SPFW 2021: 7 tendências das passarelas que vão bombar em 2022

Handmade, cores vibrantes e pele à mostra foram algumas das tendências que vimos na 52° edição do SPFW 2021. Confira!

No dia 21 de novembro, teve fim a 52 ° edição do SPFW 2021. O evento, que aconteceu no Pavilhão das Culturas, no Parque do Ibirapuera, foi no formato híbrido. Isto é, algumas marcas optaram por manter  apresentações digitais.

Dessa maneira, os desfiles foram marcados por diversidade, manifestações politicas, sustentabilidade, e, é claro, por muita moda.

Confira, então, quais foram as 7 principais tendências da SPFW 2021 que devem bombar por aqui em 2022!


Quais são as tendências do SPFW 2021 para 2022?


A 52° edição do SPFW 2021 teve como tema “Regeneração”. Por isso, os designers e estilistas trouxeram para as passarelas temas importantes. Foi o caso da diversidade e da sustentabilidade, por exemplo.

Como resultado, vimos um casting com corpos gordos, pretos e trans. Este último foi representado pela atriz e cantora portuguesa A Maia.

Todavia, a diversidade não veio apenas na seleção de modelos. Afinal, marcas como a Meninos Rei  homenagearam a cultura africana em estampas, peças e acessórios.

Quanto à sustentabilidade, roupas feitas através do upcycling  e com material reciclado marcaram os principais desfiles.

Ao mesmo tempo, a moda genderless veio para reforçar ainda mais a mensagem que esta edição trouxe: a aceitação e o respeito às diferenças.


  • Leia ainda SPFW N 52: 3° dia de desfiles traz diversidade, moda genderless e muito crochê!

Desfile Lily Sarti. Fonte: Instagram

  • Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

1. Cores vibrantes na 52° edição do SPFW 2021


A 52° edição do SPFW 2021 foi uma explosão de cores vibrantes, assim como aconteceu nas Semanas de Moda internacionais. Desse modo, o rosa, o laranja, o verde e os tons de neon vieram em roupas, acessórios, bolsas e sapatos.

Contudo, o destaque maior foi para o vermelho. A cor surgiu em várias coleções, principalmente em vestidos, conjuntos e saias.



Apartamento 03. Fonte: FFW

Misci. Fonte: FFW

2. Tons terrosos e off-white no SPFW 2021


Além de cores vibrantes como o vermelho e o rosa, os tons terrosos também marcaram presença nos principais desfiles da semana.

Related Post

Assim, o bege, o marrom, o camelo e principalmente o off-white foram a aposta de várias marcas para 2022. Destaque para a Baska, que apresentou uma coleção inteira na tonalidade, em parceria com Carlinhos Maia.


  • Logo depois, leia Carlinhos Maia comenta coleção: Vai ter Baška que nem farmácia. Veja entrevista!

Misci. Fonte: FFW

Baska. Fonte: FFW

3. Estampas coloridas e étnicas


Esta edição da SPFW 2021 foi repleta de diversidade, com direito a coleções que homenageavam entidades de religiões de matriz africana.

Além disso, os desfiles do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, foram repletos de apresentações de designers e marcas racializadas.

Dessa maneira, as estampas étnicas vieram como uma forma de enaltecer a herança cultural, religiosa e artística do povo preto.



Meninos Rei. Fonte: FFW

Meninos Rei. Fonte: FFW

4. Crochê no SPFW 2021


Não é de hoje que o crochê figura entre as principais tendências para a Primavera/Verão. Contudo, nesta temporada, o handmade veio não apenas como um item de moda, mas também como um instrumento de transformação social.


Ponto Firme. Fonte: FFW

O  Projeto Ponto Firme, causa que se dedica a ajudar egressos do sistema carcerário através do crochê e do tricô, apresentou peças impecáveis. Além disso, a coleção foi quase toda voltada para o trabalho artesanal.



Ateliê  Mão de Mãe. Fonte: FFW

5. Pele à mostra


Assim como os desfiles de Paris, NYFW 2021 e Milão, a SPFW 2021 teve muita pele à mostra. A trend veio por meio de fendas, cut-out e comprimento mini.




Desfile Ésfer. Fonte: FFW

6. Franjas no SPFW 2021


O movimento das franjas veio forte e das mais variadas formas: no crochê, no tricô e até mesmo na palha. Dessa maneira, a tendência promete bombar em 2022 e irá aparecer nas roupas, sapatos, bolsas, etc.



Desfile Ateliê de Mãe. Fonte: FFW

Apartamento 03. Fonte: FFW

7. Anos 70


Ultimamente, a moda tem vivido um revival das tendências que fizeram sucesso nos anos 90 e 2000. No entanto, desta vez foi o momento dos anos 70 invadirem as passarelas.

Assim, calças justas, cheias de brilho, com boca de sino e os óculos típicos dessa década surgiram nos desfiles de algumas marcas.


Desfile AZ Marias. Fonte: FFW

AZ Marias. Fonte: FFW

Tendências SPFW 2021: conclusão


Além de olharmos para as tendências em roupas, acessórios e cabelo, mais do que nunca é importante enxergar as macrotendências do SPFW 2021.

O crochê, por exemplo, brilhou nas passarelas. Desse modo, é importante valorizar o trabalho artesanal de costureiras e crocheteiras do Brasil a fora, assim como também é fundamental pensarmos em uma moda sustentável.

Por fim, quebrar barreiras e preconceitos de gênero e raça e empoderar todos os tipos de corpos é a nova missão de estilistas, designers, marcas e de todos que trabalham no ramo.

Sem dúvida, estas foram as maiores e mais importantes tendências que esta edição do SPFW nos deixou.

Acompanhe também todas as nossas dicas de moda e estilo e fique por dentro das principais tendências do momento!

Karina Faria: Carioca, escritora, digital content creator, viajante. Especialista em SEO. Apaixonada por viajar e produzir conteúdo. Escreve sobre moda, beleza e viagens desde 2018.
Posts Relacionados