Fique por dentro de 6 tendências do Verão 2022 / 2023 de acordo com os desfiles da semana de moda de Milão. Confira os principais looks das marcas mais importantes da Itália, além das tendências e as inspirações do Verão 2023 para apostar já!
Para traduzir o espírito dessa temporada Gabbana disse:
#actampads2#“Pensamos em fazer algo não semelhante, mas com o mesmo humor daquela coleção de 2000. Estamos saindo de um momento sombrio e queremos aproveitar a vida.”
- Logo após, veja também Cores Inverno 2022 – 23: WGSN e Coloro informam cartela de cor
Influência Y2K
Assim, iniciamos com as palavras de Gabbana que nos dá as primeiras indicações de como será a inspiração primavera-verão de 2022, muita influência do Y2K, que quer dizer year two thousand em inglês e em português anos 2.000. Trata-se da estética inspirada no final do anos 90 início dos anos 2.000 ou seja, a época do boom da Internet, de Britney Spears e de Paris Hilton.
- Confira ainda Verão 2023 na Semana de Moda de Milão: as principais tendências da MFW. Além de
Inverno 2022: tendências e vitrines de Milão fall-winter 22-23.
- Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
Quem se lembra? Desta forma, fazem parte desta estética também as peças em tecidos metalizados, saias plissadas, o veludo plush, óculos coloridos, sempre com um toque retrô.
Contudo as tendências para primavera-verão 2022 tem tudo isso e muito mais.
Vamos às tendências para primavera-verão 22
1.Minissaia
- Confira também: NYFW 2021: 12 tendências do Verão 2023 para usar já!
Primeiramente, destacamos a minissaia que apareceu em vários desfiles como Dolce & Gabbana, Versace, Prada, Emporio Armani e Roberto Cavalli, uma das peças-chave da tendência para primavera-verão 22.
Assim, reparem na estampa anos 2.000 na t-shirt Dolce & Gabbana!
A minissaia vem em tecidos variados ; bordados, crepe de seda, cetim duchesse, tecidos laminados; ou seja a imaginação é o limite e a estética pra lá de jovem.
Desta forma, parece que as palavras de Mary Quant: “A vida era um show! Era tão divertida e inesperadamente maravilhosa” , se referindo ao espírito dos anos 60, época em que ela inventou a minissaia, sem dúvida vieram a tona na semana de moda de Milão. A busca por alegria!
2. Tomara-que-caia tendência para primavera-verão 22
Os tops tomara-que-caia também brilharam nos desfiles.
Por exemplo, Marni apresentou uma versão listrada, que aliás pontuou toda a coleção intercalada com margaridas aplicadas ou pintadas. Por outro lado, Giorgio Armani trouxe o tomara-que-caia para um vestido em uma coleção muito elegante inspirada no mar.
Finalmente Emilio Pucci também apostou nesta peça, marca tem despertado interesse das gerações Y e Z que buscam o clima de festa, exatamente a aposta da marca.
- Confira também: Verão 2023 na Semana de Moda de Milão: as principais tendências da MFW
3. Recortes
Os recortem estão super em evidência, de certa forma eles parecem substituírem as fendas, sem dúvida é uma tendência que vem de outras estações e continua para primavera-verão 22.
Assim, notem na primeira foto acima recortes muito elegantes na coleção Giorgio Armani, assim como no vestido Roberto Cavalli, além das meias com recortes da Versace ,que trazem sedução como uma das importantes tendências para primavera-verão 22.
- Confira também: Moda Plus Size Primavera: Tendências para apostar já
4. O brilho do Lamê
Ao passo que sedução, silhueta marcada, energia e alegria permeiam estação, nada mais apropriado que o tecido lamê para virem à tona. Reparem no vestido Versace, minissaia Roberto Cavalli e calça Dolce e Gabbana. Assim o lamê aparece em acabamentos texturizados, croco print e liso.
Desta forma, basta de tempos sombrios, queremos brilhar!
- Confira também: NYFW 2021: 12 tendências do Verão 2023 para usar já!
5. Cores tendências primavera-verão 22
Já a cartela de cores dos desfiles da semana de moda de Milão apresentam desde tons pastel até cores energéticas. Antes de mais nada, vamos falar de Armani o ícone da elegância italiana.
Sobretudo a coleção Giorgio Armani apresentou o amor pelo mar e pelo sol. A alegria contagiou a passarela, as modelos foram convidadas a sorrirem.
A trilha sonora ficou por conta de músicas clássicas italianas com tema de mar. O fundo do desfile exibia uma linda imagem de oceano que mudava de cor a medida em que o sol se punha e as cores da coleção se transformavam em tons mais quentes.
Coleção Giorgio Armani um belo passeio de verão
Já a coleção Empório Armani também apresentou cores tranquilas em tons de aquarelados.
- Confira também: Natural Cotton Color: tecido brasileiro estreia em desfile de Milão
Tons delicados e suaves pontuam também as coleções, por exemplo das marcas Pucci e Prada, amarelo suave e rosa claro.
Contudo estação é também cheia de energia! Armani mostrou cores como o pink e Versace trouxe a combinação pink com laranja.
- Confira também: Cores Verão 2023 – Veja as principais tendências para a estação
Assim, cor laranja também continua por várias estações, marcando presença na semana de moda de Milão.
Desta forma o laranja apareceu nos desfiles da Max Mara, com um total look em laranja, na Prada com seu belíssimo vestido apresentado simultaneamente em Milão e Shanghai, além das divertidas listras da Marni.
- Confirma também: Sete estilos universais da moda: Descubra o seu!
6. Couro
A princípio, pode parecer estranho o couro aparecer nos desfiles e tendência para primavera-verão 22, sabemos que o clima europeu permite , mas as mudanças climáticas globais sempre acabam nos pegando de surpresa.
Além disso, com a ajuda da tecnologia, a tendência é que o couro se torne cada vez mais fino mais maleável e sirva como uma camada de proteção contra aquele ventinho no final do dia, por exemplo.
O couro apareceu em diversas coleções desde Max Mara até Marni, Versace e Prada.
Finalmente, estas foram algumas das tendências para Primavera-Verão 22 da semana de Moda de Milão.
Fiquem ligados nas próximas novidades aqui no Fashion Bubbles e vejam mais conteúdos de Milão:
- Feira de móveis de Milão 2021 – 6 tendências em Décor para 2022
- Mudança de vida: “Deixei tudo e fui morar na Itália”
- Cidades bate e volta de Milão que você não pode deixar de conhecer
Sobre a colunista
Alessandra Janaudis, formada em publicidade pela FAAP, pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM e em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting na Domus Academy de Milão. Hoje mora na Itália e tem um projeto de correspondência de moda para empresas brasileiras com fotos de vitrines, produtos e tendências diretamente de Milão .
Instagram: @conexaomilano_
E-mail de contato calvi.janaudis@gmail.com