Capim-cidreira (capim-limão) e erva-cidreira: diferença e benefícios

Erva-cidreira e capim-cidreira (também conhecido como capim santo) podem ter o nome bem parecido mas na realidade são bem diferentes. Confira os benefícios de cada uma.

- Continue depois da Publicidade -

Você sabe qual a diferença entre capim-cidreira (capim santo ou capim limão) e erva-cidreira? De certo, os nomes parecidos podem causar muita confusão. Porém, a semelhança fica apenas na nomenclatura pois são duas plantas diferentes.

Embora as duas ofereçam benefícios a saúde, é preciso conhecer suas diferenças para saber a melhor forma de uso. Afinal, tanto o capim-cidreira quanto a erva-cidreira são consumidos como chá e/ou óleo essencial.

Portanto, para conhecer melhor essas diferenças iremos abordar os seguintes tópicos:

  • Qual a diferença de capim-cidreira e erva-cidreira?
  • O que é capim-cidreira?
  • Quais os benefícios do capim-cidreira?
  • Qual a diferença entre capim-santo, capim-limão e capim-cidreira?
  • O que é erva-cidreira?
  • Quais os benefícios da erva-cidreira?

Para saber isso e muito mais, continue lendo!

 

- Continue depois da Publicidade -

Qual a diferença de capim-cidreira e erva-cidreira?

 

Embora os sabores sejam semelhantes, capim-cidreira e erva-cidreira não são a mesma coisa.

- Continue depois da Publicidade -

Em primeiro lugar, o próprio nome científico das plantas já entregam ainda mais suas diferenças. O Capim-cidreira diz respeito à planta de nome científico Cymbopogon citratus, também conhecido como “Capim-limão” ou “Capim santo”.

Por outro lado, a erva-cidreira possui o nome científico: Melissa officinalis.

Além disso, também é importante destacar a diferença visual e na textura das plantas. O capim-cidreira, por exemplo, possui folhas estreitas e compridas e não possui caule.

- Continue depois da Publicidade -

Outro ponto relevante do capim-cidreira é sua forte resistência a mudanças de climas e solos. Por isso, é mais fácil encontrá-lo em diferentes regiões do Brasil.

Já a erva-cidreira possui folhas mais delicadas com ramificações que a aproximam da aparência do hortelã. Trata-se de uma planta rasteira que é marcante pelo sabor refrescante e sutil.

 

 

 

Capim-cidreira (capim-limão)

 

Mulher servindo chá de capim-cidreira.
Fonte: Unsplash

 

 

 

Originário da índia, o capim-limão é considerado uma planta medicinal pela grande quantidade de benefícios oferecidos à saúde.

No Brasil, esta planta medicinal é muito cultivada por se adaptar bem ao clima tropical. Isso permite que haja uma vasta gama de produtos que o utilizam.

Embora seja muito consumido no formato de chá, também é possível encontrar produtos farmacêuticos de capim-cidreira, alimentos e cosméticos.

Assim, é cada vez mais fácil encontrar em perfumarias e farmácias shampoos, desodorantes, óleos, sabonetes e loções à base de capim-cidreira.

 

 

Benefícios

 

Se o capim-cidreira é tão importante assim, então, quais são seus benefícios?

 

Analgésico

 

Uma das propriedades do capim-cidreira é o mirceno. Este componente é responsável pela ação analgésica.

 

Previne a trombose

 

Como dito anteriormente, segundo estudo, o capim-cidreira possui uma série de componentes que são benéficos à saúde. Sendo assim, a junção deles resulta em um poderoso inibidor da coagulação sanguínea.

 

Alivia o estresse

 

O alívio do estresse é um dos benefícios mais procurados nesta planta. Um fator importante é que este benefício é potencializado no óleo essencial.

Além disso, o capim-cidreira também possui comprovação científica no alívio da tensão corporal e sintomas de depressão.

 

Trata a insônia

 

Ainda segundo a pesquisa, as mesmas propriedades calmantes que auxiliam no tratamento do estresse e depressão, também auxiliarão na ansiedade e insônia.

 

Diminui dores musculares e artrite

 

Se você é do tipo que possui fortes dores musculares e nem relaxante muscular resolve, você precisa conhecer o cataplasma de capim-cidreira.

Basicamente, se trata de uma pomada que serve para diminuir esse tipo de dor. A melhor forma de usa-la, segundo estudos, é massagear a região dolorida logo após o banho.

 

Alivia dores de cabeça e de estômago

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Essa regiões podem não ter nada a ver uma com a outra, porém, o capim-cidreira tem capacidade de interligá-las pelo poder da cura.

 

Antisséptico

 

Micoses e feridas também são tratadas com óleo essencial de capim-cidreira. Isso porque possui propriedades antifúngica e antisséptica. Como resultado, é uma excelente opção para tratar problemas relacionados a pele.

 

 

Qual a diferença entre capim-santo, capim-limão e capim-cidreira?

 

Os nomes parecidos, mas diferentes, podem causar muita confusão tanto na hora de comprar quanto na hora de pesquisar seus benefícios.

Porém, não é preciso se preocupar. Afinal, todas elas se referem a mesma planta e possuem os mesmos benefícios.

Ou seja, capim-santo, capim-limão e capim-cidreira se referem ao Cymbopogon citratus.

Portanto, não se preocupe em comprar óleos, chás ou produtos com nomes diferentes.

 

 

Erva-cidreira

 

Xícara com chá e folha de erva-cidreira.
Fonte: Pinterest

 

 

Conhecida também como melissa, a erva-cidreira é uma planta medicinal famosa por ser rica em flavonóides e fenólicos, que garantem uma série de benefícios à saúde.

Assim como o capim-cidreira, a versão mais conhecida desta planta é em formato de chá. Porém, a erva-cidreira também é amplamente encontrada em sobremesas, sucos e cápsulas.

Para encontrar esses formatos basta procurar por uma loja de produtos naturais, mercados, feitas e farmácias.

 

 

 

Benefícios

 

Melhora a qualidade do sono

 

A união entre os compostos fenólicos e o ácido rosmarínico cria uma propriedade calmante e sedativa na planta. Por isso, é uma excelente opção para combater a insônia.

 

Diminui a ansiedade e o estresse

 

Consequentemente, os benefícios anteriores também refletem na diminuição da ansiedade e do estresse.

Isso porque o ácido rosmarínico atua no aumento da atividade dos neurotransmissores cerebrais. Assim, o corpo se sente mais relaxado e menos agitado.

 

Antioxidante

 

Segundo estudos, a erva-cidreira tem capacidade de combater os radicais livres e diminuir os danos nas células. Por isso, é um potente antioxidante.

 

Alivia sintomas da TPM

 

Os sintomas da TPM costumam assombrar muitas mulheres. Por isso, é importante destacar que a erva-cidreira melhora o nervosismo e ansiedade causados neste período.

Além disso, sua composição analgésica também alivia sintomas da cólica menstrual.

 

Melhora a dor de cabeça

 

O chá de erva-cidreira acaba com a dor de cabeça causada pela tensão e/ou o estresse.

Afinal, suas propriedades ajudam a relaxar os vasos sanguíneos tensos e os músculos.

 

Conclusão

 

Por fim, vimos que capim-limão e a erva-cidreira não são a mesma coisa.

Porém, vale relembrar que ambas são plantas medicinais e que seu consumo pode oferecer diversos benefícios à saúde.

Assim, seja como chá, cosméticos ou produtos farmacêuticos, é sempre bom ver quais são os componentes para saber se é o que você precisa.

Por fim, não esqueça de consultar um médico caso haja algum desconforto ao consumir produtos que contenham as plantas medicinais.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes