O aroma e sabor único fazem da folha de louro um tempero muito especial na gastronomia. Porém, pouca gente sabe que o chá feito essa planta medicinal pode ser muito benéfico à saúde e ajudar no tratamento de uma série de doenças. É o caso de inflamações, problemas digestivos, estresse e ansiedade, por exemplo.

Tudo isso graças às suas propriedades únicas. Conhecida no meio científico como Laurus nobilis, a folha de louro é facilmente encontrada em hortas comunitárias e mercados. Portanto, não há desculpa para não adicioná-la na sua despensa!

Além disso, neste texto, você vai saber:

  • Quais os benefícios da folha de louro?
  • Quem não pode tomar chá de louro?
  • Como fazer chá de louro?

Em primeiro lugar, é importante destacar que o ingrediente pode ser colhido do loureiro durante todo o ano. Como resultado, além do chá, também é possível temperar sopas, molhos e legumes com a folha.


Quais os benefícios da folha de louro?


benefícios dos alimentos
Fonte: Freepik

A folha de louro é uma planta medicinal que pode oferecer os seguintes benefícios à saúde:

  • Controla o diabetes;
  • Previne contra o câncer;
  • Ajuda no tratamento de pedra no rim;
  • Faz bem para o estômago;
  • É cicatrizante;
  • Diminui sintomas do estresse e ansiedade.

A seguir, falaremos especificamente sobre cada uma dessas propriedades.



Controla o diabetes


A folha de louro possui substâncias chamadas polifenóis, que possuem efeito antioxidante muito importante e poderoso. Por isso, profissionais de saúde indicam o consumo dessa planta medicinal para regular os níveis de açúcar no sangue e até mesmo prevenir o diabetes.

Consequentemente, essa propriedade da planta também pode colaborar com a prevenção de doenças cardiovasculares.

Além disso, um estudo apontou que pessoas diabéticas que consomem uma cápsula com três gramas de louro por dia possuem o nível de glicose e o colesterol mais baixos.



Previne contra o câncer


Muitas pessoas buscam soluções naturais para diminuir a propagação do câncer e, ao que pesquisadores apontam, a folha de louro pode ser uma delas. Basicamente, o extrato da folha é capaz de eliminar células cancerígenas.

Como resultado, é apontada como importante ferramenta no auxílio do tratamento.


Folha de louro ajuda no tratamento de pedra no rim


Assim como no caso anterior, o resultado desse benefício é obtido a partir do consumo do extrato da folha de louro. O poder de ajudar a tratar a pedra no rim se dá por meio da capacidade de reduzir a urease no organismo.

Como resultado, esta planta é uma das oito ervas medicinais tradicionais que podem oferecer esse benefício à saúde.


Faz bem para o estômago


folhas de louro em pote de vidro
Fonte: Pixabay

Se você sofre com cólicas e dores no estômago, precisa saber que o chá de folha de louro pode ser um grande aliado durante as crises. Isso porque essa bebida ajuda a eliminar os gases presentes no gastrointestinal.

Ao final deste texto, você verá uma matéria explicando o passo a passo de como fazer o chá de folha de louro. Portanto, continue lendo!



É cicatrizante


Um ferida inflamada pode significar semanas ou até meses de tratamento para que haja uma boa cicatrização. Por isso, um grupo de pesquisadores utilizaram ratos para comprovar a capacidade curativa do extrato da folha de louro.

Embora a mesma pesquisa ainda não ter sido feita em humanos, é bem provável que o cenário se repita. Afinal, pessoas mais velha já possuem a tradição de usar esta planta medicinal para curar feridas.


Diminui sintomas do estresse e ansiedade


Assim como o chá de eucalipto é inalado para aliviar os problemas respiratórios, o chá de folha de louro é inalado para aliviar o estresse e a ansiedade. Inclusive, essa prática faz parte da cultura mediterrânea.

Além disso, beber esse chá também pode agregar esse benefício.



Quem não pode tomar chá de louro?


Apesar de ser uma bebida natural, existem alguns grupos de pessoas que não devem tomar o chá de louro, são elas: crianças e mulheres grávidas. Este segundo é por conta da composição da planta, que pode estimular o aborto. Porém, isso ocorre apenas no consumo diário de remédios feitos com louro.

Além disso, o consumo exagerado da bebida pode causar:

  • Cólica abdominal;
  • Dor de cabeça;
  • Diarreia;
  • Sonolência;
  • Dermatite.

Portanto, é preciso fazer um consumo responsável e sempre com acompanhamento médico. Dessa forma, em caso de qualquer um dos sintomas, um médico deve ser consultado imediatamente.


Folhas de louro
Fonte: Pexels


Como fazer chá de louro?


chá de folha de louro
Fonte: Pexels

Que tal incluir hoje mesmo o chá de folha de louro no cardápio e garantir todos esses benefícios? Para isso, basta seguir um passo a passo simples. Em primeiro lugar, você vai precisar de:

  • 1 xícara de água fervente;
  • 3 folhas de louro secas.

Para preparar o chá, basta colocar as folhas na água fervente e deixar descansar por cerca de 10 minutos. Pronto, agora é só apreciar!

Se você quiser adoçar a bebida, aposte no mel. Afinal, é uma opção mais saudável em comparação ao açúcar.



Conclusão


A folha de louro oferece diversos benefícios à saúde e eles podem ser garantidos de diferentes formas: desde usando como tempero até bebendo uma infusão ou inalando o seu vapor.

Portanto, se você conhece alguém que sofre com algum dos problemas mencionados acima, compartilhe essa informação e ajude no tratamento.

Por fim, é importante destacar que o uso da folha de louro não substitui qualquer tipo de tratamento médico ou uso de medicamentos.