colágeno pele bonita

Colágeno: tudo que você precisa saber sobre a proteína juvenil

De acordo com várias estimativas, o colágeno é responsável por cerca de um terço de todas as proteínas do nosso corpo.

Compartilhe

O colágeno é uma proteína filamentosa que faz parte de todos os tecidos do corpo humano. O nome da proteína vem da palavra grega kolla – “cola”. Isso não é coincidência: muitos especialistas comparam a função principal do colágeno com a cola.

Suas moléculas formam fibras de proteína longas e finas – fibrilas. Elas servem para manter as células do tecido unidas e unir nosso corpo em um único todo.

O colágeno está envolvido na “construção” de articulações, ossos, tendões, cabelos, unhas e pele e forma as paredes das veias, artérias e capilares.

De acordo com várias estimativas, é responsável por cerca de um terço de todas as proteínas do nosso corpo.

 

colágeno na pele

 

Com a idade, torna-se cada vez mais difícil para o corpo produzir seu próprio colágeno.

Aos 20 anos, o processo de produção de proteínas diminui significativamente e, após os 25, o número de novas fibras já é visivelmente menor do que o número de fibras destruídas uns.

Já nesta fase, começam a aparecer as primeiras alterações relacionadas com a idade – a pele perde a elasticidade e a hidratação, surgem as primeiras rugas, os cabelos e as unhas crescem mais lentamente e a sua estrutura torna-se mais fina.

Mas depois de algum tempo, a falta de colágeno já pode afetar a saúde dos ossos, articulações e vasos sanguíneos, o que leva ao desenvolvimento de várias doenças crônicas.

 

É verdade que o colágeno deve ser bebido com o estômago vazio?

 

comprimido de colágeno
Foto: Freepik

 

Hoje, mais e mais pessoas estão tomando suplementos de colágeno. Os especialistas estão confiantes de que ele pode ajudá-lo a obter cabelos brilhantes, pele brilhante, unhas fortes e juntas elásticas – e isso é exatamente o que cada um de nós está tentando alcançar.

Mas todos eles pensam de forma diferente, e muitos aconselham fazê-lo pela manhã com o estômago vazio.

Muitos estudiosos afirmam que tomar colágeno com o estômago vazio produz os melhores resultados.

Este método é simples: você precisa de ácido estomacal para digerir proteínas, então, em teoria, tomá-lo com o estômago vazio garantirá que seu corpo possa decompo-lo melhor. Embora essa teoria exista, não há evidência científica para isso.

Alguns médicos acreditam que a parte do dia em que você deve tomar colágeno depende de seus objetivos.

  • Se você tiver problemas digestivos ou intestinais, é melhor tomá-lo pela manhã com o estômago vazio ou com uma refeição.
  • Para um sono reparador, precisa-se ingeri-lo à noite; isso não só melhora a qualidade do sono, mas também dará ao corpo tempo para digerir.
  • Mas se for para reduzir a dor nas articulações, precisa-se ingeri-lo uma hora antes de praticar esportes ou longas caminhadas. Os melhores resultados alcançam-se se tomá-lo junto com vitamina C.
  • Para açúcar alto no sangue, beba antes das refeições. Isso ajuda a não provocar a liberação de insulina no sangue após a ingestão.

 

Veja também: Água termal – como usar a água termal e quando é prejudicial?

 

Que rituais você deve incluir em sua rotina de beleza para manter os níveis adequados de colágeno?

 

pele bonita
Foto: Freepik

 

Em primeiro lugar, não se esqueça da alimentação adequada e em nenhum caso exclua as proteínas da dieta.

Corte o açúcar: ele decompõe o colágeno e a elastina. E certifique-se de beber líquidos com pH acima do volume recomendado de 7,0 por peso corporal. Nem o chá nem o café de todos os tipos se enquadram nesta categoria.

E em segundo lugar, ajuste sua rotina de beleza. Confie em cremes contendo peptídeos reguladores: eles promovem a síntese.

