Chá de malva – Pele bonita, emagrecimento e boca saudável em uma xícara!

A malva é uma planta medicinal muito utilizada na medicina popular. Nos últimos anos, estudos vem dando embasamento científico para aquilo que muitas avós já sabiam: essa erva poderosa é capaz de combater diversas doenças e embelezar a pele. Entenda.

1.817

- Continue depois da Publicidade -

A chá de malva é feito da planta herbácea de nome científico Malva Sylvestris. Suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes lhe trouxeram um lugar de destaque na medicina popular.

A erva também é conhecida como malva-cheirosa, malva-silvestre, malva-de-casa, malva-rosa ou rosa cheirosa. Aplicado sob a pele ou ingerido, o chá da malva possui diversos efeitos benéficos para a saúde. Saiba mais.

 

chá de malva 2
Imagem: Reprodução / Pinterest

Benefícios do chá de malva

 

Não é de agora que o chá de malva é um aliado da saúde humana. Na verdade, seu uso como remédio e alimento remete à Roma e Grécia Antiga.

Desde lá, sabe-se que a malva é um agente anti-inflamatório para a pele, bem como para os tratos intestinal e respiratório. Entenda o que essa erva pode fazer pela sua beleza e saúde.

 

  • Confira ainda Chá de Hortelã – A bebida digestiva e poderosa no tratamento de náuseas. Além de Canela: uma especiaria versátil com mil benefícios e ainda ajuda na imunidade.

 

Pele bonita

 

O chá de malva age como um  calmante e hidratante da pele. Logo, seu uso tópico atende fins estéticos e medicinais. Por exemplo, o “Caderno de Receitas Fitoterápicas'” da Universidade do Piauí recomenda o cozimento da malva para a lavagem de feridas. Além disso, cataplasmas de malva colaboram com o tratamento de alguns tipos de dermatites e feridas.

Por outro lado, o chá pode ser aplicado sob a pele, agindo como um tônico hidratante.  Também pode ser misturado a máscaras, como a de argila, potencializando seu efeito.

 

chá de malva 3
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Boca saudável

 

Muitas vezes na composição de pastas de dentes, o chá de malva é um anti-inflamatório e bactericida natural. Assim, pode ser usado para promover a saúde principalmente das gengivas.

O médico César Paulo Simionato escreveu o guia “Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Afecções Bucais”. Nele, indica bochechos de chá de malva após a higienização bucal para as afecções da boca, mucosa e garganta.

No entanto, o médico explica que, assim como com qualquer erva medicinal, a planta pode causar alergia em pessoas sensíveis. Dessa forma, o ideal é consultar um profissional de saúde antes de usar o chá de malva para esse fim.

 

Perda de peso

 

Ainda no “Caderno de Receitas Fitoterápicas” da Universidade do Piauí, encontramos a menção do chá de malva como auxiliar no tratamento da obesidade. Graças à suas propriedades laxativas e diminuição do apetite, a bebida, quando aliada a uma alimentação saudável,  pode colaborar com a perda dos quilos indesejados.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Por falar em perda de peso, veja também o Chá de Carqueja que é diurético, digestivo e emagrece. Além do Chá de gengibre, termogênico e aliado da saúde, auxiliando a perda de peso, alivia cólicas e afastando uma série de doenças.

chá de malva 4
Imagem: Reprodução / Pexels

 

Tratamento de doenças respiratórias

 

A medicina tradicional já reconhece as propriedades anti-inflamatória, expectorante e cicatrizante do chá de malva como capazes de combater doenças respiratórias diversas. Na “MONOGRAFIA DA ESPÉCIE Malva Sylvestris” produzida pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa, esses efeitos são descritos e analisados através de pesquisas científicas diversas.

Sendo assim, o consumo de chá de malva pode auxiliar no tratamento de quadros de congestão, catarro, tosse e similares. No entanto, a bebida não substitui o tratamento a ser recomendado por um médico.

 

Como fazer chá de malva

 

Para aproveitar todos os benefícios desse chá, você precisa saber o jeito certo de prepará-lo. Para isso, jamais ferva as folhas da erva. A fervura compromete os princípios ativos da planta.

Sendo assim, siga esse passo a passo simples para garantir todos os efeitos benéficos da bebida para seu organismo.

 

Ingredientes:

 

  • 1 a 2 colheres de chá de folhas e flores de malva;
  • 250 ml de água fervente.

 

Modo de preparo:

 

  1. Primeiramente, coloque as folhas de malva em uma xícara.
  2. Em seguida, coloque a água para ferver em uma chaleira.
  3. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e despeje a água na xícara com as folhas
  4. Em seguida, cubra a xícara e abafe por 10 minutos.
  5. Após, coe e sirva.

O chá de malva também fica uma delícia com gotas de limão, rodelas de laranja ou um toque de mel. Além disso, experimente a bebida gelada nos dias de calor.

 

chá de malva
Imagem: Reprodução / Instagram @mynaturalorigins

 

Contra-indicações do chá de malva

 

Como apontado pelo doutor César Paulo Simionato, a malva pode causar reação em pessoas sensíveis à planta. De fato, as plantas medicinais oferecem muitos benefícios à nossa saúde em função de seus compostos. Da mesma forma, esses compostos podem não ser bem aceitos por alguns organismos.

No entanto, até o momento, não existem efeitos colaterais conhecidos do chá de malva. Apesar disso, gestantes, lactantes e crianças devem sempre consultar um médico antes de consumir qualquer erva medicinal.

Além disso, é sempre importante ter atenção à qualidade do chá. Por exemplo, a malva cultivada em solos ricos em nitrogênio pode conter alta concentração de nitratos. Sendo assim, procure a erva cultivada organicamente para garantir a saúde das folhas.

Por fim, o Chá de hibisco que é diurético e redutor de medidas. Além do poder da Cúrcuma, o açafrão-da-terra que combate inflamações, é antioxidante e tem até ação anticancerígena.

 

 

 

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também