pena criar uma parede vazada feita de nichos.

Divisória de macas com nichos.
Fonte: Pinterest

Por outro lado, se o espaço possuir diversas macas, invista em carrinhos para dar liberdade e independência às profissionais da sala. Quanto a decoração, a moldura boiserie ajudou na delicadeza do espaço.

Parede com moldura boiserie e flores rosa.
Fonte: Pinterest

Se possível, não esqueça o local dos acompanhantes. Assim, eles não precisarão ficar esperando na recepção sem saber quando o serviço irá acabar e também poderão acompanhar todo o processo de transformação.

Salão de beleza com sofá de espera.
Fonte: Pinterest

Conclusão

Existem várias formas de decorar um salão de beleza. Porém, para criar um espaço funcional e aconchegante é preciso saber investir nas cores e móveis corretos.

Por fim, salve suas fotos preferidas e comece hoje mesmo sua transformação!