Comprar apartamento na planta vale a pena?

Quem nunca ouviu falar que comprar apartamento na planta é mais barato, não é mesmo? Mas será que realmente vale a pena? Afinal, você terá que esperar um bom tempo até finalmente ter as chaves em mãos. Confira aqui as vantagens e desvantagens de fazer esse investimento.

- Continue depois da Publicidade -

O sonho de ter um cantinho para chamar de seu, faz parte da vida de muitos. E nessas horas ter um planejamento financeiro faz toda a diferença. De acordo com o grupo imobiliário ZAP comprar na planta é bom principalmente para quem está iniciando sua vida financeira.

Basicamente, ao comprar na planta você está ajudando a financiar a construção do prédio. Isso ocorre com a grande maioria dos imóveis, em que um terço do valor é financiado pelo período de construção, que dura em média 3 anos. Por exemplo, se o apartamento custa R$450 mil, R$150 mil são pagos como valor de entrada e o restante é pago só após a entrega das chaves.

O valor de entrada, que seria seu investimento no prédio, pode ser pago mensalmente, com taxas intermediárias, e uma última taxa na entrega. Contudo, ajustes podem ocorrer devido a variações na mão de obra, imprevistos e preços dos materiais de construção. Assim, no final o valor será sempre maior do que o inicial.

 

 

Comprar imovel na planta
Chaves da casa – Fonte: Unsplash

 

- Continue depois da Publicidade -

Mas comprar na planta realmente sai mais barato?

 

De acordo com os economistas do grupo ZAP imobiliárias, não existe uma conta que permita comparar o preço da planta com o apartamento pronto. Portanto, pode ser um bom investimento ou não, variando muito do quanto de entrada você tem para dar e também de como está o mercado.

- Continue depois da Publicidade -

Por exemplo, em tempos de crise nesse setor é fácil encontrar preços abaixo da média para prédios com menos de 10 anos, o que é uma grande vantagem. Outro fator é ter pessoas que não conseguem pagar as parcelas dos apartamentos inaugurados e acabam vendendo por preços menores que o inicial.

 

Comprar imovel na planta
Planta de um imóvel – Fonte: Unsplash

Por fim, confira as vantagens e desvantagens de comprar um apartamento na planta e veja qual o melhor negócio para você!

 

- Continue depois da Publicidade -

Vantagens de comprar na planta

 

Preço mais acessível

 

Esse é o principal atrativo desse tipo de investimento. Afinal, os custos de imóveis que estão em construção são bem menores que os que estão prontos.  E como você pode parcelar o valor pelo período de construção, as parcelas ficam bem mais tranquilas de pagar.

 

 

Comprar imovel na planta
Fazendo negócios – Fonte: Unsplash

 

Parcelamentos

 

Facilidade de pagamento e flexibilidade de negociação é outro ponto que traz muitos compradores. Com parcelas mais confortáveis e acessíveis, para quem não tem um dinheirão, torna o sonho da casa própria mais palpável. E também os financiamentos podem ser ajustados de acordo com o desejado, podendo escolher os valores de entrada e quantas parcelas ficarão para depois da obra.

 

Construa o apartamento dos seus sonhos

 

Além de ser o primeiro morador, você pode fazer alterações como mudanças de locais de parede, portas, janelas. Também detalhes, como acabamentos, azulejo e revestimentos. Tudo de acordo com a sua preferência.

 

Tudo novo e moderno

 

Essa é uma das maiores vantagens! Quando você procura por um apartamento pronto as chances de o prédio ser antigo são altas, com encanamentos, pisos, sistemas elétricos e hidráulicos ultrapassados. O que pode trazer alguns problemas como vazamentos, problemas com luz, entre outros. Em imóveis recém-inaugurados ou que vão ser construídos tudo é novo, portanto, esses estão livres de manutenções por uns bons anos.

 

Você também pode gostar!
Comprar imovel na planta
Imóvel Moderno – Fonte: Unsplash

 

Valorização do imóvel na planta

 

É comum os preços dos apartamentos recém-inaugurados serem bem maiores do que quando estavam apenas no papel. Isso se deve pela valorização de mercado, porque quando ele estava na planta havia muitas unidades à venda. Depois de pronto, existem aplicações que são colocadas em cima pela pessoa não ter feito o investimento inicial.

 

Tempo para planejar

 

Usar o tempo entre a compra e a entrega das chaves pode ser muito proveitoso para fazer um planejamento. Organizar a mudança, cuidar da decoração, mobílias, cores do apartamento. Aliás, pode ser um ótimo momento para ver tudo com calma e construir o seu cantinho dos sonhos.

Você também terá mais tempo para fazer o projeto, encomendar móveis sob medida, com prazo para fazer ótimas negociações quanto ao pagamento.

 

Desvantagens de comprar um imóvel na planta

 

Riscos de investir na planta

 

Existem diversos riscos como atrasos, aumento do valor, e até mesmo de a obra nunca ser terminada por irregularizações. Por isso, sempre cheque a reputação da incorporadora, se eles entregam nos prazos, se acontecem muitos contratempos, e até mesmo como ela está financeiramente. Existem muitas empresas que acabam falindo durante suas construções e não conseguem terminá-las. Então, se você conferir os antecedentes poderá ficar mais tranquilo com relação a esse investimento.

 

Comprar imovel na planta
Construção – Fonte: Unsplash

 

Prazos para entregar o projeto da planta

 

Ansiedade pode ser sua inimiga nesse processo. Afinal, apesar de a empresa passar um tempo médio de construção, nem sempre isso pode ser conquistado. Imprevistos podem ocorrer e fazer o prazo se estender bastante. Logo, se você está precisando de um lugar com urgência, esse pode não ser o melhor negócio para você.

 

Nem sempre a propaganda é o real

 

Lembre-se que quando mostrarem o projeto, ele é uma proposta. Ou seja, serão mostrados maquetes e imagens simuladas. Nem sempre será igual, com as cores tão bonitas quanto na apresentação. Tenha em mente que a propaganda deixa tudo mais bonito para vender mais fácil.

 

Comprar imovel na planta
Maquete de um edifício – Fonte: Pinterest

 

No final você pode ter que desembolsar mais

 

Sempre existem reajustes, é muito difícil não ter nenhum aumento em cima do valor final que você irá realmente desembolsar. Existem variações dos preços de material de construção, funcionários, empreiteiras, entre outros. Por isso, não olhe só a parcela inicial! Veja as parcelas intermediárias e o investimento total que será realizado. Existe um aumento do INCC que ocorre, por isso refletir se você realmente dá conta de parcelas maiores é necessário antes de assinar qualquer coisa.

 

Tempo de pagamentos

 

Por fim, tenha em mente que você está pagando apenas a entrada durante o período de construção. Após isso, você terá o restante, que equivale a 70% do valor ainda para pagar. Assim, a estimativa é que você continue pagando parcelas de 12 a 30 anos depois da entrega. Claro que depende do financiamento feito e da negociação.

 

Comprar imovel na planta
Dinheiro – Fonte: Unsplash

 

E aí, você acha que vale a pena ou não? Deixe sua opinião aqui nos comentários. Bem como para mais posts com dicas e informações de primeira mão não deixe de conferir nosso blog todas as semanas. Só aqui no Fashion Bubbles!

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes