Manchas – Chegou a época de cuidar delas

O melasma afeta a autoestima de homens e mulheres, veja como cuidar

1.612

Manchas: chegou a época de cuidar delas

Manchas na pele tendem a ter seu surgimento intensificado com a alta exposição ao Sol. Certamente, uma das mais comuns é o melasma. Essa hipercromia, como é chamada devido sua coloração mais escurecida, afeta fortemente a autoestima de homens e mulheres.

O que são essas manchas no rosto?

De acordo com a Farmacêutica Bioquímica e CEO da Mezzo Dermocosméticos, Dra. Joyce Rodrigues (@drajoyce_rodrigues), são melasmas. Ou seja, manchas amarronzadas, simétricas e bilaterais no rosto. Normalmente na região da testa, têmporas e bochechas.

O melasma acontece com maior frequência em mulheres e em pessoas de pele mais morena. O aparecimento desse tipo de mancha é associado a fatores hormonais, exposição à luz solar e predisposição genética. Em virtude do fator hormonal, na gravidez ela aparece com frequência e é chamada de cloasma.

Como prevenir as manchas?

Manchas: chegou a época de cuidar delas

É possível tomar algumas precauções para evitar que a pigmentação aconteça de forma precoce ou mesmo intensa. Também é importante lembrar que o melasma está associado a fatores genéticos. Portanto, fique atento e se previna.

Para a Dra. Joyce Rodrigues, alguns hábitos simples no dia a dia já ajudam na prevenção do melasma. Por exemplo:

1 . Invista em chapéu quando estiver ao ar livre

Chapéus de abas largas ajudam a manter os raios longe das partes vulneráveis do rosto. E vale ainda procurar a sombra sempre que estiver ao ar livre.

2 . Trate suavemente a pele

Você também pode gostar!

Como os produtos que irritam a pele podem ativar a produção de melanina, prefira produtos suaves, que não provoquem a ardência, a queimação ou qualquer outro tipo de desconforto.

3 . Use a Proteção Solar Diariamente

Embora você não possa evitar completamente o melasma, o protetor solar faz maravilhas contra seus efeitos. O uso de um FPS de amplo espectro é essencial. Ademais, não pense que a proteção solar deve ser apenas nos dias claros. A luz visível (da tela do computador, do celular etc.) também estimula a produção de enzimas ligadas à melanogênese.

É possível eliminar?

“Melasma não tem cura, tem tratamento e controle”, adverte a farmacêutica bioquímica. “Antes de qualquer início de tratamento, é importante entender que o melasma não vai sumir da noite para o dia, que serão precisos paciência, determinação e constância nos cuidados.”, completa Dra. Joyce Rodrigues.

A CEO da Mezzo Dermocosméticos orienta que quanto mais cedo se procurar ajuda para tratar a mancha, melhores serão os resultados. Pois, quanto mais tempo o melasma estiver na pele, mais difícil se torna o processo de clareamento.

Manchas: chegou a época de cuidar delas

Como tratar?

São indicadas terapias combinadas. A primeira opção é um tratamento tópico. Sempre com o uso de fotoprotetor. Além disso, recomenda-se aplicação de peelings químicos, microdermoabrasão, microagulhamento, luz intensa pulsada ou laser. Para isso, procure um profissional.

Mas, esses procedimentos não são indicados como primeira opção para o combate do melasma. Porque podem causar a hiperpigmentação pós-inflamatória. Como um efeito rebote. E, muitas vezes, eles sozinhos não são eficientes. “Mas, como coadjuvantes no tratamento, e com a indicação e o acompanhamento precisos de um profissional, podem trazer resultados positivos”. conta a especialista.

Sugestão para usar em casa

Manchas: chegou a época de cuidar delas
Fotoactive Whitening – Clareador Facial – Mezzo Dermocosméticos

Este protetor solar com ação clareadora, é indicado para todos os tipos de manchas, inclusive melasmas. Possui fórmula multifuncional que atua em quatro frentes, ação protetora, clareadora, uniformiza o tom da pele e promove efeito matte. Indicado para todos os tipos de pele, pode ser usado em todas as épocas do ano, inclusive no verão. 

você pode gostar também