Feriados em 2024: calendário completo com feriados e pontos facultativos

2024 está logo aí! Por isso, confira os dias da semana em que caem os feriados em 2024, além das emendas e pontos facultativos

Fonte: Canva

O ano novo está chegando! Essa mudança de ciclo acompanha um planejamento para os próximos 12 meses. Então, se você está querendo saber quando viajar e ter alguns dias de descanso, veio ao lugar certo. Isso porque o Fashion Bubbles reuniu nessa matéria todos os feriados de 2024, além dos pontos facultativos.

O calendário do próximo ano conta com 9 feriados nacionais, sendo quatro deles em finais de semana. Além disso, há cinco pontos facultativos oficiais no calendário. Apesar de 2023 ter sido um ano recheado de feriados prolongados, 2024 terá menos deles. Confira aqui cada um deles!

Quais são os feriados de 2024?

Em 2024, teremos um calendário com nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos. Pensando nisso, reunimos uma lista completa dos feriados de 2024. Assim, você pode se programar com antecedência para suas atividades de lazer e viagens do próximo ano.

Fonte: Canva (adaptada)
  • 1º de janeiro (segunda-feira): Confraternização Universal (feriado nacional);
  • 12 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval (ponto facultativo);
  • 13 de fevereiro (terça-feira): Carnaval (ponto facultativo);
  • 14 de fevereiro (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo);
  • 29 de março (sexta-feira santa): Paixão de Cristo (feriado nacional);
  • 21 de abril (domingo): Tiradentes (feriado nacional);
  • 1° de maio (quarta-feira): Dia do Trabalho (feriado nacional);
  • 30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 07 de setembro (sábado): Dia da Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro (sábado): Dia de Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro (segunda-feira): Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 02 de novembro (sábado): Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República (feriado nacional);
  • 25 de dezembro (quarta-feira): Natal (feriado nacional).

Calendário de 2024 com feriados

Veja só o calendário de 2024 com feriados, pontos facultativos e algumas datas especiais, como dia das mães e dia dos pais!

Fonte: Canva

Tem feriado em janeiro de 2024?

O ano já começa com feriado! Então, sim, mas apenas um. Confira mais sobre ele.

#actampads1#

1º de janeiro: Confraternização Universal

O Dia da Confraternização Universal celebra o novo ciclo e reflete o desejo de união entre os povos. Isso porque todos se unem para dar boas-vindas aos próximos meses.

Fonte: Canva (adaptada)

Nesse sentido, foi a partir do governo do presidente Getúlio Vargas, com a Lei Nº 108, de 29 de outubro de 1935, que o primeiro dia do ano foi consagrado feriado nacional.

Quais são os feriados de fevereiro de 2024?

Em fevereiro não há nenhum feriado nacional. Porém, o Carnaval é um ponto facultativo e dura mais que um dia! Em 2024, a época que agita o país irá começar no dia 12 de fevereiro, na segunda-feira, mas os dias 13 (terça-feira de Carnaval) e 14 (Quarta-feira de Cinzas) também são pontos facultativos.

Além disso, se você for liberado nesses dias, poderá emendar com o final de semana (dias 10 e 11 de fevereiro) e curtir cinco dias, para viajar ou ir para a folia!

#actampads1#

12 de fevereiro: Carnaval

O ponto facultativo do Carnaval acontece em dois dias, sendo que em 2024 o primeiro deles é em 12 de fevereiro, segunda-feira. Assim, esse é um período de festa que ocorre entre os meses de fevereiro e março, terminando sempre na Quarta-feira de Cinzas. Ou seja, no início da Quaresma, o que marca 40 dias para a Sexta-feira Santa.

O Carnaval é determinado seguindo o calendário da Igreja Católica e é conhecido por marcar um período de liberdade antes da Quaresma. Então, a data é calculada com base em um dos dias mais sagrados para a Igreja: a Páscoa.

Fonte: Canva (adaptada)

Nesse sentido, essa marca da ressurreição de Cristo é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera do hemisfério norte. Assim, com a definição da data do domingo de Páscoa, basta contar sete semanas antes para saber quando se comemora o Carnaval.

Agora, se você mora e trabalha no Rio de Janeiro, saiba que no estado carioca o Carnaval é um feriado estadual, segundo a Lei nº 4243, de 2008.

#actampads1#

13 de fevereiro: Carnaval

E a festa não para! Isso porque na terça-feira também tem um ponto facultativo.

14 de fevereiro: Quarta-feira de Cinzas

Em 2024, a Quarta-feira de Cinzas será celebrada no dia 14 de fevereiro. Diante disso, por questões culturais, neste dia há um ponto facultativo até as 14h. Assim, essa data é muito importante para os cristãos, visto que marca o primeiro dia da Quaresma.

Fonte: Canva (adaptada)

A Quaresma simboliza a quantidade de dias que Jesus ficou sozinho no deserto. Desse modo, nesse período os cristãos costumam realizar jejuns, praticar atos de caridade e orar bastante.

Assim, apesar de não haver feriado em 2024, existe a oportunidade de se divertir bastante nos pontos facultativos.

#actampads1#

Tem feriado em março de 2024?

Sim, há um feriado em março de 2024.

29 de março: Paixão de Cristo

O dia 29 desse mês marca a Paixão de Cristo, ou Sexta-feira Santa. A data é um feriado nacional e cai sempre na sexta-feira, como o próprio nome já diz. Esse dia representa a morte de Jesus Cristo; por isso, carrega o nome de Paixão de Cristo, visto que simboliza sua crucificação.

Fonte: Canva (adaptada)

Por ser uma data flexível que varia segundo o equinócio de primavera do hemisfério norte, a Paixão de Cristo pode acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Quais são os feriados de abril de 2024?

Em abril, também há apenas um feriado nacional em 2024.

#actampads1#

21 de abril: Tiradentes

Não é uma data variável, então todo dia 21 de abril é o Dia de Tiradentes. Este ano, o feriado irá cair em um domingo.

Fonte: Canva

O Dia de Tiradentes homenageia o mártir de mesmo nome, que morreu enforcado em 21 de abril de 1792 após lutar na Inconfidência Mineira, pela independência de Minas Gerais perante Portugal.

Tem feriado em maio de 2024?

Maio de 2024 tem feriado, e logo no primeiro dia! Além disso, há um ponto facultativo no final do mês.

1º de maio: Dia do Trabalho

Nada melhor do que o Dia do Trabalho para não trabalhar, certo? Essa data é feriado nacional em diversos países, como Rússia e Portugal.

#actampads1#
Fonte: Canva

O objetivo desse dia é homenagear os trabalhadores mundo afora, que lutam diariamente pelo sustento próprio e de suas famílias, além de lutarem por melhores condições.

Related Post

Diante disso, muitos proletários fazem manifestações nas ruas, reivindicando seus direitos. Além disso, muitas pessoas também aproveitam o dia para o lazer. Nesse sentido, em 2024, esse feriado irá cair em uma quarta-feira.

30 de maio: Corpus Christi

Em 2024, o ponto facultativo de Corpus Christi será celebrado no dia 30 de maio. Essa data é sempre em uma quinta-feira, visto que a comemoração acontece sempre 60 dias após o domingo de Páscoa. Como esse domingo não possui uma data fixa, Corpus Christi também é variável no calendário.

Fonte: Canva (adaptada)

Mas você sabe o que essa data significa? A tradução da expressão em latim é “Corpo de Cristo” e o dia marca a celebração da Eucaristia. Ou seja, um sacramento católico, como um ritual sagrado, em que os fiéis recebem a hóstia como símbolo do corpo de Jesus. No Brasil, é comum comemorar o dia de Corpus Christi com procissões.

#actampads1#

Relacionadas

Quais são os feriados de junho de 2024?

Em junho de 2024, não há nenhum feriado nacional. Porém, verifique o calendário da sua cidade, pois nele pode haver um feriado municipal como o aniversário da cidade ou dia do santo padroeiro.

Tem feriado em julho de 2024?

A resposta também é negativa, julho de 2024 não tem feriado. Porém, ainda há a chance de sua cidade ou estado terem um feriado municipal, ou estadual.

Quais são os feriados de agosto de 2024?

A resposta é nenhum, não há feriado em agosto de 2024. Entretanto, assim como citado anteriormente, fique de olho no calendário de sua cidade ou estado, visto que o feriado pode ser regional.

Tem feriado em setembro de 2024?

Dessa vez, a resposta é sim! Setembro de 2024 tem feriado, mas apenas um.

07 de setembro: Independência do Brasil

O Dia da Independência do Brasil é comemorado no dia 7 de setembro que, em 2024, cai em um sábado. Nessa data, celebra-se a autonomia do Brasil em relação a Portugal. Assim, nesse mesmo dia, porém em 1822, D. Pedro I gritava “Independência ou morte” às margens do rio Ipiranga.

Fonte: Canva

Desse modo, é comum no Brasil fazer desfiles com a bandeira e também cantar o hino nacional. Ademais, as forças militares também costumam promover apresentações em diversos locais do país.

Quais são os feriados de outubro de 2024?

Outubro também tem apenas um feriado e um ponto facultativo. Veja mais sobre eles a seguir!

12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida

O dia 12 de outubro é feriado nacional em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil. Em 2024, esse feriado irá cair em um domingo. Como celebração, muitos fiéis fazem procissão e exaltam a imagem da santa. Além disso, a data também é considerada Dia das Crianças.

Fonte: Canva

28 de outubro: Dia do Servidor Público

No dia 28 de outubro comemora-se o Dia do Servidor Público que, como o próprio nome já diz, homenageia os trabalhadores do setor público. Esse é um ponto facultativo e, em 2024, cai em uma segunda-feira. Por ser opcional, a instituição governamental pode ou não dispensar seus funcionários.

Fonte: Canva (adaptada)

Essa data foi instituída a partir do artigo 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Tem feriado em novembro de 2024?

Sim, novembro tem feriado. Aliás, mais de um! Veja só quais são eles.

02 de novembro: Finados

Conhecido também como Dia dos Mortos, Finados é um feriado nacional que acontece sempre no dia 02 de novembro e que, em 2024, cairá em um sábado.

Fonte: Canva

O objetivo da data é homenagear aqueles que já partiram. Para os católicos, o ideal é orar pelas almas do purgatório, considerado uma condição de purificação anterior à entrada no Paraíso. Por isso, no dia 02 de novembro, os cemitérios se enchem de pessoas que levam flores e rezam por familiares e amigos falecidos.

15 de novembro: Proclamação da República

No dia 15 de novembro celebra-se a data em que a Deodoro da Fonseca proclamou a república no Brasil, tornando-se o primeiro presidente. No ano de 2024, esse feriado nacional cai em uma sexta-feira.

Fonte: Canva

De modo geral, a data remete ao dia em que a monarquia acabou no Brasil, em 1889. O evento ocorreu no Rio de Janeiro, até então capital do país, quando um grupo de militares deu um golpe no Império.

Quais são os feriados de dezembro de 2024?

O mês de dezembro tem apenas um feriado: o Natal! Confira mais sobre esse dia.

25 de dezembro: Natal

As festividades natalinas começam no dia anterior, mas o feriado nacional é apenas no dia 25 de dezembro que, em 2024, cairá em uma quarta-feira. No Brasil, é comum que familiares e amigos se reúnam na véspera para uma ceia e troca de presentes. Em 2024, o Natal cai em uma quarta-feira.

Fonte: Canva (adaptada)

Segundo o cristianismo, Natal significa nascimento e comemora o dia em que Jesus nasceu, embora não seja especificado na Bíblia que isso ocorreu no dia 25 de dezembro. Apesar de ser uma celebração de origem cristã, é tradicionalmente comemorada por pessoas de diversas crenças, visto que ultrapassa o âmbito religioso.

Quantos feriados prolongados vão ter em 2024?

São poucos os feriados prolongados em 2024. De modo geral, entende-se como feriado prolongado aquele que pode ser emendado com a segunda ou sexta-feira. Ou seja, feriados de terça ou quinta-feira que permitem ao estudante ou trabalhador emendar a folga com o fim de semana.

Além disso, alguns feriados caem na segunda ou na sexta-feira e podem ser incorporados no planejamento visto que estão junto com o final de semana. Confira aqui a lista de feriados e pontos facultativos para emendar!

  • Confraternização Universal: de 30 de dezembro (sábado) a 1 de janeiro (segunda-feira);
  • Carnaval: de 10 (sábado) a 14 de fevereiro (quarta-feira);
  • Paixão de Cristo: de 29 (sexta-feira) a 31 de março (domingo);
  • Corpus Christi: de 30 de maio (quinta-feira) a 2 de junho (domingo);
  • Dia do Servidor Público: de 26 (sábado) a 28 de outubro (segunda-feira);
  • Proclamação da República: de 15 (sexta-feira) a 17 de novembro (domingo).

Em quais feriados não pode trabalhar em 2024?

Os feriados nacionais, normalmente, marcam dias em que não se trabalha. Mas isso varia de empresa para empresa e também da necessidade do funcionário.

Porém, é mais comum que as pessoas não trabalhem em datas como Dia da Confraternização Universal, Paixão de Cristo, Tiradentes, Dia do Trabalho, Independência, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República e Natal.

Feriados 2024: conclusão

Agora que você já está por dentro de todos os feriados nacionais e pontos facultativos, bem como as emendas, já pode planejar suas viagens e momentos de lazer de 2024! Ainda, não se esqueça de conferir mais sobre datas comemorativas em nossa categoria.

Luiza Mazon: Estudante de Jornalismo pela Unesp Bauru, apaixonada por literatura, escrita, decoração, reality show e futebol.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais