Viva Magenta: cor Pantone 2023.

Pantone 2023: Viva Magenta é a nova tendência em decoração

Saiba como usar a Pantone 2023 na decoração da sala de estar, jantar e cozinha e veja fotos inspiradoras com a cor Viva Magenta

Compartilhe

Anualmente, marcas de tinta e empresas de arquitetura e decoração desenvolvem estudos para avaliar qual a cor tendência para o ano seguinte. Por isso, Viva Magenta é o tom escolhido pela Pantone 2023. 

Embora seja bastante explorada pela moda, a cor também entra na paleta de tendências de designers de interiores a fim de garantir uma decoração moderna e atual. Quer saber como usá-la? Então continue lendo!

Qual a cor Pantone para 2023?

Telão com imagens na cor Viva Magenta, a Pantone 2023.
Fonte: Instagram @pantone

Segundo a marca, a tendência de cor para moda e decoração 2023 é o Viva Magenta 18-1750. 

A escolha possui uma sombra da família do vermelho e trás um aspecto de natureza que representa energia e vigor. 

Além disso, a cor também é um sinal de força, no qual resgata um sentimento destemido e corajoso que pulsa e celebra a vida de forma otimista e alegre. Desta forma, Viva Magenta promete escrever uma nova narrativa para o próximo ano. 

“A Cor do Ano deste ano é poderosa e empoderadora. É um novo vermelho animado que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a auto-expressão sem restrições, um tom eletrizante e sem limites que se manifesta como uma declaração de destaque” explica a marca. 

Como resultado, o espírito rebelde de Viva Magenta dá boas-vindas a 2023 de forma enérgica e rebelde. Afinal, a cor remete ao bom-humor, audácia e é inclusiva para todos. 

“Nesta era da tecnologia, procuramos inspirar-nos na natureza e no que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu”, explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do Instituto de Cor Pantone.

  • Além disso, aproveite e nos siga no Google News para poder acompanhar o melhor da Moda, Beleza, Decoração, Famosos e muito mais  direto em seu smartphone. Para seguir É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

O que é Pantone 2023?

Em primeiro lugar, é preciso saber o que é o Pantone Color Institute. Basicamente, é uma instituição de negócios que pertence a Pantone.

Esse “departamento” é responsável por destacar cores sazonais que serão tendência. Por isso, a cor do ano prevê o que o mundo espera para roupas, produtos e identidade visual.

Arte na cor Viva Magenta.
Fonte: Instagram @pantone

Como usar a cor Pantone 2023 na decoração?

Em 2022, a cor Pantone foi o Very Peri, uma cor bastante parecida com a tendência para 2023. Desta forma, do azul-violeta a cor passa para um tom mais voltado ao vermelho. 

Afinal, segundo especialistas da área de arquitetura e decoração, os tons sóbrios do vermelho estarão em alta no próximo ano. 

Assim, selecionamos algumas dicas de como adicionar o Viva Magenta na decoração a fim de criar um espaço moderno e aconchegante

Para isso, o segredo é apostar nos detalhes. Seja em uma parede, objetos decorativos ou até mesmo uma janela colorida, basta usar a criatividade e apostar em um efeito que não seja enjoativo e que seja versátil o suficiente para combinar com vários estilos. 

Em seguida, confira algumas inspirações de como usar a cor Pantone 2023 na decoração: 

Como a cor do ano é escolhida? 

A Pantone 2023 foi escolhida a partir de uma consultoria em cores e análise de psicologia. 

“Para chegar à seleção a cada ano, os especialistas em cores da Pantone no Panto Color Institute vasculham o mundo em busca de novas influências de cores. Isso pode incluir a indústria do entretenimento e filmes em produção, coleções de arte em viagem e novos artistas, moda, todas as áreas do design, destinos de viagens populares, bem como novos estilos de vida, estilos de diversão e condição socioeconômica”, explica.

Além disso, a marca também avalia outros cenários como mídias sociais, eventos esportivos, tecnologia, materiais e texturas

Qual a cor do ano de 2023? 

Cores do ano 2023.
Fonte: Suvinil, Coral e Tintas Renner by PPG.

Anualmente, empresas de diversos ramos como moda e decoração desenvolvem estudos a fim de identificar qual será a cor tendência 2023.

O estudo leva em consideração uma série de fatores como a rotina das pessoas e seus sentimentos. Portanto, nem sempre elas chegam em tons parecidos. 

Portanto, listamos as cores de 2023: 

Sobre a PANTONE

A marca PANTONE®, foi criada pela Pantone Inc. em Carlstadt, nos Estados Unidos. Considerada a autoridade em cores no mundo, é conhecida pelos seus sistemas e tecnologias de ponta criados para os processos que envolvem cores com reprodução precisa, nas etapas de seleção, comunicação e controle de cores. 

O nome PANTONE® é conhecido mundialmente como a linguagem padrão para a comunicação precisa em todas as fases do processo de gerenciamento de cores, desde o designer até o fabricante, desde o revendedor até o consumidor, em várias indústrias.

Em 1963, Lawrence Herbert, fundador da PANTONE®, criou um sistema inovador de identificação, combinação e comunicação de cores para resolver problemas associados com produção precisa de combinações de cores na comunidade de artes gráficas. 

Durante os últimos 50 anos, a marca PANTONE® desenvolveu e aprimorou o conceito do seu sistema de combinação de cores, adaptando-o para outras indústrias, onde a reprodução fiel das cores são críticas, incluindo tecnologia digital, têxteis, plásticos, arquitetura e interiores. 

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias