Chá Diurético: O que é, benefícios e receitas

Entenda neste artigo quais são os reais benefícios do chá diurético para a sua saúde,. Desenvolvemos um conteúdo completo sobre o tema.

- Continue depois da Publicidade -

Se você é amante do mundo da moda, beleza e cuidados com a saúde, já deve ter ouvido falar sobre os chás diuréticos. Muito se fala, no universo online, sobre a eficácia e benefícios do chá diurético para a saúde.

Além de ser útil para manter o bom funcionamento do sistema urinário, o chá diurético ajuda muito no emagrecimento emagrecimento e na manutenção da saúde de quem o consome.

Mas, quais chás são seguros para serem ingeridos? E qual a melhor receita de chá diurético para mulheres? Essas são perguntas muito comuns sobre o tema.

Para te ajudar a encontrar todas as respostas e ainda entender melhor quais são os reais benefícios do chá diurético para a sua saúde, desenvolvemos este artigo completo sobre o tema.

Basta continuar a leitura e conferir!

- Continue depois da Publicidade -

O que é um chá diurético? 

Um chá diurético, em poucas palavras, são usados para aumentar o nível de diurese, ou eliminação de urina.

- Continue depois da Publicidade -

Dessa forma, quaisquer líquidos acumulados no corpo, causando inchaço, bem como quaisquer toxinas presentes no organismo são eliminadas.

Assim, além de ajudar em questões físicas e estéticas, os chás diuréticos auxiliam também a manter o bom funcionamento do sistema circulatório, urinário e, consequentemente, nervoso.

Para que serve um chá diurético?

- Continue depois da Publicidade -

Um chá diurético serve, principalmente, para auxiliar a produção de urina e eliminação de toxinas e componentes maléficos do corpo.

Esse tipo de chá é muito usado por aqueles que têm dificuldade na ingestão de líquidos e água, e por isso, não vão muito ao banheiro urinar, resultando no acúmulo de líquidos no corpo.

O inchaço também é prevalente quando isso acontece, afinal, quanto mais líquidos acumulados no corpo, mais evidentes são as medidas e sensação de sobrepeso.

Assim, se este é o seu caso, os chás diuréticos podem ser seus maiores aliados. Você ainda pode escolher entre os diversos sabores de chás naturais disponíveis, mantendo uma ótima variedade para facilitar a ingestão de líquidos.

Por que consumir chás diuréticos?

Diferente do que muitos pensam, consumir chás diuréticos não auxilia apenas na redução de medidas.

Esses líquidos são ótimos também para a sensação de bem-estar, controle hormonal e sintomas de tensão pré menstrual (TPM), que aflige muitas mulheres.

Aqueles que são sedentários têm ainda mais motivos para fazer uso do chá diurético em seu cotidiano. Os níveis de sódio na alimentação podem causar:

  • hipertensão;
  • promover problemas como colesterol alto;
  • mau funcionamento dos rins;
  • problemas cardíacos e muitos outros.

Assim, incluí-los na sua rotina pode ser um divisor de águas no que diz respeito a manutenção do humor, produtividade e gestão da pressão arterial.

Não é preciso se preocupar, já que os chás dificilmente contam com algum tipo de efeito colateral ou restrição, já que são totalmente naturais e eficazes.

Apesar disso, é preciso ter bom senso e evitar a ingestão constante, por um longo período de tempo ou semanas seguidas.

É interessante mesclar os tipos de chás, para evitar a desidratação em casos de chás mais fortes como o de cavalinha e salsa.

Quais são os melhores chás diuréticos?

chá diurético receitas

Os melhores chás diuréticos são aqueles 100% naturais, desenvolvidos a partir de ervas e plantas medicinais, que podem ser encontradas em diversas regiões do Brasil.

Fizemos uma lista com a seleção dos 7 melhores chás diuréticos e suas receitas. Você perceberá que os modos de preparo são muito simples e rápidos, a fim de facilitar o desenvolvimento e implementação desse novo hábito no seu dia a dia.

Chá de hibisco

O chá de chá de hibisco se destaca pela cor rosa avermelhada, mesmo pigmento presente nas flores de hibisco. Esse chá apresenta grandes vantagens como a presença de antioxidantes, anti-inflamatórios e substâncias que auxiliam no emagrecimento.

Um diferencial também se relaciona à sua potência na redução da pressão arterial e colesterol ruim, além de prevenir o envelhecimento precoce e diminuir o risco de desenvolvimento de câncer.

Ele pode ser preparado através da infusão das pétalas secas do hibisco, seguindo o passo a passo:

  • compre um saquinho de chá de hibisco natural;
  • selecione uma colher de sopa de pétalas;
  • adicione-a em um litro de água quente;
  • deixe descansar por 5 a 10 minutos e coe com o auxílio de um coador.
Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Caso você deseje produzir uma quantidade maior, saiba que também é possível. Basta manter as medidas proporcionais e consumir até duas xícaras de chá por dia.

Chá verde

Um dos queridinhos pelas mulheres que desejam emagrecer de forma saudável, o chá verde é rico em cafeína, antioxidantes, magnésio, cálcio, vitaminas B, C e ferro.

Além desses benefícios, o chá é super refrescante e delicioso para os dias quentes. Para fazê-lo, basta:

  • a cada 100 ml de água, fazer a infusão de 1 grama da planta;
  • coloque essa quantidade em água morna, não fervente, para que o sabor não fique amargo;
  • deixe descansar por 5 minutos, pelo menos;
  • consuma logo em seguida, assim que ficar em temperatura ambiente.

A recomendação dos profissionais é a ingestão de, no máximo, 4 xícaras ao dia, junto às refeições. É possível acrescentar componentes como hortelã ou mel para melhorar o sabor.

Chá de salsinha

Quem pensa que a salsinha serve apenas como tempero se engana! A salsa é uma ótima aliada para a saúde também quando consumida em forma de chá.

Por ser rica em vitamina C, o chá de salsa pode aumentar a imunidade, prevenindo gripes, anemias e pedras nos rins, por sua quantidade de ferro e ácido fólico.

Para realizar o chá, é interessante que a pessoa não apresente nenhum tipo de insuficiência renal ou síndrome nefrótica. Também, mães amamentando ou pessoas que foram submetidas a cirurgias recentemente não devem tomá-lo.

Assim como os outros chás, o modo de preparo é através de infusão:

  • são 30 gramas de folhas de salsinha, que podem ser inseridas frescas ou secas em 100 ml de água ainda fervente ou mais quente;
  • basta deixar descansando por 15 minutos;
  • logo após, você inserir complementos como limão ou gengibre.

Chá de cavalinha

O chá de cavalinha, apesar de não ser tão conhecido, é uma excelente opção para desinflamar o corpo, fortalecer os ossos e ainda auxiliar no tratamento de infecções, como a de urina.

Este chá é preparado com o talo seco da planta, que deve ser ingerido com moderação, já que possui uma composição forte.

Pessoas com insuficiência cardíaca, renal, gestantes ou mães em fase de amamentação não são aconselhadas a tomarem o chá.

Para fazer o chá basta:

  • reservar uma colher de chá de talos de cavalinha;
  • ferver 100 ml de água e acrescentar as plantas;
  • deixar descansando por até 15 minutos;
  • coar e tomar no máximo 2 xícaras por dia junto às refeições.

Chá de gengibre

O chá de gengibre é capaz de combater as dores de garganta, vômitos, náuseas e diabetes. Sua capacidade de queimar gordura corporal também é real.

Por ser uma raiz, para fazer o chá é necessário selecionar 2 centímetros de gengibre para cada 200 ml de água. No caso do gengibre em pó, basta obter uma colher para cada litro de água.

Acrescente a raiz na água fervente e deixe descansar por 15 minutos. É possível acrescentar limão ou canela, depois de pronto. A recomendação é beber, no máximo, 3 xícaras de chá de gengibre por dia.

Chá preto

O limão é famoso por ajudar na digestão e diminuir o apetite, contribuindo para o emagrecimento. Para fazê-lo basta selecionar um saquinho de chá ou uma colher com a planta seca em 100 ml de água.

Ferva e deixe descansar por 15 minutos. O consumo deve ser logo em seguida. Crianças e adolescentes são o público que deve evitar a ingestão de chá preto.

Chá de abacaxi

O limão é feito com a casca da fruta e é ótimo para combater a prisão de ventre, artrite e reumatismo. 

Basta aproveitar as cascas do abacaxi em 1 litro de água e ferver, deixando descansar por 15 minutos. Para deixar ainda mais saborizado, é possível acrescentar canela e cravo, além de hortelã e gengibre.

Conclusão

chá diurético
Foto: Pexels | Os chás podem ser seus maiores aliados.

Percebeu como consumir chá diurético é simples? Qualquer uma dessas receitas é ótima para aumentar a produção de urina e eliminar toxinas do organismo.

É inegável que o benefício dos chás é imenso e dica boa é dica compartilhada, não acha? Envie este conteúdo para aquela amiga que está tentando emagrecer ou cuidar melhor da saúde!

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes