A partir de domingo, dia 15 de maio, às 23h27 (horário de Brasília), até o começo da segunda-feira, dia 16 de maio, às 03h50 (horário de Brasília), acontecerá um eclipse lunar total que poderá ser visto a olho nu do Brasil inteiro.

Esse fenômeno não é tão raro, pois ocorre todos os anos. No entanto, nem sempre pode ser visto com tanta facilidade e sem o uso de aparelhos especiais como será dessa vez.

Dessa forma, você pode aproveitar essa oportunidade e ficar acordado até um pouco mais tarde para poder observar esse eclipse lunar. Basta conferir a previsão do tempo na sua cidade e torcer para estar o menos nublado possível.

Além disso, também é possível buscar sentir e se envolver com a energia desse evento por meio de banhos, rituais e meditações. Confira algumas dicas logo abaixo!

O que acontece durante um eclipse lunar?

Fonte: Pixabay

Você sabe o que é um eclipse lunar? Esse é um fenômeno astronômico que ocorre cerca de duas ou mais vezes por ano, quando a Terra fica posicionada entre o Sol e a Lua. Dessa forma, com os 3 alinhados, a Terra projeta sua sombra sobre a Lua, surgindo assim, um eclipse lunar para quem observa aqui debaixo.

Um eclipse lunar sempre ocorre na fase da lua cheia e dura, no máximo, algumas horas, nem sempre sendo visível em todos os lugares. Por isso, nem todas as pessoas podem dizer que já viram esse fenômeno em algum momento.

Tipos de eclipse

Eclipse Lunar
Fonte: Pixabay

O eclipse lunar que acontecerá entre os dias 15 e 16 de maio de 2022 será total, ou seja, a Lua estará posicionada completamente sobre a área formada pela sombra da Terra. Dessa forma, ela poderá ficar avermelhada, o que recebe o nome de lua de sangue.

Ao mesmo tempo, também existe o eclipse lunar parcial, que é quando a Lua se encontra em partes na umbra e em partes na penumbra, nem sempre sendo visível da Terra.

E ainda há o eclipse lunar penumbral, em que a Lua se encontra totalmente sobre a área da penumbra formada pela sombra da Terra, ficando apenas parcialmente escura.

Por fim, também existe o eclipse solar, que é quando a Lua é que fica entre a Terra e o Sol. Mas, nesse caso, não é seguro olhar diretamente para o céu sem óculos específicos de proteção.

  • Leia ainda sobre Tatuagens de signo: Inspirações astrológicas e siderais são tendência da vez!

Banho de ervas para o eclipse lunar

banheiro decorado
Fonte: Pixabay

Já que esse fenômeno astronômico acontecerá durante a madrugada, você pode tomar um banho de ervas de noite, antes de observar o céu.

Como será de um domingo para uma segunda-feira, busque relaxar, tirar o dia para rir e conversar com os amigos. Na hora do banho de higiene, faça tudo com calma, coloque uma música que te agrade e acenda algumas velas aromáticas, por exemplo.

Ingredientes:

Como preparar:

  1. Para começar o preparo do seu banho para a noite do eclipse lunar, coloque para ferver cerca de 2 litros de água;
  2. Em seguida, adicione os 3 ingredientes secos dentro da panela ou chaleira;
  3. Assim que a água começar a ferver, desligue o fogo;
  4. Tampe a infusão com um prato para abafar por cerca de 10 a 15 minutos;
  5. Coe tudo em uma bacia com água fria e descarte as ervas depois;
  6. Tome seu banho de higiene normalmente e se enxugue por completo;
  7. Após isso, jogue o banho energético do pescoço para baixo pedindo por boas vibrações;
  8. Por fim, enxugue o excesso bem levemente e se prepare para observar o incrível eclipse lunar que está por vir.

Ritual para o eclipse lunar

Fonte: Pixabay

Além de um banho energético para a noite do eclipse lunar, você pode realizar um pequeno ritual a fim de refletir sobre os seus desejo e sonhos para o futuro. Ele é bem simples e você não precisará de muita coisa, mas é importante que tenha muita concentração nesse momento.

Materiais:

  • Pétalas secas de rosa branca;
  • Uma folha sulfite;
  • Lápis.

Como fazer o ritual:

Antes de tudo, você pode comprar pétalas secas de rosa branca em uma floricultura ou comprar as rosas e esperar as pétalas secarem. Em seguida, pegue um pouco de carvão e esquente na boca de um fogão para começar a sua defumação.

Basta colocar tudo em um prato ou recipiente, desde que não seja de plástico, e ir passando pela casa toda, de dentro para fora.

Logo após, se for possível, fique mais perto do lado de fora da casa, olhando para o céu onde irá acontecer o eclipse lunar. Procure se sentar em uma posição confortável e sentir a energia do momento e da defumação.

Dessa forma, pegue o papel sulfite e o lápis para anotar os seus desejos e sonhos, busque escrever em detalhes e imaginar o que quer que aconteça usando técnicas de manifestação.

Por fim, se o céu não estiver nublado, por volta da 1h da manhã (horário de Brasília) do dia 16 de maio, o eclipse lunar estará em seu melhor ponto para observação. Desfrute disso!

Conclusão

O eclipse lunar pode não ser tão raro assim, mas o eclipse total que ocorrerá entre os dias 15 e 16 de maio pode ser um dos poucos em que teremos a oportunidade de desfrutar a olho nu de qualquer lugar do Brasil.

Sendo assim, aproveite a beleza dessa madrugada e a energia que ela trará. E mesmo que você não possua os elementos e ingredientes necessários para o banho e a defumação, vale a pena realizar uma meditação por pelo menos 10 minutos e observar como se sente.