Beterraba vermelha.

Beterraba: 10 benefícios + dicas de como consumir

Controle da pressão arterial, melhora no rendimento físico e bom funcionamento do intestino são alguns benefícios da beterraba. Saiba mais!

A beterraba é uma raiz bastante comum no Brasil, mas você sabe quais benefícios ela oferece à saúde? Assim como todos os vegetais, a beterraba possui propriedades e componentes que favorecem o bom funcionamento do organismo. 

O consumo frequente desta raiz protege o corpo de doenças crônicas e até contra o câncer. Portanto, se você quer saber mais a fundo sobre qual a potência deste alimento, continue lendo. 

Ao final, você também verá algumas dicas de como consumi-la para aproveitar ao máximo seus benefícios!

Veja também…

Propriedades da beterraba

Beterrabas inteiras.
Fonte: Canva

Em primeiro lugar, antes de falarmos sobre os benefícios práticos da raiz para a saúde, é importante destacar quais são os componentes da beterraba e como eles são capazes de interferir no corpo humano.

Sendo assim, vitamina C, carotenóides, flavonóides, betalaína e antioxidantes são as substâncias mais encontradas no alimento. 

A função antioxidante faz com que as células do corpo fiquem protegidas. Por isso, um dos benefícios que falaremos a seguir é a capacidade de prevenção de doenças crônicas.

Além disso, a beterraba possui uma grande quantidade de óxido nítrico, que é responsável pela melhora na circulação sanguínea, já que ajuda os vasos sanguíneos a relaxarem. Como resultado, há um controle da pressão arterial. 

Benefícios da beterraba 

1. Melhora o rendimento na atividade física

Mulher fazendo atividade física.
Fonte: Canva

Se você vai à academia frequentemente, mas demora para ver os resultados, talvez seja necessário mudar a alimentação. Desse modo, muitos nutricionistas aconselham acrescentar a beterraba na dieta. 

Afinal, como ela é capaz de relaxar os vasos sanguíneos, isso faz com que os nutrientes ingeridos cheguem até os músculos de forma mais rápida. 

Além disso, o suco de beterraba reduz os gastos com oxigênio. Como resultado, o atleta irá demorar mais para ficar exausto durante a prática de exercícios de alta intensidade. 

2. Diminui a pressão arterial 

A hipertensão é a dificuldade no transporte do sangue. Então, alimentos que ajudam a relaxar os músculos e os vasos sanguíneos são perfeitos para incluir na dieta a fim de controlar a doença. 

Portanto, especialistas recomendam o consumo de beterraba. 

3. Fortalece o sistema imunológico 

Beterraba ralada.
Fonte: Canva

Em época de pandemia e surtos de gripe, manter o sistema imunológico forte ganha ainda mais importância para garantir um corpo saudável. 

Esse benefício é garantido na beterraba por dois fatores: o zinco e a vitamina C. Afinal, eles estimulam a produção de células que atuam na defesa do organismo. 

4. Previne o envelhecimento precoce

Além disso, a vitamina C, quando é encontrada junto com a betalaína e outras substâncias antioxidantes, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. 

Dessa forma, a beterraba protege as células da oxidação natural do corpo, que é causada por radicais livres. 

5. Melhora a memória 

Neta e avó olhando álbum de fotos.
Fonte: Canva

Se você costuma esquecer detalhes, números ou nomes, talvez seja melhor incluir a raiz no cardápio diário. Estudos apontam que o suco de beterraba possui alta concentração de iodo. Como resultado, melhora a memória

6. Previne doenças nos pulmões e no fígado 

Outro benefício da beterraba para a saúde é a prevenção contra câncer de fígado, hepatite e gordura no fígado. Isso acontece graças à proteção das células hepáticas, que são causadoras dessas doenças. 

7. Combate a anemia 

A raiz é rica em vitaminas do complexo B e C. Da mesma forma, possui alta quantidade de ferro, o que, segundo estudos, diminui as chances de ter anemia. 

8. Previne varizes

Tratamento de varizes.
Fonte: Canva

De acordo com especialistas, pessoas que têm tendência a ter varizes devem aumentar o consumo de beterraba no dia a dia. Isso porque ela é rica em sódio, que é capaz de remover o excesso de cálcio que fica grudado nas paredes dos vasos sanguíneos e causam as varizes. 

9. Melhora o funcionamento do intestino 

A prisão de ventre causa diversos prejuízos à saúde. Por isso, manter o intestino com um bom funcionamento é essencial para alcançar uma boa qualidade de vida. 

Segundo pesquisadores, o suco de beterraba promove a limpeza do intestino, por ser rico em oligoelementos. Como resultado, ele estimula o desempenho desse órgão. 

10. Faz bem ao sangue 

Beterraba faz bem ao sangue.
Fonte: Canva

Além de melhorar a circulação sanguínea, a beterraba também atua na produção de glóbulos vermelhos e aumenta a hemoglobina. Isso tudo graças à presença de ácido fólico e ferro. 

Dessa forma, o sangue nutre melhor as células, o que favorece a absorção de oxigênio celular. 

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Tabela nutricional 

A seguir, trouxemos uma tabela nutricional criada pela Tua Saúde a fim de comparar a quantidade de componentes da beterraba crua e cozida. Os dados são baseados em uma porção de 100g da raiz. 

Tabela nutricional de beterraba crua e cozida.
Fonte: Tua Saúde

  • Você também pode gostar de Veganismo: o que é, alimentação e famosos que são adeptos

Como utilizar a beterraba? 

Salada de beterraba.
Fonte: Canva

Uma das vantagens de sempre ter beterraba em casa é a versatilidade que ela oferece. Afinal, há quem goste da raiz cozida ou crua. 

Além disso, ela pode ser incluída tanto em pratos salgados quanto doces, como saladas, sopa, suco e até bolos. 

Entretanto, para aproveitar ao máximo todas as propriedades do alimento, recomenda-se o consumo da beterraba crua. Isso porque, quando ela é colocada em alta temperatura, ela perde a propriedade antioxidante. 

Além disso, as folhas da beterraba também podem ser aproveitadas na produção de tortas, refogados, panquecas, omeletes, entre outros. 

Por outro lado, é preciso tomar cuidado com a quantidade consumida. Especialistas recomendam a ingestão de uma colher de sopa de beterraba crua por dia. 

Caso esse valor seja maior, ela pode favorecer a formação de pedra nos rins. 

Conclusão 

Por fim, vimos que incluir a beterraba no cardápio diário, na quantidade certa, fará bem à saúde. Além disso, a raiz pode ser consumida por inteiro, ou seja, a casca e as folhas também são aproveitadas como ingredientes na produção de pratos saudáveis. 

Para saber mais, fique de olho em nosso canal de Saúde. Lá você encontra os benefícios dos alimentos, formas de prevenir e tratar doenças, dicas de exercícios físicos e muito mais!

  • Em conclusão, leia também Sequelas da covid: 25 sintomas que podem persistir após a infecção

Matérias Similares