Muitas pessoas acreditam erroneamente que um soro é suficiente para os cuidados diários. Isso não é totalmente verdade, porque a base e o protetor solar devem ser usados ​​por cima. E sim, este último deve ser aplicado na pele durante todo o ano.

 

 

Como o estresse afeta a produção de colágeno?

 

creme para a pele
Foto: Freepik

Se estivermos falando de estresse crônico, é claro que a atividade nutricional dos tecidos diminuirá.

Assim, de acordo com estudo publicado na PuB Med, o corpo primeiro envia glicose para a fornalha, depois os aminoácidos (especialmente rapidamente, uma pessoa começa a perder albumina no sangue).

Como resultado, o nível geral de proteína nos tecidos começa inevitavelmente a sofrer.

 

  • Depois veja também: Ozonioterapia e seus benefícios para acne, fibromialgia, celulite e osteoporose

 

5 alimentos que estimulam a produção de colágeno

 

Ingere-se o colágeno na forma de suplementos dietéticos, ou adicionado a certos alimentos à dieta que já o contêm.

Com base nesses produtos, a dieta do colágeno é construída – ela visa aumentar o nível no corpo. Abaixo estão os 5 alimentos mais saudáveis ​​com “colágeno”.

1 – Caldo de mocotó

 

mocotó
Foto: Freepik

 

Provavelmente, a melhor fonte de colágeno é o caldo de mocotó. É fervido a partir dos ossos (carne) em fogo baixo por 8 a 72 horas, tempo durante o qual todos os nutrientes são fervidos e acabam no caldo.

Não parece muito apetitoso, mas você não encontrará tantos ingredientes antienvelhecimento em nenhum outro produto. Na forma de caldo ósseo, o colágeno é facilmente absorvido pelo corpo e imediatamente começa a agir.

 

Galinha

galinha
Foto: Freepik

Acontece que a galinha ajuda não apenas a reduzir o peso (a carne branca do frango é considerada uma das fontes mais dietéticas de proteína de alta qualidade), mas também a retardar o processo de envelhecimento.

A carne de galinha em abundância contém fibras de colágeno. Cozinhe ou asse o peito da galinha e sirva com vegetais verdes ou cuscuz.

 

  • Confira também: K-beauty: a fórmula das coreanas para uma pele perfeita

 

Frutas cítricas e frutas vermelhas

 

frutas cítricas
Foto: Freepik

 

E, em princípio, todos os alimentos são ricos em vitamina C. Além de suas propriedades antioxidantes, que não são menos importantes para retardar o processo de envelhecimento, a vitamina C é necessária para a produção de pró-colágeno, que é posteriormente convertido em colágeno no corpo.

Além disso, limões e tangerinas são ricos em zinco e cobre, que são catalisadores para a produção de proteína de colágeno.

Feijões

 

feijão
Foto: Freepik

 

Mesmo que o feijão não contenha colágeno propriamente dito, ele é rico em aminoácidos necessários para sua síntese.

Além disso, essas leguminosas (especialmente o feijão vermelho e preto) são um verdadeiro depósito de cobre, que, como mencionamos acima, é um dos principais catalisadores para a produção de colágeno.

 

Folhas verdes

 

As folhas verdes sempre ocuparam posições chave na dieta alimentar dos nutricionistas, devido à sua riqueza em vitaminas, minerais e fibras e, muitas vezes, ao teor calórico negativo.

Verduras ricas – espinafre, coentro, salsa, bem como brócolis e espirulina– são ricas em clorofila, que é conhecida por ser excelente para estimular a produção de colágeno.

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre beleza direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Os cosméticos com colágeno realmente funcionam?

 

creme com colágeno
Foto: Freepik

 

O colágeno conquistou há muito seu status como um importante auxiliar antienvelhecimento. Nos frascos de cosméticos antienvelhecimento, você pode vê-lo como um dos principais ingredientes: ele promete suavizar rugas, melhorar a tez, hidratar e tonificar a pele.

Mas é verdade que você pode obter um efeito semelhante com apenas um creme?

Vamos descobrir se os produtos funcionam com colágeno e o que é melhor usar no lugar.

As promessas de “levantamento instantâneo” dos cremes nada mais são do que uma jogada de marketing, já que a substância não pode ter efeito ativo quando aplicada externamente.

Mas também há boas notícias. O colágeno está naturalmente presente no corpo, e sua produção pode ser estimulada não só por uma dieta bem estruturada, mas também com a ajuda de princípios ativos em cosméticos.

O próprio colágeno é eficaz apenas na forma de suplementos dietéticos, uma vez que estão contidos em uma forma que é bem absorvida pelo corpo.

Em cosméticos, o colágeno é absolutamente inútil, então, em vez de cremes com seu conteúdo, escolha aqueles cujos ingredientes ativos ajudem a estimular a produção de colágeno natural.

  • Veja também: Dermaplaning, a técnica de renovação da pele: o que você deve saber

 

Marinho x animal: qual colágeno funciona melhor

 

O colágeno, que faz parte dos suplementos dietéticos, é de dois tipos – animal e marinho.

Assim, além da diferença na origem, esses aditivos apresentam uma série de diferenças significativas.

Colágeno marinho

 

 

Como o nome sugere, o colágeno marinho é feito de peixes e é uma fonte rica de colágeno tipo 1 (são três no total).

O tipo 1 é o tipo mais abundante em nosso corpo. Assim, ele é o responsável por “construir”, regenerar e manter a saúde do nosso maior órgão – a pele.

O colágeno marinho tem sido usado há muito tempo na produção de cosméticos antienvelhecimento e fortalecedores da pele, e o efeito, sem dúvida, está lá, mas aumenta significativamente quando tomado internamente.

Mas isso se deve à excelente biodisponibilidade do colágeno marinho – em estrutura, é o mais próximo possível do nosso próprio colágeno.

Além disso, os pós de colágeno de alta qualidade são hidrolisados ​​- quebrados em partículas menores – tornando o processo de absorção mais fácil.

O colágeno marinho ajudará a:

  • Primeiramente, a retardar o processo de envelhecimento;
  • Em seguida, a reduzir o aparecimento de seus sinais externos: rugas, cor opaca e flacidez;
  • Nutrem a pele de dentro para fora;
  • Além disso, proporciona literalmente um efeito lifting natural;
  • Por fim, pode ajudar no combate à celulite e às estrias.

 

Colágeno animal

 

O colágeno animal é mais fácil de produzir, geralmente mais barato, mas não se pode dizer que seja pior do que o colágeno marinho – eles são simplesmente destinados a finalidades diferentes.

O colágeno animal é uma fonte dos tipos 1 e 3. Este último é encontrado principalmente em tecidos conjuntivos e articulações, portanto, pode ser usado para apoiar a saúde geral do corpo e a recuperação de lesões.

O colágeno animal não só ajuda a preservar a juventude da pele, mas também previne uma série de alterações relacionadas com a idade associadas aos ossos, articulações e órgãos internos.

Dizer que um dos dois tipos é pior do que o outro é impossível. No entanto, deve-se entender que eles não são intercambiáveis, o que significa que ao escolher os suplementos, você deve se concentrar nas necessidades individuais do corpo.

Se o seu objetivo é uma pele lisa, firme e tonificada, o tipo marinho de colágeno é para você. O principal é escolher um produto de qualidade – hidrolisado e sem aditivos tóxicos.

Lembre-se: Antes de usar qualquer suplemento dietético, você deve consultar o seu médico

Referência

 

  • Bolke L, Schlippe G, Gerß J, Voss W. Um suplemento de colágeno melhora a hidratação, elasticidade, aspereza e densidade da pele: resultados de um estudo cego randomizado, controlado por placebo. Nutrientes . 2019; 11 (10): 2494. Publicado em 17 de outubro de 2019. doi: 10.3390 / nu11102494
  • Alcock RD, Shaw GC, Tee N, Burke LM. Plasma Amino Acid Concentrations After the Ingestion of Dairy and Collagen Proteins, in Healthy Active Males. Front Nutr. 2019 Oct 15;6:163. doi: 10.3389/fnut.2019.00163. PMID: 31681789; PMCID: PMC6803522.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias