9 benefícios da babosa e todo o poder da Aloe vera para saúde, pele e cabelos

A Babosa, também chamada de Aloe vera, é uma planta conhecida por inúmeros benefícios, inclusive, comprovados cientificamente, como cicatrizante, anestésico e anti-inflamatório, além de ser ótima para hidratar cabelos e pele. Saiba como usar, colher, veja estudos, receitas caseiras e muito mais!

577

- Continue depois da Publicidade -

São muitos os benefícios da babosa, visto que essa é considerada uma planta medicinal e, também é usada em produtos de beleza para a pele e os cabelos.

Por ser tão conhecida e popular, essa planta tem também vários outros nomes, incluindo: Aloe vera, erva babosa, caraguatá, babosa de botica e babosa de jardim, por exemplo.

Apesar de haver diversas nomenclaturas, Aloe vera é o seu nome científico e, também o mais usado em produtos naturais encontrados em lojas e farmácias.

Por ser simples de plantar, muitas pessoas cultivam a babosa em casa, mas então como saber onde e como utilizar essa planta? Quais são os benefícios dela? Saiba tudo sobre essa planta incrível e desvende seus segredos aqui no Fashion Bubbles.

 

  • Depois veja também Cosméticos naturais: Aloe Vera é aliada da pele em amadurecimento. Já o Eucalipto tem propriedades benéficas que são lendárias. Serve para liberar e proteger as vias respiratórias contra vírus e resfriados, bem como para tratar infecções respiratórias, reumatismos, infecções ou diabetes. Além de limpar e purificar as energias, o ar e o corpo. Saiba tudo sobre essa famosa árvore.

 

O que é a Babosa (Aloe vera)?

Aloe vera é uma planta medicinal usada para tratar vários problemas de saúde há milhares de anos. Tem, por exemplo,  seu uso documentado desde a época do antigo Egito, com passagens em antigos documentos fenícios.

O Aloe Vera é das plantas suculentas mais populares do mundo, tanto pelo seu apelo ornamental quanto pelo uso medicinal. Aqui no Brasil, a espécie ganhou o nome de babosa porque, do interior de suas folhas, sai uma substância gelatinosa (uma “baba”). Justamente nessa baba, conhecida como o gel da Aloe vera está todo seu potencial.

Cremes, géis e pomadas de Aloe vera contêm o gel transparente encontrado nas folhas da babosa. Esses produtos podem ser aplicados topicamente para tratar várias doenças de pele. Entretanto, a Aloe vera é também vendida em cápsulas ou líquido para tomar internamente para promover a saúde e o bem-estar.

 

Os principais benefícios da babosa

Tem havido um grande retorno ao que é natural, desta forma, as plantas e seus benefícios estão em alta e muitos estudos vem sendo desenvolvidos. Cientistas fazem diversas pesquisas para encontrar e comprovar propriedades benéficas nas plantas, frutos e vegetais. São os chamados princípios ativos.

Atualmente já está comprovado que os benefícios da babosa incluem propriedades que contribuem com a beleza, redução de dores, problemas de pele, problemas digestivos, entre outros.

foto de preparado de babosa para o cabelo
Foto: Freepik

É sabido que a babosa possui altas doses de vitamina A, C, E, ácido fólico e minerais como zinco, potássio, magnésio, cromo, cálcio e colina. Diante disso o uso dela traz diversos benefícios como por exemplo.

 

Os 9 benefícios da babosa

  • Alívio da prisão de ventre, por estimular o peristaltismo (movimento) intestinal;
  • O suco ajuda a manter o organismo bem hidratado, o que é ótimo para a pele e manutenção das funções corpóreas;
  • Possui antioxidantes e várias vitaminas e minerais que contribuem com o bem estar dos cabelos e agem contra o envelhecimento precoce;
  • Diminui a incidência de problemas de pele comuns, como eczema, acne e psoríase;
  • Por ter propriedades anti-inflamatórias, a ingestão da babosa auxilia nas dores ocasionadas por problemas como tendinite, artrite e bursite.
  • Contribui para o controle da glicemia e contribui para a perda de peso. Isso porque tem a propriedade de quebrar açúcares e gorduras.
  • Ajuda na cicatrização de feridas e reparo tecidual;
  • Tratamento de dores osteoarticulares;
  • Atividade antimicrobiana. Por ser antifúngica, ajuda no tratamento de herpes labial, herpes, zoster e a candidíase, por exemplo.

Agora que você já percebeu a enorme quantidade de benefícios a babosa, é provável que queira saber como usar essa plantinha poderosa.

Atualmente já existem muitos medicamentos para uso tópico e oral que levam a babosa em sua composição.

Também contém propriedades anti-inflamatórias (combate infecções e age como cortisona no organismo, porém sem os efeitos colaterais da substância). O gel também funciona como cicatrizante, pois penetra nas três camadas da pele, facilitando a cicatrização de queimaduras, queimaduras de sol e machucados.

 

Como colher a babosa

É relativamente simples colher uma planta de babosa para produzir gel e suco. Você precisará de uma planta madura com pelo menos alguns anos de idade. Isso garante uma maior concentração dos ingredientes ativos.

Você também deve esperar algumas semanas antes de cortar as folhas da mesma planta. Você pode querer ter algumas plantas para alternar se planeja colher a babosa com frequência.

 

9 passos para colher sua planta de Aloe Vera para fazer gel e suco

  1. Remova 3-4 folhas de cada vez, escolhendo as folhas grossas das seções externas da planta.
  2. Certifique-se de que as folhas estão saudáveis ​​e livres de mofo ou danos.
  3. Corte-os perto do caule. A maioria dos nutrientes benéficos é encontrada na base das folhas.
  4. Evite as raízes.
  5. Lave e seque as folhas.
  6. Apare as pontas espinhosas com uma faca.
  7. Usando uma faca ou os dedos, separe o gel interno da parte externa da folha. O gel interior é a parte da babosa que você usará.
  8. Deixe a seiva amarela escorrer da folha. Este é o látex de Aloe Vera. Se você planeja usar látex, pode pegá-lo em um recipiente. Se você não planeja usar o látex, pode descartá-lo.
  9. Corte as folhas da babosa em fatias ou cubos.

Se você quiser um gel mais suave, depois de separar da parte externa da folha, pode colocar no liquidificador e coar a substância para remover a polpa.

Como preparar o Gel de Aloe vera

  • Ingredientes

1 folha de Aloe vera;
1 copo de água.

  • Modo de fazer

Abra a folha, retire o gel da babosa e misture no liquidificador na proporção de 1 colher de gel para 1 copo de água;

Aplique na região desejada.

 

Como usar gel de Aloe vera fresco

Você pode aplicar o gel de Aloe fresco diretamente na pele ou seguir uma receita para fazer um produto de beleza caseiro. Também pode ser adicionado a alimentos, vitaminas e bebidas.

Além disso, o gel de Aloe vera pode ser utilizado na forma de compressa ou aplicado diretamente na área afetada. O gel tem propriedades antitérmicas (ajuda a baixar a febre), propriedades anestésicas (a compressa pode aliviar dores musculares e ósseas), reumatismo e enxaqueca.

Também contém propriedades anti-inflamatórias (combate infecções e age como cortisona no organismo, porém sem os efeitos colaterais da substância).

O gel funciona, ainda, como cicatrizante, pois penetra nas três camadas da pele, facilitando a cicatrização de queimaduras, queimaduras de sol e machucados. Entretanto, em casos mais graves, procure orientação médica e pergunte se Aloe vera fará efeito.

Lembrando que o uso de produtos cosméticos e de uso externo com Aloe vera é liberado pela Anvisa.

gel da Aloe Vera
Fonte: Reprodução Pinterest

 

Outras forma de consumir o gel da babosa

Para fazer suco de babosa , use 1 xícara de líquido para cada 2 colheres de sopa de gel de babosa. Inclua quaisquer outros ingredientes, como frutas, e use um liquidificador ou processador de alimentos para misturar sua bebida.

Se você está planejando consumir as fatias frescas de gel de babosa, deve, então, manter na geladeira por alguns dias, mas é melhor consumi-lo o mais rápido possível. Você sempre pode armazenar o gel de Aloe vera no congelador se não estiver pronto para usá-lo imediatamente.

Mais adiante votaremos ao suco de Aloe vera.

 

Quais os tipos de doenças que a babosa cura?

 

A babosa tem estudos científicos comprovando sua eficácia no tratamento de diversas doenças. Assim como, existem muitas maneiras de usar Aloe vera, tanto tópica quanto internamente. Confira:

 

Cura queimaduras

Devido às suas propriedades calmantes, hidratantes e refrescantes, o Aloe vera é frequentemente usado para tratar queimaduras.

Um estudo de 2013 de fonte confiável com 50 participantes descobriram que as pessoas que usaram o gel de babosa para tratar queimaduras superficiais e de espessura parcial apresentaram melhores resultados do que o grupo que usou um creme de sulfadiazina de prata a 1 por cento.

O grupo de Aloe vera mostrou cicatrização precoce de feridas e alívio da dor. Além disso, a babosa tinha a vantagem de ser barato.

Mais pesquisas são necessárias, mas o evidência disponível Fonte confiável sugere que o gel de Aloe pode ser benéfico para a cicatrização de feridas.

Se você tiver uma queimadura de sol ou outra queimadura leve, aplique babosa algumas vezes ao dia na área. Se você tiver uma queimadura severa, procure ajuda médica antes de aplicar a babosa.

 

Melhora a saúde digestiva

Consumir Aloe vera pode beneficiar seu trato digestivo e ajudar a aliviar e curar doenças estomacais, incluindo a síndrome do intestino irritável (SII).

Uma revisão de 2018 analisou três estudos com 151 pessoas. Os resultados dos estudos mostraram que a Aloe vera melhorou significativamente os sintomas da SII quando comparado ao placebo. Nenhum efeito adverso foi relatado, embora mais pesquisas sejam necessárias usando um tamanho de estudo maior.

Além disso, a Aloe vera pode ajudar a inibir o crescimento da bactéria H. pylori , que se encontra no trato digestivo e pode causar úlceras.

Lembre-se de que este conselho é apenas para Aloe vera. Outras plantas de aloe podem ser venenosas e não devem ser ingeridas.

Promove a saúde bucal

O creme dental com aloe vera e o enxaguatório bucal são opções naturais para melhorar a higiene oral e reduzir a placa bacteriana.

Resultados de um Estudo de 2017 de fonte confiável descobriram que as pessoas que usaram um creme dental com aloe vera apresentaram melhorias significativas em sua saúde bucal.

O estudo incluiu 40 adolescentes que foram divididos em dois grupos. Cada grupo usou um creme dental com aloe vera ou um creme dental tradicional contendo triclosan duas vezes ao dia.

Após 30 dias, o creme dental com aloe foi considerado mais eficaz do que o creme dental triclosan na redução dos níveis de cândida, placa bacteriana e gengivite.

As pessoas que usaram o creme dental com aloe vera apresentaram melhor saúde bucal em geral, sem apresentar quaisquer efeitos adversos.

 

Limpa a acne

Usar babosa fresca no rosto pode ajudar a limpar a acne. Você também pode comprar produtos de babosa desenvolvidos para acne, incluindo produtos de limpeza, tonificantes e cremes. Eles podem ter o benefício extra de conter outros ingredientes eficazes também.

Os produtos antiacne feitos com babosa podem ser menos irritantes para a pele do que os tratamentos tradicionais para acne.

Um pequeno estudo de 2014 descobriu que um creme que combina medicação convencional para acne com gel de aloe vera foi significativamente mais eficaz do que medicação para acne sozinha ou um placebo no tratamento de acne leve a moderada.

Neste estudo, foram observadas melhorias nos níveis mais baixos de inflamação e menos lesões no grupo que usou o creme combinado por um período de oito semanas.

 

Máscara de babosa para pele oleosa e com acne

  • Ingredientes

1 colher (sopa) de argila;
1 colher (sopa) de gel de Aloe vera;
3 gotas de óleo essencial de melaleuca (Tea Tree).

Falando em  Óleo de melaleuca: descubra para que serve e como usar, este aliado da beleza da pele e dos cabelos.

  • Modo de preparo

Misture bem os ingredientes e passe bem na pele já limpa;
Deixe agir até secar e enxágue com água fria.

Seguir veja mais benefícios e receitas para a pele, usando a babosa.

  • Depois veja também: Dolomita – Descubra o poder da máscara de porcelana para a pele.

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Alivia fissuras anais

Se você tiver fissuras anais , aplicar um creme de Aloe vera na área afetada várias vezes ao longo do dia pode ajudar a promover a cura.

Em estudo de 2014 de fonte confiável descobriram que o uso de um creme contendo suco de Aloe vera em pó foi eficaz no tratamento de fissuras anais crônicas. As pessoas usaram o creme de babosa três vezes ao dia durante seis semanas.

As melhorias foram mostradas na dor, hemorragia após a deserção e cicatrização de feridas. Esses resultados foram significativamente diferentes daqueles do grupo controle. Embora essa pesquisa seja promissora, mais estudos são necessários para expandir essa pesquisa.

 

Como usar a babosa no cabelo?

São muitos os benefícios da babosa para o cabelo, então, veja algumas formas de usar a plantinha nesse tipo de tratamento.

Benefícios da babosa para queda de cabelo

Por contribuir para o aumento da produção de colágeno, a babosa ajuda na fixação dos fios no couro cabeludo.

Assim, deve-se considerar que a planta contém grandes quantidades de água e sais minerais, ajudando assim a fortalecer os fios. Também são muito comentados na Internet o uso da babosa no combate à caspa.

Babosa para a pele
Foto: Freepik

Gel de Aloe vera para hidratar e fortalecer os cabelos

Então você pode fazer uma mistura contendo:

  • Ingredientes

1 colher de sopa de gel de Aloe vera;
Creme de tratamento (quantidade que você já usa).

  • Modo de usar

Lave os cabelos;
Misture o gel (miolo transparente) com o creme;
Aplique a mistura nos cabelos massageando bem, longe da raiz uns 4 dedos;
Coloque a touca plástica e deixe agir por 30 minutos;
Em seguida, enxágue os cabelos, retirando bem toda a mistura.

Spray de Aloe vera para cabelos

O spray de Aloe vera mantém os cabelos hidratados durante o dia e evita o frizz – utilize a água mais filtrada e pura possível.

  • Ingredientes

1/2 xícara de Aloe vera;
1/2 xícara de água pura.

  • Modo de usar

Combine os dois ingredientes em um frasco de spray;
Agite bem;
Borrife nos cabelos secos sempre que quiser.

Assim basta aplicar em todo o couro cabeludo e deixar agir por aproximadamente 15 minutos. Depois disso basta lavar o cabelo normalmente.

Hidratação de babosa

 

As enzimas presentes na babosa são excelentes para a renovação celular do couro cabeludo e, funciona também como forma de promover a hidratação dos fios. Sendo assim, os fios podem crescer mais rapidamente e bem mais fortalecidos.

Para usar, faça uma mistura de duas claras de ovo com aproximadamente três colheres de sopa do gel de babosa.

Então basta aplicar nas raízes e, deixar agir por pelo menos cinco minutos. Depois disso basta remover com a lavagem normal.

  • Alerta: Cuidado com o uso de ingredientes de grau alimentício nos cabelos, pois podem alimentar bactérias ou ter efeitos negativos inesperados. Saiba aqui Porque NÃO usar óleo de coco nos cabelos. Cosmetóloga explica!

 

Uso da babosa para a pele

Os benefícios da babosa para a pele são muitos, sobretudo quando se considera a região do rosto. Então veja algumas formas de utilizar o vegetal.

Benefícios da babosa como demaquilante

Ao contrário de muitos removedores de maquiagem industrializados, a babosa é natural e não agride a pele. No mais, essa planta tem propriedade de aliviar irritações e regenerar a epiderme.

Para isso basta usar um algodão com gel de babosa diretamente sobre a pele e, posteriormente lavar a região com água e sabão neutro.

Usar babosa para melhorar linhas de expressão

babosa é bom pra pele
Foto: Freepik

Com o avançar da idade, as temidas marcas de expressão tendem a aparecer. Apesar disso ser inevitável, um dos benefícios da babosa é retardar esse processo. Isso porque ela estimula a produção de colágeno.

Para isso:

  1. Basta massagear um pouco de gel de babosa no rosto todos os dias;
  2. Em seguida, deixe agir por aproximadamente 10 minutos;
  3. Depois lave o rosto normalmente.

Benefícios da babosa na limpeza de pele

Para promover a limpeza das camadas mais profundas da pele e fazer uma esfoliação suave:

  1. Misture duas colheres de babosa a uma colher de açúcar.
  2. Em seguida, esfregue a mistura e depois enxague.
  3. Faça isso duas vezes por semana.

Suco de babosa: para que serve?

suco de babosa
Foto: Freepik

O suco de babosa pode ser adquirido em lojas de produtos naturais, mas você também pode fazer o seu em casa.

O suco é preparado utilizando-se as folhas da planta, fonte de vitaminas e minerais responsáveis por todos os benefícios da babosa que já foram citados anteriormente.

  • Combate a constipação.
  • Melhora a aparência da pele e cabelo.
  • Pode fortalecer a imunidade.
  • Ação antibacteriana e antiviral.

O líquido pode ser ingerido ou usados nos outros tipos de aplicações exemplificados nos tópicos anteriores.

Receita de suco de babosa

Ingredientes

  • 2 folhas de Aloe vera;
  • 1 litro de água;
  • 1 colher de maple syrup;
  • 1 maçã

Modo de preparo

  • Abra duas folhas de Aloe vera e retire sua polpa;
  • Misture no liquidificador, adoçando com maple syrup e 1 maçã, na proporção de 100 gramas de polpa para 1 litro de água;
  • Beba várias vezes ao dia.

Para fazer um suco de Aloe vera diferente experimente colocar, no lugar da maçã, suco de limão.

Pode tomar babosa todos os dias?

O consumo do suco de babosa em excesso pode causar distúrbios gastrointestinais, como dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia. O seu uso prolongado poderá causar prisão de ventre porque o intestino pode ficar dependente da ação laxante deste suco. Além disso, pode causar irritação renal.

 

Alerta sobre o suco de Babosa

O site Encycle avisa ainda que a  Anvisa não libera a comercialização de sucos ou outros alimentos industrializados contendo Aloe vera. Segundo o parecer técnico da agência, faltam evidências científicas que comprovem a segurança da ingestão e há relatos de reações adversas.

Além disso, eles dizem que não há um padrão na composição dos produtos alimentares à base de Aloe vera, pois existe grande diversidade na forma de plantação, cultivo e extração do gel da babosa. O uso tópico, em cosméticos e aplicações externas, é liberado.

 

O Aloe vera é segura?

É seguro para a maioria das pessoas usar aloe vera topicamente, para problemas menores de cuidados com a pele. Geralmente, é bem tolerado, embora irritações na pele e reações alérgicas sejam possíveis. Nunca use Aloe vera ou quaisquer cortes ou queimaduras graves.

Preste atenção em como seu corpo reage à babosa. Observe se você experimenta quaisquer sensibilidades ou reações adversas. Não use babosa se você for alérgico a alho, cebola ou tulipa. Evite tomar Aloe vera dentro de duas semanas de qualquer cirurgia programada.

Mulheres grávidas ou amamentando e crianças menores de 12 anos devem evitar o uso de Aloe vera por via oral.

Siga cuidadosamente as informações de dosagem ao tomar gel de Aloe vera ou látex internamente. Limite seu uso a pequenos períodos de tempo. Após algumas semanas de uso, faça uma pausa de pelo menos uma semana. Compre sempre de marcas conceituadas para garantir segurança e qualidade.

O efeito laxante do látex de Aloe vera tem o potencial de causar diarreia e cólicas abdominais. Esses efeitos podem inibir a absorção de medicamentos orais e reduzir sua eficácia.

Não tome Aloe vera se você tiver as seguintes condições: hemorroidas, condições renais, distúrbio renal, condição cardíaca, doença de crohn, colite ulcerativa, obstrução intestinal, diabetes.

E converse com seu médico antes de usar Aloe vera, principalmente  se você também estiver tomando outros medicamentos, porque a babosa pode interagir com eles.

Como plantar Babosa?

Para se cultivar a Aloe vera existem duas formar eficazes:

A primeira é fazer o transplante de muda, ou seja, separar um broto de uma planta grande em um novo recipiente. Geralmente, as suculentas, quando plantadas em vasos compactos, acabam gerando pequenas mudas que podem ser delicadamente separadas, com raízes e tudo, para formar novas plantas.

Já a segunda maneira prevê a retirada de uma folha saudável da planta crescida. Neste caso, é importante não cortá-la e, sim, usar uma faca ou colher apenas como auxílio para retirar a folha inteira da base.

Como o Aloe Vera é uma suculenta, é imprescindível que ele seja plantada em solo drenado. Caso opte por plantar em vaso, ele precisa ser furado na base para facilitar o escoamento da água. Assim, faça uma composição de terra e areia (pode ser metade de casa) para que a babosa cresça com exuberância.

Destacamos ainda, que a babosa é uma “planta de sol”, ou seja, que precisa de exposição direta e não suporta o excesso de água. Durante o verão, regue semanalmente, já no inverno, ela só precisa de água de duas a três vezes ao mês.

  • Lembramos ainda que as suculentas estão super em alta na Decoração, Assim confira: Jardim de Suculentas: Fáceis de cuidar, descubra tipos e 47 fotos de inspiração.
Planta da babosa ou Aloe vera
Fonte: Reprodução pinterest

Conclusão

Ficou bem claro que existem muitos benefícios da babosa, não é mesmo? Assim, por ser rica em vitaminas e sais minerais, essa planta contribui de várias formas para a saúde e beleza.

Por fim, seja lá qual for a sua preferência, o fato é que ao incluir esse vegetal na sua rotina, você com certeza colherá muitos benefícios!

 

Fontes: FAEFRIUNI – REVISTA NUTRIVISA –  HEALTH LINE

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também