A decoração de uma casa diz muito mais do que uma beleza visual. Ela é capaz de transmitir sensações, dar vida aos ambientes e renovar os espaços. Pensando nisso, reunimos 5 dicas para renovar a decoração do lar e o melhor, sem gastar muito. 

Para isso, tivemos a ajuda da arquiteta Giselle Macedo e da designer de interiores Patrícia Covolo, do escritório Macedo e Covolo arquitetura, que irão mostrar também as melhores opções para cada cômodo da casa. 

Portanto, aprenda a renovar a aura de um espaço por meio da arquitetura de interiores, seja ele novo ou não. Afinal, a decoração impõe personalidade ao ambiente e tem poder de renovar o clima, sem que haja necessidade de construção ou de remover paredes. 

Dicas para renovar a decoração

Você já se sentiu cansado de olhar todos os dias para a mesma decoração? Seja por ter enjoado ou por não se sentir representado por um espaço, mudar um cômodo é sempre bom. Porém, nem sempre há dinheiro sobrando para fazer uma grande reforma. Além disso, também há o desgaste físico e mental. 

Sendo assim, a melhor opção é adaptar ou substituir o que já existe. Para isso, mudar a aparência dos móveis e elementos decorativos e incluir novas peças são algumas ideias que podem facilitar essa transformação. 

Em seguida, confira algumas ideias: 

1. Envelopamento 

Se você está cansada da textura, cor ou aparência de algum móvel, a melhor opção para transformá-lo, sem gastar muito, é fazer o envelopamento. 

Basicamente, você precisará colar um adesivo sobre a superfície da área que você deseja mudar. 

Além de o adesivo ser muito mais barato do que comprar um móvel novo, essa atividade pode ser realizada ao estilo Faça Você Mesmo (DIY). Como resultado, haverá um cuidado especial com a peça. 

Seja uma mesa, geladeira ou guarda-roupa, todos eles podem ganhar uma nova aparência sem precisar ter uma boa reserva financeira. 

2. Papel de parede

Por falar em adesivo, outro recurso com excelente custo-benefício para renovar a decoração e que está em alta é o papel de parede. A rapidez com que uma parede pode ser transformada, têm ganhado o coração de arquitetos e moradores. 

Dentre as vantagens desse adereço está a praticidade da instalação e a capacidade de agregar textura e um novo visual ao ambiente. Além disso, oferece uma nova chance para fazer diferentes combinações com elementos decorativos. 

“Diferente da pintura, o papel de parede não faz sujeira e, dependendo do tamanho do ambiente, a instalação pode ser feita em poucas horas. Sem contar a enorme variedade de cores, texturas e a sua própria durabilidade”, explica Giselle. 

3. Mudar os acessórios 

Mesa de centro decorada.
Fonte: @macedoecovolo Foto: @edupozella

Se você quer reconfigurar a decoração de uma forma simples e fácil, a melhor opção é incluir novos itens decorativos ou mudar os que já existem. As profissionais da área oferecem as seguintes sugestões de transformação: 

O tipo de mudança pode variar de acordo com o cômodo. 

“No banheiro, podemos trocar o espelho e mudar os acessórios, como o porta toalhas e a lixeira. Na cozinha, temos a possibilidade de adicionar quadrinhos e se possível, instalar uma barra de acessórios. Na varanda, podemos investir em vasos, plantas, a substituição de uma luminária de embutir por pendente e a mudança de almofadas e enfeites.

São infinitas as possibilidades que podemos explorar para impor personalidade e causar sensações por meio de uma nova decoração”, ressalta a designer de interiores. 

  • Em seguida, nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News!

4. Substituir itens 

Por outro lado, se o desejo for de trocar os elementos decorativos, comece pelo que é essencial e pequeno ao mesmo tempo. Por exemplo, substituir a mesa de cabeceira, torneiras ou bancadas é uma excelente forma para renovar a decoração.

Desta forma, não haverá necessidade de gastar muito dinheiro e muito menos de ter que fazer uma reforma. 

5. Criação de novas estruturas 

Criar novos ambientes exige grandes reformas, certo? Errado! Hoje em dia, existem estruturas práticas que facilitam a incorporação de novos ambientes como o drywall e a madeira, por exemplo. 

O drywall é uma estrutura pré-fabricada feita de aço galvanizado e chapas de gesso. Por isso, é uma opção econômica e de fácil instalação. Além disso, pode assumir várias funções como parede, forros e móveis. 

“Ainda por cima, conseguimos embutir a iluminação e os projetos de acordo com nossa imaginação”, destaca Patrícia. 

Entretanto, é importante destacar que a instalação exige obra especializada, mas o processo é bastante rápido. Por exemplo, dois profissionais conseguem montar até 30m² em um único dia. 

“Considero o drywall um aliado quando precisamos reduzir os custos da reforma e resolver questões ligadas ao isolamento termoacústico”, acrescenta Giselle. 

  • Além disso, veja também Casa quentinha: 10 dicas para aquecer o lar usando a decoração

Sobre as profissionais 

Giselle Macedo e Patrícia Covolo.
Giselle e Patrícia. Fonte: @macedoecovolo

Em primeiro lugar, Giselle Macedo é arquiteta e urbanista graduada pelo Mackenzie. Por outro lado, Patrícia Covolo é graduada em artes plásticas pela Universidade São Judas e em design de interiores pela Panamericana Escola de Arte e Design. 

Em 2009, elas se juntaram e, desde então, desenvolvem projetos residenciais e comerciais. Além disso, ambas possuem vasta experiência, onde atuaram em escritórios renomados em 1998 e 2004. 

O objetivo do escritório é fazer um atendimento personalizado com um projeto único. Para isso, levam em consideração o desejo dos moradores em relação aos espaços. 

Ademais, as profissionais visam a estética e qualidade funcional para que seus clientes sejam impactados pela satisfação de ter um ambiente que reflita sua personalidade. 

Por fim, Giselle e Patrícia acompanham as tendências do mercado por meio do estilo contemporâneo e moderno, mas ao mesmo tempo atual e aconchegante. 

www.macedoecovolo.com.br  

@macedoecovolo  

  • Em conclusão, leia também Pastilhas: tipos e fotos do revestimento que nunca sai de moda