chás para dor de garganta

10 chás para dor de garganta: remédios caseiros para desinflamar

Confira os benefícios e diversas receitas de chás para dor de garganta com ingredientes baratos e fáceis de achar

A mudança climática é uma das principais causas para a inflamação da garganta. Muitas vezes, esse sintoma é associado com a gripe ou o resfriado, e os incômodos causados vão desde coceiras até dificuldade para se alimentar. Por isso, trouxemos um especial de chás para dor de garganta. 

Assim, esse problema desaparecerá muito mais rápido. Ao todo, são oito opções que podem ser incluídas no cardápio diário. São as infusões de: 

  1. Limão com mel;
  2. Alho;
  3. Gengibre;
  4. Romã;
  5. Sálvia com sal;
  6. Anis estrelado; 
  7. Abacaxi;
  8. Eucalipto;
  9. Raiz de alcaçuz;
  10. Camomila. 

Além disso, reunimos os principais benefícios de cada uma das bebidas e um passo a passo simples de como prepará-las. Continue lendo!

Chá de limão com mel

Chá de limão com mel para dor de garganta.
Fonte: Canva

O de limão adoçado com mel é a opção mais popular contra a dor de garganta. Isso porque a combinação dos ingredientes torna a bebida antibacteriana, antimicrobiana e ainda diminui a tosse. 

Além disso, o limão fortalece o sistema imunológico. Como resultado, diminui a inflamação da garganta e aumenta a produção de células imunológicas graças à vitamina C presente na fruta. 

Modo de preparo: coloque rodelas de meio limão em 250 ml de água e leve ao fogo. Logo após ferver, basta deixar a infusão descansar por dez minutos e adicionar uma colher de mel antes de beber. 

Chá de alho 

Xícara de chá de alho.
Fonte: Canva

O famoso tempero também é um remédio poderoso contra a dor de garganta. Isso porque ele melhora o equilíbrio corporal e garante o bom funcionamento do organismo. 

Do mesmo modo, ajuda na diminuição da tosse, melhora o aspecto da pele, promove a saúde do coração e auxilia no emagrecimento. 

Por consequência, o chá de alho é rico em antioxidantes e também contribui na prevenção e tratamento de doenças. 

Na hora de fazer a receita, é importante tomar cuidado para que o sabor não fique forte demais. Então, algumas iguarias como o gengibre e o mel podem ser utilizados para amenizar o gosto. 

Modo de preparo: use dois dentes de alho para 250 ml de água. Depois que levantar fervura, basta desligar o fogo e deixar a infusão descansar por dez minutos antes de beber. 

  • Saiba mais em Chá de alho: quais são os benefícios, contraindicações e receita

Chá de gengibre 

Chá com fatias de gengibre.
Fonte: Canva

O chá de gengibre possui propriedades medicinais importantes para a manutenção de um corpo saudável. 

Ele não só alivia a dor de garganta, como também diminui cólicas menstruais, combate o envelhecimento celular, inibe o desenvolvimento de inflamações, auxilia nos processos digestivos e promove a perda de peso

Tudo isso é causado pela proteção de células saudáveis que a infusão oferece. Ademais, ele é poderoso no combate de radicais livres, que são substâncias naturais do corpo, mas que são tóxicas e agridem as células. 

Modo de preparo: fatie cerca de 0,5 cm de gengibre, coloque em 250 ml de água e leve para ferver. Desligue e deixe a infusão descansar por 10 minutos. Se preferir, acrescente limão ou mel para intensificar os resultados e equilibrar o sabor.

Chá de Romã

Xícara com chá de romã com duas frutas ao lado.
Fonte: Canva

Apesar de não ser tão popular, o chá de romã é uma excelente opção para diminuir o incômodo na garganta. Isso porque a fruta é rica em substâncias com ação anti-inflamatória e antioxidante, como flavonóides, polifenóis, triterpenos e alcalóides.

Desta forma, essa infusão auxilia no tratamento da inflamação e ajuda no alívio da dor.

Modo de preparo: adicione 10 gramas de casca de romã em 250ml de água fervendo. Deixe a infusão agir por 10 minutos e coe antes de beber. 

Chá de sálvia com sal

Mesa de madeira com xícara de chá de sálvia.
Fonte: Canva

Para estranho, mas um chá com sal pode ser muito benéfico no trato de dores na garganta. Essa solução caseira é composta não pela ingestão da bebida, mas com o seu gargarejo.

O sal marinho é um poderoso anti-séptico, ou seja, ajuda a recuperar a área inflamada. Além disso, a sálvia é adstringente e alivia a dor. Como resultado a combinação dos ingredientes torna a infusão um poderoso remédio natural.

Modo de preparo: adicione uma colher rasa de sal e 2 colheres de sálvia seca em 250ml de água fervendo. Deixe a infusão agir por 10 minutos e coe antes de beber. 

Chá de anis estrelado 

Chá de anis estrelado para dor de garganta.
Fonte: Canva

Outro poderoso remédio natural para dor de garganta é o chá de anis estrelado. Isso porque a especiaria fortalece o sistema imunológico e, como resultado, diminui a inflamação da garganta. 

Além disso, possui ação antioxidante, é rico em compostos fenólicos e atua como antiviral, sendo especialmente eficaz contra o vírus da gripe. 

Modo de preparo: adicione ½ colher (sopa) de anis estrelado em 250 ml de água fervente. Deixe a mistura agir por 10 minutos. Em seguida, adicione mel para adoçar de forma mais saudável. 

Chá de abacaxi 

Infusão com fruta tropical.
Fonte: Canva

Esta é mais uma opção de chá para dor de garganta que é feito com uma fruta tropical. No Brasil, o abacaxi é bastante comum em forma de sucos e como ingrediente de sobremesas. Porém, poucos sabem o potencial dessa fruta no alívio da dor de garganta. 

O chá de abacaxi possui diversos nutrientes como: potássio, vitamina C, proteína, cálcio, fósforo, entre outros. Como resultado, a infusão é anti-inflamatória, auxilia na digestão, tem ação mucolítica, ajuda no trânsito intestinal, estimula a quebra de gordura e é diurética. 

Modo de preparo: adicione uma rodela de abacaxi picada em 250 ml de água fervente. Deixe a infusão agir por 10 minutos e coe antes de beber. 

Chá de eucalipto

Bebida feita com folha de eucalipto para dor de garganta.
Fonte: Canva

O principal benefício do eucalipto para a é seu potencial de combater infecções respiratórias. Afinal, ele é antimicrobiano e expectorante. Por isso, ele não poderia ficar de fora da lista de chás para dor de garganta. 

Além disso, a planta medicinal é recomendada no tratamento da tuberculose, para o controle glicêmico, é antiparasitário e faz bem ao trato urinário. 

Tudo isso porque o chá de eucalipto ajuda os brônquios dos pulmões a relaxarem e, por consequência, melhora a ventilação em todo o corpo.

Modo de preparo: coloque um punhado de folhas secas de eucalipto para ferver junto com 250 ml de água. Após o início da ebulição, desligue o fogo e aguarde 10 minutos para beber. 

Chá de raiz de alcaçuz

Chá de alcaçuz.
Fonte: Canva

Outro dos chás para dor de garganta é o feito de raiz de alcaçuz. Com propriedades anti-inflamatórias e antivirais, a bebida auxilia também a reduzir o inchaço e a irritação na garganta. 

Modo de preparo: adicione uma colher de sopa de raiz de alcaçuz seca em uma jarra com 250 ml de água fervendo. Em seguida, aguarde por 10 minutos e coe antes de beber. 

Chá de camomila

Chá de camomila.
Fonte: Canva

O chá de camomila é um dos mais consumidos em todo o mundo, e não é à toa. Afinal, as flores carregam consigo uma série de benefícios à saúde. 

A infusão auxilia no combate de gripes e resfriados, relaxa, reduz cólicas menstruais, é anti-inflamatória, reduz a dor de cabeça, ajuda no tratamento da sinusite, protege as células cerebrais, entre outros.

Modo de preparo: em uma jarra com 250 ml de água fervendo, adicione uma colher (sopa) de camomila seca e deixe a infusão descansar por 10 minutos. Ao final, basta coar para beber. 

Conclusão – chás para dor de garganta

Existem diversas opções naturais que ajudam a tratar a dor de garganta. Porém, nenhuma delas substitui qualquer recomendação médica. Portanto, ao sentir os sintomas, procure atendimento com um profissional da saúde. 

Em conclusão, incremente a dieta com a inclusão de um ou vários desses chás para prevenir contra a inflamação na garganta ou ajudar no alívio dos sintomas. 

  • Por fim, leia também Chá de maçã: para que serve e como fazer com passo a passo

Stories

Matérias Similares