Casa ou apartamento? Vantagens e desvantagens

Ter o seu cantinho é um sonho de muitos brasileiro. E na hora de escolher são tantas opções que é normal ficar na dúvida. Por isso vamos te mostrar quais são as vantagens e desvantagens de se morar em um apartamento ou em uma casa. Assim, você poderá escolher o lar perfeito para você. Confira aqui!

2.231

- Continue depois da Publicidade -

Ao se mudar, muitos pontos devem ser levados em conta, e normalmente vem a pergunta: Casa ou Apartamento? Esse é um questionamento comum, ainda mais agora, que temos passado muito tempo em casa, além de questões como Home Office, entre outras.

Desta forma, a resposta pode variar dependendo das necessidades da pessoa ou do seu estilo. Assim, veja aqui no Fashion Bubbles, os prós e contras de morar em uma casa ou em um apartamento.

  • Depois, veja também Permuta de imóveis – Corretor dá dicas para fazer trocas sem riscos. E saiba por que ter um imóvel regularizado é bom? Você sabe o que é ter um imóvel regularizado? Além de diversos benefícios que essa ação pode te trazer, não tê-lo pode gerar multas e imprevistos, principalmente para quem pretende vender ou alugar o imóvel. Saiba tudo sobre como fazer a regularização, bem como as vantagens e desvantagens!

 

Morar em Apartamento – Vantagens e desvantagens

Casa ou apartamento
Apartamento – Fonte: Unsplash

Vantagens

Iniciaremos pelas vantagens, listando assim,  as principais delas.

  1. Segurança

Esse é um dos principais motivos para muitas pessoas preferirem apartamentos. Além de ter câmeras de segurança, a maioria conta com portaria 24 horas. O controle de pessoas, também tende a ser mais rígido, o que garante maior segurança naturalmente.

Se você, costuma chegar em casa tarde da noite, ou mora em um local de maior risco, esse quesito, deve ser muito bem avaliado!

  1. Contato social

Para famílias com crianças ou idosos esse é um ponto a ser levado em conta. A área social tende a ser um ótimo lugar para as crianças fazerem amizades e é um lugar seguro para elas brincarem. Ainda existem diversos eventos que podem ocorrer no condomínio de forma a integrar os moradores, como churrascos e bazares.

  1. Manutenção

Em apartamentos você não terá que se preocupar com manutenções. Isso porque na taxa de condomínio já estará tudo incluso. Sendo assim, o prédio sempre estará limpo e bem cuidado. A piscina sempre estará prontinha para uso. Caso haja problemas referentes a encanamento, água ou gás, basta entrar em contato com o síndico e ele buscará a solução mais rápida.

  1. Praticidade

Para quem fica pouco tempo em casa, viaja muito, ou simplesmente só volta para dormir. Um apartamento pode ser ideal, pois por ser pequeno, demanda pouco do morador. Fácil de limpar e manter, o apartamento é ideal para pessoas que querem curtir a vida e ter um lugarzinho aconchegante no final do dia.

  1. Condomínio

Ter um condomínio pode ser muito bom, pois a maioria apresenta diversos complementos. Quadras de tênis, academia, piscina, churrasqueira, parquinhos, etc. São inúmeras áreas sociais que podem compor um condomínio. Aí vale a pena colocar na balança se você irá usufruir dessas vantagens.

  1. Acessibilidade e localização

Apartamentos geralmente são muito acessíveis e com uma ótima localização. Com eles você não precisa se preocupar de estar longe de supermercados, farmácias, pontos de ônibus e centros comerciais. E a maioria também apresenta estacionamentos próprios, com uma ou duas vagas por apartamento.

Desvantagens

Agora vamos às desvantagens!

  1. Regras e condomínio

Para garantir um bom convívio entre todos os moradores, algumas regras precisam ser respeitadas. Como por exemplo: horários de visita, controle de entrada de pessoas, horários de mudança e também de barulho. Caso os moradores não respeitem as regras, multas podem ser aplicadas. E geralmente não são baratas!

Lembrando ainda, a questão do barulho, que está entre as principais desavenças entre vizinhos de apartamentos.

  1. Menos privacidade

Saiu da porta de entrada, o território não é mais seu. Por ter vizinhos que dividem quase todas as paredes com você, a privacidade se torna bem menor. Uma por que é muito fácil escutar o que acontece no apartamento do lado ou de cima. E isso pode ser um problema para muitos. Além disso, todas as áreas sociais, como piscina, academia e áreas de lazer são dividas.

