montagem com fundo azul, foto do Neymar e logo da Copa do Mundo 2022

Quem é Neymar? Perfil completo do jogador do Brasil na Copa do Mundo

Neymar é um dos maiores jogadores de futebol da atualidade, assim, ele joga como atacante e tem grandes chances na Copa, veja o seu perfil

Compartilhe

Neymar é um jogador de futebol, conhecido pela sua camisa 10 e grande desempenho em jogos. Assim, está na disputa da Copa do Mundo para tentar a conquista do Hexa para o Brasil. Além disso, ele tem uma história especial e sempre demonstrou muito talento.

Quem é Neymar?

É um jogador de futebol que ficou muito famoso por sua posição de atacante. Assim, ele já participou de vários times diferentes, além de ser o Camisa 10 da seleção brasileira. Contudo, ele é visto como um dos melhores futebolistas atuais, graças ao talento que mostrou ter. Dessa forma, já ganhou títulos e tem uma lista bem grande da quantidade de gols que já fez.

Quando nasceu Neymar?

Neymar nasceu no ano de 1992 e, em 5 de fevereiro e no ano de 2022, completou 30 anos. Assim, pode-se dizer que ele é bem jovem e ainda tem chances de jogar por mais algum tempo, apesar das lesões.

Onde Neymar morava antes da fama?

Ele nasceu em Mogi das Cruzes, em São Paulo, no entanto ainda era jovem quando se mudou para São Vicente. Em seguida, ainda ficou em Santos, onde jogava em quadras de futsal e mostrava sua habilidade. 

montagem de imagens de Neymar no campo de futebol
Neymar completou 30 anos em 2022, no dia 5 de fevereiro. Imagem do Instagram oficial Neymarjr

Quando Neymar iniciou sua carreira no futebol?

Foi revelado ainda jovem para o Santos, com cerca de 11 anos de idade na época. Então, ele não saiu mais das suas categorias de base até se tornar um profissional de verdade. Antes disso, ele estava na base Portuguesa Santista, até o ano de 1998.

Trajetória da carreira como jogador

Com o passar do tempo, Neymar passou a se consagrar nas divisões juvenis do clube. Além disso, ele jogava entre os atletas mais velhos e disputou duas Copas São Paulo Futebol Junior. 

Vídeo sobre a história de Neymar

Categorias de base do Santos

Em 2003 foi quando ele começou a jogar pelas categorias de base. Mas, ainda levou um tempo até que entrasse para o time profissional. Contudo, foi o suficiente para que trouxesse prêmios para a equipe.

Time principal do Santos

Levou seis anos até que conseguisse entrar para o time profissional, em 2009. Então, na partida contra o Oeste, no estádio do Pacaembu, foi quando ele se mostrou uma revelação. Assim, teve vários destaques nos próximos anos como por exemplo:

  • Marcou cinco gols em 2010 dentro dos clássicos;
  • Campeão pela Copa do Brasil;
  • Em 2011 foi campeão da Taça Libertadores e bicampeão da Copa do Brasil.

Barcelona

Ao chegar no ano de 2013, Neymar foi contratado pela equipe do Barcelona. Ele teve uma recepção de 56 mil torcedores na chegada ao Camp Nou e passou quatro anos no time. 

Saint-Germain

No ano de 2017, entrou para o PSG, com um contrato de duração até 2022. Assim, o Barcelona recebe 222 milhões de euros e isso o tornou um dos jogadores mais caros do mundo.

Neymar na Seleção Brasileira

Quando chegou ao ano de 2010, Neymar foi convocado pelo técnico Mano Menezes. Contudo, seu primeiro jogo foi no amistoso contra os EUA, em Nova Jersey. No entanto, ele não foi para a Copa do Mundo como um dos convocados nesse mesmo ano. 

Sub 17

Foi a grande estrela do Brasil no Mundial Sub 17 de 2009, mas não teve bons resultados. Isso porque, não fez gols e também não conseguiu evitar que a seleção caísse na fase de grupos. 

Sub 20

No sub 20 foi uma estrela para o torneio também, além de marcar nove gols e liderar a equipe para conquistar o título. Mas, o time treinado também contava com outros grandes nomes. 

Sub 23

Durante essa temporada, Neymar conseguiu marcar três gols em sete jogos da Liga dos Campeões. Além disso, também pode dar assistência e se deu melhor no Campeonato Espanhol. Fez 17 gols em cerca de 23 partidas e deu em torno de quatro assistências. 

Seleção principal

O jogador foi convocado para as Copas do Mundo em 2014 e 2018 até o momento. Mas, chegou a participar das Olimpíadas em 2012 e 2016, com uma ótima margem de gols. 

Jogos e amistosos na Seleção Brasileira

A maior parte de seus gols foram feitos nos jogos dentro dos amistosos. Assim, ele se tornou reconhecido pela sua maneira de atuar em campo e oferecer o melhor. 

Qual a posição do Neymar no futebol?

Sua posição é como atacante, onde sua função é ser defensivo com o objetivo de fazer gols. Mas, também precisa dar assistência para os outros jogadores da equipe.

Estatísticas da carreira de Neymar

Tem um grande número de gols na carreira, com cerca de um pouco mais de 414 em 674 jogos. Assim, espalha-se por vários locais diferentes nos quais jogou até o momento:

  • 74 na seleção brasileira;
  • 100 na PSG;
  • No Barcelona, 105;
  • Cerca de 136 para o Santos. 
montagem de imagens de Neymar de terno, posando para os fotógrafos
Neymar iniciou a sua carreira cedo e conquistou vários títulos para os times. Imagem do Instagram oficial Neymarjr

Quais os patrocinadores de Neymar fora dos campos?

Neymar possui vários patrocínios nos dias atuais, graças a sua fama. Assim, ele costuma assinar contratos com marcas e redes populares para fazer as divulgações delas.

SportsPro

Trata-se de uma marca de Henley Media Group, uma empresa sediada em Londres. Dessa forma, a sua produção se volta para a indústria esportiva e eventos.

ESPN

A sigla significa Entertainment and Sports Programming Networks, uma família de canais por assinatura. Assim, dedica-se aos esportes durante 24 horas por dia em suas transmissões em TV.

Time

O Time Brasil é uma marca que se volta para os atletas brasileiros, como o Neymar. Contudo, ela atua como patrocínio para que o jogador continue no topo.

France Football

Essa é uma revista francesa bi-semal que tem o propósito de falar sobre o futebol mundial. Além disso, oferece uma cobertura bem especial para os campeonatos europeus.

Forbes

A Forbes é uma revista muito conceituada, mas com foco em falar sobre negócios. No entanto, ela também é uma das patrocinadoras do Neymar.

Nike

Conhecida como uma das maiores marcas de vestuário e outros acessórios para todo o mundo. Assim, teve início em torno dos anos 60 e atua até hoje no mercado.

Puma

Trata-se de uma empresa alemã que trabalha com vários itens desportivos e atua no mundo inteiro. Além disso, ela também está na lista de uma das maiores marcas que existem.

Outros patrocínios

Há outros locais que se ligam ao Neymar, por exemplo, tem a Budweiser que fechou um novo patrocínio antes da Copa do Mundo. Dessa forma, o jogador tornou-se um dos embaixadores dessa marca de cerveja bem conhecida.

montagem de imagens de Neymar em campo
Neymar conseguiu conquistar vários patrocínios também para várias marcas. Imagem do Instagram oficial Neymarjr

NJR11: marca pessoal do jogador Neymar

Já faz algum tempo desde que o jogador ganhou a sua própria marca. Foi registrada pela agência Loducca e ela que iria fazer o trabalho de levar os serviços para todos.

Principais produtos da NJR11

Ganhou a estampa da NJR11 para todos os produtos licenciados que recebem a sua imagem. Assim, são várias opções, até mesmo cadarços que estão entre eles.

Quais os projetos filantrópicos de Neymar?

O jogador também tem o seu lado mais caridoso e chegou a participar de alguns projetos. Por exemplo, o Instituto Neymar que é um dos mais conhecidos.

Vídeo sobre o Instituto Projeto Neymar Jr.

Embaixador da ONG Handicap International

Trata-se de um local que defende os portadores de problemas físicos pelos paises nobres. Além disso, as vítimas de conflitos e catástrofes naturais também são incluídas nessa ONG.

Outras empresas que Neymar representa

São vários locais que o Neymar representa, seja pela caridade ou não. Assim, o Instituto é um exemplo, por continuar até os dias atuais e sem associações a fins lucrativos.

montagem de imagens do Neymar em campo, usando o uniforme da seleção brasileira
Neymar chegou a se tornar um dos jogadores mais caros do mundo todo. Imagem do Instagram oficial Neymarjr

Quais as principais polêmicas da vida de Neymar?

Houve muitos casos em que a vida de Neymar gerou algum tipo de polêmica. Mas, isso não foi o suficiente para que a carreira dele perdesse a força em nenhum momento. Contudo, tem algumas histórias que chamam muito a atenção pelo seu contexto:

  • Foi pai aos 19;
  • Acusação de estupro e assédio;
  • Irregularidades financeiras.

Pai aos 19 anos de uma jovem de 17 anos

O nome da jovem não foi revelado no início, mas depois Carol Dantas foi apresentada como mãe do filho do jogador. Assim, ele assumiu a paternidade e recebeu grande apoio da sua família durante a época. Nos dias atuais, o garoto se chama Davi Lucca e tem em torno de 11 anos, nascido no ano de 2011.

Namoro com atriz Bruna Marquezine

Foi um namoro um pouco perturbado para ambos e teve a duração de 2013 até 2018. Assim, ambos serem famosos foi um dos motivos para que houvesse alguns problemas. Por isso, Bruna Marquezine disse que aconteciam ocasiões em que Neymar terminava todo mês e ainda tinham a necessidade de ter uma relação perfeita.

Neymar expressa sua fé cristã

A polêmica não é tão grande ao se encaixar com as outras, o jogador apenas sempre fala sobre a sua fé. Dessa forma, algumas vezes ele acaba por mencionar suas crenças, mesmo após os jogos.

Tatuagem da irmã no braço de Neymar

Uma polêmica que virou alvo de críticas, foi a tatuagem que o jogador fez no braço. Ele reproduziu o rosto da irmã Rafaella e já contava com várias outras imagens pelo seu corpo. Contudo, a homenagem não foi tão bem recebida aos olhos de vários internautas.

Acusação de estupro e assédio sexual

Essa investigação foi aberta por Najilla Trindade e o caso cresceu graças à comoção nas redes sociais. A acusação sobre a situação teria se passado em Paris e o jogador ainda tentou se defender em meio a vídeos. A mulher foi indiciada por três crimes no caso Neymar, ou seja, extorsão, denúncia caluniosa e até mesmo fraude processual. Assim, provou-se que ela havia mentido sobre o ocorrido com más intenções.

Neymar como alvo de racismo

Houve uma partida em que o jogador reclamou de ofensas racistas vindas de um atleta no Campeonato Francês. Ele fez reage nas redes sociais sobre os xingamentos que recebeu. Nessa partida, logo após a discussão ele foi expulso e não houve muitos arrependimentos.  

Problemas com técnicos e árbitro

O atacante chegou a reclamar de um árbitro da Liga dos Campeões por ter lhe dado cartão amarelo. Assim, ele foi punido por ter feito a comemoração de um gol ao final da partida.

Incidentes com festas

Há muitos problemas que Neymar teve por causa de festas, por exemplo, a confusão entre torcedor e seguranças. Ele alega que houve uma tentativa de furto de seu brinco, mas foi apenas um esbarrão do adolescente após os seguranças o empurrarem. 

Festa durante a pandemia de Covid-19

Mesmo em meio a pandemia, o jogador fez réveillon de sete dias para 500 pessoas. Assim, isso o tornou alvo de várias críticas pela irresponsabilidade. Afinal, o jogador sempre promove festinha e causa polêmica.

Desentendimento com jogadores

O jogador também tem fama por se desentender com jogadores. Acredita-se que a briga entre Neymar e Gabigol desmotivou o atacante do Flamengo a participar da Copa do Mundo.

Irregularidades financeiras

O Ministério Público espanhol garantiu que as acusações de fraude e corrupção foram feitas de maneira presunçosa. Por isso, a promotoria as retirou, mas ainda se diz que Neymar deveria pagar multa por sonegação. Assim, tem grandes chances de que ele tenha multas a pagar por alguns crimes a respeito de suas finanças.

Agressão a torcedor na França

Foi uma reação do jogador às provocações do torcedor contra o PSG. Aconteceu depois da perda do time no título da Copa da França e o craque acertou um soco em um homem que lançava insultos e critica a jovens do PSG.

imagens de Neymar em campo, jogando
Mesmo com as polêmicas que estiveram em sua vida, Neymar continua com bom desempenho. Imagem do Instagram oficial Neymarjr

Por que Neymar tem uma equipe com foco em mídias?

Graças a alguns casos polêmicos, o Santos criou uma equipe para cuidar da imagem de Neymar. Portanto, é uma garantia de reduzir os casos que tragam críticas dos internautas.

Equipe de mídia do Neymar

A equipe foi administrada por um especialista em marketing chamado Eduardo Musa. Contudo, também teve a participação do advogado Lissandro Florêncio e do empresário Wagner Ribeiro. 

Neymar e sua relação com a música

Poucas pessoas sabem, mas o jogador tornou-se um ícone muito popular por fazer a promoção da música pop. Por exemplo, houve vídeos em que ele foi visto durante danças com músicas sertanejas, como a ‘Ai Se Eu Te Pego’ de Michel Teló.

História em quadrinhos

Já faz algum tempo desde que Neymar tornou-se protagonista de história em quadrinhos. Assim, o tema principal é sobre zumbis, com inspiração na famosa série The Walking Dead. Foi uma produção da Neymar Jr Comics e é a sua segunda obra.

imagens de Neymar treinando em campo
Muitos brasileiros esperam que Neymar consiga trazer o título de Hexa para a seleção. Imagem do Instagram oficial Neymarjr

O que esperar do Neymar na Copa do Mundo 2022 no Catar?

A esperança é que o jogador consiga conquistar o Hexa para a seleção brasileira. Contudo, essa pode ser a sua última chance de conquistar a Copa do Mundo para o Brasil. Assim, Neymar se preparou para dar o seu melhor nos jogos. Ele teve uma boa primeira metade de temporada e o técnico Tite aposta nele por:

  • Trabalho disciplinado no clube de Paris;
  • Bons predadores físicos.

Tem a possibilidade de o jogador conseguir superar o Pelé como o maior artilheiro da história da seleção. Por isso, as expectativas para os jogos são grandes e a torcida para ganhar o título também.

neymar
Imagem do Instagram oficial Neymarjr

Quem foi convocado para Copa do Mundo 2022 na seleção do Brasil?

Que tal conferir quem o técnico selecionou para a competição? Então, continue lendo!

Goleiros

Defensores

Meio-campistas

Atacantes

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias