Ciganos

Ciganos: conheça sua história, lendas e rituais

Descubra mais sobre a história e as tradições dos ciganos, saiba como eles chegaram ao Brasil e como saudar essa linha na Umbanda

Os ciganos são pessoas que descendem desse grupo ou que aderiram à cultura. Atualmente, vivem como andarilhos e sobrevivem de trabalhos informais e leitura de mãos ou baralho. Contudo, muitas pessoas estudam a leitura de baralho cigano, mas não vivem exatamente como eles.

Além disso, o estilo de roupas dos ciganos passou a ser adotados por alguns estilistas. Sendo assim, muitos já ouviram falar desse grupo, mas nem sempre conhecem a origem e as dificuldades que passaram. Então, continue lendo para descobrir um pouco mais.

Quem são os povos ciganos?

Ciganos
Fonte: Pexels

Os ciganos vieram originalmente do Noroeste da Índia e se espalharam pela Ásia, pelo norte da Europa e pelo Egito. Logo após, eles começaram a migrar para o sul da Europa, se fixando em Portugal, Espanha, França e, principalmente, na Romênia, onde atualmente há a maior concentração desse povo.

Dessa forma, no século XVI, com o descobrimento do Brasil, os portugueses viram uma oportunidade de removerem os ciganos, que eram indesejados, do país. Então, muitos deles vieram para a Bahia e se fixaram por lá até migrarem para outros estados.

De acordo com a Embaixada Cigana no Brasil e com o IBGE, existem comunidades ciganas vivendo no Brasil e falando a língua portuguesa com um paradialeto do Romani, ou seja, preservando termos desse idioma.

Ademais, mesmo com tanta alegria que os ciganos possuem em suas músicas e danças, sua história possui muito tristeza. Eles foram perseguidos, mantidos em campos de concentração e até submetidos a experimentos científicos durante a 2ª Guerra Mundial.

O que fazem os ciganos?

Em resumo, eles são andarilhos e seu estilo de vida constitui nos homens trabalharem com comércio informal e nas mulheres realizarem leituras de mãos.

Qual é a religião dos ciganos?

cartas de baralho cigano
Fonte: Pexels

Não existe uma religião cigana. Na verdade, os ciganos são uma etnia e podem adotar a religião do local onde vivem. No Brasil, por exemplo, há indivíduos desse povo que são católicos, espíritas, evangélicos e umbandistas.

A linha cigana na umbanda pode ser difícil de entender. Os ciganos são vítimas de preconceito pelo trabalho informal e pelo estilo de vida, além de terem sido perseguidos.

E a Umbanda, religião brasileira com elementos das religiões africanas, indígenas e cristãs, nem sempre é compreendida e muitos acham que pode ser negativa.

Entretanto, essa religião tem como preceito o amor e a caridade, cultuando os orixás e a natureza, e os ciganos entram como guias que podem ser incorporados.

Sendo assim, a linha cigana na umbanda cultua esse grupo e seus ensinamentos. Eles aprenderam leitura das mãos, astrologia e outras sabedorias esotéricas e, na umbanda, essas práticas também são bem-vindas.

Dessa forma, podem ser feitas oferendas para entidades dessa linha e a sua incorporação por intermédio de médiuns.

Os ciganos limpam os sete chakras e revigoram o corpo físico por meio da energia de pedras, cristais, incensos e elementos da natureza. Além disso, adaptaram o tarot de Marselha, originado na Europa, e fazem leituras de baralho cigano, geralmente remuneradas.

Curiosidades da linha cigana na umbanda

Vela: bicolor – metade amarela e metade vermelha.
No que auxiliam: desapego, busca pela prosperidade, liberdade, amor pela vida, cura física e espiritual e quebra de magias e energias negativas.
Oferendas: pedras, incensos, cálices, moedas, lenços, baralho e espelho.
Flores: rosas, flores silvestres, flor de lótus e girassol. Ervas: jasmim, alecrim, sálvia, hortelã, folha de laranja, louro, violeta, canela e cravo.
Local para oferendas: campos abertos e jardins.
Dia dos ciganos no Brasil: 24 de maio.

Quem é Santa Sarah Kali?

Santa Sarah Kali
Fonte/Reprodução: Pixabay

A Santa Sarah Kali é padroeira e orientadora espiritual dos ciganos, sendo muito cultuada por eles. Ela conviveu com Jesus e, bem mais tarde, em 1712, a igreja católica a canonizou por ter sobrevivido a um atentado no mar graças a sua fé.

Entretanto, seus cultos não são tão famosos, exceto nas igrejas que levam o seu nome.

De acordo com a sua história, Santa Sarah realmente conviveu com Cristo e foi obrigada a fugir de Israel por conta da perseguições aos cristãos. Dessa forma, Sarah e outras pessoas estavam em um barco à deriva e ela rezou pedindo para que chegassem a salvo em terra firme, prometendo se dedicar a espalhar a palavra do Evangelho.

E, mesmo parecendo impossível, ela e as outras pessoas chegaram em segurança a uma cidade na França que foi nomeada Santa Maries de La Mer (Santa Marias do Mar). É lá onde, atualmente, está localizado seu santuário.

Sarah cumpriu sua promessa e espalhou a palavra de Jesus por onde passou e se aproximou dos ciganos, realizando muitos milagres e curas entre eles.

Banho cigano para prosperidade

banheira com flores e taça de vinho
Fonte: Pexels

Esse é um banho energético simples com as ervas dos ciganos para pedir por prosperidade e amor. Confira a fase da lua e evite fazer durante a minguante ou 3 dias após o começo da cheia. Veja a receita completa abaixo!

Ingredientes:

  • Pétalas frescas de uma rosa vermelha;
  • 3 paus de canela;
  • 7 folhas de louro;
  • 3 colheres (chá) de alecrim;
  • 21 cravos-da-índia.

Como fazer:

  1. Comece fervendo cerca de 2 litros de água;
  2. Assim que começar a borbulhar, adicione os ingredientes secos: alecrim, cravo-da-índia, louro e canela;
  3. Quando a água ferver por completo, desligue o fogo e coe o banho;
  4. Logo após, adicione as pétalas de rosa e tampe para abafar durante 10 minutos;
  5. Tome seu banho de higiene normalmente e se seque por completo;
  6. Então, jogue o banho energético do pescoço para baixo, pedindo por prosperidade;
  7. Ao final, se seque de forma leve e vá descansar;
  8. Descarte o que sobrar do ritual na natureza, em um jardim, se for possível.

Conclusão

Os ciganos possuem uma história muito rica e cheia de cultura, mas com muitas dificuldades também. Por isso, é sempre possível aprender um pouco mais sobre suas tradições e a sua forma de enxergar a vida.

Enfim, fique de olho em nosso canal de Astrologia e Misticismo. Afinal, lá você encontra as características de cada signo, banhos energéticos para preparar em cada época do ano e muito mais!

  • Leia ainda mais Sol em Câncer: o que significa e como ele pode te influenciar

Stories

Matérias Similares