Imóveis, comprar ou alugar: qual a melhor opção?

Quem nunca sonhou em ter o seu cantinho, não é mesmo? Uma das melhores sensações é poder chegar na sua casa depois de um dia de trabalho. Mas com tantas opções e tipos de investimento, será que vale mais alugar ou comprar um imóvel? Confira aqui as vantagens e desvantagens.

1.392

- Continue depois da Publicidade -

Atualmente, tanto alugar quanto comprar uma casa ou um apartamento se tornou mais fácil. São diversas imobiliárias, tipos de financiamentos, contratos e formas de pagamentos diferentes, incluindo até as permutas de imóveis.

E claro, ter um planejamento financeiro é essencial, não só para ajudar na sua decisão, como também, diminuir a possibilidade de arrependimentos.

Assim, para ajudar nesta decisão, segue um especial com pontos positivos e negativos que cada um apresenta. Afinal, tanto alugar quanto comprar tem os seus benefícios.  O bacana, no entanto, é saber qual a melhor opção para seu perfil e condição.

  • Depois, confira também: Por que ter um imóvel regularizado é bom? Você sabe o que é ter um imóvel regularizado? Além de diversos benefícios que essa ação pode te trazer, não tê-lo pode gerar multas e imprevistos, principalmente para quem pretende vender ou alugar o imóvel. Saiba tudo sobre como fazer a regularização, bem como as vantagens e desvantagens!

Comprar 

Milhões de brasileiros sonham em ter a casa própria. Mas, será que vale mais a pena que alugar? Confira a seguir as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel.

Comprar ou Alugar?
Casa à venda – Fonte: Pixabay

Vantagens  

É seu 

Primeiramente, o imóvel é seu e será um passo importante na construção de um patrimônio. Pois, ter um imóvel no nome irá te trazer inúmeros benefícios. Além de mostrar estabilidade para conseguir empréstimos, novos bens, entre outras possibilidades, poderá ainda, abrir muitas portas nos setores bancários e também dar maior confiança para investimentos.  

Desta forma, vale muito a pena fazer um sacrifício, com planejamento e economia, para dar este passo tão importante em sua vida. Já que, muitas vezes, o valor do aluguel pode se equiparado, ao valor de uma prestação da casa própria. Sendo que no caso da prestação, no final o bem é seu, enquanto o aluguel não.

Liberdade 

Diferente de um local alugado, você poderá fazer quaisquer alterações que você quiser. Seja de estrutura, mobílias, investimentos da casa, etc. Assim, o seu cantinho fica do jeitinho que você quer e dependendo de quais mudanças você fizer isso pode até mesmo agregar valor ao imóvel.  

Estabilidade 

Ter um imóvel próprio é sinônimo de estabilidade. Assim, é um ótimo jeito de começar uma família. E uma ótima opção para quando você estiver comprometido com um emprego em uma cidade. Ou seja, com um emprego fixo e uma renda financeira efetiva, se torna mais fácil de arcar com os gastos de um imóvel, bem como um financiamento caso seja necessário.  

Mas, se você tem um perfil mais nômade, o imóvel também pode trazer possibilidades como o aluguel, caso queira sair viajando pelo mundo, gerando assim uma renda e uma certa segurança financeira.

Comprar ou Alugar?
Começar uma família – Fonte: Pexels

Desvantagens 

Preços 

Para comprar uma casinha você terá que desembolsar uma grande quantia. E quanto maior for o valor dado de entrada, menor será o financiamento necessário. Alguns profissionais do ramo dizem que a compra não é a melhor opção para quem tem menos de 50% do valor do imóvel para dar de entrada. Isso se deve, principalmente, às taxas que serão pagas no financiamento. Confira a seguir. 

Portanto, a grande dica, é economizar e planejar. Assim, fará um sacrifício no presente, para que possa desfrutar de uma grande vantagem no futuro.

Financiamento 

São poucas as pessoas que irão conseguir fugir de um financiamento ao comprar um imóvel. E claro, ele facilita muito para quem quer comprar um lugarzinho para morar e chamar de seu. De forma que você pode pedir um empréstimo e ir pagando aos poucos ao banco.  

Entretanto, claro que os bancos não saem perdendo nessa. Eles normalmente elevam as taxas para atenderem aos clientes que não possuem dinheiro guardado ou investido. Isso porque eles entendem que há um risco maior do não pagamento das parcelas. A dica é sempre pedir financiamentos em bancos que você já conheça, tenha uma conta ou movimente algum dinheiro nele, assim os bancos terão uma maior confiança em conceder o empréstimo.  

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Mas claro, que dependendo do valor financiado lembre-se que você pode chegar a pagar de duas a três vezes o valor do empréstimo. E o imóvel só será realmente seu, após o término do financiamento.  

Investimento? 

Segundo especialistas, apesar de parecer um investimento, você deve ter em mente que um imóvel terá despesas, manutenção e também pode desvalorizar. Contudo o setor imobiliário no Brasil é um dos que menos perdem seu valor, então isso não deve ser um impedimento. Porém, se um dia o proprietário for vendê-lo e queira de isso de forma rápida, talvez o valor tenha que ser bem menor que o pretendido.  

Alugar 

Essa opção tem ganhado cada vez mais valor. Pois, em comparação ao financiamento, o aluguel se torna uma opção muito boa, principalmente para quem tem dinheiro guardado.  

Comprar ou Alugar?
Alugar – Fonte: Pixabay

Vantagens  

Preço 

Em um aluguel você não terá que desembolsar uma grande quantia de uma vez só, e os valores têm uma grande variabilidade. Ou seja, você encontra aluguéis de R$500,00 à R$10.000 dependendo da localização, tamanho, se tem móveis ou não. Assim, é só escolher o que mais lhe agrada!  

Melhor forma de não perder dinheiro 

Isso porque, por exemplo, se a pessoa possui um bom valor guardado ou investido, considerando a rentabilidade que existe em cima, ela pode utilizar apenas os juros para alugar um imóvel, e continuar com o valor intacto e aplicado. Se tornando uma ótima forma de não perder dinheiro. Sendo que qualquer manutenção e despesa da propriedade deverá ser arcada pelo proprietário. Então, não sairá do seu bolso.  

Você pode aplicar ou investir seu dinheiro  

Ao invés de gastar o seu dinheiro em um imóvel, e talvez ainda precisar de um financiamento, alugando você pode continuar economizando, aplicando e investindo o seu dinheiro. O que pode garantir uma boa rentabilidade e ganho em cima de juros.  Além disso, você consegue outras vantagens como isenção de taxas sobre o imóvel, melhor score bancário, facilidade de empréstimos, taxas e cheque especial para emergências. E isso, consequentemente lhe dará melhores condições para investir e comprar algum bem.  

Mudança temporária 

O aluguel é uma maneira ótima de ter um lugarzinho sem compromissos muito longos. Ou seja, para quem costuma mudar muito de cidade ou ainda não tem um emprego fixo, morar de aluguel até se estabelecer é uma ótima opção.  

Comprar ou Alugar?
Viajar a trabalho – Fonte: Pexels

Desvantagens 

Não é seu 

Da mesma forma que essa é uma vantagem para a compra, para o aluguel se torna a primeira desvantagem. Afinal, você não será o proprietário. Portanto, após o vencimento do contrato, você poderá renovar ou então terá que procurar outro lugar. Outro ponto, é que por ser um contrato podem ter reajustes anuais do valor.  

Reformas? 

Como o imóvel não é seu, qualquer alteração de estrutura e de móveis terão que ser permitidas pelo proprietário. E sempre terá que ser feito uma vistoria ao entrar e ao sair do imóvel, de forma que esteja tudo dentro dos conformes ao entregar novamente ao proprietário.  

Assim, investimentos, como móveis sob medida, podem ser “dinheiro jogado fora”. Afinal, você não receberá nada por isso ao devolver a propriedade. Uma forma de restituir parte do valor investido é vender os móveis, contudo o retorno será bem menor. 

Alugar ou comprar? 

Depende do seu momento e do financeiro. Comprar um imóvel é um investimento bem grande, mas você terá uma propriedade no seu nome. Por outro lado, alugar não demanda de um investimento inicial tão grande, mas não possui um retorno tão significativo para a pessoa. Mas, para quem não tem condições de obter um financiamento ou sempre está mudando de cidade, o aluguel pode ser uma opção válida. Afinal, te permite economizar mais e quem sabe obter o valor total para uma futura compra.  

Comprar ou Alugar?
Mudar de casa – Fonte: Pexels

E aí, qual o melhor para você? Comprar ou Alugar? Já pensou em morar em um condomínio de casas? Confira as vantagens. Por fim, deixe seu comentário e se quiser mais dicas como essas não esqueça de dar uma espiadinha no nosso site Fashion Bubbles. Aqui te apresentamos as melhores dicas para te ajudar a fazer a melhor escolha! 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também