Alimentos anti-idade: pele jovem, cérebro afiado e prevenção de doenças.

A pele é um órgão que reflete a saúde do corpo. Por isso, uma alimentação que retarda o envelhecimento é fundamental para manter a pele jovem através dos anos. Entenda.

1.705

- Continue depois da Publicidade -

Os alimentos anti-idade são aqueles que oferecem ao corpo gorduras saudáveis, água, antioxidantes e nutrientes essenciais. Dessa forma, ao encontrar o que precisa para seu bom funcionamento e equilíbrio, o organismo expressa sua saúde através de uma pele radiante.

 

  • Depois confira mais sobre Alimentos Curativos. E os benefícios do  Alho poró que protege a saúde do coração e reduz o risco de catarata. E ainda confira uma deliciosa receita de quiche de olho poró da Rita Lobo.

 

Benefícios dos alimentos anti-idade

 

Uma dieta rica em alimentos anti-idade pode fazer muito mais do que afastar as rugas. Afinal, o processo de envelhecimento externo reflete o que está acontecendo dentro o nosso corpo.

Graças às generosas quantidades de antioxidantes, os alimentos aqui citados combatem o envelhecimento celular de forma geral. Por isso, podem colaborar para a prevenção de doenças degenerativas.

Além disso, a riqueza de nutrientes essenciais é importante para o bom funcionamento dos órgãos internos e da imunidade. Por outro lado, alimentos ricos em água, gorduras boas e fibras colaboram para uma digestão saudável.

Sendo assim, preparamos uma lista com os melhores alimentos anti-idade para incluir desde já na sua dieta. Aposte neles para, entre outros benefícios,  manter uma pele jovem, firme e livre de rugas.

 

  • E descubra todo o potencial da babosa, também conhecida como Aloe Vera, possui inúmeros benefícios, inclusive, comprovados cientificamente, como cicatrizante, anestésico e anti-inflamatório, além de ser ótima para hidratar cabelos e pele. Saiba como usar, colher, veja estudos, receitas caseiras e muito mais!

 

alimentos anti-idade
Imagem: Reprodução / Pinterest

Melhores alimentos anti-idade

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Agrião

 

Primeiramente, nas folhas do agrião você encontra quantidades generosas de cálcio, potássio, fósforo e as vitaminas A, C, K, B1 e B2. Além disso, um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que o agrião  é um antiséptico interno natural para a pele.

Ainda mais, a hortaliça aumenta a circulação e entrega de minerais em todo o organismo.  Dessa forma, também melhora a oxigenação da pele.

Por outro lado, as vitaminas A e C e os antioxidantes do agrião agem neutralizando radicais livres, grandes responsáveis pelo aparecimento de linhas de expressão e rugas

 

alimentos anti-idade
Imagem: Reprodução / Pexels
  • Depois veja uma outra gama de alimentos poderosos que são os probióticos. Como o Kombucha, que ajuda as “bactérias do bem”. Esses microrganismos são conhecidos por melhorar a saúde intestinal e contribuir para o bom funcionamento digestivo. O kefir, bebida leve e saborosa, que ajuda com a flora intestinal e auxilia a imunidade.

 

Pimentão vermelho

 

Antes de mais nada, o pimentão vermelho é um dos melhores alimentos anti-idade devido à sua grande carga de antioxidantes chamados carotenóides. Além disso, a vitamina C abundante colabora para a produção de colágeno.

Um artigo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos estudou o vegetal a fundo. Em conclusão, os pesquisadores entenderam que o pimentão vermelho possui uma série de propriedades anti-inflamatórias.  Sendo assim, esse alimento anti-idade ajuda a proteger a pele dos danos solares, poluição e diversas toxinas presentes no ambiente.

 

Papaia

 

O mamão papaia já está na lista de superalimentos devido a suas vitaminas, minerais e antioxidantes. Porém, pesquisadores egípcios documentaram em artigo recente a capacidade da fruta melhorar a elasticidade da pele. Dessa forma, o papaia contribui para minimizar rugas e linhas de expressão.
Além disso, sua enzima papaína é um dos melhores anti-inflamatórios naturais já encontrados. Inclusive, foi incluída na fórmula de uma série de produtos de uso tópico.

Veja ainda os benefícios da Pitaya e seu poder curativo: benefícios da fruta e 5 receitas deliciosas. Além de dos benefícios do açaí e da jabuticaba, nossas frutas nativas super poderosas.

alimentos anti-idade 4
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Canela

 

A canela é um termogênico natural que estimula o metabolismo e ajuda a controlar os níveis de colesterol. Estudos já demonstraram sua capacidade de suavizar sintomas de artrite, especialmente em mulheres, e estimular a função cognitiva.

De acordo com artigo publicado pela nutricionista Ana Paula Fidélis, a especiaria é rica em polifenóis, um antioxidante poderoso. Além disso, suas propriedades antibacterianas a tornam uma boa adição à máscaras faciais, especialmente para quem sofre com acne.

 

Saiba tudo sobre a Canela e seus mil benefícios que ainda ajuda na imunidade!

 

Oleaginosas

 

As oleaginosas são conhecidas por serem ricas em gorduras boas e promoverem a sensação de saciedade, auxiliando nas dietas de emagrecimento. Porém, elas também são alimentos anti-idade, combatendo o envelhecimento interno e externo do corpo.

Muitas nozes, especialmente as amêndoas, são ricas em vitamina E. Sendo assim, promovem a restauração dos tecidos da pele, retém a umectação natural e protegem de danos solares. Já as nozes são ricas em ácidos ômega 3, o que reforça as membranas celulares e preserva a barreira de sebo natural da pele. Ao mesmo tempo, um estudo de 2014 publicado pelo Jornal de Nutrição da Oxford University Press  associaram os micronutrientes das oleaginosas à manutenção da função cognitiva em adultos mais velhos.

 

alimentos anti-idade 5
Imagem: Reprodução / Pexels
  • Confira ainda Chá de Hortelã – A bebida digestiva e poderosa no tratamento de náuseas. O Chá de Carqueja que é diurético, digestivo e emagrece. Além do Chá de gengibre, termogênico e aliado da saúde, auxiliando a perda de peso, alivia cólicas e afastando uma série de doenças. Já o Chá de Malva deixa a pele bonita, ajuda no emagrecimento e deixa a boca saudável!

Brócolis

 

O brócolis é um campeão em níveis de antioxidantes e vitamina C, fundamental para a produção do colágeno que mantém a pele firme. Por exemplo, em meia xícara de brócolis você encontra 70% das necessidades diárias do nutriente.

Além disso, um estudo de 2015 da Universidade do Illinois que a combinação de luteína, vitamina K e cálcio no vegetal colabora para a manutenção da boa memória e da saúde dos ossos.

Espinafre

 

O espinafre hidrata o corpo de dentro para fora e seus antioxiantes ajudam a levar oxigênio para todo o organismo. Além disso, a combinação de vitamina A e C é um combo dos sonhos para a pela. Ao mesmo tempo, a vitamina K combate inflamações.

 

Para saber mais sobre alimentação saudável de forma geral, confira também nosso artigo sobre o Guia alimentar para a população brasileira e os benefícios da Banana Verde que tem concentração baixa em açúcares. Com isso, ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, regular a pressão e ainda acelerar o metabolismo.

 

 

 

 

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também