  1. Escadas

Alguns prédios não possuem elevadores. Geralmente aqueles menores, de apenas 5 a 8 andares. E bom, subir alguns lances de escada podem ser desanimadores depois de um dia de trabalho. Ainda mais se você estiver carregado de coisas, como compras de supermercado.

  1. Espaço

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

O espaço dos apartamentos é bem menor, o que pode ser ruim se você está começando uma família ou pensando em adotar um pet. Além disso, com poucos convidados você já fica com a casa cheia.

Ou se você trabalha em casa, esse é um aspecto bem importante de ser levado em conta.

5. Taxa de condomínio mensal

Na hora de escolher, fique bem atento ao valor do condomínio, pois, alguns prédios tem este valor muito alto. Em alguns casos, é quase como pagar um aluguel extra. Desta forma, vale a pena colocar na ponta do lápis os benefícios inclusos, para saber se realmente compensa!

Morar em Casa – Vantagens e desvantagens

Casa ou apartamento
Casa- Fonte: Unsplash

Vantagens

Continuando com as principais vantagens de se morar em casa.

  1. Espaço

A primeira super vantagem de uma casa é o espaço. Apesar de existirem apartamentos grandes hoje em dia, a casa sempre ganha em espaço. Isso por que possuem, além da área da casa, muitas possuem também, um espaço externo (quintal ou jardim).

  1. Menos barulho

Em uma casa você não tem vizinhos nas quatro paredes, portanto sua tranquilidade é muito maior. Sem ter que se preocupar com rangidos no teto, barulhos do corredor ou quando alguém monta algum móvel que utilize parafusadeira. Assim, suas noites de sono serão provavelmente muito mais tranquilas. E caso você seja a pessoa barulhenta, não terá que se preocupar com os vizinhos reclamando.

  1. Sem regras

Na sua casa quem manda é você! Não precisa se preocupar com horários de visitas, ou barulhos de madrugada.  Você pode fazer festas sem pedir autorização, e levar quem você quiser na sua casa.

Gosta de fazer festas, sem hora para acabar? Então uma casa será perfeita para você!

  1. Menor custo mensal

Em um apartamento, a taxa de condomínio apresenta reajustes ao longo dos anos. Além disso, reformas no condomínio, como reparos e manutenções são cobradas dos moradores. Os funcionários que mantém o condomínio, como jardineiros, faxineiras, piscineiros e zeladores também são mantidos com a taxa. Assim, seu custo pode sair mais caro do que se teria em uma casa.

  1. Privacidade

Em uma casa, dificilmente você terá pessoas invadindo o seu espaço pessoal, ou esbarrando com você no corredor. Além disso, prédios tendem a ter uma grande quantidade de moradores e isso pode tirar a privacidade. Mesmo uma simples discussão pode ser ouvida por moradores que dividem paredes com você. Ou por qualquer pessoa que esteja no corredor na hora.

Em uma casa, você não precisa se preocupar com fofoqueiros ou bisbilhoteiros. Portanto, você terá muito mais privacidade.

  1. Pets

Em muitos prédios, devido ao barulho, os pets acabam sendo proibidos. Enquanto que em uma casa, você pode ter quantos pets você quiser. E além disso, será muito melhor para eles. Pois, terão mais espaço para brincar e se divertir. E você não terá que se policiar para levá-los para fazer suas necessidades ou passear para gastar suas energias.

Casa ou apartamento
Pets: casa ou apartamento? Fonte: Unsplash
  1. Lazer

Além da maior privacidade e espaço, temos o lazer. Como você terá um espaço próprio, poderá fazer o que desejar com ele. Montar uma hortinha, fazer um quintal, plantar umas mudinhas. Portanto, na sua casa, a sua imaginação é o limite.

Desvantagens

  1. Segurança

Em uma casa, sua segurança acaba por ser menor. Afinal, você não terá um porteiro 24 horas, ou câmeras de segurança. Assim, o roubo em casas acaba por ser mais comum. Principalmente para pessoas que viajam muito, tornando-se alvos fáceis. A dica é instalar câmeras de segurança ou um alarme, com certeza um investimento que vale a pena.

Pessoas que costumam chegar tarde da noite, também ficam mais expostas a assaltos e outros perrengues em casas.

  1. Gastos extras

Em uma casa, você terá que arcar com toda a manutenção sozinho. Também, caso haja algum problema terá que chamar alguém para arrumar. E hoje em dia, normalmente as contas de água e gás já vem juntos com a taxa de condomínio, assim você não precisa se preocupar. Porém, em uma casa você terá todos os gastos separados para pagar, por isso organizar as conta é essencial.

E aí, qual o melhor para você? Casa ou Apartamento?

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também