Benefícios do kombucha: como fazer e manter a bebida

Dentre os diversos benefícios do kombucha estão: perda de peso, prevenção do câncer, controla a diabetes. Veja como fazer a bebida em casa

- Continue depois da Publicidade -

Uma das maiores preocupações de quem quer adotar um estilo de vida mais saudável é não saber muito bem como se alimentar. Por isso, é importante ter um leque de opções para saber o que melhor se enquadra em cada paladar. Uma das escolhas do cardápio de bebidas pode ser o kombucha.

Apesar de não ser muito popular no Brasil, a bebida tem sido pauta em estudos e pesquisas em todo o mundo pela grande quantidade de benefícios à saúde. Além disso, os ingredientes e processo de produção são um pouco exóticos.

Portanto, nesta matéria você vai saber:

  • O que é kombucha?
  • Quais são os benefícios da bebida?
  • Curiosidades sobre o kombucha
  • Como fazer?
  • Onde comprar o kombucha?

Se quiser saber isso e muito mais, leia até o final!

 

- Continue depois da Publicidade -

Kombucha: o que é?

 

O kombucha é uma bebida original da China que é feita com uma receita milenar. Por ser fermentada e possui uma série de ingredientes nada comuns, ela apresenta um sabor único com textura e nutrição.

- Continue depois da Publicidade -

Sendo assim, ele oferece também uma série de benefícios à saúde. Por isso, está cada vez mais fácil encontrar o kombucha nas prateleiras de supermercados.

Um dos ingredientes da bebida é o SCOBY, que é “cultura simbiótica de bactérias e leveduras”. Embora o significado pareça complicado, este é responsável pela fermentação.

Ou seja, o SCOBY, irá transformar, por meio de um processo químico, o açúcar da bebida em álcool. Por isso, um dos benefícios apresentados é a perda de peso (falaremos mais disso a seguir).

- Continue depois da Publicidade -

Essa leveduras e bactérias formam uma fibra densa chamada de celulose.

Porém, se você não gostou da ideia de consumir uma bebida que tenha tal ingrediente, não se preocupe. Afinal, outros alimentos como kefir, pão feito de massa fermentada e cervejas artesanais também utilizam o SCOBY em seu processo de produção.

 

 

Benefícios do kombucha

 

Copo com gelo e kombucha.
Fonte: Unsplash

 

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

 

Antioxidante

 

Em primeiro lugar, é importante destacar que o kombucha vai carregar os benefícios de todos seus ingredientes. Neste caso, independente do chá que será utilizado no preparo (verde ou preto), a bebida terá propriedades antioxidantes, diz estudo.

 

Combate Radicais Livres

 

Sendo que estes são de extrema relevância para combater os radicais livres. Desta forma, há o benefício de prevenir uma série de doenças crônicas.

 

Anticâncer e ajuda no Combate à Diabetes

 

Além disso, utilizar um chá para fazer o kombucha garantirá, segundo estudos, os benefícios de perda de gordura, efeito anticâncer e controlar a diabetes.

 

Antimicrobiano

 

De acordo com uma pesquisa, outro benefício que faz do kombucha uma bebida muito procurada é seu efeito antimicrobiano. Isso significa que a ele elimina os organismos prejudiciais à saúde.

 

Protetora do Fígado

 

Ademais, alguns estudos realizados em animais comprovaram que a bebida também atua como protetora do fígado. O benefício é causado pela redução da toxidade hepática.

Um dos fatores que aumentam essa toxidade são os produtos químicos tóxicos. Ainda de acordo com o estudo, em alguns casos, essa redução chegou a 70%.

 

  • Saiba mais em  Kombucha – Descubra 4 benefícios da bebida probiótica natural.

 

Ótimo vídeo sobre os benefícios da  Kombucha

 

 

 

4 curiosidades sobre o kombucha

 

Agora que você já sabe o que é o kombucha e seus benefícios, está na hora de verificar algumas curiosidades que você precisa saber antes de adicionar a bebida no cardápio. Por isso, reunimos 4 das mais importantes:

  • É tão saudável quanto o Kefir;
  • Contém álcool devido a fermentação, esse número pode variar entre 0,5 e 3%;
  • Grávidas e lactantes não devem consumir a bebida pelo fato de conter álcool;
  • Possui cafeína pois estão presentes tanto no chá verde quanto no preto.
Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Desta forma, é sempre bom consultar um médico antes de consumir o kombucha. Especialmente, se você sofre de insônia, alcoolismo ou está grávida.

 

 

Como fazer kombucha?

 

Garrafa de kombucha tampada com pano.
Fonte: Unsplash

O kombucha é uma bebida feita com bactérias, açúcar e chá. Basicamente, trata-se de uma mistura de bactérias com leveduras (SCOBY) que pode ser mistura ao chá preto ou verde.

O tempo de processo costuma ser de 10 a 14 dias. Isso porque nesse período é importante adicionar açúcar aos poucos para que a bebida fique mais doce.

Porém, conforme é ferventado, o açúcar é transformado em álcool. Por isso, em alguns casos é necessário acrescentar o ingrediente diversas vezes para, de fato, adoçar a bebida.

Além disso, durante esse período de fermentação, é normal que apareça uma camada de SCOBY no topo da bebida.

Ao final, a bebida terá um sabor semelhante ao do vinagre, com notas de doce e picante ao mesmo tempo. Vale destacar que a intensidade do sabor irá depender do tempo de fermentação.

Por ser espesso e um pouco viscoso, muita gente prefere remover o SCOBY antes de beber. Como resultado, o kombucha ficará mais líquido.

Por outro lado, esse conteúdo não deve ser desperdiçado. Afinal, caso você queira fazer uma nova leva da bebida, esse SCOBY poderá ser aproveitado.

Há ainda quem goste de combinar o kombucha com o kefir de água. Para isso, é necessário remover os grãos de ambas as bebidas para que a textura fique agradável.

 

 

Passo a passo para fazer a Kombucha

 

Confira o passo a passo para fazer o seu kombucha em casa:

  1. Coloque água para ferver;
  2. Em seguida, adicione as folhas usadas para o chá verde ou preto e deixe em infusão por 5min;
  3. Quando estiver pronto, peneire e coloque-o em um pote de vidro (pode ser de azeitona ou palmito);
  4. Adicione 100g de açúcar para cada litro da bebida;
  5. Por fim, adicione o SCOBY dentro do recipiente, tampe com um pano e espere fermentar;
  6. Você também pode adicionar algum suco de fruta para criar um sabor diferenciado.

É importante que a bebida fique fechada depois de pronta e guardada na geladeira.

Se você não sabe como adquirir seu primeiro SCOBY para dar início à produção, não se preocupe. A seguir falaremos sobre onde comprar este ingrediente ou a bebida já pronta.

 

Veja vídeo  de como fazer Kombucha em casa com a Bela Gil

 

Outro com passo a passo da Kombucha com o Dr. Juliano Teles

 

 

Kombucha: onde comprar?

 

Se a sua primeira ideia for produzir seu próprio kombucha, com certeza terá um pouco de dificuldade para achar o SCOBY.

Assim, a primeira opção deve ser buscar uma loja de alimentos naturais. No início, é importante que o SCOBY seja orgânico e vendido por alguém de confiança. Isso garantirá que o produto não tenha sido exposto a pesticidas.

Por outro lado, se você não que ter o trabalho de ter que esperar semanas para ter sua bebida pronta, não se preocupe! Supermercados e depósitos de bebida já estão adicionando o kombucha nas prateleiras.

 

Conclusão

 

O kombucha é uma bebida que exige cuidado para o preparo, mas que proporciona diversos benefícios à saúde. Por isso, vale a pena adicioná-la ao cardápio.

Além disso, uma alternativa para criar novos sabores é variar as frutas dos sucos que serão misturados com o kombucha.

Por fim, ao comprar o kombucha leia atentamente o rótulo dos ingredientes e o painel de informações.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes