Alimentação saudável no verão: o que comer e cuidados necessários

Ter uma alimentação saudável no verão pode evitar muitas doenças. Com apenas algumas dicas, você pode aprender a comer bem. Confira!

Foto: Freepik | Como ter uma alimentação saudável no verão?

Já ouviu o ditado “você é o que você come”? Mesmo que pareça clichê, ele é verdadeiro. E faz ainda mais sentido quando falamos de alimentação saudável no verão. Essa época do ano é associada a praia, piscina, passeio e, principalmente, muito calor. Por isso, é essencial manter uma dieta equilibrada.

Desidratação, intoxicação alimentar, dificuldades digestivas e falta de apetite podem ser as principais doenças associadas ao verão. Assim sendo, comer bem pode evitar muitas enfermidades.

Pensando nisso, a equipe do Portal Fashion Bubbles desenvolveu este conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber sobre alimentação saudável no verão. Continue a leitura e confira!


A alimentação saudável durante o verão


Fonte: Freepik

O verão é uma das melhores épocas do ano para investir em uma alimentação saudável e leve, que seja refrescante e rica em vitaminas. Afinal, esse será o primeiro passo para evitar quaisquer tipos de doenças digestivas.

Nessa época, é muito comum notar intoxicações alimentares e mau funcionamento do intestino. A fim de solucionar esse problema, invista em chás que melhoram a digestão e fique atento à qualidade da comida que você ingere. Além disso, repare como seu corpo reage a cada refeição.

Ao mesmo tempo, é essencial escolher pratos ricos em vitaminas e beber água. Afinal, isso te ajuda a manter a hidratação frente ao intenso calor de algumas regiões do Brasil.

Isso é tão verdadeiro que algumas regiões do nordeste e centro-oeste brasileiro chegam a quase 43°C — demandando dos habitantes muito cuidado com a alimentação.

Para isso, existe uma lista de iguarias que são recomendados, para que você invista e consuma sem medo.


Quais são os alimentos mais consumidos no verão?


Fonte: Freepik

Como resultado das altas temperaturas, os alimentos mais consumidos no verão são os refrescantes. Assim, sorvetes, frutas, refrigerantes, maioneses e saladas são muito comuns. Mas isso não significa que eles sejam saudáveis. Aliás, alguns itens dessa lista podem ser os responsáveis por intoxicações alimentares.

Os ovos, principalmente, podem ser os grandes vilões quando mal cozidos e usados em maioneses. As saladas, apesar de saudáveis, também podem ser fontes de bactérias caso não tenham sido lavadas e higienizadas corretamente.

Por isso, não basta saber quais alimentos consumir, mas também quais cuidados devem ser tomados durante seu preparo.

Related Post

Evite, então, os cremes, maioneses, molhos, ovos cozidos, carnes mal passadas, alimentos fritos e gordurosos. No lugar, prefira frutas frescas e bem lavadas, sucos naturais sem açúcar, saladas e legumes com boa higienização e refrigeração e carnes magras bem cozidas.


Como se alimentar bem no verão?


Fonte: Freepik

Se alimentar bem, de modo saudável, no verão, envolve muito mais do que apenas escolher frutas para compor seus pratos. No geral, devido ao calor e às condições naturais do corpo, é comum o apetite diminuir. Então, a quantidade de alimentos ingeridos costuma ser menor.

Ainda assim, é importante não passar muito tempo sem se alimentar, nem deixar que os horários das refeições fiquem desregulados. Sem dúvida, é preciso ter muita cautela para não “confundir” o seu organismo. Afinal, isso pode levá-lo à dificuldade de seu funcionamento

Desse modo, mesmo que esteja na praia ou em locais com piscina, não deixe de fazer as principais refeições no horário que seu corpo está acostumado. Para manter uma alimentação saudável nas viagens, dê atenção a quando e como se alimentar.

Confira também algumas dicas da Nutricionista Eda Maria Arruda Scur, do portal ComoFaz, sobre uma rotina de alimentação saudável:


1. Beba muita água


Fonte: Pexels

Outro ponto de atenção é a desidratação do corpo durante o verão, que costuma ser repleto de atividades físicas. Todo o líquido perdido precisa ser reposto por meio da ingestão de água, sucos naturais, chás gelados, água de coco, assim como sorvetes e refrescos à base de frutas.

Talvez, se lembrar de beber água seja um problema para você. Nesse caso, use a tecnologia ao seu favor: configure alarmes de 30 em 30 minutos ou a cada hora para se lembrar de ingerir pelo menos 2 copos d’água.

Além disso, você pode baixar aplicativos para te ajudar a se lembrar e controlar a quantidade de água consumida. Se acaso achar mais prático, carregue consigo uma garrafinha de água.


2. Opte por refeições leves


Fonte: Pexels

As refeições leves devem ser a sua preferência. Escolha legumes e verduras bem higienizados, além de arroz e carboidratos integrais.

Se possível, evite as frituras e as carnes “gordas”, com muita gordura. Prefira carnes brancas bem passadas.


3. Prefira alimentos naturais


Fonte: Pexels

Seria um desperdício de tempo e dinheiro se, ao invés de comprar alimentos frescos, você investisse em itens industrializados e ultraprocessados. Afinal, suas refeições serão menos frequentes e, em todas elas, é preciso garantir a quantidade correta de vitaminas, fibras, calorias e nutrientes, com propriedades anti-inflamatórias.

Assim, prefira alimentos naturais, frescos e orgânicos, a enlatados ou pré-prontos. As ervas saudáveis também podem ser suas aliadas, principalmente para realizar chás para dor de cabeça ou chás para acalmar a mente.


4. Reduza o consumo de sal


Fonte: Pexels

Não é nem preciso citar que sal e altas temperaturas não combinam, não é? A pressão arterial pode subir e trazer muitos problemas!

Por isso, evite ao máximo comidas muito salgadas e ricas em sódio como peixes em conserva, temperos prontos, embutidos e carnes processadas, molho shoyu e salgadinhos.


5. Coma frutas


Fonte: Pexels

Para contrabalancear os seus hábitos alimentares “ruins”, caso existam e você esteja tentando melhorar, aposte em frutas. Frescas e suculentas, elas são a melhor opção para sobremesas e lanches da tarde, ainda mais se acompanhadas de aveia, granola, linhaça ou outros grãos.


6. Tome cuidado extra com a higienização dos alimentos


Fonte: Pexels

Durante o verão, redobre os seus cuidados com a higienização dos alimentos e se certifique de lavá-los bem! Mesmo as frutas e legumes precisam ficar de molho em substâncias como vinagre de maçã ou de álcool, ou bicarbonato de sódio.

Evite comprar alimentos de vendedores ambulantes e quiosques se você notar a falta de higiene ou aspecto “estranho” das comidas vendidas.


Conclusão


Fonte: Freepik

Neste artigo, você aprendeu sobre a importância de manter uma alimentação saudável no verão e quais são os passos necessários para seguir uma dieta balanceada.

Também entendeu que se manter hidratado, evitar o consumo de sal e optar por alimentos naturais é o segredo para manter a sua saúde intacta durante o verão.

Se você gosta deste tipo de conteúdo, precisa conhecer a seção Saúde, aqui mesmo no Portal Fashion Bubbles.

Siga o Fashion Bubbles no Google News a fim de ficar por dentro das novidades do universo da saúde, moda, beleza e entretenimento!

Posts Relacionados