Relacionamento abusivo e a fragilidade da autoestima feminina: “só quem vive sabe”

Saiba qual os passos de um relacionamento abusivo, sinais e consequências e como usar o caso do BBB 23 como reflexão

Fonte: Instagram @vulgofop e @brunagriphao

O episódio do BBB 23 sobre o relacionamento abusivo de Bruna Griphao e Gabriel Tavares gerou muita repercussão nas redes sociais e despertou muitos gatilhos fora e dentro da casa.

Após o ocorrido, a participante Amanda contou sua história sobre um relacionamento abusivo que durou mais de 5 anos e os impactos na sua autoestima até hoje.

Relatos de relacionamentos abusivos no BBB 23

Em uma sequência de fatos que são duros, mas se repetem diariamente na vida de milhares de mulheres, uma frase de Amanda ecoa e é certa:

“Em relacionamento abusivo, a gente quase nunca percebe quando tá dentro”, destaca a sister.

Fonte: Globo

Muitos internautas se sensibilizaram com o relato de Amanda que, apesar de dolorido, serve como aprendizado para todas nós na confusão que muitas mulheres foram ensinadas a acreditar que algumas “manifestações de cuidado” na verdade é o abuso mascarado de amor.

E estamos assistindo exatamente esse processo acontecer com a participante Bruna no reality. Ela literalmente não consegue se enxergar em um relacionamento abusivo, mesmo com o alerta do próprio apresentador e dos demais  participantes na casa.

Amanda Meirelles do BBB 23. Fonte: Instagram @ameirelles

Como identificar um relacionamento tóxico?

A não percepção de estar em um relacionamento abusivo acontece por diversos fatores. Embora Bruna já tenha verbalizado que só terá certeza quando sair da casa, ela está em um ambiente extremo de confinamento.

Sendo assim, diversas situações de vulnerabilidade emocional são próprias do jogo. Por outro lado, fora da casa e do reality, a realidade dos relacionamentos abusivos tem muitos desdobramentos.

Normalmente, iniciam na infância e são reflexões da nossa sociedade machista e patriarcal. A pessoa que passa por isso naturaliza muitas atitudes dos homens frente as mulheres e está em processo de desconstrução social.

Além disso, passa também pela maneira como as mulheres minimizam seus desconfortos diários – para tudo na vida, inclusive na forma como são amadas ou aprenderam a amar.

A fragilidade da autoestima feminina

O relacionamento abusivo é um dos principais fatores que contribuem para a fragilidade da autoestima feminina. O abuso emocional, físico e psicológico pode causar danos profundos à autoestima de uma mulher, pois ela é constantemente exposta a mensagens negativas sobre si mesma.

O abuso emocional pode levar a sentimentos de insegurança, medo e vergonha. Além disso, as mulheres abusadas podem desenvolver problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e transtornos de estresse pós-traumático.

Todo essa situação exposta no BBB,  que é recorrente, já que assistimos em edições anteriores e também em outros realities na tv brasileira e streamings, serve para ajudar as mulheres a compreender melhor a dinâmica do abuso, reconhecer e identificar situações e até sair do relacionamento, descobrir onde buscar ajuda e principalmente que não estão sozinhas.

Fonte: Canva

Rede de apoio

No reality, acompanhamos o empenho da participante Larissa em conversar constantemente com Bruna, chegando até a afasta-la de Gabriel nas festas.

Infelizmente, nem todas as mulheres que vivem uma relação abusiva tem uma amiga como Larissa. Pelo contrário, algumas amigas insistem que a pessoa continue na relação. Afinal, ela também tem uma visão distorcida sobre o amor e os comportamentos masculinos.

  • Você também pode gostar Autoestima: o melhor componente do seu orgasmo

Consequências de um relacionamento abusivo

Uma mulher vítima de abuso está com a autoestima fragilizada e sua saúde emocional comprometida. Ela se sente incapaz de se defender e de se proteger.

Fonte: Canva

Isso pode levar também a sentimentos de inferioridade, desesperança e desamparo que vão interferir na sua capacidade de julgamento, de se relacionar e confiar em outras pessoas.

O abuso emocional é um tipo de violência psicológica que consiste em usar palavras, ações e comportamentos para controlar, manipular e diminuir a autoestima de outra pessoa.

Embora o abuso emocional possa ocorrer em qualquer relacionamento, seja amigos, familiares ou colegas de trabalho, ele é mais comum nas relações amorosas.

Por isso, precisamos aprender a didática do abuso emocional nesse tipo de relacionamento pois pode ser tão sutil e muitas vezes se torna difícil de identificar.

Como saber se estou em uma relacionamento tóxico?

A seguir, confira um passo a passo de como um relacionamento tóxico evolui:

Fonte: Canva

1. Mimetismo

Ele faz tudo que acredita que você irá gostar, ele te seduz fazendo você se apaixonar por uma versão (às vezes melhorada) de si mesma.

Tudo é um grande encanto, ele se esforça para conquistá-la e fazer todas as suas vontades, inclusive vai além delas. Você acredita que encontrou sua alma gêmea tamanha sincronicidade da relação.

Related Post

2. Adestramento

Se você se comporta como ele gosta ou aprova, você é recompensada. Caso contrário, você será punida seja pela ausência, indiferença, frieza, silêncio ou seja pelo duro discurso de que você está destruindo a relação.

E a cada punição você vai perdendo o seu brilho, sua autenticidade e vai se tornando outra pessoa. Como resultado, você vai se tornando a pessoa que ele espera que você seja e será recompensada com migalhas emocionais.

Fonte: Canva

  • Além disso, leia também Síndrome de Burnout: por que cada vez mais pessoas sofrem com o esgotamento profissional?

3. Culpa

A culpabilização da vítima faz com que ela peça desculpas inclusive por coisas que não fez. Tomada pelo medo, a tensão aumenta na mesma proporção que as agressões psicológicas, verbais e até mesmo física também crescem.

Afinal, tudo que acontece é uma reação ao que você fez o abusador sentir, e você vai perdendo a capacidade de acessá-lo e enxergar as coisas com mais clareza.

4. Isolamento

Esse é o passo mais cruel. Tomada pelo medo, você se afasta dos amigos e familiares que ele não gosta.

Afinal, todos querem prejudicar a relação ou prejudicar a imagem dele para você. Fragilizada, a vítima acredita em seu abusador, que já a manipula com seu controle, ciúmes e brigas em excesso, fazendo com que você se isole ainda mais e a dependência aumente.

5. Gasligthing

Aqui você, que já não é nem de longe a mesma mulher que ele conheceu, passa a ser acusada disso: de não ser mais a mesma. E, portanto, passa a ser punida com a indiferença.

Ele segue afirmando que não fez nada que a magoe e quando reagiu foi por causa do seu comportamento. Agora, com a sua saúde mental também prejudicada, você passa a duvidar de si mesma e questionar sua sanidade e acreditar que ele tem razão.

6. Romantização do abuso

Nesse passo, através das promessas que não serão cumpridas e da alta capacidade de sedução, o abusador segue insistindo que você é a mulher da vida dele, que ele a ama, que fará a mulher mais feliz do mundo.

E acreditar no seu final feliz, na pessoa que você acredita que ele é ou na sua habilidade de consertá-lo fará com que você permaneça nesse relacionamento, ignorando todas as evidências de sofrimento.

Fonte: Canva

7. Triangulação na relação

Ele trás falas de que todo dia recebe um convite, uma cantada. Afinal, ele é um homem muito atraente. Seja de uma amiga, uma colega de trabalho, uma ex, uma pessoa que ele acabou de conhecer.

Todo dia ele tem a oportunidade de sair ou ficar com outra mulher. Ele  alimenta sua insegurança, tentando gerar ciúmes e, ao mesmo tempo, um sentimento de gratidão já que você tem a sorte de tê-lo, de receber o amor que ele tem para te oferecer.

Nesse momento você cede, o perdoa e vocês entram em um novo ciclo de lua de mel que, em seguida, culminará em uma tensão e logo explodirá novamente em algo mais violento ainda.

Infelizmente muitas vezes pelo descontrole total dessa relação acaba em feminícidio.

  • Em seguida, confira Body Shaming: Por que normalizamos a prática de falar sobre o corpo alheio?

Procure ajuda

O abuso emocional pode ter um efeito devastador na autoestima de uma pessoa. A vítima pode começar a acreditar que não é digna de amor ou que não tem valor.

Para combater o abuso emocional e a fragilidade na autoestima, é importante que a vítima procure ajuda, seja na sua rede de apoio, para ter força inclusive de buscar ajuda profissional especializada.

O que é abuso emocional?

O abuso emocional nas relações amorosas é um assunto que deve ser tratado com muita seriedade. O abuso emocional é um tipo de violência que pode ser tão devastador quanto a violência física.

Fonte: Canva

Porém, em diversos casos é mais difícil de identificar. Desta forma, ele pode ser definido como qualquer comportamento que cause dano emocional ou mental a outra pessoa.

Isso pode incluir insultos, humilhação, manipulação, controle, chantagem, isolamento, ameaças, intimidação, e outros comportamentos destrutivos.

Relacionamento abusivo – Conclusão

Infelizmente, não temos um apresentador entrando em nossa TV pelas manhãs nos dando um alerta. Tampouco, uma amiga como a Larissa nos desviando de um ex abusivo, nem uma votação para eliminar ele da sua casa, do seu coração e da sua vida.

Essa missão é difícil, mas não impossível. Cabe a você, e só você pode tomar as decisões necessárias para sair desse lugar. Lembre-se sempre que não é porque algumas pessoas não sabem amar que você não merece ser amada!

Editado e ilustrado por Diana Diniz.

Camila Custódio: Camila Custódio é idealizadora do Consultório Emocional - @consultorioemocional nas redes sociais. Camila é Assistente Social, Terapeuta de Família e Casal, Terapeuta Relacional Sistêmica, Psicanalista e Coach. Especialista em Gestão da Emoção, Consultora em Desenvolvimento Humano. Escreve sobre saúde emocional, relacionamento, empoderamento feminino para sites, revistas e blogs. Atende pacientes online de todo o Brasil e do exterior.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais