Foto personagens de Pantanal.

Capítulo 100 de Pantanal: relembre tudo o que aconteceu na novela até agora

Pantanal acompanha trajetória das famílias Leôncio e Marruá em um ambiente natural, com história em que o guia é o amor

Pantanal chegou ao seu capítulo 100! E não por isso está se aproximando de seu desfecho na telinha. Com previsão de acabar no dia 7 de outubro, faltam ainda aproximadamente 62 episódios a serem exibidos.

Desse modo, tem muita coisa ainda para rolar na trama! E você aí que quer saber tudo o que já aconteceu para passar a acompanhar Pantanal todos os dias, chegou ao lugar certo.

O Fashion Bubbles te conta nessa matéria tudo o que já aconteceu em Pantanal do começo até o capítulo 100. Para você ficar ligadinho e por dentro da trama da Globo.

Boa leitura!

Veja também…

O que já aconteceu em Pantanal?

Joventino (Irandhir Santos) é o 'rei das comitivas' em 'Pantanal'.
Foto: Globo/João Miguel Júnior

Fora da ficção, era março, mas na época da teledramaturgia, há mais de 50 anos, um homem chamado Joventino (Irandhir Santos) chegou com seu filho, José Leôncio (Renato Góes), a uma terra remota cheia de animais indomáveis em Mato Grosso do Sul. Então ele decidiu parar de andar e começar a viver.

Joventino era um peão fora da curva; conhecido por conseguir comandar os indomáveis ​​bois marruás sem precisar laçá-los. Assim, ao lado do filho, conquistou cada vez mais terras, tornando-se um dos principais fazendeiros da região.

Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes) no Pantanal.
Foto: Globo/João Miguel Júnior

Um dia, ele ouviu o chamado da natureza como algo mais poderoso, e se juntou a ela. Anos depois, seria conhecido como o místico do Velho do Rio (Osmar Prado), capaz de se transformar em sucuri, e responsável pela guarda das matas.

O filho, Zé Leôncio, nunca mais vira o pai, mas, apesar de todas as evidências em contrário, nunca deixou de acreditar que estava vivo.

Enquanto isso…

Ao mesmo tempo, no Paraná, Maria (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz) enfrentaram mais uma tragédia em suas vidas quando perderam um filho pela terceira vez em uma guerra de terras na qual estiveram entre os muitos enganados.

Gil e Maria se desesperam ao ver o filho morto em 'Pantanal'
Foto: Globo

Agora, sem mais ninguém, eles estavam procurando uma maneira de seguir em frente, mas antes queriam se vingar. No entanto, outra pessoa inocente acabou pagando com a vida. Gil assassinou o pai de Muda (Bella Campos) enquanto ele brincava com sua filha, acreditando que isso resultaria na vingança da morte de seu filho. Não fazia ideia de que estava acrescentando outro nó à sua vida.

Devastados, Gil e Maria deixaram o Paraná sem deixar rastros em busca de qualquer lugar que pudesse ajudá-los a “morrer em paz”. Mas a fatídica viagem os levou a um pedaço de terra de Zé Leôncio, o mesmo local onde o peão havia chegado anos antes e deu à luz seu pai. Gil e Maria Marruá chegaram.

Maria Marrua (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz) fogem para o Pantanal
Foto: João Miguel Júnior/Globo

Não dizemos o nome deste lugar, não é? Pantanal, cenário dessa história familiar!

Capítulo 100 de Pantanal: por outro lado…

Mas, como em qualquer boa história, nada está confinado a um único local. Durante uma viagem ao Rio de Janeiro para quitar uma dívida, Zé Leôncio conheceu Madeleine (Bruna Linzmeyer), um verdadeiro amor à primeira vista.

Mas, no pacote, havia toda a família Braga Novaes: Mariana (Selma Egrei), mãe e uma dondoca preocupada com as finanças da família, e Irma (Malu Rodrigues), irmã, amiga e rival, pois também se apaixona pelo fazendeiro.

Zé Leôncio e Madeleine têm primeira noite de amor
Foto: Globo

Tudo acontece no decorrer dos capítulos: os dois se casam, Madeleine se muda para o Pantanal e dá à luz lá. Filó (Letícia Salles), trabalhadora e amiga de Zé, com quem já dormiu uma vez na época em que era prostituta, não concorda com nada. Agora, ele trabalha na fazenda e tem um filho, Tadeu (José Loreto), que é herdeiro de Zé – mas só por enquanto.

José Leôncio (Renato Goes) Filó (Letícia Salles) e Tadeu (Lucas Oliveira dos Santos) na primeira fase de 'Pantanal'
Foto: João Miguel Júnior/Globo

Madeleine sente sérias dificuldades para se adaptar à sua nova vida e rotina, pois seu marido está constantemente envolvido em comitês. Ela dá à luz Jove (Jesuta Barbosa) e, após uma visita de Gustavo planejada pela mãe da moça, a jovem decide voltar ao Rio com o bebê no colo, sem o marido saber. O filho se afasta da mãe e acredita que seu pai não está mais vivo.

Em 'Pantanal', Filó (Letícia Salles) reprova a atitude de Madeleine (Bruna Linzmeyer) e ouve o que não quer da patroa
Foto: TV Globo

Maria dá à luz outra vez no Pantanal. Temendo uma nova dor, ela considera abandonar sua filha recém-nascida, mas rapidamente reconsidera. Juma (Alanis Guillen) nasce e dá à mãe a capacidade de amar, assim como o dom de se transformar em onça quando necessário para proteger a cria. Esse encantamento também se estendeu à menina.

Em 'Pantanal', Maria Marruá (Juliana Paes) e Gil (Enrique Diaz) cuidam de Juma
Foto: Globo

Capítulo 100 de Pantanal: 2ª fase

Muitas coisas mudaram, mas permaneceram as mesmas ao mesmo tempo. Maria e Juma Marruá continuam isoladas, agora que Gil morreu pelas mãos da família de Muda.

José Leôncio (Marcos Palmeira) cresceu como fazendeiro e empresário, mas continua sendo um homem simples que trabalha ao lado dos peões, incluindo Tadeu, Tibério (Guito), Levi (Leandro Lima) e outros. Filó (Dira Paes) ainda trabalha para ele, mas agora é quase sua esposa, ainda que não oficial.

Filó (Dira Paes) nunca escondeu o amor que sente por Zé (Marcos Palmeiras)
Foto: TV Globo

Maria Marruá (Juliana Paes) e sua filha Juma Marruá (Alanis Guillen) na nova versão da novela Pantanal - TV Liberal
Foto: Globo / João Miguel Júnior

No Rio de Janeiro, Jove cresceu emocionalmente distante de sua mãe, Madeleine (Karine Teles), mas próximo de sua tia, Irma (Camila Morgado). A avó pressiona o jovem para encontrar um caminho profissional e, com isso, deixar a situação financeira da família melhor.

Madeleine (Karine Telles) e Irma (Camila Morgado) discutem em 'Pantanal'
Foto: Globo

Capítulo 100 de Pantanal: Jove (Jesuíta Barbosa) e José Leôncio (Marcos Palmeira) vão discutir em 'Pantanal'
Foto: Globo

Quando Jove descobre que seu pai ainda está vivo, ele parte para o Pantanal para descobrir o pedaço da vida que o destino lhe escondeu. Mas as relações pai-filho são difíceis por causa das diferenças culturais.

Tenório (Murilo Benício), um criminoso com muitos segredos, muda-se para o Pantanal e entra na história. Ele é casado com Maria Bruaca (Isabel Teixeira), que se acostumou com a vida infeliz que leva.

Os dois são pais de Guta (Julia Dalavia), uma familiar distante que decide morar na fazenda depois de se apaixonar por Marcelo (Lucas Leto) em São Paulo, que acaba sendo seu meio-irmão. Tenório e Zuleica são seus pais (Aline Borges).

O fazendeiro sempre teve um casamento secreto – além de Marcelo, eles têm outros dois filhos. A descoberta da traição desencadeia uma revolução interna em Bruaca, onde uma esposa conformada se rebela e se descobre mulher, principalmente quando se apaixona e inicia um caso com Alcides (Juliano Cazarré), que trabalha para a família e tem seus próprios motivos para se vingar de Tenório.

Um amor gigante

Jove encontra Juma no Pantanal depois de quase morrer por uma picada de cobra e ser resgatado pelo Velho do Rio. Os dois logo descobrem seu verdadeiro amor. O filho do fazendeiro, que não leva jeito para ser peão, acaba conquistando o marruá mais arredio sem usar o laço, tal como fazia o avô dele: no encanto.

Capítulo 100 de Pantanal: Em 'Pantanal', Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma (Allanis Guillen) fazem amor pela primeira vez
Foto: Globo

Os dois estão passando por algumas dificuldades como resultado de diferenças culturais; no caso de Juma, a situação fica ainda mais difícil pelo fato de ela nunca ter tido nenhum contato com a vida fora da tapera com a mãe. Maria Marruá também se torna vítima e morre no Pantanal.

Muda viaja ao Pantanal para vingar a morte de seu pai e traz consigo um jagunço capaz de assassinar Maria, mas depois ele é morto pelo Velho do Rio transformado em sucuri. A moça, já crescida, tenta matar Juma várias vezes e, por sorte, acaba se afeiçoando à menina-onça, que é quando começa uma grande amizade.

Enquanto isso, Jove e Juma passaram por bons e maus momentos para se reencontrarem, com direito a uma viagem desastrosa ao Rio de Janeiro, apenas para reafirmar seu amor.

Capítulo 100 de Pantanal: Madeleine (Karine Teles) morreu em um acidente aéreo
Fonte: Globo

Ainda mais…

Algumas pessoas se perderam no meio do caminho. Madeleine descobriu que sua irmã havia passado uma noite com seu então marido. Irma, por sua vez, decide viajar ao Pantanal em busca do amor de José Leôncio. Com os rumores que aconteceram, Madeleine fez o mesmo, mas pegou um avião em meio a uma tempestade e morreu no acidente aéreo.

Novos personagens também chegaram: Zé Lucas (Irandhir Santos) era conhecido como “José Lucas de Nada” porque nunca havia conhecido seu pai e, como sua mãe era prostituta, não fazia ideia de qual era seu nome. Mas a viagem ao pantaneiro também o levou a uma família que nunca conheceu. O caminhoneiro cresceu e descobriu que era filho de Zé Leôncio.

Capítulo 100 de Pantanal: Em 'Pantanal', Trindade (Gabriel Sater) e José Lucas (Irandhir Santos) vão discutir por Irma (Camila Morgado)
Foto: Globo/Fábio Rocha

Irma foi inicialmente atraída por José Lucas por causa de sua semelhança com seu pai, mas acabou encontrando a felicidade em Trindade (Gabriel Sater), um peão misterioso que afirma ter o Cramulhão em si.

José Lucas, por outro lado, sofreu logo após se apaixonar por Juma e tenta aceitar o fato de que seu amor nunca será realizado. Mas, graças a Érica (Marcela Fetter), ele encontrou um motivo para continuar.

Capítulo 100 de Pantanal: Em 'Pantanal', Érica (Marcela Fetter) e José Lucas (Irandhir Santos) estão cada vez mais próximos
Foto: Globo

Muda abandonou a razão que a levou ao Pantanal e encontrou o amor em Tibério. A moça, inclusive, “enlaçou-se” com o peão, o que a convenceu a abandonar a ideia de vingança. Muda descobriu que ela, Juma e Alcides foram todos vítimas de uma quadrilha de terra criminosa liderada por Tenório.

Capítulo 100 de Pantanal: conclusão

Agora que você já sabe tudo o que rolou em Pantanal desde a estreia da novela até o capítulo 100, que tal acompanhar a trama na Globo?

Pantanal passa no horário das nove, isto é, por volta de 21h30, a depender da programação da emissora, de segunda a sábado. A data do seu último capítulo está prevista para 7 de outubro. Além disso, no dia 8, terá reprise dos finais dos personagens.

Quer ver mais sobre novelas? Então, acesse nossa categoria novelas! Por lá, você confere tudo sobre Pantanal e outros folhetins da Globo.

Matérias Similares